Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma sucessão coerente e competente

Rui Gomes, em 08.11.24

Screenshot (2449).png

De facto, Rúben Amorim aceitou a proposta do Manchester United, “mas vai deixar uma equipa muito competente, bem motivada, com ambição de ganhar”.

Estou moderadamente optimista, a estrutura para o futebol está bem afinada, acredito que aprendeu com os erros do passado e que dará continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. Outro treinador principal pode implicar novos processos decisórios, no entanto estou convicto de que será uma sucessão coerente e competente.

Não me recordo de um período tão bom do Sporting, agora a atitude sábia é manter o que está muito bem montado, olear as peças que necessitem disso, e conduzir a equipa a novas vitórias. Quem for contratado para substituir Amorim terá toda a informação relevante e o apoio do plantel, dos dirigentes e ainda dos adeptos. Todos nós temos fome de mais títulos e troféus e uma vontade infinita de ver os nossos grandes jogadores galgarem os degraus do sucesso.

Texto da autoria de Leão Zargo

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.11.2024 às 14:45

Os jogadores não vão desaprender de jogar, também não vão aperfeiçoar técnica individual. A questão principal é se quem vier a comandar, muito possivelmente João Pereira, tem a mesma capacidade de liderar. Se as suas decisões sobre a titularidade, as substituições, a táctica de jogo, etc, é compreendida e aceite da mesma forma pelo plantel. Quando alguém que lidera um grupo por muito tempo, e quatro épocas e meia é muito tempo em futebol, sai, o sucessor tem que ser aceite, nem sempre é fácil e sei-o por experiência própria, vai ouvir “ mas Amorim fazia assim, não assado”, a herança do sucesso é sempre pesada, e há quem tenha “ bright eyes”, Amorim tinha-os, João Pereira não sei.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 15:21

Luís Carvalho

É essencialmente como refere, no próximo treinador a questão central é a capacidade de liderar. Considerando o contexto, o momento não é de aplicar novas ideias, mas de dar continuidade ao que de bom está a ser feito. Acrescento que o novo técnico poderá ter uma outra "limitação": não vai ter um Hugo Viana totalmente disponível para o acompanhar no dia a dia.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.11.2024 às 15:32

Tem razão, será necessária uma maior presença do Presidente e certamente encontrar alguém para futuro com competências e boa capacidade para se mexer no mercado de jogadores, boa relação com agentes e obviamente que faça a ponte entre Varandas e o treinador/jogadores.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 16:00

Luís Carvalho

Sim, principalmente a importância de alguém que faça a ponte entre o presidente e o treinador/jogadores, que conheça a especificidade daquilo que costumamos designar "balneário".
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.11.2024 às 23:46

Amigos,
Na linha do que expuseram anteriormente, os elementos constituintes da futura equipa técnica também serão um factor importante. A presença de alguém com afinidade ao plantel estabilizaria a situação e reforçava a posição do técnico.
Bem sei que a realidade é muito diferente, mas dou o exemplo da NBA. Quando é escolhido um técnico novo, sem curriculum e com limitada experiência de liderança, os adjuntos são técnicos experientes, com espírito de liderança e curriculum recheado.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.11.2024 às 15:01

O treinador é a peça mais importante dum jogo de futebol. A tática é muito importante e ensaiada em semanas. Os jogadores por muito bons que sejam precisam de um Maestro.
Alguém tem dúvidas de que o Benfica, na quarta-feira , com outro Mister , teria feito melhor?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 15:23

RCL

Bem visto. O treinador é quem lidera, escolhe, define e estabelece procedimentos e estratégias. Nele reside, em grande parte, o sucesso ou o insucesso da equipa.
Sem imagem de perfil

De RCL a 08.11.2024 às 17:48

Não tem nada a ver connosco, vem em todos os jornais:” ninguém entende a tática de Lage, a começar pelos jogadores do Benfica”.
Com o mal do vizinho podemos bem. Espero que não seja contagioso
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 18:24

RCL

Como se costuma dizer, o Lage inventou...
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.11.2024 às 19:14

Caro RCL
Há uma palavra que usou no seu comentário que deveria ser proibida (quiçá barrada) aqui no blogue....

SL
Sem imagem de perfil

De Ze das Alcagoitas a 08.11.2024 às 19:57

Então explique aí o porque de muitos treinadores serem bons e nada ganharem! Será do maestro ou será porque não possuem uma boa orquestra!!!! isto será posto há prova a partir de segunda feira…veremos se era do maestro ou se era da orquestra
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 20:38

Ze das Alcagoitas

Em princípio, maestro e orquestra têm de ser bons para potenciarem as respetivas qualidades. Um sem o outro nada vale.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 08.11.2024 às 21:03

Porque o futebol não é matemática.
A conjugação de múltiplos factores, pequeninos e grandes, que contribuem para o sucesso ou insucesso.
Tenha por exemplo uma orquestra, se um dos elementos falhar ou não for bom, a orquestra não funciona.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 08.11.2024 às 20:55

Eu por mim estou-me « borrifando » para o Lage e as suas tácticas, com todo o respeito discutir aqui o Benfica não me parece uma boa ideia.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 08.11.2024 às 17:54

Tudo fica quase igual no SCP.
Mas a liderança não se compra na farmácia, a competência pode ou não ser igual, o discurso não será o mesmo porque as pessoas são logicamente distintas.
O que se advinha a ser uma época de sucesso, fica agora com um grande ponto de interrogação.
Será também um teste à estrutura do clube.
A estrutura é mesmo a estrutura, ou a estrutura era RA?
Vamos apoiar e acreditar no nosso clube!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 18:29

José Sousa

A estrutura do futebol, e em particular o presidente Frederico Varandas, estão confrontados com um grande teste. Como refere no seu comentário, "a estrutura é mesmo a estrutura, ou a estrutura era RA?"
Nós, os sportinguistas, apoiaremos a equipa nesta transição que pode tornar-se complicada.
Sem imagem de perfil

De LuisG a 08.11.2024 às 18:04

Um aspeto que me lembro frequentemente está ligado à capacidade de comunicação e charme com que a dupla Amorim/Viana apresentava o projeto durante as negociações com jogadores. Muitos vieram assim seduzidos, mesmo quando assediados por clubes de ligas mais competitivas. Espero que mesmo na ausência destes dois, o projeto sporting se mantenha como argumento apetecível, tanto para trazer jogadores interessantes, como para os potenciar.

Também assisti a uma entrevista já de há três anos ao João Pereira (Youtube), conduzida pelo portal ZeroZero. Fiquei bastante agradado com a sua dedicação ao clube e com o seu discurso, motivação e foco para aprender e crescer enquanto treinador. Confesso que fiquei um pouco mais descansado (caso se confirme ser ele a escolha).
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 18:35

LuisG

Se o escolhido for o João Pereira, confio que ele estará à altura das circunstâncias. Registo que da equipa técnica de Rúben Amorim acompanham-no os três treinadores adjuntos e também o treinador principal dos guarda-redes. Este é um facto que se pode considerar relevante.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.11.2024 às 18:45

Na minha opinião o grande desafio que o Sporting terá de ultrapassar vai ser a pressão externa que vai ser muita e feroz....e nada melhor para pôr a cambada em sentido será a continuidade
dos resultados positivos e a unidade da equipa....
Esse será para mim o grande desafio de todo o universo Sporting....
SL

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 19:04

José Santos

Na verdade, a coesão e a unidade da equipa são imprescindíveis para a continuação dos resultados positivos. Em parte, isso depende de nós, do Sporting, de estarmos à altura desse grande desafio.

SL
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.11.2024 às 19:07

Nem mais...
SL
Sem imagem de perfil

De José Santos a 08.11.2024 às 19:09

Temos que puxar todos para o mesmo lado....porque eles vão andar aí que nem matilha.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 19:45

José Santos

Tem de ser assim mesmo. No fim de contas, isso essencialmente depende dos sportinguistas!

SL
Sem imagem de perfil

De MATOS a 08.11.2024 às 20:23

Fala-se em Pedro Caixinha e Luís Castro... Então que venha JP!!!!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.11.2024 às 20:39

MATOS

Deixe falar. Esses não serão.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 08.11.2024 às 22:48

Amigo Leão Zargo,

E inegável que todos os sportinguistas estão, no mínimo, apreensivos com esta sucessão. Mais do que no sucessor, o "problema" está no desempenho do antecessor.
Inegavelmente temos uma estrutura afinada e este será um desafio a essa afinação. Mais do que questões técnicas e tácticas o futuro treinador terá na "conquista" do grupo o seu grande trabalho. E necessitará bastante do apoio da estrutura. Na estrutura e nos elementos que constituirão a sua equipa de trabalho. A existência de alguém com "afinidade" ao grupo parece-me importante.
Independentemente destas circunstâncias, a crença e apoio dos adeptos será determinante.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.11.2024 às 15:09

Amigo Leão do Norte

O facto de todos os treinadores adjuntos acompanharam Rúben Amorim na saída para Manchester constitui motivo de alguma preocupação. No fim de contas, falta alguém que faça essa "afinidade" com a equipa. Talvez a possível contratação de Luís Neto ajude a superar esse défice.
Sem imagem de perfil

De Luís Pedro a 08.11.2024 às 23:28

Eu penso que o treinador que entrar, será João Pereira (JP), tem de manter o sistema de jogo de Amorim e isso já JP o faz na equipa B, e meter os jogadores nas suas posições com Amorim fazia. Só é preciso não inventar nada.
Para quem diz que o mais importante é o treinador, é o maestro como aqui disseram, eu faço um desafio a quem pensa assim: dêem o plantel do Everton, ou Ipswich Town a Guardiola ou Klopp ou o plantel do Casa Pia ou Nacional a Rúben Amorim ou Conceição e no final da época vejam onde é que essas equipas estão na tabela classificativa dos respectivos campeonatos.
O Sporting sem Gyokeres não ganharia ao City fosse qual fosse o treinador.

Cordiais saudações leoninas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.11.2024 às 15:14

Luís Pedro

De acordo, essa é a regra, não há um bom maestro sem uma boa orquestra. Mas, o futebol está cheio de histórias de treinadores que obtiveram grande sucesso com equipas que pareciam pouco mais do que medianas. E também grandes equipas que levaram ao sucesso treinadores pouco mais do que medianos.

Mas, quem vier, talvez João Pereira, mesmo mantendo e dando continuidade ao trabalho de Amorim será confrontado com situações diferentes e complexas. E decidirá num contexto diferente, o tempo cria constantemente situações novas que exigem respostas coerentes.

Cordiais saudações leoninas.
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 09.11.2024 às 10:20

Independente de toda a consideração pelo trabalho realizado por Rúben Amorim no SCP , uma "marca" assombrar-lhe-á para sempre a sua carreira de treinador: a subordinação dos seus assumidos objetivos e compromissos profissionais pelos seus outros interesses materiais. Deixando o Sporting — clube que ele próprio reconhece ter-lhe dados todas as condições para o sucesso de trabalho que alcançou — numa enorme incerteza para concretização do princiipal objetivo desportivo desta época que ele próprio foi quem o traçara: o bicampeonato, algo inalalcançável há 75 anos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.11.2024 às 15:16

José Mário Costa

Rúben Amorim decidiu abandonar o Sporting no momento crucial que refere. Não há volta a dar a isso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo