Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Aconteceu no “Prolongamento” da TVI24 com Pedro Guerra: “Isto é claramente um lance em que o Filipe empurra o Jonas, que se desequilibra e vai bater no Nuno Espírito Santo. Queria era apreciar o lance imediatamente a seguir, em que Maxi agride Jonas, mas disso o Sporting não quer falar. No afã de ajudar o Porto, esqueceu-se do lance.”

 

Naquela noite de 3 de Abril, Pedro Guerra entregou-se novamente ao desempenho do frenético personagem que criou para o programa em que faz a defesa do Benfica, a sua defesa do Benfica. Apareceu como sempre faz, de fato, camisa e gravata e munido de folhas e dossiês onde constavam os seus argumentos válidos, saídos da sua cabeça, porque, diz ele amiúde, está ali em nome pessoal e não como porta-voz do clube. Não é bem assim.

 

mw-680.jpg

A conta de e-mail

 

Horas antes de se pegar com José Pina e Manuel Serrão, os dois outros comentadores do “Prolongamento”, Pedro Guerra recebeu no seu correio electrónico um documento com sete páginas de Word e com o cabeçalho “SLB, Época 2016/17, SEMANA 36 — 03/10 abril, NOTAS”. No ponto 2, “sobre o choque casual entre o Jonas e o NES”, está a seguinte frase: “Como é que alguém adivinha que vai ser empurrado por um adversário e que desse empurrão vai entrar em desequilíbrio e chocar com alguém [...]?” Isto é mais ou menos o que Guerra diria mais tarde em antena; acrescentou-lhe o picante Sporting, que também estava no e-mail que caíra na sua conta: “É uma vergonha que os jornalistas e comentadores ligados ao Sporting [...] falem do Jonas e não falem das situações mais DISCUTÍVEIS.”

 

Bem-vindos à ‘cartilha’

 

O departamento de comunicação do FC Porto cunhou a expressão quando revelou que os comentadores televisivos identificados como benfiquistas recebiam extensos briefings semanais para se prepararem para os debates televisivos. A prática é comum aos clubes rivais — no FC Porto comunica-se por WhatsApp e Bruno de Carvalho chegou a enviar pessoalmente informações aos comentadores —, mas a estratégia do FC Porto foi colar a ‘cartilha’ a Luís Filipe Vieira e aos dirigentes do Benfica, que sempre se demarcaram oficialmente do que dizem Pedro Guerra (TVI24), André Ventura (CMTV), Rui Gomes da Silva (SICN) ou João Gobern (RTPN), para se manterem à margem das polémicas.

 

O e-mail de Luís Filipe Vieira consta entre os que recebem os documentos — o Expresso teve acesso a várias ‘cartilhas’ de diferentes momentos de outras épocas, nas quais o endereço de Vieira surge em primeiro lugar —, e isto implica directamente o líder do clube na estratégia comunicacional. Que é continuada, consistente e organizada e usa palavras e frases agressivas como “desprezo”, “mentiras”, “louco chamado BdC [Bruno de Carvalho]”,marginais/criminosos [Super Dragões]”,manipulação”. E todas elas são escritas pela mesma pessoa.

 

O escritor-fantasma

 

Nas manhãs de segunda-feira, Carlos Janela lê os jornais, pesquisa casos de arbitragem dos jogos do fim de semana, faz um ou outro telefonema, senta-se ao computador e começa a escrever. Perde dois, talvez três pares de horas naquilo, até completar um documento Word com muitas páginas, algumas letras maiúsculas, palavras a negro, bastantes pontos de discussão e, sobretudo, recomendações. Depois envia o documento por e-mail para os vários comentadores afectos ao Benfica. O objetivo é apresentar o máximo de tópicos e de informações para que Guerra, Ventura, Gomes da Silva ou Gobern possam escolher o ângulo — e para que isto não pareça tão concertado como na realidade é. Aliás, quem conhece o mecanismo diz que parte dos comentadores fala entre si, para que haja uma “uniformização do discurso”, para não ser uma “grande rebaldaria”.

 

Todas as semanas há uma nova ‘cartilha’, e Carlos Janela é o seu autor desde o início, desde 2010, o ano em que conquistou espaço de influência junto de Luís Filipe Vieira. Um ano depois de ter entrado para o clube, pela mão de Jorge Jesus. Os dois cabem nesta história.

 

Os irmãos de armas

 

Carlos Janela é uma velha raposa do futebol português, com passagens por Famalicão, nos anos 80, Sporting, no final dos anos 90, e Belenenses, na primeira década deste século. Foi director desportivo nesses três clubes, e nesses três períodos houve casos, como o que envolveu o Macedo de Cavaleiros e o Fafe em 1988 (uma invasão de campo e uma acusação de suborno) e o “Processo Meyong” (utilização irregular do jogador), e contratações falhadas (em Alvalade, ficaram célebres as de Didier Lang, Skuhravy e Ouattara). É no Belenenses que trabalha com Jorge Jesus, e é daí que muita gente data o início da relação entre ambos, mas a verdade é que esta começou há muito, muito tempo, quase há 40 anos, quando os dois coincidiram no Riopele — Janela era juvenil, Jesus era sénior, tornaram-se amigos. E foi essa mesma amizade que levou o treinador a interceder por ele junto dos dirigentes do Benfica quando foi contratado em 2009: Janela era o tipo indicado para andar nos bastidores, porque conhecia meio mundo e porque mantinha boas relações com clubes de associações nortenhas.

 

O ex-director desportivo do Belenenses começou como consultor do Benfica e trilhou o caminho até chegar a autor da ‘cartilha’, coordenando essa função supervisionado por João Gabriel, antigo director de comunicação dos encarnados. Por este trabalho, Carlos Janela recebia cinco mil euros por mês, ordenado que poderá ter subido, talvez duplicado, quando Jesus pulou para o outro lado da Segunda Circular e o quis levar com ele.

 

Queres ser o meu director-geral?

 

Jorge Jesus impôs algumas condições para transitar da Luz para Alvalade, uma delas a ausência de uma cláusula de rescisão, outra a reformulação do futebol profissional. A chamada estrutura. O homem que ele queria para director-geral da bola era Carlos Janela, secundado por Octávio Machado, ambos ligados ao Benfica formal ou informalmente — Octávio chegou a comentar na BenficaTV e a atacar Bruno de Carvalho na CMTV e é amigo de Jesus e de Janela, com quem, aliás, trabalhou no Sporting. Otávio seguiu para Alvalade, mas Janela manteve-se na Luz e terá visto o seu rendimento recompensado, tal como manda o mercado. Por isso, quando ouvir Jesus insinuar que conhece bem as estratégias comunicacionais do Benfica — e ele fá-lo, recorrentemente —, já sabe que está a referir-se a Janela, cuja produção continuou longe dos radares, até ser descoberto.

 

Os indícios da estratégia comunicacional estavam lá, porque os argumentos usados por diferentes comentadores eram semelhantes, mas quando alguém fotografou Luís Bernardo (o novo director de comunicação do Benfica) com Carlos Janela, João Gobern, André Ventura, José Calado e Pedro Guerra começaram a juntar-se os pontinhos que apontavam o trilho que levava diretamente à cúpula encarnada. A estrutura não era só o director desportivo, os jogadores e os olheiros. A estrutura também era a ‘cartilha’.

 

Nota: Carlos Janela respondeu ao Expresso dizendo: “Nunca vou quebrar o sigilo profissional e revelar com quem colaboro.” O Benfica afirmou não ter “mais comentários a fazer”.

 

 

Artigo e ilustração da autoria de Pedro Candeias e Helder Oliveira, jornal Expresso.

 

publicado às 10:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De JDC a 16.04.2017 às 12:17

Alguém perguntava o que era a comunicação profissional do benfica. É isto.
Que LFV nunca mais venha acusar outra outros de incendiar o futebol. Que nunca mais se arme em bom samaritano a pedir que ninguém fale dos outros clubes. São todos iguais, ninguém se safa!
Sem imagem de perfil

De Rui Carvalho a 17.04.2017 às 00:42

se é verdade, também é verdade o conteúdo...

e num futebol onde o que é Benfica é esmiuçado, e vergonhoso e as cabeçadas do Brahimi não são mostradas as gravatas do Maxi idem, as não explulsões do judoca Marvin, as entradas assassinas de Semedo ninguém se lembra e são concerteza em televisões diferentes, as patadas do Capitão imunidade não fazem impressão a ninguém..

realmente, se eu não gostar de mim quem gostará!

dediquem-se ás cartilhas eu agradeço!

Sem imagem de perfil

De I. Dias a 16.04.2017 às 13:07

Isto das cartilhas tem algo que se lhe diga.
Porque a mensagem em si é verdadeira, mas porque é coordenado (TODOS OS CLUBES COORDENAM) retira validade?
Absolutamente não!

Pedro Guerra pode ser um personagem, mas por muitas em que esteja errado, tem outras tantas em que está certo.

JDC, e? Volto a perguntar:
Em que difere do que o SCP e o FCP fazem?
O método difere.

Ou acha mesmo que é apenas o Benfica que tem uma cartilha "profissional"?
Devo-lhe lembrar do jornal Record que é o veiculo oficial do seu presidente e que fez uma cobertura das eleições do SCP parcial?
Muito menos por favor.

Se há alguem que ande a incendiar o futebol é o BdC e o Saraiva.
A estratégia de comunicação do Benfica alterou-se depois da personagem ter começado a atacar o Benfica.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 16.04.2017 às 13:37

Aqui está alguém que tem a cartilha bem estudada.
Podia desmontar todas estas teorias, mas porquê perder o meu tempo? É só ler todos os comentários já aqui postados no passado.
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 16.04.2017 às 16:20

Caro Mike.
Sim claro. Tenho uma cartilha. Aliás, indo para outros tempos, posso compará-lo aos comunistas que usavam a palavra fascista para tudo o que não era do seu gosto, o que desproveu de sentido a palavra fascista.
Tal como diria o Orwell "The word Fascism has now no meaning except in so far as it signifies "something not desirable".

No seu caso, toda e qualquer pessoa que simplesmente levante perguntas e não seja da corrente actual (cartilhas são uma abominação, o Benfica é A, B e C por usá-las, bla bla bla) tem a cartilha bem estudada.

Deixe-me indicar-lhe que estou neste blog por ser um blog moderado em relação aos rivais. Trata-se basicamente de uma ilha no meio da javardice incutida pelo seu presidente. E este blog é, na minha opinião de um simples benfiquista, o que simboliza o desporto. Como tal, não venha com "perdas de tempo". E digite o que tem a digitar.
Grato.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 17.04.2017 às 00:19

A estratégia de comunicação do Benfica tem sido caluniar, insinuar, ofender, denegrir de forma constante o Sporting e BdC. Faz isso de forma organizada, paga a indivíduos sem escrúpulos que se prestam a esse papel. Uma autentica organização mafiosa é o que isto é. A justificação falsa de que os outros fazem o mesmo é conversa para entreter papalvos.
SL
Sem imagem de perfil

De Rui Freitas a 16.04.2017 às 13:50

Todos chocados com a cartilha. Mas e os jantares/almoços de jornalistas com o Jesus ou com o saraiva? E os 3000 euros pagos ao Mister do café? E os 1500 aos primo do Bruno do Sporting sem Filtro?
O certo é que Pinas, F. Mendes, Zé Eduardos são fraquíssimos e todas as semanas levam bailes. A comunicação do Sporting é de uma incompetência que só está ao nível da incompetência de bruno de Carvalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.04.2017 às 13:59

A título de curiosidade, qual é a origem dessa informação a indicar que esses blogues são pagos por Bruno de Carvalho e/ou o Sporting ?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 16.04.2017 às 14:10

Não é informação Rui. É contra-informação inventada pela cartilha, Hugo Gil e companhia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.04.2017 às 14:24

Bem... se é verdade ou não, não sei, mas não há dúvidas que há uma ligação muito especial entre alguns blogues e Bruno de Carvalho.

A campanha pré-eleitoral desses energúmenos do "mister"... qualquer coisa, foi vergonhosa.
Sem imagem de perfil

De JDC a 16.04.2017 às 14:46

I. Dias,
Se não é capaz de reconhecer a hipocrisia de LFV escusamos de continuar a debater.
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 16.04.2017 às 16:29

Claro está, não diz nada de mais o caro JDC.
Onde disse que não havia hipocrisia?

Entenda uma coisa JDC, o LFV resguarda-se e é levado a sério por esse facto.
Pois pode ser que os comentadores do Benfica tenham todos uma agenda, e pode ser que a ideia possa vir dele. Tal como não. Estamos no campo das possibilidades e não é por aí que um debate deva seguir.

Sou do tempo em que o Benfica não tinha qualquer defesa credível na TV. Era comido nos debates e nos média. O que invariavelmente levaria a que qualquer notícia plantada nas notícias, verdadeira ou falsa, faria mossa no grupo de trabalho.

Os comentadores estão na linha da frente nesse sentido. Defendem o clube que representam e tentam proteger o clube de agendas externas.

Se cheira a estrume muitas vezes? Bastantes.

Agora nada impede de que cada departamento de um clube tenha uma certa autonomia para defender e atacar. Basta apenas o presidente do clube dar liberdade para isso.

Pelas palavras LFV é contra estes ataques. Mas as acções do clube SLB são a facto a favor.
Hipocrisia paradoxal? Talvez.

Acabo com uma frase bem enquadrada:
"Não acredito em bruxas, mas que as há... há!"
Sem imagem de perfil

De FranciscoB a 16.04.2017 às 16:15

Mas qual é o problema da cartilha; insulta alguém? agride jornalistas? deposita dinheiro em contas de árbitros? paga viagens ao Brasil? coloca árbitros no jarro? queima cadeiras nos estádios? atira pedras aos carros q passam na auto-estrada? pune agressões c/ castigos a cumprir na época seguinte? insinua q há corrupção em ofertas de cortesia? ameaça árbitros em centros de estágio? cospe na cara de presidentes adversários? ou dá joelhadas no nariz de árbitros?

Tenham juízo; o Benfica tem de se defender do 2º > clube português - o Anti-Benfica - q domina toda a comunicação social portuguesa c/ excepção da Benfica TV.

Preocupem-se mas é c/ a vossa estratégia de sobrevivência - enquanto caluniam o Benfica, os corruptos comem-vos as papas na cabeça... o vosso inimigo não é o Benfica, clube q atingiu um nível para vós inalcançável, mas sim os corruptos do norte q mandam no futebol português há 40 anos e q vos empurraram para o fosso, muito à custa do projecto róquet... João Rocha bem vos avisou...
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 16.04.2017 às 16:28

Tenho a minha teoria que foi precisamente Jorge Jésus a desmascar o sistema do Benfica.

Por isso queriam-no fora de Portugal e o mais longe possivel mas dexando-o dependente de favores para isso entrava na artimanha o Jorge Mendes.

Pela amizade que tinha (tem?) Com Carlos Janela nao podia ser o Sporting a delatar a cartilha e a estrutura do sistema do Benfica daría muito nas vistas ficaría claro que tinha sido JJ.
Assim e com a recente aproximaçao de BdC com Pinto da Costa concertaram a desmontagem desse sistema sendo o Porto a delatá-lo sem terem que expor JJ.
Esta é a minha teoria.
Curioso que no Benfica anda agora tudo loco na procura do responsavel pela fuga de informaçao.
JJ a pouco e pouco vai desmontanto e delatando as tramoias da Luz.
JJ desde que decidiu vir para o Sporting passou à ser um alvo a abater sabe demasiado é uma peça solta que pode emperrar a engrenagem do sistema.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 16.04.2017 às 17:11

"Carlos Janela é o seu autor desde o início, desde 2010, o ano em que conquistou espaço de influência junto de Luís Filipe Vieira. Um ano depois de ter entrado para o clube, pela mão de Jorge Jesus."

Parece então que foi JJ que introduziu Carlos Janela no Benfica e lhe deu oportunidade para publicar internamente um Boletim Informativo, com a concordância da Direcção do clube, naturalmente.
Nada que qualquer empresa grande não tenha. Eu conheço muitas.

Agora, o que eu não percebo é a afirmação final, "JJ desde que decidiu vir para o Sporting passou à ser um alvo a abater sabe demasiado é uma peça solta que pode emperrar a engrenagem do sistema."
Sabe demasiado?

"JJ a pouco e pouco vai desmontando e delatando as tramoias da Luz."
Está a referir-se às tramóias criadas por ele enquanto lá esteve?

E em que é que JJ emperrou até agora a engrenagem do Benfica?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 16.04.2017 às 17:32

À aqui quem queira musica. ....
Fazem-se de tontos e dos outros parvos.

A cartilha nao é uma inocente informaçao como agora querem pintar. E muito mais que isso,muito mais.
Uma das mais sagazes armas foi desde sempre a escrita concertada ,a chamada propaganda terrorista um virus mortal baseado na mentira, na especulaçao no veneno no insulto por isso o présidente do Benfica estava oculto nessa guerra de informaçao querendo passar a imagem de estar a leste dessa triste realidade ao mesmo tempo que se fazia passar de virgem ofendida um papel orquestrado pelo sistema.
Hipocrisia cinismo e chico esperteza é agora a triste realidade na descoberta da sua verdadeira personalidade e que ja nao engana a mais ninguem.
Essa tactica de terrorismo subterraneo foi descoberta ficamos a saber a sua origem e objectivos agora têm que inventar outra porque essa foi desmantelada.
Sem imagem de perfil

De Bernardo Fonseca a 16.04.2017 às 22:40

Ó grande treinador e prestimoso pajem de BdC, já era altura de escarrapachar essas ideias em papel e publicá-las aqui: http://www.teoriadaconspiracao.org/.

Ainda bem que o Benfica revela coordenação na discussão dos assuntos que lhe dizem respeito nos meios de informação e ainda bem que o admitem, é assim que deve funcionar a comunicação. Senão começavam a aparecer por disparates de mudar a cor ao estandarte nacional ou a mandar à "m****" todos os que não forem sportinguistas já que a estes dá-lhes o estatuto de "carneirada".
Um guião, cartilha ou manual seria urgente e necessário antes que não fosse de boas maneiras para não haver cuspidelas para o chão quanto mais para cima dos outros dirigentes.

Fique lá empenhado no mais recente titulo do SCP para salvar uma época, que nas palavras do seu treinador devia começar agora e rezar para isso que Messi não marque muitos golos.

Há alguma ilegalidade coordenar os comentadores com material informativo? Ridiculo simplesmente.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 17.04.2017 às 09:57

LOL

"Há alguma ilegalidade coordenar os comentadores com material informativo? Ridiculo simplesmente."

Tiradas tipo:

"Temos que mostrar DESPREZO por esse tipo gente e por esse tipo de polémicas.
Para já, só há uma forma de deixarmos bem claro que não temos qualquer interesse em fazer comentários sobre o Sporting ou sobre o BdC – Antes de qualquer comentário temos que fazer uma introdução em que deixamos claro que só comentamos por respeito pelo alinhamento do programa.
Sugestões para começarmos os nossos comentários sobre o BdC ou sobre o Sporting,
• Por mim não falava mais desse senhor.
• Não gostava nada de comentar mais nada desse senhor. Comenta-se, depois esse senhor ainda vai acusar que o estamos a atacar ou a falar dele.
• Que fique claro que não quero dar mais para esse peditório.
• Que fique claro que não tenho nenhuma vontade em comentar nada sobre o presidente do Sporting.
• É mesmo necessário comentar mais uma vez o que disse esse senhor?
• Acham que vale a pena comentar e dar tempo de antena a esse senhor?
• Já toda a gente conhece este senhor, para quê comentar? Ainda vai dizer que só falamos dele. Eu não quero falar nesse senhor.
• Esse senhor é um problema do Sporting e das AUTORIDADES do futebol português.
• Não acham que já chega de tantas mentiras e insultos? Para quê comentar?
• Já viram que nós comentamos, damos a nossa opinião, e ainda somos acusados e ofendido por esse senhor?
• Por mim, tudo que venha do Sporting enquanto BdC for presidente, preferia nem comentar."

E no fim de todas estas "respostas informativas" temos um:

"Temos que deixar muito claro que os Benfiquistas não perdem o seu tempo com o Sporting ou com o BdC."

Não há duvida sobre o conteúdo informativo desta cartilha!

Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 16.04.2017 às 16:35

Para os incredulos das teorias das conspiraçoes têm aqui a resposta.
A mim nunca me enganaram e à muito mais por descobrir e de muito maior gravidade que conecta esse clube à arbitragem.
Manejo ao mais alto nivel.
So os sonsos e os mal intencionados acham que nao.
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernando a 16.04.2017 às 17:01

O Benfica não tem culpa da incompetência do bruno,do saraiva,do (falecido)inácio , do zé dos tachos do otávio até da jj.
Sem imagem de perfil

De JDC a 16.04.2017 às 17:09

I. Dias,

Então afinal estamos de acordo em quase tudo. Mas é-lhe difícil assumir que não há pés de cristal do moralismo para ninguém. Se LFV faz o mesmo que os outros mas dissimuladamente isso só faz dele um cínico, mas não menos culpado.
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 16.04.2017 às 17:18

Caro JDC,

Delegação de poderes, é o que LFV faz, não é cinismo, é capacidade de organização e competência. Uma comunicação coerente é algo de que as grandes organizações não se podem abstrair nem ignorar, se quiserem sobreviver e proteger a sua imagem.
Confundir os termos mostra ignorância.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 16.04.2017 às 17:35

Fica -lhe bem fazer dos outros parvos exactamente o que tem feito LFV desde 2010
Sem imagem de perfil

De Abilio Norte a 16.04.2017 às 22:48

Se quiser continuar a fazer esse papel e proclamar que o querem fazer, quem o pode impedir!

Mas a terra continua redonda.
Sem imagem de perfil

De JDC a 16.04.2017 às 17:26

João Ferreira,

Não confunda as coisas que lhe fica mal. LFV não pode coordenar a comunicação do benfica por intermédio de testas de ferro e depois vir a palco dizer que não quer contribuir para o clima e a dar instruções para não se falar dos outros clubes. LFV quis dar a ideia que ninguém falava em nome do benfica e, nos bastidores, TODOS falavam por instruções do benfica. O que está em causa é este atestado de estupidez que LFV nos queria passar.
O mais engraçado nesta história é que inicialmente o benfica negou a "cartilha". Se é sinal de profissionalismo, porque o fez estão?
Cada um come o que quer...
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 16.04.2017 às 20:20

Caro JVC,

Vamos lá a ver uma coisa, se percebi bem, está a insinuar que o Nuno Saraiva é um testa de ferro de Bruno Carvalho? Ou que Octávio Machado é outro testa de ferro de BdC?
José Eduardo terá sido testa de ferro de Bruno de Carvalho? Há quem dentro do Sporting afirme que sim.
Podia falar-lhe de outras pessoas dentro da estrutura do Sporting, serão todos eles testas de ferro de Bruno de Carvalho, segundo o que diz?

Delegação de poderes não é criação de testas de ferro, que significa outra coisa totalmente diferente e que é utilizado noutros contextos. Delegação de poderes é uma ferramenta de gestão que todos os gestores inteligentes utilizam.

Não confundamos conceitos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.04.2017 às 20:30

Desde quando é que Bruno de Carvalho é um "gestor inteligente" ?

Ele no Sporting não passa de um ditador e até chegar a Alvalade em 2013 foi um falhado em tudo em que meteu as mãos.

Há quem confunda inteligência com chico-espertice, especialmente quando não se está a lidar com valores que não são nossos, ou seja, não há nada a perder, salvo eventualmente o tacho.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo