Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma "sugestão" por parte do Ugarte?

Leão do Norte, em 26.03.23

Após o mais recente jogo ao serviço da selecção do Uruguai contra o Japão, Manuel Ugarte proferiu as seguintes declarações:

"A diferença para o que faço no Sporting é que estive um pouco mais solto, com mais liberdade para ir [para a frente]. Troquei de posições com o Mati [Vecino] e o Fede [Valverde]. A grande diferença foi essa, pisei mais a área. No Sporting ocupo-me mais da parte defensiva... Sinto-me cómodo nas duas posições. Jogo há muito tempo como '5', ocupo-me da parte defensiva, por isso leva tempo a adaptar-me a outro papel".

336910072_260900023051546_7711838550822761969_n.jp

É um facto que face à constituição e às limitações do actual plantel, Ugarte, na equipa do Sporting, joga exclusivamente como médio defensivo, mais recuado, mas seria de lhe proporcionar a oportunidade de também jogar mais adiantado, mais solto?

Na presente época parece difícil pois implicaria a inversão de posições com o Morita ou uma aposta muito mais consistente em Dário Essugo a "6". No entanto, pressupondo-se a sua continuidade, alargar o raio de acção de Ugarte poderia ser uma hipótese interessante para a próxima época.

Desde que eu acompanho o trajecto do Ugarte, ainda nas selecções jovens do Uruguai, que lhe reconheço qualidades e potencial para jogar como médio ofensivo, com mais chegada à área. Sendo notoriamente extraordinário como médio defensivo, recuperador, tem tanto potencial e qualidade que penso ser redutor utilizá-lo apenas nessa posição.

Não tanto pelo que resta desta época, mas essencialmente pela próxima, seria interessante levar em conta esta "sugestão" do Manuel Ugarte na constituição do próximo plantel. Ter alguém com as características que, em determinados jogos, permitam ao jogador uruguaio subir para terrenos mais adiantados (ou até intercambiar posições durante o próprio jogo), seria uma forma de beneficiar da sua enorme qualidade também nas acções ofensivas, com inegável utilidade para a equipa do Sporting.

Tenho a convicção que o Ugarte não proferiu as declarações por mero acaso. Sem qualquer insatisfação ou pretendendo transmitir algum recado, satisfatoriamente manifestou a ideia que possui características para assumir outras posições. Enquadrado numa variabilidade de soluções que uma equipa da dimensão do Sporting deve possuir, julgo que utilizar esta polivalência de funções do Manuel Ugarte seria benéfico, tanto para o jogador como para a equipa.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Sem imagem de perfil

De Magalhaes a 26.03.2023 às 04:17

Boa noiite , E contratar al musrati na proxima epoca e teremos um meio campo fantastico ,com Al musrati e Essugo na posição 6 e Ugarte e Morita na posição 8 . Emprestimos de Tanlongo ,Sotiris e Mateus fernandes .Abraço e saudações leoninas
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 26.03.2023 às 11:18

O Braga não larga o Al Musrati por menos de 20 milhões, o que é manifestamente muito até para um jogador da idade dele.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 12:15

Todos sabemos como o presidente desse clube vai negociar e o que vai exigir ao Sporting.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 11:28

Magalhaes,
Permitir ao Ugarte ocupar outras posições implica ter alguém que desempenhe eficazmente a posição 6. O Al-Musrati poderia ser uma boa opção, mas tendo contracto até 2026 com o clube que tem, sabemos o que esse presidente vai exigir e dificultar.

Mas atenção, não sou partidário da utilização exclusiva do Ugarte na posição 8. É um "6" de excelência que tem qualidades para, em determinandos jogos, assumir mais a construção ofensiva da equipa.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 19:38

Uma opção para a posição 6 que me agradaria era o Zaydou Youssouf do Famalicão. Como já escrevi no blogue, sigo particularmente os jogadores do Famalicão pois tem uma excelente equipa de scouting e descobre bons valores.
É um excelente médio defensivo, jovem e apesar de, certamente, o Famalicão pedir por ele um valor considerável, seria sempre mais em conta que o Al-Musrati. Para além da rentabilidade desportiva, poderia dar rentabilidade financeira.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 26.03.2023 às 09:28

Ter ugarte a 8 combinado com um 6 tipo Palhinha dava a garantia de ter 2 bons recuperadores de bola no meio, essencial para uma equipa que joga apenas com 2 médios. E ugarte tem de facto boa progressão com bola. O problema é arranjar um Palhinha...
Não vejo Essugo nesse registo. E o Al musrati está a seguir os passos do William C. Parece-me lento.
No plantel só vejo um tipo com características que podiam dar um bom 6, Matheu Reis. Boa saída de bola sem medo, boa resistência física...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 26.03.2023 às 10:57

Diomandé tem boas características de 6.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 11:43

Mike Portugal,
O Diomande parece ter características boas em tanta coisa que necessitamos de tempo para avaliar em que posição ele "explodirá", de forma a ser o fenómeno que esperamos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 11:38

GreenHill,
Focou o ponto chave da minha abordagem.
Num meio-campo a dois se o jogador que ocupa a posição 8 também tiver capacidade defensiva e de recuperação a equipa está muito protegida em termos defensivos.
O Matheus Reis tem boa saída de bola (chegou a ser médio ofensivo de construção no São Paulo), mas tenho dúvidas quanto a sua capacidade como médio recuperador.
Sem imagem de perfil

De João Andrade a 26.03.2023 às 11:07

Gosto do que escreveu.
Mas pobres jogadores. Eles não são apóstolos de nenhum Deus, mas sempre que abrem a boca ... lá surgem as nossas interpretações.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 11:55

João Andrade,
Não interprete a minha exposição como uma utilização "abusiva" ou extrapolativa das palavras do Ugarte.
Gosto de jogadores com livre pensamento e opinião e que o manifestem sem colocar em causa os princípios da disciplina e da organização da equipa.
Desde há bastante tempo que reconheço ao Ugarte qualidades para desempenhar funções mais ofensivas no meio-campo e apenas aproveitei as suas palavras para "formalizar" este meu pensamento.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 26.03.2023 às 11:20

A questão é que o Ugarte é um médio num meio campo a dois, e ele jogou num meio campo a três pelo Uruguai, onde pode subir mais. Que o Ugarte continue a respeitar as opções de Amorim, é o que se quer.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 12:12

Rui Câmara Pina,
Certamente o Ugarte vai a respeitar as opções de Amorim e a minha interpretação destas suas palavras em nada está relacionada com descontentamento ou recados para o Sporting. Penso que é uma manifestação, quiçá involuntária, das suas qualidades para desempenhar funções além de "simples" médio defensivo.
É um facto que num meio-campo a três ele tem mais liberdade para subir, mas num meio-campo a dois ter o jogador da posição 8 com capacidade ofensiva/construtiva e defensiva/recuperação protege mais a equipa.
Sem imagem de perfil

De AHR a 26.03.2023 às 13:31

As suas declarações relativamente à posição que ocupa no campo no Sporting fizeram-me lembrar que o mesmo poderá ter acontecido com o João Mário na sua oassagem pelo Sporting. No Sporting, João Mário era um jogador que corria horizintakmente no campo. Raramente entrava na grande-área, e então, no capítulo do ramate, era completamente nulo. No Benfica está transfigurado e certamente deve-se à maior liberdade que tem para se integrar no ataque. Se tivesse tido esta liberdade no Sporting provavelmente teria sido mais influente na manobra ofensiva e marcado golos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 13:52

AHR,
Ugarte e João Mário são jogadores bem diferentes. A intensidade que o Ugarte coloca no seu jogo é incomparável.
O sistema de jogo do Sporting é totalmente diferente do Benfica e por aí se explica a diferença de rendimento do João Mário. No Benfica muitas vezes é o apoio do ponta de lança.
No Sporting a posição 8 não pressupõe tanta liberdade no ataque. Com essa liberdade ofensiva temos os elementos do trio atacante.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.03.2023 às 14:55

O Ugarte!?..
-Negativo.. nunca será um médio de construção de alta qualidade(faltará espaço para movimento e execução)
- Positivo..pode vir a ser um medio defensivo de muita alta qualidade(tem capacidade para ajudar na construção)

P.S..Só para o jornalista da A Bola e o seu representante..
Deixem-me o rapaz crescer!.
Os ingleses que esperem mais um ano!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 15:26

Carlos N.T.,
Ugarte tem tanto potencial que eu não me atrevo a colocar-lhe limites.
Mas uma coisa consigo dizer. Já é um médio defensivo de muita alta qualidade.

Com contracto até 2026 e percentagens ainda para adquirir (por número de jogos realizados), o Sporting tem margem e vantagem em refrear esses desejos de saída.
Sem imagem de perfil

De Carlos Antunes a 26.03.2023 às 15:27

Antes do mais, é obrigatório afirmar que Ruben Amorim (RA) percebe mais num “sono profundo” do que eu, simples treinador de bancada, “acordado com todos os estimulantes possíveis”.
De qualquer modo, julgo que no sistema de RA, Ugarte seria o substituto natural de Mateus Nunes, se atrás tivesse podido contar com um jogador do tipo Palhinha.
Não tendo Palhinha, RA foi obrigado a adaptações, fazendo recuar Ugarte para a posição 6 (ainda assim aquele que actualmente reúne as melhores características para a fazer) e Morita para a posição 8.
Se Dário Essugo ou Mateo Tanlongo, tiverem uma evolução no sentido do 6 que era Palhinha, se calhar RA facilmente avançaria Ugarte para uma posição mais adiantada no terreno.
O problema é que duvido que Ugarte, qualquer que seja a posição que ocupe no xadrez de RA, se mantenha por muito mais tempo no SPORTING. As exibições contra o Tottenham em Alvalade para a Liga dos Campeões (simplesmente soberba) e agora contra o Arsenal para a Liga Europa, não tenho grandes dúvidas que dificilmente Ugarte permanecerá em Alvalade.
A Varandas resta-lhe apenas acautelar os interesses do SPORTING, comprando ao Famalicão o passe até aos 80% (os restantes 20% pertencem ao Fénix ??? do Uruguai) previstos na aquisição inicial, e aumentando a cláusula de rescisão a para os 80 milhões, ainda que com um aumento salarial.
Nota: Não tendo nada a ver com este assunto, é realmente um “escândalo” o afastamento de Gonçalo Inácio (depois dos elogios que inclusivamente lhe fez Roberto Martinez) dos eleitos para o jogo de hoje com o Luxemburgo. Infelizmente, nada de novo na selecção da FPF, em que “os poderes ocultos” nela instalados, continuam a prevalecer sobre os selecionadores.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 16:02

Carlos Antunes,
Este meu post e as consequentes discussões não passam de um natural e saudável debate de ideias entre adeptos, com alguns devaneios à mistura. Obviamente que o nível e a competência do Rúben Amorim são incomparáveis e em algum momento nos propomos equiparar ou sobrepor.
Também considero que com outras opções para a posição 6 o Ugarte estaria habilitado a outras tarefas.
É previsível que a qualidade do Ugarte o leve a outros vôos, mas a duração do seu contracto e as cláusulas para compra de percentagens permitem, e aconselham, o Sporting a gerir a situação.
O aumento da cláusula de rescisão parece difícil. Segundo notícias, o jogador, através do empresário, não parece disposto a qualquer renovação e alteração contractual.

P.S. Tem um post próprio onde pode comentar a situação do Gonçalo Inácio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 26.03.2023 às 18:13

Caro amigo Leão do Norte

Ugarte é um médio muito completo, não sendo um 6 clássico a defender, por outro lado dá maior capacidade à equipa a segurar bola e a sair a jogar de trás em jogo apoiado. Não é um 6 clássico, como não é um 8 clássico, o que o torna um jogador diferente e muito especial. E ter um jogador diferente é muito importante no momento de constituir a equipa e preparar a táctica.

Como é referido pelo Leão do Norte e por alguns leitores não temos, neste momento, outro médio defensivo para além de Ugarte e Morita, e para esse lugar o uruguaio é mais forte do que o japonês, que por sua vez desempenha muito bem o lugar de médio ofensivo com boa chegada à área adversária. Na próxima época, se Essugo ou Tanlongo tiverem condições para assumir a posição 6 talvez Ugarte avance no terreno. Isto se ele continuar no Sporting, é claro.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 26.03.2023 às 19:54

Caro amigo Leão Zargo,
Ugarte é de facto um jogador especial e eu não consigo estabelecer limites para a sua evolução.
É uma incógnita se o Essugo e o Tanlongo terão as condições para, já na próxima época, assumirem em pleno a posição 6, mas já dei o exemplo do Zaydou Youssouf do Famalicão como uma hipótese interessante.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 26.03.2023 às 22:24

Amigo Leão do Norte

É como refere, um jogador muito interessante. E um jogador com "escola" e vindo de um campeonato muito competitivo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo