Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma conferência de imprensa surreal

City Lion, em 19.05.15

 

18431552_dkklB.jpg

Deu para reparar no tom dos apoiantes (pagos e não pagos) do Bruno Carvalho algum desespero nos comentários que aqui colocaram aos nossos posts nos últimos dias. Percebi agora porquê – a conferência de imprensa lamentável de 6ª feira passada que só consegui ver ontem na íntegra, apenas não é fatal para o Bruno Carvalho porque quase ninguém a terá visto.

 

A ameaça latente / concretização de despedimento do Marco Silva que nesta altura em nada beneficia o Sporting, mostra que existe já uma grande desorientação e que as várias trocas nos assessores de comunicação não ajudam a resolver. A questão é mesmo mais a nível psicológico e de personalidade e isso não muda facilmente.

 

Voltou em força à conversa das 24 horas de trabalho e do sonho de infância que já enjoa, os auto-elogios até no caso do “Facebook” que mostra que não aprende com os erros e ainda a permanente campanha eleitoral com a referência à concretização das medidas do programa eleitoral (foi pena não ter referido aquela parte das contratações cirúrgicas).

 

O “quem diz é quem é“ quando refere as “sacanices”, revelam claramente a falta de maturidade e estofo para ocupar um cargo com esta responsabilidade.

 

A mim o que mais me chocou ainda foi a permanente vitimização “querem desestabilizar-me” e a personalização de tudo nele e identificar-se com o Sporting: “um ataque ao Presidente é um ataque ao Sporting”, quando ele próprio, em muitos casos até bem, “atacou” diversas vezes o anterior Presidente do Sporting. É a mesma coerência quando o maior defensor dos fundos que já tivemos é agora o seu grande inimigo.

 

Ri-me muito quando fez a referência aos papagaios, quando tem dois dos mais conhecidos que são os seus maiores apoiantes, “elos de ligação aos sócios” e que nome se dá a pessoas que gostam de falar muito e só dizem asneiras ou nem dizem nada?

 

Ainda tem a lata de apelar à concentração dos jogadores quando é o primeiro a tentar desconcentrá-los (felizmente no plantel ninguém lhe liga nada) e ainda diz coisas como em “profissionais de futebol não há desestabilização” como se ele soubesse alguma coisa de futebol e de como funcionam os futebolistas. Referir os dois últimos jogos do campeonato como “cruciais” é de uma enorme falta de noção e se a ideia era arranjar mais desculpas para despedir o Marco Silva, para já deu-se mal.

 

A referência ao Marco e ao macaco foi já uma coisa a nível de primata e a frase que lhe saiu “ainda não houve telefonema do treinador ao Presidente” a referir-se ao almoço com Pinto da Costa, mesmo que depois disfarçada, é absolutamente sibilina e mostra o mau carácter e falta de escrúpulos do Carvalho, mesmo que tenha havido histórias para trás complicadas da parte do Marco Silva (mas se assim fosse já o teria que ter despedido). Não tenho qualquer duvida que a noticia foi “plantada” pelo próprio Presidente do Sporting ou alguém ligado a ele com o objectivo de descredibilizar o Marco Silva.

 

Em tudo, fez-me lembrar muito um antigo Presidente dum clube rival que também tinha momentos de devaneios como este e uma “guarda pretoriana”. A minha mulher que ia espreitando a TV perguntou-me ingenuamente se ele estava bêbado e talvez só isso poderia desculpar o que se passou nesta conferência de imprensa surreal e embaraçosa para um clube com a nossa história e tradição.

 

Deixo para o fim a pergunta inevitável: até quando temos que aturar isto? Não haverá alguém na Direcção que consiga ajudar a que este mandato acabe com alguma dignidade? O Bruno Carvalho ainda por cima convocou os restantes órgãos sociais para participar nesta autêntica vergonha e imagino depois disto a tentação de vários em seguirem o exemplo do Vice-Presidente que já se demitiu.

 

 

P.S.: Uma vergonha os incidentes à volta da festa do título que também vi à ontem noite e imagens como estas de um roubo ao armazém do Guimarães que também deveriam levar a polícia  a actuar.

 

publicado às 09:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


72 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 10:45

Meu Caro,
A conferência só é surreal porque na mesma nada foi dito de diferente.
Chamar a si a "destabilização" é próprio de um bom líder. Pinto da Costa, já o fez em tempo.. e acho que é um bom dirigente (apesar das vitórias menos claras).
No tema Marco Silva, acho que BdC ao despedi-lo vai dar um tiro nos pés, no entanto ele está a "quebrar" uma linha de sucessivas direcções que nos levaram quase à falência... a meu ver, economicamente está melhor que os anteriores...ou pelo menos é isso que as "contas" estão a evidenciar....
E o problema geral do Português é que estamos muito avessos a mudanças.... sejam elas boas ou menos boas...
Eu dou o beneficio da dúvida e não acredito que BdC queria assim tanto mal ao Sporting, pode querer o seu protagonismo, mas penso que defenderá o SCP seja onde for....
SL
Imagem de perfil

De City Lion a 19.05.2015 às 11:19

PSousa, não tenho duvidas que o Bruno Carvalho tenta seguir o seu guru Pinto da Costa. Quanto à parte financeira só queria dizer que o Bruno Carvalho não teve nenhuma opção neste campo (ao contrário do seu antecessor com credito na banca) e ainda assim conseguiu desperdiçar bom dinheiro em muitas contratações falhadas. O Bruno Carvalho a mim já não engana - em 1º çugar está ele e em 2º tambem e o Sporting é um meio para as suas ambições de protagonismo / necessidade de ganhar dinheiro etc.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.05.2015 às 11:29

Qualquer credibilidade que lhe queiram dar (eu não a dou.) esfumaça com muita facilidade com estes seus comentários.

Não o incomodo mais e continue lá na sua cruzada de "grande sportinguista" ... tanta humildade sua!

Imagem de perfil

De City Lion a 19.05.2015 às 11:32

Sérgio Palhas apoiantes deste Presidente ainda têm a lata em falar de humildade!! Tá mesmo tudo doido. Pobre Sporting.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 19.05.2015 às 11:44

Sinceramente não era para lhe responder mas ....

Desculpar-me com as falhas dos outros não faz o meu género já do City Lion é o que se vê.

"Pobre Sporting"!??? o Sporting está acima de tudo e de todos e ainda bem que assim já que nenhum de nós é dono da verdade ... apesar de o City Lion achar se como tal.

Prossiga lá com as suas dissertações "de grande sportinguista" "preocupado com o Sporting"!
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 19.05.2015 às 14:37

pobre sporting digo eu seguindo na mesma linha do sr. por ter opositores como o city
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 11:45

City,
É a sua opinião que eu aceito.
Sobre os valores gastos ou não, nem vou comentar.. pois antes dele vieram muitos que gastaram o euros do Sporting em PONGOLES!
Qual de nós não queria estar na pele de BdC e ser presidente do SCP?
Será que não me mostraria mais e que alguns achassem em demasia?
Meu caro, a mim ele também não me engana... mas se ele quiser estar em 1º em 2º lugar e até em 3º ... mas que isso venha no futuro trazer beneficio ao SCP ... que fique!
Alias, só demonstraria que era "menos inteligente" se não o fizesse!
Sem imagem de perfil

De UncleP a 20.05.2015 às 05:39

um bocadinho de coerencia por favor. O BDC quer transformar o Sporting no novo Benfica, mas tem como guru o Pinto da Costa? O Presidente quer sugar o que, como e onde? Ganhando 5.000 Euros? O outro tinha credito na Banca e no Ministerio Publico tambem. Ridículo!
Sem imagem de perfil

De OCR a 19.05.2015 às 15:22



"... a meu ver, economicamente está melhor que os anteriores...ou pelo menos é isso que as "contas" estão a evidenciar...."
Mas para equilibrar as contas tem andado a vender as "jóias" que "herdou"!

Chama a essa forma de proceder uma grande gestão?!

Disso até eu sou capaz de fazer e não sou licenciado em gestão!
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 15:28

OCR,
Já tive uma pequena "picardia" consigo e não me permito mais debater consigo as nossas diferentes opiniões dessa forma tão acalorada. Por isso só questiono:
1) Eu não disse que era uma grande gestão! Porque não falou nos diversos cortes que a direcção do SCP fez?
2) E não foi o que fizeram todas as direcções que por lá passaram? Vender as jóias que vão herdando?
3) Eu, pessoalmente, prefiro que você me dê a sua opinião sobre o tema e que as minhas palavras não sejam vistas como a "verdade" mas sim como a minha humilde opinião.
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De OCR a 19.05.2015 às 15:51



"Eu, pessoalmente, prefiro que você me dê a sua opinião sobre o tema e que as minhas palavras não sejam vistas como a "verdade" mas sim como a minha humilde opinião."

E eu não lhe disse que a sua opinião era uma mentira! Fiz-lhe somente uma pergunta, que você preferiu não responder de forma concreta. É o seu direito, mas a pergunta fica no ar... e sem resposta.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 15:55

Leu mal caro OCR....
Eu escrevi.... e respondi à sua questão....

Resposta - "Eu não disse que era uma grande gestão!"
Acrescento - Disse que estava a fazer um bom trabalho a nível financeiro, com venda ou não de joias...com mais ou menos cortes... com aquilo que quiser... mas está a estabilizar a coisa... (até pq "foi obrigado")

Tenho a ligeira impressão que outros fariam o mesmo....

Mas eu também lancei algumas questões... mas não necessito de resposta porque acho que as sei....

Um abraço
Sem imagem de perfil

De OCR a 19.05.2015 às 16:52


"E não foi o que fizeram todas as direcções que por lá passaram? Vender as jóias que vão herdando?
Tenho a ligeira impressão que outros fariam o mesmo...."

Sabe! É que estou farto de ler os seus apoiantes mais fanáticos a gabarem-no e a dizer tem feito uma gestão melhor que doutros, quando como se sabe, ele fez aquilo que outros fizeram antes, igualzinho ao que já vinha a fazer o GL desde Janeiro de 2013.Logo que não tivesse dinheiro próprio para meter no clube (como fez o Sousa Cintra), crédito junto da Banca e não tivesse investidores imediatos, como tanto prometeu aos seus apaniguados, não teria outra solução que seria de vender o que tinha mais à mão.
Mas não foi isso que ele prometeu antes das eleições, que iria vender jogadores! E que não venham com as desculpas que não sabia do que se passava, porque ele e os seus apoiantes diziam e escreviam bem antes de ser eleito, que o Sporting tinha um passivo superior a 500M€.

SL
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 17:05

Meu caro,
Eu sei que não se referiu a minha pessoa, mas eu não o gabo, nem digo que fez melhor ou pior... uma coisa ele está a fazer e se calhar outros fariam o mesmo no lugar dele, estão a reduzir o passivo... com mais artimanha ou menos .. os números que nós temos acesso, confirmam!
É verdade, ele pode ter feito promessas.. mas outros tb o fizeram... nem tudo o que é campanha eleitoral... pode ser cumprido... e no nosso país.. bem sabemos disso!
Acho que como aos outros eu vou dar o beneficio da duvida e esperar que faça um pouco melhor que os outros.... e acima de tudo está o SCP .. esse sim deve ser a nossa preocupação....
SL
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 17:07

Esqueci-me de referir ... mais uma vez aqui neste BLOG...
Que não o apoiei ... nem a ele nem a outro...qualquer um deles não me inspirava nada de melhorias para o meu Sporting... mas alguém tinha de ir para lá, certo?
SL
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 19.05.2015 às 17:16

quando como se sabe, ele fez aquilo que outros fizeram antes, igualzinho ao que já vinha a fazer o GL desde Janeiro de 2013.

tenho de dizer ocr que foi do melhor que li ultimamente lol

votou couceiro ?
ok o que seria que o couceiro ia fazer perante esta herança ?

o que fazia diferente ?
Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 17:26

Fight eu sei que não foi para mim....
Mas é obvio que todos os que forem para lá tem de gerir com as joias que tem na mão, ninguém é mais do que os outros... a gestão desportiva é quase sempre igual.
Podemos é ter sorte de termos mais "CR7"; "Nani"; "William Carvalho" e onde consigamos tirar maior proveito das vendas....
Depois nas compras, é ter olho e a sorte de os mesmos se valorizarem...
Não vai haver nenhum presidente que entre em qualquer clube que vá com os "seus" milhões ... ajudar o clube! Tem de haver esta "engenharia financeira" e BdC não é melhor ou pior... mas que está a reduzir o passivo... está...
SL
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 19.05.2015 às 18:01

psousa não foi para si.
que existe gente que não goste do bdc aceito agora querem culpar o homen por tudo o que se passou no clube é ridiculo.

Não vai haver nenhum presidente que entre em qualquer clube que vá com os "seus" milhões ... ajudar o clube!

mas qual a duvida, alias temos um exemplo do outro lado de enriquecimento.

tinha que reduzir o passivo, não tinha outra solução mas também sou da opinião que téra que fazer um maior investimento no futuro mas para isso temos de estar sempre na champions, temos de ter receitas os bancos fecharam a torneira como sabemos.

quando se diz que vendeu as joias só me posso rir e bem alto, então o bruma ia fugir para o porto a custo zero e o bdc contra tudo e contra todos conseguiu vender o rapaz por 13 milhoes se não estiver errado, ora bem para essa gente era melhor ter ido a custo zero para o porto, boa herança.
o illori também queria sair nem que estivesse parado por 2 anos, conseguiu vender por 7 milhoes, boa herança.

estes 2 jogadores no tempo do godinho seriam vendidos por truta e meia e a gente sabe disso, tivemos varios exemplos.

o dier tinha uma clausula que podia ser vendido por 5 milhoes, outra boa herança, queria aparentmente um ordenado que não era suportavél nessa altura para os cofres do clube, e se a direção tivesse aceite esse aumento de ordenado ( veja o que o dier ganha no tottenham )teria de aumentar automaticamente outros jogadores para o mesmo level ( mané - cedric - carrillo - entre outros )o que significava um enorme aumento no orçamento e que não podia por imposição dos bancos.
é tudo culpa do bdc, já chateia.

em relação a reforços estou de acordo que alguns não foram aquilo que se esperava mesmo sendo promessas podiam ter se calhar uma melhor qualidade mas todos nós sabemos que não se contrata 5 jogadores e todos eles vingam não acontece em nenhum clube do mundo.
embora estou convicto que alguma promessas contratadas ainda nós vão dar alegrias, caso gauld - dramé e acredito no potencial do slavchev.

no passado não critquei algumas contratações como por exemplo jeffren, então o gajo veio do barcelona e de vez em quando jogava com o guardiola só podia ser bom quem é que ia advinhar que seria um flop, no passado houve boas contratações e outras nem por isso, o problema foi o dinheiro que gastamos.

bola de cristal ninguém tem, o que se exige é esforço e dedicação.
o jardim que percebe muito de futebol foi buscar o heldon e acreditava nele e mesmo assim não deu

acredito que este ano vamos dar um pequeno salto em materia de contratações, umas vão correr bem outras nem por isso, o balanço final é o mais importante.

tudo bem que alguma gente não goste do bdc e da sua postura mas não dão um minimo de mérito em nada e isso é simplesmente má fé.




Sem imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2015 às 18:06

apoio.... acho que nem tudo são rosas... mas também não são espinhos.
É ver para crer...
Saudações Leoninas...
Sem imagem de perfil

De OCR a 19.05.2015 às 23:45



Eu não votei em nenhum. Desde logo me apercebi que nenhum dos concorrentes não possuía condições para ser o presidente do Sporting e cada um deles por razões diversas.

Não me comprometi com nenhum e por isso mesmo me considero um critico independente e quando aponto falhas apresento também factos, o que tem deixado sempre alguns à deriva.
Sem imagem de perfil

De João P. a 19.05.2015 às 22:05

É fácil perceber quando uma pessoa está de boas fé ou de má fé. O senhor OCR é evidente que é daqueles que não tem problemas em distorcer factos para chegar onde quer.
Então vamos lá falar do Dier, Illori e do Bruma mais uma vez:

Bruma- Colocado a jogar na equipa principal sem a renovação estar assegurada. Contrato tem mais 1 anos de validade mas jogador e empresário vão para contencioso porque consideram que o contrato do jogador terminava no final do ano. Sporting ganha em contencioso e sabendo que o jogador e sobretudo o empresário não querem continuar no clube consegue-se uma venda por 10 M de euros por um jogador que passado 6 meses estava livre para negociar.

Illori - Colocado a jogar sem renovar, a duração do contrato era de mais 2 anos. O jogador face às propostas que tinha queria sair. Um central com uma dúzia de jogos a nível sénior vendido por 7,5M.

Dier - Mais um que foi colocado na montra antes de renovar. Processo de renovação foi-se arrastando, o jogador tinha propostas muito mais elevadas. Como era do conhecimento público tinha uma clausula de 5M para clubes ingleses. Clausula essa que foi acionada e que obrigava o Sporting a igualar o ordenado oferecido ao jogador. O Sporting podia faze-lo? O jogador queria ficar?

Nestes 3 casos há um erro clamoroso que é não se ter feito contratos de longa duração com esses jogadores e quando se pretendeu faze-lo já os jogadores tinham valorizado imenso. Já para não falar da clausula criminosa do Dier.

Querem comparar com o que é feito agora? Vejam quantos anos de contrato têm o Gelson Martins, o Tobias Figueiredo, o Podence, o Palhinha, o Francisco Geraldes, o Matheus, o Wallyson, etc...

Mas continuem lá a tentar menorizar os resultados financeiros pelo fato de se ter vendido estes 3 jogadores no contexto em que foram vendidos.

Veremos se daqui para a frente algum jogador da formação será lançado na B ou na equipa principal sem a renovação estar feita. Veremos também por quanto serão vendidos jogadores de grande talento que renovaram com esta direção.

Quanto às contratações efetuadas já aqui falei do número exagerado e da falta de qualidade de algumas delas. Mas já que estamos a falar da questão financeira contem comigo para fazer o saldo quando todos os jogadores forem embora. Só no Maurício 2M positivos, veremos se o Slimani não paga todas as outras efetuadas no 1º ano. Mas esperemos para ver.
Sem imagem de perfil

De OCR a 20.05.2015 às 09:28



"Bruma- Colocado a jogar na equipa principal sem a renovação estar assegurada."

Igualzinho ou pior, ao que foi feito depois, por exemplo como o Zé Turbo, que foi inscrito e jogou nos juniores, sem sequer ter um contrato assinado!

-ILLORI: Ainda tinha 2 anos de contrato e com espaço suficiente para valorizar o jogador (atendendo à falta de centrais que havia no Clube) e vende-lo bem mais caro no ano seguinte, à distancia de 1 ano do fim do seu contrato!

-O Dier é um caso típico da casmurrice do BdC, que não aguenta que lhe ofereçam resistência e que para se ver livre dele e para poder encaixar mais algum dinheiro para o seu R&C, lhe ofereceu menos do que então ganhava!

O que se passou depois com o Mateus Pereira é top em asneiras na sua gestão desportiva!

Afastou o jogador durante 10 meses por ele não ter aceite a proposta que lhe fez anteriormente (3 mil euros mensais) e passado esse tempo assinou o contrato com números parecidos com o que anteriormente lhe ofereceu o Mónaco, à volta de 15 mil euros mensais, cerca de 5 vezes mais!
Entretanto, o jogador só não ficou no Mónaco por razoes administrativas. Se lá tivesse ficado, pode-se imaginar agora o que diriam do jogador os apoiantes mais fanáticos do BdC! Certamente o mesmo que tem dito do Illori, Bruma e Dier.
Sem imagem de perfil

De OCR a 20.05.2015 às 09:34



Ah! A clausula criminosa foi feita quando o Dier tinha 16 anos!

E quando a eu distorcer factos...tenha a coragem de os apontar, também com factos!
Sem imagem de perfil

De João P. a 20.05.2015 às 11:16

A sério que está a comparar o Zé Turbo com o Bruma? Sem comentários. Digo-lhe desde já que esse jogador dificilmente alguma vez jogará numa grande equipa. O Bruma desde as camadas jovens que era apontado como um predestinado.

Illori- Quem lhe diz que se aguentássemos o jogador mais 1 ano (ano final de contrato)o jogador não iria preferir aguardar e ficar livre em Janeiro? Um clube negociar jogadores com apenas 1 ano de contrato nunca é a situação ideal. Na maioria desses casos os jogadores são negociados sempre por baixo.

Dier- Não posso rebater uma situação que dá como certa porque eu não tenho fontes nenhumas. Mas já agora onde é que sacou essa que a proposta do Dier era menor do que já ganhava? O que é certo é que o Tottenham lhe apresentou uma proposta altíssima que dificilmente podia ser igualada. Portanto esse argumento torna-se inócuo.
Não percebi o que interessa a clausula ter sido assinada com 16 anos. Está a querer insinuar que ela já não existia. Provas se faz favor.

Matheus e não Mateus - Mais uma vez não posso rebater informações que não estão acessíveis aos comuns dos mortais. Facto mais uma vez é que o jogador renovou. E se foi por esse ordenado é um investimento que terá de certeza compensação.

Sem imagem de perfil

De OCR a 20.05.2015 às 12:11



Ó homem! Leia bem o que escrevi! Onde é que você leu eu a comparar o valor entre os 2 jogadores?!

Você escreveu que o Bruma tinha sido colocado na equipa principal sem renovar (soube-se depois que havia um contrato alinhavado desde Dezembro de 2012, entre o GL e o seu agente) que o BdC não quis finalizar e eu comparei-o com o que aconteceu recentemente com o Zé Turbo! Quanto ao valor deste, eu recomendo-lhe que tenha mais cuidado nos seus julgamentos de valor sobre o jogador, porque quando da saída do Bruma, também os brunistas disseram "cobras e lagartos" sobre o seu valor e agora parece que há alguns clubes europeus atrás dele!

Caso curioso, a sua dúvida sobre o Illori, você não a teve com outros na mesma situação, entre os quais com a do Matheus Pereira, a quem o BdC só lhe ofereceu a renovação do contrato (em 2014), quando faltava um ano para ficar livre.

Sobre o Dier, foi dito na altura da discussão que o seu último contrato tinha sido feito com a idade de 16 anos! E não venha com a desculpa de não saber, porque então quando não se sabe ou não se quer saber, será sempre melhor não comentar, para evitar de fazer acusações sem nexo.

Não se sabe ao certo quanto o BdC ofereceu ao Matheus Pereira no ano passado, mas presume-se que lhe tenha oferecido bem menos do que o Mónaco! E se em Janeiro último, o jogador resolveu não respeitar o acordo que tinha com o Mónaco, é porque o BdC lhe deu satisfação, que 10 meses antes não lhe quis dar. E nem se compreende outra coisa...

E passe bem.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo