Joelson Fernandes foi um de uma dúzia de jogadores da formação que, em Março deste ano, Frederico Varandas fez questão de ‘amarrar’ ao Sporting, com um contrato até 2022 e cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Até aqui, tudo minimamente normal, não fosse o facto de o luso-guineense já ser presença regular nos treinos da equipa principal com somente... 16 anos. Um marco notável, que surpreendeu os adeptos e até o próprio... "Só quando entrei no balneário e vi os jogadores é que comecei a acreditar".
De remate fácil, muito veloz, ágil, com uma técnica acima da média e com um pé direito que não engana, Joelson Fernandes, extremo de posição, tem tudo para ser um craque no futuro. Mas e quanto ao seu passado? Como chegou este jovem ao Sporting?
Filho de Eusébio Mango, antigo futebolista que passou pelas camadas jovens leoninas, Joelson Fernandes nasceu na Guiné-Bissau e só veio para Portugal com 11 anos de idade. Foi precisamente no seu primeiro ano em terras lusas que foi descoberto pelo Sporting num dos treinos que realizou no Pólo Universitário de Lisboa.
O pequeno Joelson vivia com a família em Aveiro e, numa primeira fase, só vinha a Lisboa para jogar. Sempre infalivelmente acompanhado pelo pai, que lhe dava os conselhos que achava necessários para a sua evolução, Joelson acabou por ingressar a tempo inteiro na Academia aos 13 anos.
Já lá vão três anos a viver na Academia e as suas exibições de encher o olho fizeram com que este verdadeiro 'diamante em bruto' fosse chamado por Marcel Keizer aos treinos da equipa principal. Joelson Fernandes treinou sob as ordens do técnico, no passado dia 1 de Março. Uma espécie de prenda de anos, uma vez que o jovem completou 16 primaveras no dia 28 de Fevereiro.