Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Desde que se iniciou esta temporada, que os adeptos sportinguistas esperam o anúncio de contratações que preencham posições consideradas carenciadas.Nalgumas opiniões até vejo alguma desilusão, quando não algum desespero, pela não contratação de um defesa e de um médio defensivo. Ainda ontem o Rui Gomes manifestou desagrado, demonstrando alguma irritação. Ora não sendo o nosso administrador de ter posições muito extremadas sobre a vida do Clube, não deixei de ficar com alguma perplexidade.
Eu compreendo a insatisfação dos adeptos sobre este assunto, e mentiria se não dissesse que também tenho sentido alguma ansiedade, esperando todos os dias por novidades. Mas como pretendo manter os pés assentes na terra, olho para a situação com algum realismo. Não duvido que a estrutura do Clube, tenha detectado carências e determinado alvos. E ao contrário de opiniões que leio, estou convencido que não tem estado a dormir na forma. O exemplo mais flagrante foi a contratação de Gyokeres, extremamente difícil, e que obrigou a um esforço financeiro bastante elevado. Outros alvos, que não conhecemos, terão sido referenciados, e quem sabe abordados. Acontece que uma coisa é querer, outra é poder. E isso depende dos meios financeiros disponíveis e da vontade de quem tem de vender.
O que me parece, é que para além de um plano A, concretizável ou não, deve existir um plano B, onde pontuam reforços vindos da formação e que vêm mostrando capacidades a acima da média. Dou como exemplo Afonso Moreira que se tem mostrado a um nível muito alto. Mas há outros. Também Quaresma parece fazer parte das opções do treinador, e já foi testado para o efeito. Há neste plantel, para além de Morita como médio defensivo, outras opções válidas. Podem dizer que são inexperientes. A verdade é que se nunca forem testados, dificilmente ganharão experiência
Fazendo um balanço rápido vendemos Porro e Ugarte e conviria encontrar alguém com a mesma competência. Para defesa direito, Carmona, o alvo escolhido, falhou pelas razões conhecidas. Zanoli está a encontrar resistência do Nápoles. Se St. Juste não continuasse a ser uma incógnita bizarra poderia ser a solução desejada. Para o meio campo existem apenas referências vagas. O que não significa que não haja trabalho nesse sentido.
Portanto, se condições financeiras não permitirem contratar jogadores de reconhecido valor, e logicamente caros, não vale a pena desperdiçar dinheiro em activos que nada acrescentam, como se viu na época anterior. Indo um pouco contra a corrente, penso que se falhar o plano A, um plano B tem de avançar, e isso não me tira a esperança, porque no futebol as surpresas também acontecem.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.