Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reconhece-se que estamos ainda muito longe do objectivo final, mas é inevitável que a vasta maioria de sportinguistas comece a olhar para o que resta do campeonato 2020/21 com uma atitude de prognóstico, associada a alguma ansiedade.

Todos os jogos podem ser complicados e, como amiúde se refere, o próximo jogo é sempre o mais importante e o mais complicado. No entanto, podemos sempre estabelecer, a nível teórico, uma gradação dessa dificuldade.

Contra aquilo que me é habitual, vou procurar estabelecer, com base apenas em teoria e à data actual, uma avaliação/reflexão sobre o que os restantes jogos podem implicar para o Sporting, a nível de dificuldade.

Para melhor poder objectivar esta nossa avaliação, estabeleci uma simples escala, de 1 a 5, sendo o 1 atribuído aos jogos teoricamente menos complicados e 5 aos mais complicados. A avaliação dos jogos será feita pela ordem natural do calendário.

TONDELA (Fora) - 2 - Esta época o Tondela revela ser uma das equipas mais frágeis do campeonato. No entanto a jogar em sua casa tem obtido bons resultados e é um local onde o Sporting várias vezes experimentou dificuldades.

V. GUIMARÃES (Casa) - 3 - O V. Guimarães é das equipas com melhores resultados na condição de visitante (melhores mesmo do que a jogar em casa), essencialmente porque tem jogadores rápidos, tecnicamente dotados e que jogam muitíssimo bem em transição explorando o espaço dado pelos adversários. Podem colocar problemas sérios ao Sporting.

MOREIRENSE (Fora) - 3 - Jogar em Moreira de Cónegos nunca é fácil, especialmente pela forma aguerrida como o Moreirense joga e, particularmente, defende.

FAMALICÃO (Casa) - 2 - O Famalicão está muito abaixo da prestação da época passada, mas não deixa de ter um grupo de jogadores de talento que a qualquer momento podem complicar. Para além disso poderá significar o reencontro com Silas.

FARENSE (Fora) - 4 - Prevejo este como um dos jogos mais complicados. O Farense, além de defender bem, utiliza o factor casa, nomeadamente as características do São Luís, para dificultar ainda mais a tarefa dos adversários.

BELENENSES SAD (Casa) - 2 - A dificuldade deste jogo vai estar no "estilo Petit"... jogo defensivo e físico no limite.

SC BRAGA (Fora) - 5 - Um dos principais adversários. Muito forte a jogar em casa e com variadas soluções. Jogo de dificuldade máxima e que pode definir muita coisa.

NACIONAL (Casa) - 1 - A dificuldade inerente a este jogo vai estar muito ligada à forma com sairmos da jornada anterior. Como espero que saiamos fortalecidos, atribuí o 1. Que seja o início da contagem final.

RIO AVE (Fora) - 4 - Outra equipa que coloca muitas dificuldades aos grandes a jogar em sua casa, especialmente pela forma como gosta de jogar, e tem jogadores para isso, em transição e a explorar os espaços. Espero que saiamos de lá como em 2000... em euforia.

BOAVISTA (Casa) - 2 - Optei pelo 2 face à realidade actual, mas, dependendo da posição aflitiva do Boavista nesse momento, o jogo pode ter um grau de dificuldade mais elevado.

BENFICA (Fora) - 5 - Este jogo até pode não vir a ter um carácter decisivo para as contas do campeonato, mas o dérbi lisboeta é sempre um jogo de dificuldade máxima para as duas equipas.

MARÍTIMO (Casa) - 1 - Esperemos que seja a merecida consagração.

O futebol é o momento e qualquer avaliação antecipada é sempre subjectiva e poderá ser alterada pela realidade quando chegar esse momento. Uma avaliação prévia da dificuldade de um jogo, imposta por determinado adversário, pode ser alterada pelas condicionantes existentes nessa altura, como sejam a sua posição na tabela classificativa ou as incidências do próprio jogo (expulsões, golos precoces...). Isto para além da forma como o decorrer das jornadas vai influindo nas seguintes.

No entanto decidi aventurar-me nesta avaliação, através de uma gradação objectiva, para, a esta distância, caracterizar o mais objectivamente possível o que resta do percurso do Sporting rumo ao sucesso, sabendo que tal "aventura" engloba de algum modo algo de futurologia, que a realidade pode desmentir, e que, por cada pessoa que o faça, teremos muito provavelmente avaliações diferentes.

Mas esta é a vantagem de uma boa e interessante discussão.

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 07.03.2021 às 09:39

Penso que os jogadores acusam alguma ansiedade, sabem que o campeonato está praticamente ganho e não querem falhar. É a falta de experiencia destas situações. Mas com o passar dos próximos jogos ir-se-ão gradualmente soltando e acredito que as exibições subirão de nível.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 10:59

Orlando Santos,

Para a grande maioria dos jogadores a ansiedade acaba por ser normal. Nunca se encontraram em tal situação e a responsabilidade começa a pesar.
Mas também acho que os jogos lhes vão dar essa "experiência" e acabarão por ultrapassar esse obstáculo.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 07.03.2021 às 11:25

Estou mais preocupado com a falta de Paulinho, do que com o calendário. Com o S. Clara, notou-se a olhos vistos a falta de um ponta de lança. E por falar em ponta de lança, espero que Luiz Fellipe ainda nos venha a ajudar até ao fim do campeonato.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 11:45

José Silva,

Uma coisa está relacionada com a outra.
O Paulinho faz de facto muita falta, especialmente porque não temos outro jogador como ele no plantel e numa posição onde não temos muitas opções.
Mas, há medida que o calendário avança e o Paulinho continua lesionado, são menos hipóteses que ele tem de nos ajudar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.03.2021 às 11:50

Caro José Silva, não creio que o problema foi a falta de um ponta de lança, o problema foi que a bola não chegava a zonas de finalização em condições, e quando assim é, nem com o melhor ponta de lança do mundo faz estragos...
Basta ver que RA tirou TT e não foi por isso que não ganhámos.
Faltou sim asserto a sair da zona de pressão e fazer chegar a bola em condições a zonas de finalização.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.03.2021 às 11:51

Demasiadas perdas de bola e muitos passes errados.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 12:35

Nos últimos dois jogos os nossos adversários definiram a zona de pressão muito alta, impedindo mesmo os nossos centrais de sairem a construir.
No jogo com o Santa Clara faltou-nos a profundidade dos laterais, mas no jogo com o Porto mesmo os laterais foram bloqueados. Penso que com mais um apoio central na construção (Matheus Nunes no meio e não na lateral direita) podemos ultrapassar essa dificuldade.
Mas é algo que o Rúben Amorim deve estar a avaliar e a trabalhar.

Apesar do problema ter sido essencialmente na primeira fase de construção, penso que mesmo assim o Paulinho fez falta, pois ele, ao contrário do TT, consegue baixar para linhas recuadas e dar apoio na construção.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 07.03.2021 às 19:40

E será que uma equipa tem que necessáriamente sair sempre a jogar ali tão certinho com os centrais? Por vezes também é preciso ceder e chutar para o meio-campo. Não é o ideial mas pode aliviar. Digo eu, que sou apenas um treinador de bancada...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 19:58

Às vezes os sportinguistas pensam o mesmo, mas o Rúben Amorim é tão perfeccionista e convicto das suas ideias que, mesmo com a elevada pressão da equipa adversária na fase inicial de construção, a solução não está no pontapé para a frente, mas na procura do melhor espaço para sair a jogar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.03.2021 às 11:52

Pra mim é como sempre: jogo a jogo, os nossos adversários mais próximos também jogam e também podem perder pontos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.03.2021 às 11:52

Quem sabe por exemplo se o Braga com o Guimarães em casa não escorrega?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 12:23

Caro Paulo Salcedas,

Um dis segredos para lidar com as expectativas e a pressão tem sido esse, jogo a jogo. E não há motivos para alterar o discurso ou a preparação dos jogos.

No entanto é obvio que à medida que nos aproximamos do final da época vamos entrando em contagem decrescente e, até inconscientemente, avaliando o que falta disputar.
Mas uma coisa é certa. Só dependemos de nós e não de terceiros.
Mas se eles derem uma ajuda tanto melhor!
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 07.03.2021 às 13:15

Rui Gomes

Futurologia não é o meu forte, pois ainda faltam 12 jogos e não vejo jogos fáceis ou difíceis. Na última jornada apanhámos um grande susto e graças ao Santo Coates resolvemos um grave problema, pois perder pontos em casa é proibido, seja contra quem for. Na minha opinião o campeonato vai ser resolvido nos jogos fora de casa, pois aí é que que esperamos que os nossos adversários percam alguns pontos., que somados à nossa "almofada" que temos , poderemos encarar os jogos mais difíceis, assim supomos , que sejam em Braga e na Luz , onde poderemos repetir a táctica do Dragão, não perder os 3 pontos. Mas tudo isto é futurologia, que por vezes sai errada. Dizer que o SCP é o campeão não alinho nessa conversa pois, ainda temos muitos pontos para ganhar e temos que perder poucos, pois a "almofada" não estica se os nossos adversários não perderem ou empatarem alguns dos seus jogos . Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 15:12

Caro Fernando Albuquerque,

Este exercício de futurologia é apenas uma forma de tentarmos avaliar o percurso do Sporting até ao final, mas obvuamente não deixa de ser um exercício falível.
Concordo totalmente que não podemos alinhar no discurso de que já somos campeões. As dificuldades serão muitas e poderão aparecer quando menos esperamos.
Sem imagem de perfil

De Leão 79 a 07.03.2021 às 13:56

Espero que o Sporting tenha mais 6 vitórias até ao jogo de Braga e aí ficarão a faltar 2 se entretanto Braga e Porto também ganharem os seus até la
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 15:19

Caro Leão 79,

Se até ao jogo com o Braga conseguirmos 6 vitórias, seria a forma perfeita de entrarmos em campo, independentemente dos resultados dos nossos adversários.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 07.03.2021 às 15:35

e pelo meio ainda há um Braga Benfica....
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 15:45

Tenho pensado que esse jogo pode ser importante para as contas do campeonato.
Pelo menos para as contas do segundo lugar.
Sem imagem de perfil

De Leão 79 a 07.03.2021 às 15:53

Benfica já não conta para nada só Braga e Porto ainda não estão fora de alcance. Se nesse jogo empatarem ou o Braga perder será muito bom para nós
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 16:06

Nesse jogo o Benfica joga, não só a hipótese de se manter na luta pelo segundo lugar, como mesmo a hipótese de chegar ao playoff pela liga dos campeões.
Se perder...
Sem imagem de perfil

De João Gil a 07.03.2021 às 16:05

De facto só interessa o próximo jogo, como bem atestou a difícil vitória sobre o Santa Clara. Tão difícil, quanto justa e inequívoca, tal a superioridade do Sporting sobre o Santa Clara, depois de ver o jogo desapaixonadamente na SportingTV. A única coisa com que o Sporting pode contar de certeza absoluta é que entre SC Braga, FC Porto e SL Benfica, haverá quem vá perder pontos para o Sporting e que do mesmo modo é crível que o Sporting perca pontos para estes clubes, visto que ainda tem de jogar contra dois deles. Nessa medida, está em pé de igualdade com o FCP. Portanto, o destino do campeonato vai jogar-se nas partidas com os outros clubes, ditos mais pequenos. Nesses, perder pontos é que pode ser fatal para as aspirações do Sporting. Dos outros também, é claro, mas a única coisa que interessa é o Sporting. Com os pontos que os outros podem potencialmente vir a perder pode o Sporting bem. Portanto, só vale a pena ver o próximo jogo e não o que falta depois desse. Depois do próximo, então pensa-se no seguinte. Caso contrário, o caminho para a desilusão pode de repente ficar muito curto. É grande a tentação, mas é melhor não...SL

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 16:17

Caro João Gil,

É inegável que o mais importante é o próximo jogo e concordo que o destino do campeonato vai jogar-se nas partidas com os clubes ditos mais pequenos, onde o estado de alerta tem de ser redobrado.
Este exercício de "prognóstico" não implica nenhuma acção antecipada de confiança excessiva, mas sim um alerta para as diversas dificuldades que ainda nos esperam.
Como bem disse, a única coisa que interessa é o Sporting e o compromisso de seguir jogo a jogo, vitória a vitória.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 07.03.2021 às 17:13

Caro Leão do Norte, sem dúvida. 100% de acordo consigo. Tendo visto com calma o jogo contra o Santa Clara ficou-me a certeza absoluta que se o Sporting entrar sempre com a vontade de ganhar superior à do adversário de ocasião que a probabilidade de sair vitorioso é muito grande. O Sporting jogou a passo e à espera que a vitória lhe caísse no colo, com o Santa Clara. A superioridade futebolística dos jogadores do Sporting em comparação com os do Santa Clara é total e não deixa margem para dúvidas, mesmo visto o jogo que as equipas proporcionaram. Portanto, é preciso que o Sporting queira muito, queira mesmo e não se deixe convencer que é o maior e que a coisa já está ganha porque não está mesmo. Mas falta capacidade de remate à linha avançada do Sporting. Isso falta e o Sporting precisa de rever o assunto depressa e de começar a rematar mais à baliza. SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.03.2021 às 17:37

Caro Leão do Norte,

Para começar, acho que em circunstâncias normais este Sporting tem equipa para vencer a qualquer adversário em Portugal neste momento.

Dito isto, há três questões que me preocupam:

1- O plantel curto;
2 - A ausência de um ponta de lança, face à saída de Sporar e a lesão de Paulinho;
3- A capacidade da juventude plantel para lidar com a acrescida carga física e pressão emocional.

Acredito veemente que os jogadores têm de se preparar adequadamente para encarar a responsabilidade à sua frente jogo a jogo e não pensar mais além, conscientes que nada está garantido.

Por conseguinte, mais do que cada adversário em cada jornada, quase tudo depende da postura competitiva da equipa do Sporting.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 18:37

Caro Rui Gomes,
Plenamente de acordo quando diz "...quase tudo depende da postura competitiva da equipa do Sporting.". Como aliás se verificou no jogo com o Santa Clara. Quando a equipa acordou e teve uma postura competitiva, encostou o adversário e arrancou a vitória.

As 3 questões que coloca são, muito provavelmente, as principais debilidades do actual plantel do Sporting.
Esperemos que o Paulinho recupere rapidamente e que a juventude saiba lidar com a pressão inerente a esta situação.

Todos têm de se preparar para tempos difíceis, mas com a consciência de que existe qualidade, mais do que suficiente, para atingir o sucesso.
O facto de chegar a este ponto e estar nesta situação não foi obra do acaso.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 07.03.2021 às 19:36

Gostaria que o Sporting fosse campeão na Pedreira contra o Braga, e logo no fim de semana da liberdade (25 de Abril no Domingo). Claro que a jogar como fizeram contra o Santa Clara, provavelmente seremos campões só na penultima jornada contra o Benfica :-)
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 19:52

Profeta,
O importante é sermos campeões.
Eu particularmente não escolho a jornada, quero e ser campeão!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 07.03.2021 às 20:09

Boa noite caro amigo Leão do Norte

É precisamente nessa perspectiva em que analisou os níveis de dificuldades para os adversários que faltam ao Sporting até final que só tem que preocupar ainda mais os adeptos sportinguistas.
Se fizer o mesmo exercício com os adversários que o FCPorto ainda tem que defrontar chegamos á conclusão que o Porto teoricamente terá um resto de campeonato bem mais fácil, tirando o jogo da Luz com o Benfica os restantes têm nível de dificuldade inferior aos do Sporting.

O Rubén e os nossos rapazes têm que manter o objectivo de jogo a jogo como se tivessem um só ponto de vantagem e têm que fazer tudo por tudo para não largarem qualquer ponto pelo menos até ao jogo de Braga o que será uma tarefa muito, muito díficil .

Já agora é justo tambem referenciar o Braga pelo excelente campeonato que está a fazer, depois de lhe tirarmos o treinador e a sua melhor referencia no ataque o Paulinho, depois ainda de terem perdido outros jogadores no plantel por graves lesôes, como casos do Iuri e dos 2 centrais e ainda do seu melhor 6 é obra o facto de seguirem a sómente 9 pontos do Sporting e ainda garantiram a final da taça de Portugal.

Por tudo isso o Sporting não pode vacilar agora no que ainda falta porque eles estão aí e seguem atrás de nós e não vão desistir, repito o Porto tem a tarefa mais facilitada porque so terá o jogo na Luz para perder pontos .

Só vejo o Benfica fora destas contas, o que estiver para cima de 12 pontos de diferença ja lá não vai.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 07.03.2021 às 20:41

Boa noite caro amigo Julius,

Como ja referi anteriormente este exercício de "prognóstico" não é nenhuma acção antecipada de confiança excessiva, mas sim um alerta para as diversas dificuldades que ainda nos esperam.
Como bem disse o Porto é o adversário que, teoricamente, tem o calendário mais fácil. E sendo o Porto temos de ter cuidado, porque nunca desistem.
Mas também temos de ter muito cuidado com o Braga. Apesar das lesões continua a ter uma excelente equipa e muitas soluções. Para além disso é a equipa que está em segundo lugar e tem a motivação de ainda nos defrontar no seu terreno.

A melhor abordagem continua a ser a do jogo a jogo, como se tivessem um só ponto de vantagem. Não facilitar em nenhum momento e não voltar a ter a atitude passiva do jogo com o Santa Clara.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo