Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um novo paradigma no Sporting

Leão Zargo, em 05.06.15

 

18498374_2zVwg.jpg

A contratação de Jorge Jesus pelo Sporting implicou uma operação financeira de dimensão invulgar para o nosso clube.

 

Parece que algo que não bate certo nesta história. Há uma semana o clube propunha-se vender bifanas a 40 euros para angariar fundos. Hoje contrata um dos treinadores mais caros da Europa!

 

Refiro-me ao dinheiro e à sua proveniência, obviamente. O dinheiro arranja-se quase sempre, pelo menos até certo ponto, embora com contrapartidas. Até pode ter origem no empréstimo obrigacionista. Mas, paira por aí o espectro de que não há almoços grátis.

 

Diz-se que José Maria Ricciardi e Álvaro Sobrinho estiveram por trás de tudo isto. Aliás, nos últimos anos permaneceram sempre atrás da cortina. Apoiaram Godinho Lopes, continuaram na reestruturação financeira, de seguida inspiraram Bruno de Carvalho.

 

Agora, iniciando-se o 3º Ano da actual presidência, consideraram que chegou a altura de recolher o jogo, baralhar as cartas e voltar a distribuir. Ficou-se a saber o que alguns já suspeitavam e outros diziam em surdina: o presidente eleito tornou-se um “funcionário” da Banca credora.

 

No que concerne à questão financeira estou convicto que se hipotecou a Sporting SAD e um dia destes ainda vamos assistir à tentativa de alteração do carácter secular do clube através da apropriação por um pequeno grupo da maioria da SAD. Na devida altura haverá uma Assembleia Geral devidamente organizada e dramatizada para que o plano seja bem sucedido.

 

Houve um tempo em que, convicto ou não, Bruno de Carvalho apresentou o seguinte no programa à presidência do Sporting, em 2013: “O treinador será mais uma peça de uma máquina que tem de funcionar em pleno, uma peça importante evidentemente, mas nunca um ser genial e providencial a quem se pede que resolva todos os problemas da equipa e, por vezes, até do próprio clube.” 

Cada um de nós conhece o significado das palavras. Sabe-se que Jorge Jesus não encaixa nesta definição de “peça de uma máquina”.

 

Acompanho com curiosidade a hipotética saída de Inácio, pois a concretizar-se implicará deixar o futebol nas mãos do treinador e do presidente (por esta ordem!). Sendo assim, altera-se o paradigma de que é a “estrutura” que determina o futebol, sendo substituída pelas referidas pessoas.

 

Recordar agora palavrões a propósito do “rigor financeiro” ou que a “Banca não manda no Sporting” só é possível com um sorriso mordaz perante a arte e a manha de quem meteu tantos crédulos numa algibeira. Para além da ética e da moral, da transparência e da crítica do dinheiro cuja proveniência era suspeita que também foram pelo esgoto abaixo.

 

Um dia destes alguém exclamará “volta Godinho Lopes, estás perdoado”. Se isso não acontecer é porque nestas coisas dá jeito ter sempre à mão um bode expiatório a quem se atiram as pedras quando as coisas correrem mal.

 

Mudou o paradigma, portanto. Viva o “sponsorship”!

 

publicado às 14:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


83 comentários

Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 15:18

Se MS ficasse o Camarote Leonino continuaria o seu ataque continuado, a sua campanha negra constante, sobre a Bruno de Carvalho, portanto é risível vir falar fa saída de MS como motivo de indignação do blog contra o presidente. AQUI TUDO É MOTIVO DE INDIGNAÇÃO - inclusive o tentar aumentar as hipóteses do clube ser campeão contratando um treinador tri-campeão. Saiam da vossa zona de conforto, não fiquem no maior embuste que já foi criado no Sporting - o do croquettismo. E o que é este embuste? Que a vocação do Sporting é a formação e não a competição, que a vocação do Sporting é a moral e o ar aristocrata e não a luta feroz pela vitória.

A formação é para a vitória, para a competição e o clube formador que é o orgulho do croquettismo não tem ganho nada. Acordem!!! Não temos ganho nada e uma taça de Portugal não vai iludir este facto. Que venham os jovens da formação mas para sermos campeões, para sermos os meninos bonitos e simpáticos isso não mais.

Os fundadores do nosso clube não o fundaram para andarmos a ser comidos por águias e dragões. Em 30 anos ganhámos tantos campeonatos como a carnide ganhou estes dois anos. Há 13 anos que não somos campeões. Não se habituem a isso. Não substituam a lógica do Leão competitivo, sem medo de existir, pela do calimero educadinho.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 15:25

JRamos

Não percebo a que "ataque continuado" se está referir. Aqui no Camarote Leonino privilegiamos sempre a objectividade da análise e a realidade dos acontecimentos.
De resto, enumera um conjunto de intenções de vitória e de afirmação do clube que são comuns a todos os sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 15:34

Deixa-me rir - como canta o outro. Eu ainda sou do tempo em que no Camarote se garantia que MS ía saír porque BdC queria um manso que ele pudesse manipular e controlar. Está aí, a resposta.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 15:37

"ia"
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 15:40

JRamos

Nesse aspecto, tem toda a razão. De certa forma, a culpa foi minha. Não considerei a possibilidade do Ricciardi perder a paciência e meter um travão no Bruno.
Agora, é o JJ quem vai mandar e o Bruno vai ter de andar mais sossegadinho e ocupar-se de outras coisas. Por exemplo, conseguir patrocínio para as camisolas e naming para a Academia, contratar os jogadores que o JJ indicar etc e tal.
Por outro lado, como o Bruno vai andar mais tempo a caminho dos tribunais (Doyen, Somague, Marco...) terá uma vida ocupada!
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 15:46

azias...
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 05.06.2015 às 19:35

Quem ouvir o amigo Jramos a falar há-de imaginar que já se encontra à porta do museu uma frota de camiões carregadinhos de trofeus prontos a descarregar.... infelizmente na minha opinião estamos mais longe hoje de começar a ganhar trofeus do que estávamos a semana passada e olhe que ninguém deseja mais do que eu, que eu esteja total e completamente enganado, mas hoje ainda é minha convicção que estamos a comprar gato por lebre e a pagar ao preço de caviar. É que os 6 milhões ou lá quanto é a fatura só inclui o jesus , Capelas, Paixões e afins vão continuar onde estavam só que agora um pouquito mais aziádos com o SPORTING
por lhes termos roubado o treinador.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 19:48

sangueverde

Tem razão. O JJ é um grande treinador... mas só isso não garante as taças.
Mas, sobre o Marco ele tem vantagens: vai possuir um plantel mais equilibrado e não vai ter o Zé dos Tachos a mandar recados! Só isso...
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 19:59

Só não se esqueça que JJ ganhou campeonatos não tanto contra nós, que de facto não temos tido nem força financeira nem de bastidores, mas contra o porto que também mama que se farta dos bastidores do futebol.

Ganhar campeonatos ao Sporting, infelizmente, tornou-se vulgar, embora direcção actual esteja a tentar lutar contra esse estado de coisas. Ganhá-los ao porto, aí está o mérito de JJ. Nada garante taças nem campeonatos. Um bom treinador também não garante taças, apenas dá mais luta por elas e eu não vejo nenhuma razão até hoje para não colocar JJ bem acima de MS.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 20:00

Isto é em resposta a sangueverde.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 16:09

vamos ver se vai andar mais sossegadinho, quero ver a vossa cara ao ver o bruno sentado no banco.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:51

Fight

O Bruno senta-se no banco para ser controlado pelo JJ? Huuuummm... olhe que JJ durante o jogo não tem tempo para se ocupar de pormenores!
Sem imagem de perfil

De Vanurome a 05.06.2015 às 20:32

APOIADO
Sem imagem de perfil

De paulo moura a 05.06.2015 às 15:38

Não seria melhor esperar pelos desenvolvimentos da contratação nomeadamente a comunicação do contrato à CMVM e os devidos esclarecimentos da direcção em sede própria? É que ontem ouvi o responsável da área financeira, Carlos Vieira, recusar qualquer tipo de apoio "externo" direto para esta contratação...
Portanto, não será melhor esperar?

Abç L
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 15:45

paulo moura

Compreendo a sua sugestão, mas a realidade acontece à nossa volta e é descrita em pormenor nos órgãos de comunicação, redes sociais...

No fim de contas, aguardar sentado numa cadeirinha pela informação oficial do Sporting ou da CMVM corria-se o risco de estar permanente atrasado em relação ao desenrolar dos acontecimentos. E estes não esperam... acontecem!

Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 15:50

Zargo dixit: "a realidade acontece à nossa volta e é descrita em pormenor nos órgãos de comunicação, redes sociais..."

... que como sabemos é idónea, sempre verdadeira e a realidade factual. Se "a Bola" escreve e se está no "Facebook" é porque é verdade!

LOL

I rest my case. Seria muito melhor se simplesmente assumissem ou assinassem com um nick do estilo "sou anti-Bruno de Carvalho". Sempre não seria publicidade enganosa.

(mais um comentário meu sem insultos que deverá ser apagado)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:01

Carlos Gomes

A realidade acontece e é descrita de várias formas (jornais, redes sociais, etc.). Não adianta iludir a realidade, cada um tem de de ser conhecedor, estar atento e possuir espírito crítico para filtrar os acontecimentos e interpretá-los.
Ou, será que o JRamos está à espera que alguém faça esse trabalhinho por si?!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 16:06

Caríssimo Zargo,

A realidade acontece. E a realidade também se fabrica... como atesta muitos posts deste blog e, em particular, os posts do Zargo.

Por exemplo, olhamos para os posts do Zargo e eles não demonstram realidade nenhuma. Apenas extrapolam a partir dela. A realidade pressupõe factos... e não a especulação. A realidade pressupõe provas daquilo que se acusa... e não a mera insinuação. E podia continuar nisto.

Se há legitimidade para se iludir a si mesmo e iludir os outros? Claro que sim. Mas isso não implica que não haja direito ao contraditório - sempre em nível de respeito - que é o que o JRamos e eu mesmo temos tentado (quando não nos apagam os comentários).
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.06.2015 às 09:07

Carlos Gomes

O post refere-se a uma realidade específica que se verificou no Sporting a partir de 2ª feira: a mudança do paradigma que determina a concepção do futebol no clube. Até ao final da Taça a filosofia financeira assentava numa política de contenção; a partir de 2ª feira numa política de expansão financeira.

Por outro, a contratação de Jorge Jesus alterou o organigrama que integra os diferentes aspectos do futebol no Sporting. A realidade não se inventa, ela existe ou não!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 15:41

Mais um post crivado de persecutória má-fé, inverdades, especulações, difamações e falácias ressabiadas.

Factos e provas do que se acusa... Zero.

A ânsia de tentar colar o actual Presidente a Godinho Lopes e porventura á "continuidade" (lol) soa a desespero.

E como sempre, o meu comentário (sem insultos) acabará censurado.

Aguarda-se o post de amnahã, onde de entre City Lion ou Rui Gomes, algum escreverá mais um rol de ataques injustificados.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 15:46

Carlos Gomes

Agradeço o seu clarividente comentário!
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 15:49

Carlos,

Eles têm as últimas décadas cheias de vitórias a apresentar por eles. É por isso que eles detestam BdC, acham que vai interromper o ciclo glorioso de vitórias que o Sporting tem vivido.
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 15:56

JRamos,

Mesmo.

Eu não me preocupa que se use um blog (neste caso o - ironicamente apelidado de - "Camarote Leonino") como pseudo-arma de achincalhamento, difamação contra uma pessoa que não se gosta (Bruno de Carvalho).

Até porque somos sempre a meia dúzia que aqui comenta, que já percebeu como funciona isto e quem escreve, este blog não tem relevância suficiente para fazer regressar a croquettada e os 7ºs lugares (Godinhos e Couceiros) da qual o Zargo, o Rui Gomes e o City Lions querem fazer regressar.

Mas só tenho pena que, de caminho, este blog tenha associado pessoas com algum prestigio que nada ganham com a politica, cartilha e gerência que comanda o blog. Além que, como se tem presenciado, cada comentário que tente contrariar o estado de coisas é logo censurado e apagado.
Sem imagem de perfil

De L a 05.06.2015 às 16:23

Mais respeito!

http://blogsquentes.blogs.sapo.pt/
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:54

L

Obrigado! Nem em sonhos imaginei uma coisa assim!!!
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 05.06.2015 às 15:55

O Daniel Oliveira tem hoje uma crónica muito interessante no Record, onde diz: "Tenho dúvidas sobre a forma como Bruno de Carvalho gere as suas intervenções públicas. Mas incomoda-me mais a forma como os que, tendo tolerado anos de delapidação criminosa do clube, se tornaram subitamente tão moralistas." Eu subscrevo-o na íntegra. Este velório pelo Marco Silva é duma pieguice absurda. Há até gente a escrever aqui coisas como: Quem dera que o Marco Silva ganhe esta guerra. E acabam com "saudações leoninas"?! Os donos do Camarote assobiaram para o lado quando se soube do escândalo que envolveu PPC, Godinho Lopes, Nobre Guedes, Carlos Barbosa, Duque e comandita. Essa cáfila não lhes faz impressão, não choca o sportinguismo deles. Porque o Sporting deles é para finos, são os tais que se dizem diferentes. "Porque nós somos diferentes". Somos diferentes o c...! Que pedantismo é esse?! Deixemos aos outros a apreciação de se somos diferentes ou não. Eu, por exemplo, não me sinto nem mais nem menos do que qualquer outra pessoa. E sou sportinguista. Sei-o. Ou será que não posso? "Porque nós somos diferentes"... Continuem então na vossa torre de marfim, a criticar quem não vos beija os pés. Haja paciência.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:11

Marcos Cruz

Que pretensão a sua! Duvido que conheça os redactores do Camarote Leonino e saiba por onde "andaram" no passado.

No meu caso, nunca encontrará uma palavrinha de apoio a JEB, ao contrário de BdC que se deu ao trabalho de lhe dar o seu voto!
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 16:18

Caríssimo Zargo,

Convém esclarecê-lo: o voto de Bruno de Carvalho a Bettencourt visou impedir o mal maior que seria a eleição do outro candidato nessas eleições, que julgo que você conhece bem e é fã (?): Paulo Pereira Cristóvão.

Portanto, na altura o voto de Bruno de Carvalho foi apenas para prevenção e evitar um mal maior. Felizmente, Bruno de Carvalho estava certo em relação ao perigo que era Paulo Pereira Cristóvão, embora já não conseguisse posteriormente impedir que ele através de Godinho Lopes (o qual o Zargo ajudou a eleger e ainda apoia?) manchasse o nome do Sporting como manchou naquele triste episódio do depósito na Madeira.

Espero ter ficado esclarecido. SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:22

Marcos

Agradeço o esclarecimento relativamente ao doloroso voto de BdC em JEB. Imagino as mortificações por que passou!

Ao contrário do que insinua não votei em Godinho Lopes. Aliás, é uma obsessão do Marcos: o mundo só tem duas hipóteses. No entanto, o mundo é diverso e plural!
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 05.06.2015 às 17:12

Zargo, eu não me chamo Carlos Gomes, embora concorde com o que ele escreve.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:30

Marcos

Peço desculpa, foi um lapso meu.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 05.06.2015 às 17:05

Eu quero lá saber por onde eles andaram no passado! São mais do que eu por isso, ou do que qualquer outro sportinguista? Ah, pois claro, na cartilha do City Lion (ou do Desert Lion, já não sei) são-no de certeza. Esqueci-me de que há a tal cartilha, aqui publicada: "Ser sportinguista é...". Peço desculpa pela minha falha.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:15

Marcos

Você vai buscar a conversa e depois cospe na sopa? Se eu comentei foi por sugestão sua! Ou será melhor não lhe dar troco?
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 16:18

as intervenções do daniel oliveira só são reproduzidas aqui neste espaço quando intressam.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 16:19

ao camarote
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:58

Fight

O Camarote Leonino tem amplitude invulgar de postagens de assuntos temáticos sobre o Sporting. Mas, não é possível incluir tudo!

Sobre o Daniel Oliveira terá razão. O Camarote não publicou o D. O. quando elogiou BdC, mas também não publicou quando o criticou.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 17:25

engraçado que li uma passagem do daniel oliveira mum post onde critica bdc.
se calhar confundi com o falecido pai dele.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:39

Fight

Não me recordo. A sério. Quando foi?
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 18:08

sinceramente agora não lhe consigo dizer a data exacta já foi a algum tempo, mas também não me vou agarrar a isso.

bom fim de semana
e viva o sporting
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 19:51

Fight

No fundo, são tantos os posts que é possível que eu me tenha esquecido.

Um excelente fim de semana... e viva o Sporting!
Sem imagem de perfil

De Hugo T a 05.06.2015 às 15:56

Em relação ao Inácio caso se confirme a sua saída podemos dizer que existe aqui também uma mudança de paradigma, pelo menos em relação aos tempos que o BdC (ainda mais magro) pedia eleições antecipadas pela saída do Domogos P., porque a direção da altura tinha sido eleita no pressuposto de um projeto que tinha o mesmo como parte integrante.

SL
Sem imagem de perfil

De Hugo T a 05.06.2015 às 15:56

*Domingos P.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:13

Hugo

É interessante recordar atitudes passadas. Por BdC ou qualquer outro, pois tem a ver com a coerência e a verticalidade.
Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Júlio a 05.06.2015 às 15:58

Zarco, tenho verificado um misto de emoções no adepto de rua. Por um lado, pena pela saída do MS , para mais nas condições que têm vindo a público, mas por outro lado, também contentamento por termos tirado o JJ ao benfica , apesar de não se perceber de onde é que vem o dinheiro para o pagar, mais aos jogadores que vai querer trazer, mas esse pormenor sempre rapidamente esquecido. Por último fica uma grande expectativa para os próximos tempos, a saber: relacionamento entre JJ e BC , que quantidade de dinheiro é que vai ser gasta e qual a origem, desfecho do caso MS e os processos cíveis que vão começar a bater à porta, o primeiro parece que já este mês.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:18

Júlio

Compreendo o que escreve, até porque sinto o mesmo. Dúvida e esperança.
Considero que o que se está a fazer a MS é uma calhandrice que nos envergonha. Tenho grande admiração pelo sportinguista e treinador JJ. Pode-se pesquisar em tudo o que eu escrevi sobre JJ e é sempre de admiração pela competência e exigência profissionais.
Mas, isto não altera o essencial: MS é uma pessoa digna que serviu o Sporting com honra.

Júlio, posso estar enganado, mas a contratação de JJ significa que BdC desceu um degrau no poder que exerce. O tempo será o grande mestre!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.06.2015 às 16:03

Caro Zargo,

Acha que é possível competir (para ganhar títulos) sem algum tipo de investimento externo? não creio... o Porto é conhecida a sua ligação aos fundos do género Doyen, o Benfica a Jorge Mendes, o Sporting pelos vistos e tal como prometido por BdC tem o seu investidor na Holdimo. Na Europa retirando o Real, Barcelona, Bayern e pouco mais, não têm este modelo... Verifique quem são os investidores do Sevilha, clube para onde se diz que irá o Marco Silva, e muitas coisas que se passaram este ano entre MS e BdC começam a fazer algum sentido...

Será que foi uma mudança assim tão repentina na estratégia de BdC? Não creio... Creio sim, que desde Dezembro que tudo isto está a ser preparado, demonstrando uma grande capacidade estratégica, ao género do antigo Pinto da Costa. Pelo que sei, o Sporting andou a negociar com JJ nos últimos 2 meses.

Será que corremos riscos com este modelo? claro que sim... os investidores querem sempre contrapartidas, mas existem alturas para correr riscos e BdC assumiu que este ano é um ano muito importante (devido aos patrocinios, Tv, etc) mas não creio que sejam riscos ao ponto de perdermos o controlo da SAD, ontem na entrevista de Carlos Vieira na CMTV foi bastante esclarecedor a esse respeito.

SL
Sem imagem de perfil

De José Manuel a 05.06.2015 às 16:24

Boas tardes,
A título informativo, acabei de ouvir no "Discurso Directo" da TVI24 um benfiquista de 34 anos, da cidade do Porto, empregado de café, que serviu uma mesa onde estavam Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e um terceira pessoa que diz não conhecer mas que lhe parecia afecto ao Sporting. Referiu que foi na quinta-feira a seguir ao Paços de Ferreira-Benfica, portanto, segundo as minhas pesquisas, a 29 de Janeiro.
Ao que parece os contactos são mais antigos...
SL
Sem imagem de perfil

De Carlos Gomes a 05.06.2015 às 16:30

Caro José Manuel,

E, não sei porquê, também estou - como você - tentado a acreditar nesse senhor benfiquista que telefonou para o canal SIC para revelar ao mundo que serviu uma mesa de café onde estava Bruno ed Carvalho e Jorge Jesus.

Estou tentado, porque é uma história bonita. E porque está calor.

SL
Sem imagem de perfil

De José Manuel a 05.06.2015 às 16:38

Sr. Carlos Gomes,
Não há qualquer malícia na minha intervenção, adivinho alguma ironia na sua.
Porque o Sr. Schmeichel refere negociações há dois meses, dei a informação que surgiu na TV.
O homem identificou-se, se está a pensar em maquinação, eu serei mais ingénuo.
Quanto ao calor, não o sinto em minha casa...
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.06.2015 às 16:46

Segundo o que ouvi, BdC nunca negociou directamente com JJ... tinha uma equipa de sua confiança a tratar do caso... até por uma questão de imagem, no caso do JJ ter permanecido no Benfica...
Sem imagem de perfil

De L a 05.06.2015 às 16:38

Não era o Jesus, era o homem do talho e já andava a negociar as bifanas. Por amor de Deus.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 05.06.2015 às 17:34

claro que sim em janeiro num lugar publico.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:28

Schmeichel

Limitei-me a constatar que houve uma alteração do paradigma do Sporting em termos de projecto para o futebol. No que se refere ao investimento e quanto à gestão do futebol em geral.
O que se passa desde 2ª feira no Sporting é surpreendente e não corresponde ao padrão anterior que decorreu das eleições de Março de 2013. É isso que sublinho. E, de certa forma, acabo por questionar o papel de BdC no novo organigrama e na nova filosofia.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.06.2015 às 16:44

Zargo,

Uma nota... é publica a mudança de paradigma desde 2ª feira... não significa que não tenha começado muito antes! Terá de ser muito bem explicado aos sócios, se de facto existem alterações de fundo e quais são...

Quando soube que o Sevilha é controlado pela Doyen e por Carlos Gonçalves da Proeleven veio demonstrar (mais uma vez) o mundo obscuro que é o futebol... se o MS de facto acordou a saída para o Sevilha, será só coincidência a Doyen estar metida nisto? não creio...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:05

Schmeichel

O mundo do futebol profissional está cheio de regras próprias, cumplicidades temporárias e comportamentos específicos. Ali ninguém é anjinho, nem anda a dormir.
Sendo assim, acho que não há vantagem em ficarmos espantados com o que se passa por trás das cortinas. Aliás, o Sporting desenrasca-se bem nesse meio, basta verificar como é que o Labyad e o Slimani vieram para cá.

Sem imagem de perfil

De Hugo T a 05.06.2015 às 16:47

Parece-me que estes 2 anos em que a direção "venceu" o braço de ferro com a banca, por fim, revelam que a mesma pela mão do (omnigeracional) Ricciardi o controlo e a politica de circulação massiva de dinheiro pelo SCP continua. Foram no fundo 2 anos "sabáticos" cujos lugares de decisão e condução do clube se mantiveram reservados.
A confirmar-se foi uma jogada (esta sim de génio) estratégica para perpetuar a continuidade de tanto se combatia.
Espero que os títulos cheguem e espero que isso não implique nunca mais o abandono das modalidades, mas esperava e isso já não é possível que os processos fossem transparentes e éticos. Essa ética/honra ou falta dela irá ter os seus resultados já a partir deste mês e no decorrer dos próximos anos que irão certamente para além deste mandato, espero que então, caso alguns elementos não esteja presentes dêem a cara ao contrário de outras situações como aconteceu ontem, mas infelizmente é tão dúbia que terão que ser instâncias superiores a decidir tal existência/respeito de valores e legitimidade de quebrar acordos feitos de livre iniciativa e vontade própria.

SL

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:46

Hugo

Estou convicto que Ricciardi e Sobrinho conduzem o clube desde Godinho Lopes. São eles os donos do dinheiro e que têm a confiança dos credores.
Seguem uma estratégia que três vértices:
- ganhar mais influência no Sporting em termos organizacionais;
- garantir que o clube vai pagando aos credores o que está estabelecido contratualmente;
- tornar o Sporting uma organização de sucesso.

Posto isto, traçaram uma estratégia que vão pretender levar até ao fim.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 21:53

Schmeichel

Só respondo agora porque o seu comentário passou-me despercebido no meio de muitos outros. Peço desculpa.

Repare que eu reconheço mérito à aplicação da reestruturação financeira, mas nunca a considerei um fim mas um meio para sanear as finanças do clube.
No entanto, lendo o que era escrito por pessoas ligadas aos corpos sociais ou apoiantes da actual direcção ficava-se com a ideia de que este ciclo virtuoso era para continuar.
Não conheço uma única intervenção de BdC ou outra pessoa próxima que permitisse imaginar esta expansão financeira. Aliás, Godinho Lopes vinha sempre a propósito como o "gastador mor", sendo a personificação da má gestão.

Para muitos, o que se passa agora tem pontos em comum com o despesismo de Godinho. Aguardemos para perceber melhor.

De resto, sempre fui crítico de chamados tectos salariais, de jogadores que teriam de sair por causa do salário, etc. Mas, essa era a narrativa até ao fim de semana.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.06.2015 às 16:17

Já tinha lido o texto noutros espaços mas não tive oportunidade de comentar

Estamos de facto perante um novo paradigma no nosso clube

Estivemos 2 anos a recuperar da situação calamitosa deixada pela anterior direcção e considera-se que chegou agora a altura de investir um pouco mais no futebol - e acho que de uma forma ou outra todos concordamos com isso - não é com o orçamento fixado nos 20M que estamos mais proximo dos titulos

Mesmo a nivel financeiro não é dificil perceber que podemos, quer pelos premios da champions, quer pela valorização dos jogadores, quer até a nivel de patrocionios ter proveitos superiores ao esforço feito

CLaro que uma coisa é aumentar o orçamento para o futebol em 20% ou 30% (como prevejo) - outra é perder o controlo como era feito antes, mas esta direcção e quem está à frente da area financeira, já deram provas mais que suficientes da sua competencia

Vejam os R&C de há 3 e 4 anos e observem que os numeros estão bastante longe dos actuais mesmo com algum acrescimo

Vejo com alguma apreensão a saida de Inacio, mas como dizes JJ não se encaixa na definição de "peça da maquina" e tinha que haver aqui obrigatoriamente uma reestruturação

È uma jogada arrojada de BC - não estamos habituados a isso no Sporting - normalmente acontece o inverso com os resultados que se conhece - sim é uma mudança de paradigma
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:34

iorda9

Comentas correctamente o meu texto. Agradeço-te. De facto, a alteração é tão profunda que ainda não nos conseguimos aperceber da sua extensão no organigrama do futebol do Sporting e do papel do próprio BdC. Aguardemos.

Como sabemos, será o sucesso desportivo (ou o insucesso) que vai validar ou não a nova filosofia.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.06.2015 às 16:56

Não sei se é assim tão profunda nem sei se todas as mudanças tem origem na contratação de JJ - já há 2 ou 3 semanas se falava na vontade do proprio Inácio em voltar à profissão de treinador e que uma saida seria por iniciativa dele

Em relação à ultima frase concordo em absoluta mas no futebol e apesar de algumas bolas baterem no poste, o sucesso não vem por acaso e creio que com esta jogada estamos muito mais proximos de o atinguir
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:11

iorda9

Essa história do Inácio parece corresponder ao politicamente correcto. Saiu um vice presidente e acrescentou-se que foi por razões pessoais. Sai o Inácio (é quase certo) e justifica-se que é para voltar a treinar. Veremos qual é a explicação para o seguinte.

Obviamente que com JJ ficaremos muito mais perto do triunfo Por ele enquanto grande treinador, pelo plantel que terá à sua disposição e porque o BdC e o Zé dos Tachos não vão empatar o trabalho dele.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 05.06.2015 às 16:33

De vez em quando eu e o Zargo conversamos sobre finanças , tal como já tínhamos chegado ao ponto que o Sporting tem um problema crónico chamado receitas , as contas positivas que temos vindo a apresentar são de uma política retracionista onde o volume financeiro mantém-se igual e os custos são reduzidos , logo há uma simulação de crescimento do clube. Sendo assim para exponenciar o volume financeiro é necessário investir e ganhar esses investimentos.

BdC que tanto foi acusado de nunca conseguir os instrumentos financeiros pela maioria dos escribas do Camarote , parece ter conseguido a solução e com o Carlos Vieira a garantir que não há alterações no capital social , mas o que vemos é o clube a ser humilhado com questões : "De onde vem o dinheiro?" , como se no Porto ou Benfica respondessem a isso, clubes que reúnem a maioria dos apoios que nos deixaram para trás , assim que o país ficou descentralizado e ficou com 2 centros , escolheu-se a cara do Norte - o FC Porto , e no sul os apoios são para o SL Benfica , estamos assim quase desde que o futebol é profissional.

As perguntas são até de diminuição ao SCP , o clube está saneado financeiramente , procurou e encontrou investimento , e se não tem alterações no capital social da SAD , não devemos andar a rebaixar o nosso próprio clube.

A última nota que tenho é que JJ vai fazer do SCP vencedor , e os sportinguistas histericamente estão a tirar o impacto a uma das maiores demonstrações de força da nossa história , nós que até já éramos considerado não grandes , e subalternizados na maior rivalidade de Portugal , isto tudo pelo choro do enterro do Marco Silva , quando conseguimos algo que me parece que estão pouco conscientes.

Neste momento estou nervoso , e quero ver Jesus a assinar o mais rapidamente possível.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 16:46

m1950

Agradeço as suas considerações. O post trata de um novo paradigma no projecto do futebol para o Sporting e procurar descortinar a sua origem. E é tudo.
Convenhamos que se alterou o padrão relativamente ao financiamento do futebol, embora ainda não se perceba a sua extensão. Aliás, também não se consegue avaliar com rigor o papel de BdC no novo organigrama. Nem de Inácio!!!

Sou há muito tempo admirador de JJ que considero o melhor treinador em Portugal. Isso não invalida que considero uma vergonha aquilo que se está a fazer com MS e que deveria repugnar todos os sportinguistas.
Aliás, no futuro quando alguém afirmar que o "Sporting é diferente" provocará em muitos um sorriso de gozo.

Sei o que se passa no Benfica e no Porto, mas o que me interessa é o Sporting. No que se refere a dinheiro ou o que quer que seja.
O Sporting é o meu clube e pretendo que seja íntegro e vertical. Se não for assim, então é melhor assumir que somos todos iguais e que andamos à procura do mesmo.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 05.06.2015 às 17:11

É verdade que vem aí a mudança de paradigma , e que estaremos munidos e com o mesmo arsenal que os nossos rivais.

Em relação ao MS , o Presidente mostra a sua inexperiência , pois ele mesmo ajudou a tirar impacto a isto tudo , pagava os 2M e isto ficava fechado.

O Sporting não vive sozinho , precisa de Benfica e Porto pois estão em competição , e se estes pelo que aconteceu no país se tornaram mais poderosos e nós nunca conseguimos responder , hoje sim podemos responder. Agora fala-se na origem do dinheiro , todo o dinheiro que está no futebol é sujo , não vale a pena o Sporting tentar ser o puritano da questão , pois venha de Angola ou da Guiné é dinheiro de povo e de sangue , tal como o que está no Porto e Benfica.

O Rui Gomes já escreveu aqui , como poderemos competir com os nossos rivais mostrando uma imagem penso que dos nossos custos com o pessoal , hoje depois do saneamento do clube há investimento, tal como se desejou por toda a gente. O clube conseguiu e é questionado como se de uma criança se tratasse : "de onde vem 0 dinheiro?" isto é ridicularizar a grandeza do Sporting , fomos buscar apoios onde Porto e Benfica vão obter apoios , que lhes fazem hoje 3x maiores que nós nas receitas fixas (apoios , patrocínios e etc).

Quanto ao BdC , será obrigado a ter uma postura Presidencial , foi eleito e será sempre líder do SCP , não vou entrar nessas especulações que tentaram meter medo aos sportinguistas que o clube estaria vendido apenas para apaziguar a dor sentida pelos benfiquistas neste duro golpe , que foi das maiores demonstrações de força da nossa história.

Quanto aos sportinguistas , terão de perceber que o clube nasceu para vencer não para ser mais bonito que os outros.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:28

m1950

Relativamente ao MS se as coisas fossem feitas com frontalidade e boa fé ele saía com um ano de indemnização. Acontece que BdC é, entre outras coisas, um elefante numa loja de porcelanas e que pensa que as coisas são como ele quer. Mas, frequentemente, não são.

Precisamos de algum tempo para perceber:
- qual é que vai ser o "papel" de BdC no novo organigrama do Sporting;
- o que se passará num futuro a médio prazo relativamente à maioria na SAD. Eu estou preocupado, o m1950 não estará. Nem que seja daqui a 10 anos voltaremos a falar sobre isto.

A propósito do seu último parágrafo, digo-lhe que nunca gostei da conversa de que o "Sporting é diferente" atribuindo-lhe características extraordinárias que mais nenhum clube teria.
Sempre pensei o Sporting que é diferente porque cada clube é diferente dos restantes. De resto, lembro-me de presidentes como Góis Mota, Brás Medeiros, João Rocha, Dias da Cunha e outros e sempre considerei que a finalidade deles era defender os interesses do clube. E de samaritanos não tinham mesmo nada.

Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 18:11

Você acha que a má-fé está toda do lado de BdC e que MS é um santo homem. Porquê? Porque sim. Porque não gosta de BdC e portanto MS serve-lhe para arremessar contra a presidência. Você sabe se MS não exigiu o pagamento por inteiro? Sabe por acaso se ele estaria disposto a algum acordo? Se calhar não estava. Se calhar você não sabe nada do que se passa realmente do lado de MS? Eu não sei e portanto não vejo razão nenhuma para lhe dar razão.

O que eu sei é que o parvinho escolheu entabular um conflito com a presidência do Sporting em Dezembro sabendo, se não for um burro completo, que isso iria alimentar os adversários do Sportimng na comunicação social e dar-lhes azo a atacar o Sporting. Para mim MS foi um erro termendo de BdC de modo que ainda bem que vai dar de frosques já este ano. Ele que vá empatar jogos para o carnide.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 19:57

JRamos

Não penso que um seja o diabo e outro um anjinho. O que considero é que Marco Silva não foi respeitado na sua dignidade pessoal e profissional.

O que se sabe sobre o comportamento de Marco Silva nunca justificaria o que se está passar com uma pretensa rescisão com justa causa. O Sporting vai perder nos tribunais e ainda vai gastar mais dinheiro do que se houvesse uma saída negociada.

Mas, se as coisas se passaram como o JRamos descreve fico surpreendido por não se ter verificado o despedimento logo em Dezembro ou Janeiro.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 05.06.2015 às 21:01

Como o presidente do Sporting já disse não estão em causa as qualidades técnicas de MS mas a sua conduta para com a direcção do clube - para que saísse em Dezembro seria necessário que houvesse disponível no momento um treinador que desde pelo menos as mesmas garantias de qualidade técnica. Não havendo, mais vale engolir o sapo para o bem do próprio Sporting. Você não consegue ver isso porque acha que a actual direcção não quer o bem do Sporting.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 22:01

JRamos
Nunca afirmei "que a actual direcção não quer o bem do Sporting". Não é o tipo de avaliações que faço.
Posso considerar que a direcção é incompetente ou imprevidente, mas a terminologia que utilizou não é adequada.
Obviamente, que todas as pessoas que integram os corpos sociais do Sporting desejam o engrandecimento do clube. Outra coisa é impensável.

No entanto, estou convicto que a gestão de BdC, no final, não terá sucesso nem contribuirá para a grandeza do clube. Mas, isso não é por vontade pessoal, é por incompetência pessoal. Faz toda a diferença, julgo.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 05.06.2015 às 17:36

Íntegro e vertical... Muito bem: tipo Jorge Gonçalves? Ou Roquette? Ou Santana Lopes? Ou Godinho Lopes?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 17:49

Dou-lhe quatro nomes de pessoas íntegras e verticais, mas que não eram (ou são) perfeitas: Oliveira Duarte, Brás Medeiros, João Rocha e Dias da Cunha.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 05.06.2015 às 18:01

Dias da Cunha? O mesmo que acabou de dizer que contratar Jesus é um crime e que Bruno de Carvalho deve ir para um manicómio? Francamente, Zargo, nem parece de quem, aqui há não muito tempo, fez um post a expressar a sua indignação contra os atentados de Bruno ao bom-nome de tantos sportinguistas....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 20:00

Dias da Cunha não foi correcto ao utilizar as expressões que utilizou. Ofendeu gravemente Bruno de Carvalho. Não tinha o direito de o fazer.

No entanto, na minha opinião, o presidente Dias da Cunha exerceu com dignidade o seu cargo.
Sem imagem de perfil

De Jose a 05.06.2015 às 17:23

Apagou os meus posts na parte do despedimento.

O que disse aqui, foi o que foi dito depois na com. social, para ver que nao sou maluco.

http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2015-06-05-Sou-sportinguista-e-isto-custa-me-um-bocadinho

Apaga o que nao gosta, entendo... é seu isto, okey.
Passe bem.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 05.06.2015 às 20:24

José

Através do link não consegui ter acesso à Sic Notícias. Qual é o assunto?

Não fui eu quem apagou o comentário. Se isso aconteceu foi porque o José utilizou palavras impróprias e não por ter feito críticas. Como pode verificar há muitas críticas ao autor do post e ao blogue e, no entanto, estão disponíveis para leitura.








Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2015 às 20:35

Não editei comentários deste "José" no seu post caro Leão Zargo.
Sem imagem de perfil

De Jose a 05.06.2015 às 23:21

Fiz três comentários de forma educada acerca do despedimento do MS.

O que está aí na SIC notícias "O advogado Luís Filipe de Carvalho considera que as razões apontadas pelo Sporting para rescindir com Marco Silva não são suficientemente fortes. O técnico continua a ser treinador do Sporting até o processo estar concluído. Por isso, "não deveria assinar agora por outro clube". António Ribeiro Cristóvão diz que toda esta situação é "incrível"."

Eu referi tudo isto e (ainda) mais no meu comentário. É óbvio ( para o comum cidadão), mas... para muitos parece que não.

Fiquei escandalizado com um despedimento anunciado... no momento em que iniciaram o processo disciplinar. Isso não existe em lado nenhum.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo