Não há aliança nenhuma com PdC. O FCP é que aproveitou o facto do SCP andar em guerra com o SLB para mandar mais gasolina para a fogueira e tentar ser campeão.
Mike,
há uma aliança de facto, isso é incontornável. Mas, na minha opinião, o pior é que se trata de uma aliança entre um clube em posição fraca (o Sporting) com um clube em posição de força (o FC Porto). Não se trata de uma aliança entre iguais, pois Bruno de Carvalho está numa situação de subalternidade em relação a Pinto da Costa.
Não queria, mas tenho que fazer copy/paste:
"a·li·an·ça
(aliar + -ança)
substantivo feminino
1. Acto ou efeito de aliar ou de se aliar.
2. Laço que prende duas ou mais entidades que se prometem mútua amizade e auxílio.
3. Acordo ou pacto entre países, governos, grupos ou indivíduos com fim comum.
4. Laço existente entre duas famílias, mediante casamento.
5. Anel, geralmente liso, que simboliza o casamento ou um comprometimento (ex.: alianças de ouro)"
Ora, não há nenhum pacto ou acordo entre SCP e FCP, não há mutua amizade (as relações estão cortadas entre os clubes), explica-me então qual é a tua definição de aliança, porque não está no dicionário.
Caro Mike
O que se passa actualmente entre o Sporting e o FC Porto é uma aliança estratégica conjuntural cujo grau de cooperação decorre de terem um inimigo comum: o Benfica.
A aliança estratégica é a união de dois ou mais clubes que possuem um objetivo comum entre si. Podem-se aproximar de diversos modos e também podem ter um tempo certo para se atingir um determinado objetivo. Torna-se efémera a partir do momento em que o objectivo é alcançado.
Uma aliança estratégica deste tipo entre o Sporting e o FC Porto não foi inventada agora, é coisa antiga como a sociedade humana. No futebol é frequente e, nós sportinguistas, já estivemos aliados a um clube (ex. Benfica) e a outro clube (ex. Porto), ou contra os dois.
Desculpa dar assim a minha definição, mas julgo que fui claro.
De Sérgio Palhas a 21.04.2017 às 14:58
Caro LZ,
Não tenho como não concordar com grande parte do que escreve no entanto não posso defraudar as expectativas dos meus fâs (do SLB) existe um mas ... o SCP com êxito (leia-se conquista do campeonato nacional de futebol) é algo que não conseguimos desde que José Roquette saiu do clube e nessa altura o êxito atingido teve um grande custo financeiro que afetou a competitividade nas épocas que se sucederam em virtude da sangria financeira causada por esses mesmos êxitos.
É inegável que com o BdC ainda não atingimos esse êxito que tanto ansiamos mas sem desesperos, nosso dos adeptos que espero seja acompanhado pelo CD após o grande erro cometido esta época (do desespero na anisa de ganhar).
SL,
Caro Sérgio Palhas
Concordo com muito do que afirma. É verdade. Mas, a situação actual do Sporting no que refere à massa salarial não andará muito longe do que se passou no princípio do século e com Godinho Lopes.
Acredite que isso preocupa-me bastante, pois coloca o Clube numa situação limite no que refere ao sucesso desportivo. O Sporting tem de conquistar títulos… rapidamente!
De Sérgio Palhas a 21.04.2017 às 15:25
" O Sporting tem de conquistar títulos… rapidamente!"
Sendo verdade acaba por ser uma "armadilha" perigosa como se viu este ano.
Sobre a vertente financeira esta ano iremos pulverizar o anterior máximo de GL no que concerne aos custos ... o lado bom é que ao nível das receitas também embora em grande escala devido às receitas extraordinárias, nas receitas operacionais existe ainda uma grande margem para crescer/desenvolver.
Caro Sérgio
Gostaria muito (mesmo muito!) de ter o seu descanso no que refere à situação financeira do Sporting. Na verdade, não tenho e receio pelo que se passará nos próximos anos.
De Sérgio Palhas a 21.04.2017 às 15:47
A minha situação é mais confortável ("acredito" neste CD) no entanto percebo e entendo perfeitamente o LZ, não se trata de quem tem razão mas sim da preocupação que todos temos em relação ao nosso clube.
Exactamente, Sérgio, é rigorosamente isso.
Caro Leão Zargo,
Comungo totalmente o seu pensamento, lúcido e assertivo. Bruno de Carvalho é de facto o campeão da acção guerreira, o seu principal cartão de visita, mas é, ao mesmo tempo, mestre da demagogia. Isso garantiu-lhe a reeleição e continua a garantir-lhe o apoio dos adeptos. Vitórias desportivas podem esperar.
Caro Nação Valente
Na realidade, as vitórias desportivas não podem esperar considerando a situação financeira do Sporting e a relação com o Benfica e o Porto quanto ao ranking interno. Mas, esse sucesso desportivo é muito pouco provável e, para já, Bruno de Carvalho colocou-se numa posição de “moço de recados” de Pinto da Costa.
Um grande abraço
De Francisco Maria a 21.04.2017 às 15:16
Na verdade não há uma aliança do SCP com o FCP no sentido exacto da palavra em que os dois aliados retirariam vantagem da conjugação de forças.
O que há de facto é bem diferente, é BdC fazer do Sporting Clube de Portugal assim como que uma espécie Sporting Clube do Porto... oferecendo-se como guarda avançada dos interesses desportivos do FCP, desde que seja contra o... SLB!
E Pinto da Costa aceita que BdC faça esse trabalhado sujo. Até ao dia em não precisar dele e nessa altura mete BdC no bolso.
Hoje, um humorística na Antena 1 dizia que vai-se realizar um derby decisivo para o título onde já joga um candidato, o SLB, fazendo-se o outro representar pelo... SCP.
É isto.
Francisco Maria
Concordo que há uma aliança de facto entre o Sporting e o Porto. E isso desagrada-me pela posição subalterna do meu clube.
De Francisco Maria a 21.04.2017 às 15:59
De facto é isso.
Eu cresci benfiquista e numa família quase só benfiquista.
Mas, como alfacinha, habituei-me também a ver os dois clubes da minha cidade como bons vizinhos apesar da rivalidade desportiva, que deve começar e acabar dentro do campo.
Vejo com frequência na BTV documentários sobre a história do Benfica que muitas vezes se cruza com a história do Sporting e onde participam sempre sportinguistas e onde tudo é tratado com rigor e respeito pela história dos dois clubes.
Habituei-me a, quando o meu clube não podia vencer, a torcer pelo outro clube da minha cidade e, sinceramente, o que mais me custa é ver o Sporting manifestamente a torcer pelo Porto...
Mas talvez seja uma questão de bairrismo meu...
De Aracaçu a 21.04.2017 às 16:07
BTV?? Onde o director de conteúdos é um dos mais asquerosos e desonestos intelectualmente indivíduos que já surgiram na esfera mediática.
Aí está o comportamento vira-casaca tão típico da cultura benfiquista!
De Francisco Maria a 21.04.2017 às 16:21
Comparado consigo ele até é um anjo de coro de igreja...
Francisco Maria
O Sporting e o Benfica são dos principais clubes fundadores do futebol português. Por isso, a história de ambos cruza-se inúmeras vezes. Amanhã disputa-se o 300º derby. Notável!
De Francisco Maria a 21.04.2017 às 17:03
Caro Leão Zargo,
Cuidado... ainda o vão acusar de ser um lampião infiltrado... :-)
Caro Francisco Maria
É bem provável que já me tenham chamado de lampião aqui no Camarote Leonino. Mas, isso é uma patetice que qualifica quem insulta e não quem é insultado!
De Jorge a 21.04.2017 às 18:42
Está a falar do Belém certo? :-D
Sinceramente depois de ler o tom dos vários comentários que vem fazendo neste blog, não estava à espera que torcesse pelo Sporting quando o Benfica não pode ganhar. Ñão estava nem estou.
De Nelson a 21.04.2017 às 16:04
Leão Zargo, sendo a aliança uma invenção da cartilha do Alcarnidão só lhe fica bem concordar com um benfiquista.
Na minha modesta opinão, o seu post está excelente nos dois primeiros parágrafos, mas quando no terceiro alinha com as invenções que vêm de Carnide, só posso discordar. Sou muito critico do Bruno de Carvalho, mas não alinho no jogo dos vermelhos.
De Aracaçu a 21.04.2017 às 16:08
De Santana Duarte a 21.04.2017 às 16:13
Só alinha no jogo dos azuis, naturalmente!
De Nelson a 21.04.2017 às 18:02
O meu sangue é verde.
De Francisco Maria a 21.04.2017 às 16:26
Não consegue mesmo libertar-se do pensamento salazarista... está-lhe no sangue!
De Nelson a 21.04.2017 às 17:56
Estamos perto do 25 de Abril, a referência a salazar vem mesmo a propósito não há dúvida.
Nelson
Existe uma aliança de facto entre o Sporting e o Porto. Ela não existe por ter sido referida pelo Benfica, mas pela convergência momentânea de interesses entre leões e dragões. Não foi a primeira vez que isso se passa, nem será a última.
De Nelson a 21.04.2017 às 17:53
O meu amigo acredita no que quiser, mas só pode ser mesmo uma questão de fé, pois essa aliança não passa de um delírio.
Nelson,
cada um tem as suas certezas e as suas dúvidas...
De Nelson a 21.04.2017 às 18:46
Leão Zargo,
Obviamente que sim, mas amanhã ao fim do dia, o sporting ficará a 5 pontos de distância de Benfica e Porto, não é certeza nem dúvida, é mesmo fé.
Bom... também tenho essa fé! E a certeza de que, sendo assim, o Campeonato ainda vai animar!
De MarcoI a 21.04.2017 às 20:18
Não querendo aborrecer ninguém, acho que o SCP fica a 8 pontos do SLB e a 7 do FCP :-)
E depois "gostaria" ( entre mil aspas" ) que o Saraiva e o BdC começassem a fazer posts sobre o FCP. Evidenciaria ( dentro da demencia) uma "estratégia desportiva" um pouco acima do apenas " vamos dizer mal do Benfica que pelos vistos mantemos os empregos bem pagos".
O aparte, ou post scriptum, nestes dias, infelizmente, é o " que seja um grande jogo e festa, ganhe quem ganhar!" ( que é o meu sincero e permanente desejo neste futebol português)
De Paulo Matos a 21.04.2017 às 16:13
Este tipo de dirigentes aparecem sempre da mesma forma. Foi o marasmo reinante em Alvalade, que proporcionou o aparecimento desta personagem.
O palavreado, o currículo e a atitude, nunca me enganaram.
Bazófia é palavra mais adequada ao actual presidente do SCP.
Este fulano, não trouxe nada de novo ao Sporting e com o tempo isso mesmo tem-se evidenciado, rodeando-se das mesmas pessoas que há décadas cavaram o fosso em relação aos nossos rivais.
Perante o retumbante insucesso, há que fazer barulho, para iludir os menos atentos e que confundem o grandioso Sporting, com a fraca figura deste presidente.
É extremamente redutor, o Sporting por esta altura ser unicamente notícia, pela mão do presidente. Triste realidade!
Paulo Matos,
tem razão. Vai mal um clube quando é "notícia pela mão do presidente". É preocupante quando o presidente pretende substituir-se ao clube e aos seus órgãos sociais!
De Cris Dileo a 21.04.2017 às 16:52
Não creio que haja nenhuma aliança
Há como foi dito um aproveitamento do Porto e há um clima cada vez mais insuportável de guerras mais ou menos sujas agora a 3
Agora há uma coisa que pelo menos a mim me salta à vista.
O Porto (na voz do seu director de comunicação) é imensamente mais mortifero que BC, Saraiva e todos juntos.
O Porto sabe jogar este jogo e o Sporting não a começar pelo timming dos "ataques", porque neste momento o Sporting nada tem a ganhar e o porto tem.
Então na minha opinião se há um tipo de jogo sujo que não gostamos de fazer e que ainda por cima não somos bons a fazer, mas vale não o fazer.
Concentremo-nos em nós proprios. Provavelmente não basta ser melhores que os outros para ganhar - é preciso ser bastante melhor, mas mesmo assim temos mais hipoteses do que a entrar neste jogo.
Cris Dileo
Tem razão em muito do que afirma, nomeadamente na eficácia comunicacional do Porto. Comem-nos a todos que nem passarinhos! No caso do Sporting já se viu que a competência não abunda.
Seria bom que o Clube se concentrasse na maximização dos seus pontos fortes e na minimização dos pontos fracos. Mas, já se percebeu que não existe estratégia alguma, decorre essencialmente ao sabor dos humores do presidente!
De TOD a 21.04.2017 às 18:30
"Não creio que haja nenhuma aliança", acredita então que haja alguma?
Se não tivesse havido no passado...
Sporting apresenta queixa por pretensos factos irregulares passados com jogadores do Benfica e ignora factos identicos na jornada seguinte com jogadores do Porto. Aliança? Pacto?
...é a verdade desportiva.
De Carlinha MR a 22.04.2017 às 00:51
Caro Leão Zargo...!
Subscrevo o seu posto e acrescento um ponto que penso ser importante:
- Se não houvesse a dita aliança, estou certa de que o próprio BdC e o seu clone falante...Saraiva, viriam a público, com 10 mil comunicados negar (sendo hiperbólica como o Bruno) !
Calam-se bem caladinhos, consentem! Por isso, que depois desta 'boleia', que não se apeiem ..e que ambos não cuspam no prato que hoje dividem! No Domingo, vai estar tudo normalizado...ou seja, de volta à bulha com tudo e todos!
Repito: quem cala, consente e mais nada!
Que o nosso SCP vença mais logo, que para BdC é só mais um jogo sem importância...mas um dérbi é um dérbi!
Se o Benfica vencer com justiça e caso não causem problemas, eu vou dar os parabéns, custe a quem custar!
Deixarei tudo dentro das 4 linhas....porque a selvajaria é demais ..fora delas!!
E gosto muito de DESPORTIVISMO...!
Beijinhos estimado LZ!!
Estimada Carlinha
Só agora é que me apercebi do seu oportuno comentário, mas ainda bem. É que agora, depois do jogo de ontem, temos uma melhor noção da crise em que o Sporting caiu. Uma equipa sem rumo, um treinador inconsequente, um presidente sem tento. É difícil chegar a pior situação!
Um beijinho... e um bom domingo!