De PSousa a 31.07.2022 às 12:32
Sim, falta alternativa a Paulinho e mais fixa na área.
Não precisamos de um PL nos valores de Sarabia. Talvez um Fran Navarro desse jeito, para além disso não acredito que não exista em Portugal um PL mais fixo com golo.
Mas se RA não precisa, eu também não.
Diga lá quem é esse ponta de lança. Dizer que não acredita que não exista em Portugal não diz nada.
Esse Fran Navarro marcou 16 golos na época passada. A exemplo de Sporar, Luiz Phellype e outros, qual é a garantia que ele marcaria golos no Sporting?
A pergunta que eu faço no post refere-se a um ponta de lança com golo indiscutível, não palpites!
De PSousa a 31.07.2022 às 12:57
E qual é a garantia de que vindo um de 30M€ marcaria no SCP?
Marcou 16 golos em que equipa? De certeza que sabe. Será que com uma equipa de mais qualidade e com mais ataques e mais cruzamentos não marcaria 32?
Mas que pergunta... a questão é precisamente essa, nunca há garantias.
O Fran Navarro marcou os 16 golos no Gil Vicente, uma equipa que joga em contra ataque, que não é o caso do Sporting.
Qual a razão que o Luiz Phellype marcava poucos golos no Sporting?
De PSousa a 31.07.2022 às 13:23
Certamente viu os jogos do Fran contra o SCP, não achou um PL com raça e qualidade?
Se jogam em contra, o que se poderá dizer se jogar numa que o "serve".
Luiz Phellype não tem a raça do Fran, batalhava pouco e na área era mais um em que a baliza o assustava.
Venha um "levezinho" ou Acosta. Em que a bola nunca se dava como perdida, que é isto que eu acho que o Navarro tem.
Respondendo já à sua questão da lotaria, infelizmente só prémios pequenos.
P.S.: Já vi que a sua ideia é contratar um ponta de lança barato e que marca muitos golos.
Já alguma vez acertou na lotaria???
De LeaoCapel a 01.08.2022 às 14:14
Engraçado que o porto tem contratado pontas de lança baratos e que garantem sempre muitos golos... Agora se o nosso scouting nao vale um tostao forado, é outra conversa...
Tenho Carlos Pereira, para além de sportinguista, como uma pessoa sensata e ponderada e um treinador competente.
Neste contexto as suas opiniões não são banalidades debitadas para a comunicação social e costumam ser assertivas.
A questão da contratação de um avançado com características diferentes de todos os outros, mais fixo na área, parece uma necessidade. Não só pela variabilidade ofensiva que dava à equipa mas por um aspecto que o Carlos Pereira salientou. O Sporting cria muito caudal ofensivo pelas laterais desperdiçando-o com vários cruzamentos inconsequentes.
O problema, como o Rui Gomes escreveu, está no custo desse ponta de lança. Isto para além da vontade do Rúben Amorim.
No entanto, com esforço e sagacidade negocial, talvez se encontre algum que preencha os requisitos. Depois de duas opções, que eu julgava interessantes, terem seguido outros caminhos (Simone Banza e Óscar Estupiñán) deixo um nome que o leitor Fúlvio Amaral lançou há algum tempo atrás. Kyosuke Tagawa do Santa Clara.
Bem... é a tal aposta incógnita.
Em 12 jogos, na época passada, pelo Santa Clara, marcou 5 golos.
Sem dúvida que seria uma aposta com várias incertezas, mas depois da referência do Fúlvio Amaral fiquei atento a este jogador e gostei do que vi.
Para contratar um ponta de lança a baixo custo tem de ser numa fase onde ele dá boas indicações mas ainda é uma incógnita. É arriscar e jogar na antecipação. Depois da confirmação custa um balúrdio.
De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 14:28
Não me enganei em relação ao Morita pois não

Verdadeiro "olho clínico"!

De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 14:44
O problema dos cruzamentos serem desperdiçados não tem a ver com as características do Ponta de Lança mas sim pela forma como a equipa joga, Paulinho baixa muito para criar linhas de passe e tabelas, os alas quando cruzam geralmente ele está atrasado, se o esquema de jogo está assim trabalhado o mesmo acontecerá invariavelmente qualquer que sejam as características do ponta de lança que jogue.
Outra qsolução é um assunto que eu trouxe para o blog através de um texto do António Tadeia e que o Leão do Norte escreveu um excelente post sobre o assunto, o muitas vezes Pote baixar para 10, aí Paulinho não teria que o fazer e poderia aproveitar estes cruzamentos, o próprio Tabata poderia jogar aí porque Tabata tem golo, e Chermitti tem características para o fazer, solução perfeita havia chama-se CR7, mas deixemo-nos de wishfull thinking.
Em relação ao sistema tático, que é muito debatido, nós em organização
ao defensiva jogávamos em 3-4-3, mas em muitos jogos ofensivamente transformava-se num 4-3-3 ou num 4-4-2, o sistema tático não está feito em regra em esquadro, define 75% da organização defensiva e 25% da organização ofensiva, ofensivamente tem muito a ver com a inteligência dos jogadores e a percepção de onde à espaço.
O problema principal de Paulinho não é o seu posicionamento nem como joga no sistema da equipa, mas sim o muito baixo aproveitamento de oportunidades para golo.
Se ele marcasse mais uns golitos, calava todos.
De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 16:26
Aí o falhanço contra o Santa Clara na final four da taça da Liga
De LeaoCapel a 01.08.2022 às 14:16
Mas que raio de logica essa... A funcao primordial de um avançado nao sao assistencias/golos?
Por essa logica se eu tivesse pes de chumbo tambem era um craque internacional
De RCL a 31.07.2022 às 13:35
Parece ser opinião geral que o Sporting precisa de um ponta de lença.
Na nossa Liga , um ponta de lança a custos acessíveis , apostava também em Fran Navarro, 24 anos, 1,79 m, 18 golos na época passada. Gostei da sua atuação contra o Sporting.
Sem dúvida que no Sporting teria mais oportunidades.
Se não há € para contatar lá fora, teremos que ir ao mercado nacional.
SL
De RCL a 31.07.2022 às 13:36
lança

Na Liga Portugal, Taça da Liga e Taça de Portugal, realizou 35 jogos e marcou "16" golos.
De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 16:32
E se calhar também precisa de um de lença

De RCL a 31.07.2022 às 19:14
Fúlvio Amaral
No Rio de Janeiro, cidade que conheço bem, no Carnaval há uma maquineta que manda jactos de perfume às pessoas: "lança perfumes"; os nordestinos chamam-lhe :"lença perfumes"
De Horácio vieira brandão a 01.08.2022 às 08:53
O Fran Navarro marcava golos no Gil
mas a ambição dos clubes é diferente o Sporting joga para ser campeão o Gil joga para a melhor classificação ou para não descer
Descobrir o P de L acessível é como comprar melões
De João F. a 31.07.2022 às 13:40
Pois! O Carlos Pereira, que foi (é) um grande treinador, que como se sabe, treinou grandes equipas! LOL
Parece-me mais uma lançada para ter palco e para o conseguir não teve qualquer problema em meter pressão sobre o RA e a equipa do Sporting.
Como a equipa não tem marcado muitos golos, há sempre quem aproveite a oportunidade para dizer que tem razão e que o tal "pinheiro" falta no ataque.
O Sporting ganhou na época 20/21 com o tal pinheiro? O Liverpool e Realmadrid também jogam com esse ponta-de-lança fixo?
De RCL a 31.07.2022 às 13:51
João F
O Liverpool já joga com ponta de lança , até marcou 1 golo de cabeça e obrigou o melhor central do mundo a fazer penalti

Liedson foi talvez o melhor ponta de lança do Sporting. Em 7 anos ganhou bola: foi para o FCAntas, em 8 meses foi campeão. E prontos

SL
De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 14:30
RCL o Liedson nesta altura não contava muito, a única coisa de relevante que fez no Porto foi o passe para o Kelvin, e este hoje em dia recebe em Criptomoeda
De João F. a 31.07.2022 às 14:59
De Elitista a 31.07.2022 às 18:05
O melhor ponta de lança, da era moderna, que actuou no Sporting CP dá pelo nome de Mário Jardel!
A seguir vem o "Levezinho"!
Muito discutível!!!
O Jardel esteve duas épocas no Sporting, enquanto que Liedson esteve oito.
De Elitista a 31.07.2022 às 18:51
Eram jogadores diferentes mas os números são claramente favoráveis ao Super Mario que, na prática, jogou apenas uma temporada no SCP. A seguinte foi a palhaçada provocada pelo assédio de alguém de quem todos suspeitamos com o patrocínio do sindicato dos jogadores...
Só lamento o Liedson ter feito o que fez posteriormante, indo para o FC das Antas.
E há também um episódio enquanto no Sporting que nunca esqueci e que para mim ainda está por explicar. Quando ele remata a bola para a bancada deliberadamente, de modo a levar o amarelo que o impediu de defrontar o Benfica.
Nunca compreendi isso!
O Jardel, indubitavelmente, um goleador nato, mas o Sporting também tinha jogadores de grande nível (João Pinto, por exemplo) para o servir. Depois, fez o que fez e prejudicou o Sporting e muito mais a si próprio. O artista daquela notória armadilha foi o Veiga, em cumplicidade com o Benfica.
De João F. a 31.07.2022 às 22:25
De Luis Carvalho a 31.07.2022 às 15:42
Sou daqueles Sportinguistas que não vê, nem vislumbra, nem quer, o regresso de Ronaldo ao Sporting como jogador. Explico porquê, Ronaldo quer estar nas luzes do futebol mundial, dar-lhe-ia o Sporting isso? Não! Ronaldo tem um salário completamente incomportável para o nosso futebol, quando leio por aqui pessoas que refilam com o aumento do valor das quotas do Sporting Clube de Portugal e entendem ser possível e desejável o seu regresso ao Sporting, fico atónito com a incapacidade de raciocínio desses mesmos. O que traria Ronaldo ao Sporting em termos futebolísticos? Certamente alguns golos, mas e muito mais importante clara incompatibilidade com o atual projecto, com o Amorim. Porque será que nenhum clube de topo quer contratar CR7? São parvos? Com todo o respeito por opiniões diferentes, devemos pensar com o cérebro, tendo a mão na carteira e não com romantismos serôdios. Já agora, mesmo não tendo visto os jogos da pré-época, sou daqueles que acha que é preciso um 9 para o plantel, mas como não sou, Varandas, Zenha, Viana ou Amorim, espero para ver!
O Cristiano Ronaldo não vem para o Sporting, mas se viesse, não há dúvida que marcaria um bom número de golos, no entanto, para Rúben Amorim seria um pesadelo no sentido táctico.
De Luis Carvalho a 31.07.2022 às 16:54
Com todo o respeito pela sua opinião, o problema não era táctico, era orgânico, Amorim é um líder, Ronaldo aceita mal ser liderado, todos vimos os conflitos com Carlos Queirós, Mourinho, etc, não ponho em causa que ainda é um muito bom jogador, mas como escrevi há dias noutro fórum, Cristiano Ronaldo faz tanto sentido no Sporting como jogador, como comer umas boas sardinhas assadas acompanhadas de arroz branco. Mas, também aceito que há gostos para tudo e os mesmos não se discutem.
Também respeito a sua opinião, mas não vejo a coisa por esse prisma.
Cristiano Ronaldo, hoje mais do nunca, gosta de jogar livre, e isso seria um grande problema para o sistema de jogo de Rúben Amorim.
P.S.: Não é difícil um jogador ter conflitos com Queiroz ou José Mourinho. Muitos já tiveram e só algumas coisas chegam à praça.
A questão do ponta de lança, avançado mais fixo na área, é frequentemente subvertida e extremada nas discussões entre sportinguistas.
Quando abordo a necessidade da existência no plantel de um avançado com características diferentes dos actuais, mais fixo na área, não está em nada relacionada com a alteração do habitual sistema de jogo, jogando para o "pinheiro". Prende-se com a necessidade da existência de uma alternativa, sempre útil contra determinadas equipas e para desbloquear determinados jogos.
Independentemente do seu comportamento profissional, a presença de Slimani na época passada mostrou a utilidade dessa opção em determinados jogos.
Se o treinador é apologista dessa opção de recurso ou deseja tal variabilidade já é outra conversa.
De Fúlvio Amaral a 31.07.2022 às 16:35
Basicamente o Leão do Norte quer dizer que nos finais dos jogos quando estamos apertados não pode sobrar sempre para o Coates e mais valia ter alguém com características próprias para esta situação
Nem sempre nos finais dos jogos.
Há jogos em que, nos últimos 30 minutos, já se percebe que é necessário colocar alguém junto dos centrais adversários (já limitados por algum desgaste físico) para dificultar a estratégia defensiva do adversário.
Não é necessariamente para o avançado fixo fazer o golo, mas para perturbar e desestabilizar a acção defensiva do adversário, libertando espaços para os outros avançados.
Em resposta à sua última frase do seu outro comentário:
... Ou se o avançado aceita ser apenas uma alternativa. Slimani não aceitou, pelos vistos.
Também passa pela forma como se convence o avançado a aceitar esse papel.
Admiro a forma como convencem um avançado como Toni Martínez a ter um papel tão secundário ou como o Seferovic foi convencido durante anos.
O Toni Martínez anda contra vontade, mas eles no FC das Antas sabem pressionar os jogadores.
O Seferovic não sei a sua motivação.
Esse tipo de argumentos (para os convencer) somos capazes de não ter!
Ou melhor, somos incapazes de os exercer.
"Pressionar" um jogador, Rui?
Eu diria mais, ameaçar.
Sim, é verdade. Tivemos conhecimento de vários casos ao longo dos anos.
O que pasma é os jogadores não se queixarem às autoridades.
Não se queixam porque sabem que as autoridades, a única coisa que podem fazer é tomar conta da ocorrência. E se eles quiserem bater em alguém da família do jogador, a polícia não os pode impedir realmente.
Uma autêntica máfia, com o dom pintainho!
De RCL a 31.07.2022 às 19:25
"Eles no FCP sabem pressionar jogadores".
Ainda há poucos dias alguém recebeu um cartucho de prenda

De Elitista a 31.07.2022 às 18:18
Eu não sei se é de um jogador com A, B ou C características que o plantel necessita, mas lá que falta golo...
O ideal seria um "clone" de Mário Jardel.
A um ponta de lança pede-se que introduza o esférico na baliza, independentemente do estilo e/ou perícia. Jardel sonhava com o lugar onde a bola ia cair. Era impressionante!
Foi, de muito longe, o PL mais eficaz que vi actuar na liga portuguesa.
Não havendo cão, teríamos de formatar um gato para caçar!
Isto é, já que entendemos que os avançados que pertenciam aos quadros do clube não serviam, é ver qual dos disponíveis pode ser moldado nesse goleador matador. Não há dinheiro para um jogador, invista-se num treinador que se dedique a treinar um ou dois dos nossos atletas exclusivamente para a concretização.
De acessório, basta que saiba dar o pontapé de saída e correr para a área adversária. De resto, é meter a redondinha lá dentro com todas as partes do corpo que as leis do jogo permitam! Eu eu refiro-me mesmo a qualquer parte do corpo!
Alinho com o Rui Gomes na incredulidade ao ver atletas com uma cotação no mercado, que já impõe algum respeito, a chutar bolas para a bancada...
SL
"Não há dinheiro para um jogador, invista-se num treinador que se dedique a treinar um ou dois dos nossos atletas exclusivamente para a concretização."
É um raciocínio interessante.
No futebol, actualmente, parece desajustado mas há desportos onde isso é práctica corrente. Não querendo ou não podendo contratar novos jogadores, contratam-se treinadores especializados em determinado aspecto (lançamento, defesa interior ou de perimetro...) e potenciam-se os jogadores existentes.
O futebol lá chegará. Como sempre tarde, mas lá chegará.
LdN,
A questão dos treinadores específicos já existe no futebol. O problema é que o futebol é um desporto com circunstâncias muito peculiares e diferentes dos outros. O tempo que demora a treinar um jogador de futebol para ficar bom num determinado aspeto não é o mesmo que demora a treinar um jogador de baseball ou basket.
Mike Portugal,
Concordo que o futebol encerra especificidades que o tornam diferentes de outros desportos mas é muito conservador em diversos aspectos.
Existem treinadores específicos no futebol mas, salvo os treinadores de guarda-redes, ainda não é práctica generalizada e estão muito condicionados pelo global de acção da equipa.
De João F. a 31.07.2022 às 20:15
Então os goleadores fabricam-se!

Se fosse esse o caso, cada equipa fabricava os seus. Enfim!...
De João Gil a 31.07.2022 às 19:23
A opinião de que o Sporting precisa de um avançado é quase unânime no universo sportinguista. O problema não é quanto custa. Taremi teve um custo ridículo. O Benfica contratou o Musa por um preço muito aceitável. Além de quem tem dois bons avançados goleadores jovens feitos em casa. O Porto idem. Têm bons olheiros, também. O Sporting gastou imenso dinheiro com Trincão, Vinagre, St. Juste. Não é o dinheiro. O Sporting descartou todos os avançados do plantel. Sporar, TT, Slimani, Jovane..
Por isso temos um ataque ao nível do quarto classificado da liga portuguesa e isso custa campeonatos e outro tipo de presença europeia. Rochinha não é Sarabia, não é Darwin, não é Taremi…
Se a pré temporada mostrou alguma coisa desta equipa para a nova época foi falta de remates e golos. Não vai ser possível disfarçar a realidade por muito tempo. Vamos já ver nas primeiras jornadas se há equipa para ombrear com os mais fortes. SL
De João F. a 31.07.2022 às 20:21
Sim, sim...Os Sporar, TT, Slimani, Jovane...no tempo que estiveram no Sporting foram grandes goleadores! Se isso tivesse sido verdade sabia-se, mas infelizmente é mentira. Haja paciência!
De João Gil a 31.07.2022 às 20:34
O caro João F acha que não prestam. Prestam na Alemanha, na França, na Inglaterra. Mas não prestam para o Sporting. Claro, então agora o TT e o Slimani não marcam golos. Marcam lá agora. Diz bem Haja paciência para comentários zangados e ao lado dos factos e da realidade. Saudações desportivas
De João F. a 31.07.2022 às 20:50
Se marcam golos? Claro que sim! Têm marcado alguns, mas menos que o Paulinho.
Zangado eu? Não! É a sua opinião, embora sem fundamento.
Reafirmo. Se esses jogadores fossem os tais goleadores que mencionou, sabia-se há muito e jogavam todos, não no Sporting, mas em equipas com muito dinheiro para os contratarem.
De João Gil a 31.07.2022 às 21:28
Meu caro. Eu não disse se eram grandes ou pequenos goleadores. O que constatei é que foram todos descartados por RA. Menos Paulinho. Consulte as estatísticas. Dos jogadores que listei e comparados com Paulinho (que é o que temos para comparar) Sporar é o que tem melhor registo histórico de golos por tempo de utilização. Não tem nada que saber. É factual. Sporar marca mais que Paulinho. Contou para a decisão de o mandar embora? Não. SL
Caro João Gil,
Está a exagerar... e muito!
O Slimani teve o seu grande momento de glória no Sporting. Desde que foi para o Leicester, e entretanto cedido a outros clubes, nunca mais atingiu esses patamares.
O Tiago Tomás tem 4/5 golos para o seu crédito na Alemanha mas está agora a começar. É prematuro adiantar uma avaliação concreta nesta altura.
De João Gil a 31.07.2022 às 21:40
Evidentemente que sim, para ilustrar um ponto. Mas é um facto irrebativel que desde que RA chegou os avançados do Sporting foram todos dispensados. E Sporar, por exemplo, tem mais golos por tempo de jogo que Paulinho. É um dado estatístico. E como custou metade do Paulinho os golos que poderia marcar pelo Sporting seriam previsivelmente mais e sairiam mais baratos. Hoje, seria uma solução alternativa tão eficaz ou mais do que Paulinho. É o que nos diz a estatística do percurso do jogador até agora. SL
"E Sporar, por exemplo, tem mais golos por tempo de jogo que Paulinho"
Uma estatística muito subjectiva!
Não digo que Sporar não tivesse alguma utilidade, mas no sistema de jogo de Rúben Amorim nunca faria o que Paulinho faz, globalmente.
E... não estou aqui para defender Paulinho.
P.S.: Não sabemos se o treinador pediu outro avançado à SAD.
De João Gil a 31.07.2022 às 22:12
Caro Rui Gomes,
Eu sou um indefectível de Rúben Amorim e de Paulinho. Mas não entendo porque o Sporting não tem ninguém para o substituir. O homem leva um castigo ou tem o azar de se lesionar e o Sporting fica instantaneamente em apuros. Não há equipa grande da Europa que não esteja sempre a procurar a reforçar o ataque. Do Benfica, Porto, Liverpool, Barcelona, City, Bayern, etc…o Sporting é diferente e especial. Não precisa de avançados. De resto, a estatística de desempenho dos jogadores é a única coisa objectiva que nos permite avaliar e comparar uns e outros. Os treinadores têm outros dados que nós não temos. Confio completamente nas decisões de RA, mas acho que o Sporting de ontem no Algarve não chega para as encomendas. Expectativa, é o que podemos ter. SL
Precisamente por isso eu disse que não sabemos se Rúben Amorim pediu um avançado à SAD.
Eu creio que depois do grande esforço para contratar Trincão, o treinador não quis fazer mais exigências.
Por outro lado, Hugo Viana também percebe da matéria e terá reconhecido que necessitamos de mais um avançado.
E, claro, há a aposta em Rodrigo Ribeiro e Chermiti, mas são ainda muito jovens.
P.S.: Um outro ponto que ainda não referi. A SAD estava ansiosa de se ver livre do salário de Sporar, que ainda tinha contrato até 2025, salvo erro.
Será o mesmo caso com Slimani.
De João Gil a 31.07.2022 às 22:39
Galinha gorda por pouco dinheiro…difícil encontrar. A última foi mesmo o Slimani, comprado a preço de banana, marcou que se fartou e foi vendido por 30 milhões.
De João F. a 31.07.2022 às 22:33
E você sabe se o RA tem a intenção ou não de lançar um dos jovens (Ribeiro, Chermiti por exemplo) como o atacante capaz de substituir o Paulinho?
Essa não é a dúvida. Parece-me óbvio que há vontade de apostar neles. A incerteza recai sobre a juventude e inexperiência deles nesta altura, especialmente em circunstâncias exigentes.
De João Gil a 31.07.2022 às 22:48
Caro João F. Não dá qualquer indício. E depois são miúdos que ainda há dias celebravam um título de sub-17. E vão jogar na B. Veja a idade dos que estão a despontar nos rivais e tire as suas conclusões sobre como é que treinadores diferentes olham para a mesma problemática. SL
De João F. a 31.07.2022 às 23:06
E porque não?! Ambos têm a idade do TT, quando há 2 anos surgiu na equipa principal do Sporting com 17 anos.
De João Gil a 31.07.2022 às 23:46
Nada contra. Tudo a favor. Realisticamente farão aparições episódicas ao longo da temporada. Rodrigo Ribeiro teve uns escassíssimos minutos num daqueles jogos treino ainda em Alcochete. Pode tirar a medida por aí. Mais condições há para lançar a jogo Fatawu mais tempo e mais vezes. Como aliás está a observar-se. A experiência e a tarimba em competição são um posto, em regra, no futebol. E bem. SL