Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma estranha generosidade

Leão do Norte, em 18.02.24

César Boaventura foi condenado por crimes de corrupção activa no desporto, provando-se o aliciamento a jogadores do Rio Ave no sentido de facilitarem no jogo contra o Benfica na época 2015/16.

O Tribunal deu como provada a existência de uma relação próxima entre o referido agente de jogadores e Luís Filipe Vieira, tanto pessoal como profissionalmente.

O Ministério Público, em Março de 2023, ilibou a Benfica SAD por não existirem indícios suficientes de que César Boaventura, não pertencente à estrutura da referida SAD, tenha sido mandatado por alguém da liderança da mesma.

Screenshot (1296).png

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol arquivou vários processos relativos a aliciamento a jogadores, tendo também ilibado o SL Benfica de uma possível relação com o dito César Boaventura. Por "simpatia" e "diluição", o mesmo Conselho de Disciplina incluiu o Sporting no comunicado que expressa esta decisão, aludindo a um eventual envolvimento do clube leonino num jogo com o Marítimo.

Abstenho-me de avaliar ou comentar decisões proferidas pelo Tribunal. São soberanas e só há que as acatar. No entanto, é impossível não questionar as motivações que levaram um agente de jogadores, a expensas próprias, a "investir" valores elevados em favor da vitória de uma determinada equipa.

Uma súbita e desmedida paixão clubística?

Um desvario comportamental?

Uma atitude "filantrópica", qualquer que seja o beneficiário?

Uma abundância económica que impulsiona este dispêndio de capital?

Desde as mais pertinentes às mais ridículas, é lícito e necessário colocar diversas questões sobre esta estranha "generosidade" e disponibilidade financeira de César Boaventura, bem como sobre a "inocência" do principal beneficiado com este comportamento.

A "impossibilidade" que os órgãos judiciais ou disciplinares têm em estabelecer o nexo de causalidade entre determinadas acções, não pode de modo algum esconder a existência de prejuízos para terceiros. Muito menos pode afectar a capacidade crítica dos adeptos ou coartar o raciocínio que deve ser efectuado.

P.S.: Apenas a título de curiosidade, já que de mais nada serve, é interessante notar que o juiz referiu a palavra 'Benfica' 64 vezes no acórdão que condenou César Boaventura.

publicado às 09:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


55 comentários

Sem imagem de perfil

De Elsa a 18.02.2024 às 11:59

Boa Tarde Leão do Norte,

A minha intervenção vai dar aso a celeuma mas não sendo de todo essa a minha intenção, conto com a sua colaboração.

Há muitas coisa que não me agradam no Benfica e das quais sou muito crítica.

Esta promiscuidade é uma delas mas quero acreditar que o Benfica não pediu a esta criatura para aliciar jogadores em seu nome. Sobre a justiça desportiva, também não faço ideia se podia actuar de forma diferente dado a decisão dos tribunais, o que sei é, que quando as houve com no AD, assobiou para o lado.

Mas, deixo um pergunta, no Sporting houve o Cashball, também não ficou provado um eventual intenção de favorecer o Sporting, não vejo ninguém a dizer que a justiça desportiva devia ter actuado.

Mais uma vez, isto não tem a ver com clubismos, penso que ambos gostaríamos de um futebol bem mais transparente no que aos seus meandros diz respeito.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 12:57

Boa tarde Elsa,
Independentemente da diferença de cor clubística reconheço-lhe a isenção para, construtivamente, debater assuntos relacionados com o meu Clube.

No entanto, ao referir o Cashball, está a comparar o incomparável. Ao contrário do caso do César Boaventura, no Cashball o tribunal absolveu todos os arguidos. Isto para não falar nas contradições, e posterior silêncio em tribunal,
do denunciante desse caso, curiosamente também com o César Boaventura na história, a indiciarem a elaboração de um caso bem à medida.

No caso em discussão o tribunal deu como provado os crimes de corrupção activa no desporto por aliciamento a jogadores e se não foi o Benfica que pediu, a esta criatura para o fazer, como interpretar este comportamento singular do indivíduo?
Não podemos ficar pela conclusão que um indivíduo, num comportamento autónomo, lembrou-se de gastar umas centenas de milhares de euros para um fim onde ele não era o beneficiado.
Todas sabemos que há diversas formas de "pedir" e se esperamos que elas sejam directas estamos a ser ingénuos, para não dizer algo mais contundente.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 18.02.2024 às 13:34

Caro Leão de Norte,

Antes de mais, grata por me ter entendido para lá das cores que defendemos.

Dou de barato, bem entendido, o que diz, o futebol tem zonas muito cinzentas para não dizer negras, e não é seguro meter as mãos no fogo por ninguém.

Mas, sinceramente, faz-me confusão, pous o Benfica teve 10 anos de correspondência exposta, muita delactruncada - e por favor não me diga que não, por que eu li, tive que o fazer, como compreende, foi alvo de inúmeras buscas, e nada se prova, francamente chateia-me esta desconfiança constante.

Que o LFV, por ser presidente do SLB, terá enriquecido mais facilmente, não tenho dúvidas mas daí a dizer que o Benfica foi isto e aquilo, já me parece demais embora tenha perfeita noção de que o mal está feito, a praça pública já ditou há muito a sentença.

Continuação de bom domingo!
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 18.02.2024 às 13:57

A praça publica ditou a sentença e esta semana o Tribunal também, temos pena. São corruptos até ao tutano.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 14:54

Cara Elsa,
Independentemente de tudo o que disse em defesa do Benfica, não consigo encontrar outra motivação para as acções do Boaventura, que não as de agir a "mando" de alguém. Fosse esse 'mando" por interposta pessoa em relação ao "mandante" principal.
Como o Benfica é o beneficiário....

Um bom Domingo também.
Sem imagem de perfil

De O fala verdades a 18.02.2024 às 18:00

Elsa nem há comparação da invenção do cashall, ? Tantos crimes , desde os emails, comprar jogadores das equipas adversários para perder, vouchers, arbitros com a vida controlada, túneis, campeonatos ganhos indevidamente, via se dentro da campo, tantos casos, o Sporting nessa altura nao ganhou nenhum campeonato, no cashall? A justiça não funciona por medo, forte para os fracos, mas isto não é só no futebol, acho tem todos o rabo entalado, e com medo perderem os tachos , o polvo é muito grande i,sto estava a pedir um gênero de castigo cálcio caos, o futebol português mudava para melhor, e árbitros estrangeiros o Sporting tem sido uma vítima do sistema, roubado em títulos de campeão, e financeiro pelo menos de á quarenta anos para cá, só não vê quem não quer.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 19:34

Pedir uma limpeza no futebol português é como pedir ar puro no IC19 em hora de ponta.
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 18.02.2024 às 13:12

O Cesar Boaventura era amigo intimo de Luis Filipe Vieira, foi apanhado numa escuta telefonica com este ultimo a negociar jogadores e já numa altura em que se encontrava com pulseira eletronica em casa andou a negociar o Meité para a Turquia. Posto isto, acreditar que agiu por sua conta e risco neste caso das malas é o equivalente a acreditar na fada dos dentes ou no coelhinho da páscoa.


Quanto ao Cashball, ao contrario deste caso em que existiu uma condenação, todos os arguidos foram absolvidos.
Para além do mais, pelas evidencias recolhidas, o processo Cashball nao passou de uma artimanha engendrada pela cartilha lampiónica da altura para tentar colar o Sporting a atos de corrupção. As escutas desse processo até foram alvo de chacota por parte de insuspeitos benfiquistas como Ricardo Araujo Pereira.
Bem que nos tentam arrastar para a vossa podridão mas não ha instituicao mais corrupta no desporto nacional que o Carnide.
Ainda nesta época só se têm mantido à tona porque têm jogado a maior parte dos jogos em superioridade numerica.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 18.02.2024 às 13:37

Caro Pedro Casimiro,

"artimanha engendrada pela cartilha lampiónica, a sério?
Sem imagem de perfil

De Pedro Casimiro a 18.02.2024 às 13:55

Sim, a sério... Basta ver que o Cashball surgiu via entrevista combinada com a Tania Laranjo da CMTV a troco de uma quantia monetária e o proprio Cesar Boaventura admitiu ao MP ter estado na origem do processo Cashball.
Sem imagem de perfil

De Elsa a 18.02.2024 às 14:01

Está bem Caro Pedro,

Com esse nível de contra-argumentação, esta é um discussão sem sentido.

Continuação de um bom domingo!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 16:20

O próprio César Boaventura começou a lançar, para a opinião pública, dados do Cashball antes dele ser conhecido.
Sem imagem de perfil

De O fala verdades a 18.02.2024 às 18:08

O cashall custa me a escrever isto é capaz ser cashall lampião, invenção, ainda dissesse se o Sporting ganhou algum campeonato nessa altura, com jogadas idênticas ao dos lampiões, aí ainda se podia desconfiar, o Benfica deve ser o clube do mundo com mais esquemas, nunca ouvi falar em tal coisa só se for a Juventus que foi condenado por muito menos as em Itália não brincam, porque também antes do cálcio caos era uma desgraça, cá fazem tudo atropelam a justiça ameaçam juízes ,mandar calar as pessoas, dos outros clubes revoltados, e uma ditadura lampionica, os das antas também nao sao melhores
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 19:37

Os dois são como o "Roque e a amiga".
Sem imagem de perfil

De enterra a 18.02.2024 às 16:39

Minha Senhora

É preciso ter lata querer comparar o Cashball, onde não houve sequer um dirigente do Sporting acusado do quer que fosse, tendo mesmo o seu denunciador (Paulo Silva) confessado no tribunal estar arrependido pelo seu acto - e que o tinha feito, porque lhe ofereceram dinheiro - com os e-emails do seu clube.
Quero-lhe lembrar que esse Paulo Silva, foi acusado pela PJ no processo SACO AZUL, de ter sido o intermediário entre a SAD do seu clube, ao pôr a sua conta bancária ao serviço daquela, para o envio de dinheiro para o ex-árbitro Bruno Paixão, entre outros.
Para os lados da Luz, durante todos os processos de que têm sido alvos, têm tido a preocupação de sujar o Sporting e para o conseguirem têm estado prontos a tudo, mesmo de "misturar alhos com bugalhos"! E como prova disso mesmo, vê-se os seus cartilheiros nos canais de TV a dizerem o sempre o mesmo para se justificarem, quando se veem apertados!

Ainda me recordo, quando num dia de Abril de 2018, ter visto o LFV afirmar convictamente diante das câmaras de TV :"A partir de 2ª.feira, tudo isto vai mudar e iremos calar todos os que atacam o Benfica"! Não foi por acaso, que cerca de um mês depois, no dia 15 de Maio houve o ataque à Academia de Alcochete e a reprodução na CMTV uma conversa telefónica entre dois indivíduos que nada tinham a ver com o Sporting. Mais tarde, apareceu na Net para quem quiz ler, a transcrição - que eu tenho guardada no meu computador - duma conversa desse Paulo Silva com o seu advogado, onde este o repreendia por não ter aceite denunciar o André Geraldes assessor do Sporting, com a promessa da famigerada Tânia Laranjo da CMTV de em troca, lhe dar 30 mil euros! E ele respondeu: Mas eu nem sequer o conheço!...
Perante estes factos, analise de que lado foi montada uma CAVALA para "embarcar" o Sporting na onda corrupta do seu clube!

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.02.2024 às 20:27

O Cashball foi construído na esperança de que uma falsidade muitas vezes exposta e continuamente repetida se tornaria numa boa arma de arremesso.
Mas não o vão conseguir!
Sem imagem de perfil

De enterra a 18.02.2024 às 21:15

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.02.2024 às 21:51

O cashball foi forjado. Era bom que fossem ao dundo do cashball, porque o cashball é também um caso encarnado.
O cashball é uma piada, da qual Ricardo Aráujo Pereira até fez humor. É o tal caso em que pagavam aos corrompidos em envelopes com o emblema do Sporting.. É o tal caso que o arguido acabou por confessar que lhe pagaram para inventar o caso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.02.2024 às 21:53

Identificação???
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.02.2024 às 13:25

Olha, uma sonsa...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo