Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma montanha-russa chamada futebol

Rui Gomes, em 28.04.21

"O que não podemos fazer é andar nesta montanha-russa, que toda a gente anda. O Sporting vai perder pontos; agora é candidato; e depois vai perder pontos... Andamos nisto de semana para semana. Temos de ter os pés bem assente na terra. Podemos perder pontos em qualquer jogo e temos de trabalhar muito."

mw-300.png

Quando Rúben Amorim falou numa... montanha-russa, na conferência de imprensa após a vitória (heróica, convenhamos) do Sporting sobre o Braga, ri-me. Perdoem-me os mais sérios, mas o que me veio prontamente à cabeça foi algo que já tinha pensado previamente... o próprio do mister sentado numa dessas carruagens que sobem e descem, onde prefiro nunca meter os pés (nem mesmo quando fui à Disney, e escusam de insistir, que isso é coisa de malucos). Isto porque sempre que vemos o treinador do Sporting, no banco ou na bancada, lá está ele, frenético, a andar, de um lado para o outro, irrequieto, inquieto, algo maníaco até, numa vivência tão intensa do jogo que gostaria de saber o que diria o relógio esperto que pudesse ter no pulso sobre o batimento cardíaco e as calorias gastas ao longo de 90 minutos.

Independentemente do que possa acontecer nos últimos cinco jogos da Liga portuguesa, algo é certo... o Óscar de maior protagonista desta Liga NOS 2020/21 é de Rúben Amorim.

O treinador do Sporting, que conheci em 2017 quando ele ainda estava longe de o ser, mudou quase tudo em Alvalade (e quase tudo ontem à noite, com as substituições que fez), mas particularmente essa vivência diária que é tão comum no futebol português: a da montanha-russa.

Calma.

mw-1024.jpg

Na verdade, é o que nos falta a todos, hoje em dia. Um pouco de calma e, particularmente, de autocontrole, para não cair em definições rotundas - e jocosas, e insultuosas - baseadas apenas num ato, num golo, num jogo, numa semana. Nas redes sociais (depois são necessários boicotes...), nas televisões, no café. Pelo menos no Sporting, Rúben Amorim conseguiu fazê-lo, não só nas conferências de imprensa certeiras, mas na junção de um grupo com tanta gente tão ligada ao mesmo que todos parecem influentes, até mesmo Plata, que regressou ontem do 'castigo'. Com todo o respeito pelos outros, Rúben Amorim é o melhor desta Liga.

Artigo da autoria de Mariana Cabral, em Tribuna Expresso

publicado às 13:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 28.04.2021 às 14:15

E o Óscar vai para .... Ruben morim, de longe o melhor treinador desta liga.
Excelente artigo!

Beijinhos Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2021 às 17:38

Rúben Amorim... sim!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.04.2021 às 14:47

Excelente descrição da Mariana a Rúben Amorim e algumas coisas mais poderia acrescentar a um treinador que ele sim arrasou o futebol português, transformando com as mãos a indiscreta e simples terra em ouro.

A sua forma de viver os jogos só demonstra como está profundamente comprometido com as suas ideias e com todo o grupo de trabalho, tudo o que se passa no terreno, todos os detalhes vive-os com toda a intensidade e sensibilidade de um grande líder, que não deixa passar nada por mínimo que seja. Simplesmente está a atento a tudo a uma velocidade muito similar ao movimento de rotação da terra.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.04.2021 às 14:52

O grande obreiro desta época chama-se Ruben Amorim, basicamente mudou o sistema táctico do Sporting, com essa mudança potenciámos vários jogadores, tais como o Coates, Nuno Mendes, Palhinha, etc.....

Sobre o denominado discurso dos treinadores, por muito que se fale dos mind games, a realidade é que o discurso só é valorizado caso ganhemos, o Mourinho manteve mais ou menos o discurso nas conferencias ao longo dos anos, mas sem vitórias esse discurso deixou de ser reconhecido como válido, isto é o discurso é o mesmo, os resultados é que são outros.
Eu digo isto, porque tenho criticado o discurso pouco confiante do Amorim que não é coerente com o comportamento dele no banco, por exemplo a postura do Amorim no jogo com o Famalicão logo no inicio de jogo era de um treinador descontrolado e muito nervoso, que é precisamente o contrário da imagem do Amorim nas conferencias de imprensa ao longo deste ano e meio de Sporting. Portanto não tem sentido dizer que não somos candidatos e depois ficar nervoso aos 10 minutos de um jogo, porque o golo ainda não apareceu.....
Acho que a ansiedade não se transmite só dizendo se somos ou não candidatos, a ansiedade transmite-se também quando duvidamos da equipa ou mesmo com a postura física do treinador no banco..... Não é só a equipa que é imatura, o próprio treinador também o é..... percebo e aceito a comunicação do Amorim ao dizer que só irá assumir quando faltar 3 pontos, mas aqui a minha questão é que isto é conversa para jornalistas, porque lá dentro do balneário e na cabeça de todos os sportinguistas já só está o titulo nacional que tanto ambicionamos.

Termino dizendo que Amorim tem tudo para ser um treinador de top..... nível no discurso, não se desculpa com arbitragem, arrojado no estilo de jogo e principalmente ele é amigo dos jogadores, reparem que por norma não elogia um jogador que está a jogar bem, mas antes elogia um jogador que veio da mó de baixo, e nisto ele parece-me um excelente treinador.

SL
Imagem de perfil

De Greenlight a 28.04.2021 às 14:54

Os textos de Mariana Cabral nunca desiludem. Bem haja!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2021 às 17:46

É de facto muito bom!
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 28.04.2021 às 16:48

Rui Gomes

Sou suspeito, pois desde a primeira passagem de JJ pelos nossos vizinhos, que não me agradou a sua postura. Depois no SCP continuou com a sua arrogância e mania, que sabe tudo e ó maior. No SCP a sua estadia não me convenceu, pois no único ano, em que poderia ganhar o campeonato não conseguiu. e pior que isso tudo, afirmou em público, que sabia como os jogos se ganham nos nossos vizinhos, mas nunca divulgou, No Brasil ganhou uma Taça dos Libertadores e encheu o peito, mas teve tanto azar que um colega com pouca experiência com uma equipa de desconhecidos conseguiu o mesmo êxito. Voltou a Portugal de avião especial e ia arrasar tudo e todos. Até hoje nada disso se viu e com uma equipa bastante cara, nada conseguiu fazer e para esconder o mau trabalho, que tem feito o culpado é a pandemia. Uma mentira dita tantas vezes passa a ser verdade, o pior é que não consegue apagar os jogos que fez no tal período de que tanto fala e que todos os clubes tiveram o mesmo problema, ou seja não conseguiam treinar a equipa em conjunto. Repito o que já disse tantas vezes apenas uma vez jogou com 5 reservistas., que foi contra o Nacional (1-1) . Ninguém acredita que os jogadores , que jogaram nessa altura não estivessem em condições de actuar, o que seria grave. E ainda faltam 5 jornadas e as perspectivas de chegar ao primeiro lugar são as mesmas que hoje tenho de me sair o Totoloto.
Quanto ao nosso Rúben Amorim, que tem sido tratado como um ser de "segunda",categoria, começando com a história do 4º. grau, depois viram que não o conseguiam incomodar, pois tem demonstrado mais competência que os invejosos colegas, a começar pela sua Associação que em vez de o ajudar na solução da sua anomalia, fizeram tudo para o destruir . Ficaram mal na abordagem deste caso, pois ficou provado que o tal grau é uma treta, Mas a perseguição não parou, pois o CD arranja sempre forma de o multar ou de o mandar para a bancada. Tantos treinadores, que hoje estão na lista de elite, tiveram o mesmo problema e nunca foram perseguidos como o Rúben Amorim. Os Sportinguistas estão muito orgulhosos, com o seu trabalho, como formou uma equipa com um custo que envergonha os rivais e que tem um discurso de
grande carácter, que não se desculpa com os jogadores, que demonstra uma personalidade nada comparável, e que a 5 jornadas do final segue na primeira posição com possibilidades de ser o vencedor. Estamos na final desta época, não sei o que vai acontecer, pois o campeonato está inquinado e não se ganham apenas os jogos dentro do campo, mas procura-se a qualquer custo ganhar porque os maus hábitos não acabam de um dia para o outro, Estamos em 2021 e ainda não estão resolvidos muitos casos que aconteceram antes e tardam em serem julgados. Termino renovando o meu orgulho em ter como treinador o Rúben Amorim, que nos veio dar uma grande esperança que outros colegas não conseguiram concretizar Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.04.2021 às 17:42

Não é que eu não queira responder, mas torna-se difícil face aos extensos comentários.

Tomei nota do que afirmou.
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 28.04.2021 às 22:31

Relativamente ao cerebro,acho engraçado os analistas,jornalistas e paineleiros que sao tao bons a escrutinar a estrelinha do Sporting e os "beneficios" que temos jornada apos jornada que so eles veem. Nao terem reparado,que por exemplo no ultimo jogo do benfica,que ja nao tem nenhum jogar com covid,ganharam com 2 golos e fizeram a proeza de so ter um remate enquadrado.

É obra, para quem ia arrasar e jogar o triplo...
Sem imagem de perfil

De JCR a 28.04.2021 às 20:05

Para quem queira ver e não saiba, hoje, às 22:00, no Canal 11, vai dar "O Leão da Estrela", e não, não é o antigo filme, mas sim, a história de Rúben Amorim, vai ser interessante, mostrando histórias com pessoas que o conhecem bem.
Sem imagem de perfil

De JCR a 28.04.2021 às 22:18

O próximo jogo com o Nacional, Rúben Amorim pode-se juntar a 4 treinadores aonde estiveram 30 jogos sem perder no campeonato, do SLB, Jimmy Hagan e John Mortimore, e do FCP, André Villas-Boas e Vitor Pereira, e como tal, esperemos todos que o recorde continue!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo