Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

30250119304_ce4f0251b9_k.jpg

 

Nota: Este post é da autoria do City Lion e não de Rui Gomes.  

       

O Rui Gomes que me desculpe mas prometi a um amigo meu escrever este post (que ele generosamente me ajudou a escrever), que está relacionado com o último post publicado pelo Rui.

 

Como não pude estar na Web Summit, pedi a este meu amigo que fosse assistir à conferência / entrevista com o Bruno Carvalho de ontem à tarde. Ele não liga nada a futebol, mal sabe quem é o Carvalho e é daqueles empreendedores / start-ups meio "geeks", mas até por isso fiquei curioso em relação à opinião dele sobre o personagem. Até lhe pedi para tirar umas notas para falarmos à noite.

 

Não fiquei nada surpreendido com o que ele me disse. Depois de quase me insultar por tê-lo feito perder tanto tempo, quando havia tantas conferências bem interessantes a ocorrer em simultâneo, lá me contou o que achou. 

 

Descreveu-me o Bruno Carvalho como um "pedante", que se auto-valoriza mostrando conhecimentos ou qualidades superiores aos que realmente dispõe. Tirou-lhe logo "a pinta", ele que está habituado a recrutar gente de alto nível. Evasivo nas respostas, monocórdico, com ar de frete, pouco empático, com um inglês razoável, mas com algumas "caneladas" básicas, deixou-se facilmente cair em contradições, acrescentou quase nada em termos de conhecimento da realidade do futebol e parecia estar apenas em campanha eleitoral.

 

Primeiro, e como o Rui disse no seu post, parece que o Bruno Carvalho tem como objectivo num eventual segundo mandato (o eventual são palavras minhas porque nem lhe deve passar pela cabeça não ser reeleito) ganhar um título europeu. Este meu amigo perguntou-me se o Sporting já tinha sido campeão com este Presidente porque ele tinha ideia que tinha sido sempre o Benfica desde que ele lá chegou e, depois de eu confirmar, ele só se ria do outro lado da linha com tamanha bazófia e falta de noção. Parece que no 2º mandato virá apenas a Liga Europa (o que aliás esteve bem perto de acontecer até com Godinho Lopes) e que só nos seguintes virá a tão desejada Champions.

 

Depois a conversa passou pelo Jorge Mendes e o Carvalho, até ai na conversa muito crítico de fundos e de empresários, "meteu a viola no saco" e até tratou de o elogiar. Este meu amigo disse-me que o Carvalho tentou ainda passar a ideia de haver alguma cumplicidade / relação entre ele e o Ronaldo, coisa que muitos sabemos não corresponde à verdade.

 

Outro tema abordado foi o da sustentabilidade do negócio do futebol e ai o Bruno Carvalho falou da importância do futebol passar bons valores e exemplos. Com graça este meu amigo concluiu que afinal ele não se irá recandidatar, porque mesmo conhecendo-o pouco, quase só conhece as histórias pouco edificantes nomeadamente uma que se terá passado há pouco tempo (estaria a referir-se ao jogo com o Arouca) e porque percebeu que no palco (tirando o entrevistador) havia uma grande falta de nível / classe.

 

Depois o grande exemplo de gestão dado pelo Carvalho foi ter ido buscar o Jesus ao Benfica. Sabendo que o Benfica não quis renovar com Jesus e que até o tentou "impingir" a outros clubes não se percebe o enorme mérito. Confirmei ainda que houve um generoso aumento no ordenado e agora ainda mais depois de uma ano sem títulos e aí o meu amigo percebeu que se tratou apenas de mais um exemplo de bazófia de quem diz ter a "Champions de gestão". Quanto à história dos 2 dias que o Benfica teve para pensar dá-me ideia que isto só vai ajudar o Benfica no processo que tem contra Jesus.

 

Finalmente ele esteve mesmo quase a querer ir-se embora quando ouviu o Carvalho dizer que trabalhava 24 horas por dia e que era tudo por paixão ao clube. Este meu amigo, que percebeu logo que o Carvalho não deveria ter "onde cair morto" quando chegou ao Sporting (e é verdade), teve logo a certeza que ele estaria hoje a ganhar um ordenado acima do que ele alguma vez tenha ganho na vida (o que confirmei / fora o que não se sabe) e sentiu-se insultado pela conversa do muito trabalho, que é o que ele experimenta na pele com negócios de grande velocidade que exigem algumas directas, mas nunca na vida iria dizer que trabalha 24 horas por dia, até porque seria mentira (coisa que percebeu ser natural no Carvalho) e até uma estupidez, porque a vida não pode ser só trabalho.

 

Enfim, teve pena de mim por termos este personagem à frente de um clube que ele sabe que eu amo e que me deve fazer confusão ver lá uma pessoa que é em tudo o oposto do que eu acredito e admiro. Incentivou-me ainda a ajudar a arranjar uma alternativa para as tais eleições (que percebeu ser a grande obsessão do Carvalho) mas não deixou de antever que ele irá fazer tudo por tudo para se "agarrar ao lugar" até porque cá fora ninguém o contrataria a começar pelo meu amigo. Com a "lata" que o Carvalho demonstrou nesta entrevista este meu amigo reconhece que ele conseguirá arrastar muitos mais ingénuos / irracionais e que era preciso alguém que o desmascare (coisa que temos feito há muito tempo aqui no Camarote Leonino). 

 

Já me ia esquecendo não faltaram umas indirectas de mau gosto relacionadas com o Benfica a propósito de nada e zero ideias sobre inovação que era o que a maioria dos participantes esperava ouvir.

 

Curiosas ainda foram as reacções gerais de outros participantes com quem este meu amigo falou no fim (para me ajudar neste post) e vários referiram ter sido a pior conferência da Web Summit, alguns inclusivamente a comparar com outras que tinham lá visto sobre o futebol nomeadamente de jogadores de futebol (Figo e Ronaldinho) e pessoas ligadas ao Benfica (julgo que Domingos Soares Oliveira, Nuno Gomes e Rui Costa) que mostraram um nível, conhecimento e qualidade muito maior. O que não me admira porque se tratam de pessoas criadas no futebol ou gestores com provas dadas fora do desporto. É esta a mistura que queremos na equipa que espero possa enfrentar Bruno Carvalho nas próximas eleições (agora sou eu que estou a ficar obcecado com as mesmas!)

 

P.S.: Infelizmente não vou poder responder a eventuais comentários.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 10.11.2016 às 14:08

Uma colega que liga zero a futebol e esteve na web summit contava hoje no escritório, mais ou menos por estas palavras: "estava lá não sei quem do Sporting, quando fui espreitar vinham dois rapazes a sair que me disseram "miss, don't go there" e continuaram para outro lado a rir".
Mais um dia "daqueles" para mim e para o meu único colega leão, aqui num escritório cheio de "miúdos" tripeiros e uns quantos encarnados. Obrigado BdC!
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 10.11.2016 às 14:44

Pois, era tal e qual assim que estava quem lá foi assistir.
Sem imagem de perfil

De smoker a 10.11.2016 às 14:56

+
Sem imagem de perfil

De smoker a 10.11.2016 às 14:54

Eu sei que o City Lion não vai comentar. No entanto não posso deixar de o informar que copiei um conjunto de posts que ao longo de alguns meses aqui foi colocando e os enviei para os acessores do Paddy Cosgrave.

O feedback que recebi foi tremendo: o brilhantismo que os conceitos, ideias e a sua visão out of the box refletem, deixaram-nos alucinados.

Disseram ao Paddy que exigiu o endereço para eventualmente fazer convites para próximos eventos, como não sabia recomendei atenção a este blog e aos posts do City Lion para aí postarem o que pensam.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.11.2016 às 15:06

Brilhante !... Só pela imaginação de um soldadinho da falange.
Sem imagem de perfil

De smoker a 10.11.2016 às 15:47

Antes soldadinho da falange do que soldado de terracota!!

Sem imagem de perfil

De js1974 a 10.11.2016 às 15:47

Tudo o que o City diz é lindo e tal, mas mais importante que isso. No tempo que o presidente esteve no WebSummit foi à Casa de Banho ou aguentou o tempo todo?
Há coisas importantes que o Saraiva nos tem de transmitir, sinceramente.
Sem imagem de perfil

De AdF a 10.11.2016 às 15:58

Decidi ouvir a intervenção de Bruno de Carvalho para poder comentar este post. Fazendo primeiro uma análise técnica, estando Bruno de Carvalho rodeado de tantos profissionais de comunicação, poderia praticar algumas técnicas elementares de comunicação, como a colocação da voz, tonalidade, utilização de pausas, etc. Foi doloroso ouvir durante 40 minutos o discurso do presidente do Sporting.

Olhando agora para a entrevista em si, várias referências ao eu "Quando eu entrei, eu disse, eu sei o que quero para o Sporting" e mais algumas frases do género. Não creio que se possa retirar muita informação útil da entrevista, mas reconheço que o próprio entrevistador não terá ajudado perante algumas das questões que colocou, em particular a questão sobre "roubar" Jorge Jesus ao Benfica. Para dar alguns exemplos dos restantes assuntos abordados, Bruno de Carvalho foi desafiado a comentar a perda de clientes da televisão paga. Depois de dar várias voltas ao tema, referiu que um modelo do género Netflix poderia funcionar, mas sem precisar como. Mostra preocupação sobre vários clubes a morrer pois estão sem dinheiro, mas mais uma vez não explica o que poderia ser feito para alterar essa tendência. Falou sobre os famosos fundos, referindo que a solução serão outros modelos de financiamento, nomeadamente outros parceiros financeiros que querem vir para o futebol, mas sem especificar quais. Sem sabermos quais, não conseguiremos saber se são ou não melhores que os fundos. Sugere ao de leve que quer ter acesso ao dinheiro, mas não quer que as entidades que investem tenham poder de decisão sobre o clube. Questionado sobre Jorge Mendes, referiu que é muito bom no que faz e tem muitos contactos. No entanto refere igualmente que neste Verão Bruno de Carvalho fez muitos bons negócios sem precisar de recorrer a Jorge Mendes.
Terminou a sua intervenção a falar da arbitragem nas competições europeias. Referiu que as equipas portuguesas estão mais sujeitas a erros de arbitragem em prejuizo próprio quando jogam com equipas de certos países. O entrevistador perguntou quais países, mas Bruno de Carvalho fugiu à questão e deixou-a por responder.

Não poderia deixar de referir algumas frases que são imagem de marca de Bruno de Carvalho: "deixe-me primeiro dizer-lhe que é importante que entendamos os mercados", "as pessoas precisam de perceber", "É muito importante e preciso de dizer isto".

Na minha opinião, e tendo esta intervenção acontecido no Web Summit que é um enorme evento tecnológico na Europa, esta foi uma intervenção muito pobre, e tanto haveria aqui para abordar em questões tecnológicas (o video-árbitro já desapareceu do discurso do presidente do Sporting?).

Saudações desportistas,
AdF.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.11.2016 às 17:21

Boas tardes,

O problema desta intervenção ( e das próximas intervenções de BdC) do presidente é que ele não consegue separar a Campanha Eleitoral de qualquer intervenção ou comunicado.
Perdeu aqui uma boa hipótese de mostrar um lado mais empreendedor, activo e capaz na melhoria do negócio do futebol.


Poderia ter explorado alguns aspectos do negócio televisivo a nivel dos Clubes, não só em Portugal como noutros Clubes Europeus.

Financiamento dos Clubes, Fundos, dizer algo como isto
"Sugere ao de leve que quer ter acesso ao dinheiro, mas não quer que as entidades que investem tenham poder de decisão sobre o clube."

Para ter acesso ao dinheiro, seja por aumento de capital da SAD, empréstimo Obrigacionista, alienação de ações, acesso a fundos, empresas de capital de risco,etc.. vai sempre implicar ou um determinado tipo de controlo, pagamento de juros.. mas enfim, é o mestre da Gestão...


"Terminou a sua intervenção a falar da arbitragem nas competições europeias. Referiu que as equipas portuguesas estão mais sujeitas a erros de arbitragem em prejuizo próprio quando jogam com equipas de certos países. O entrevistador perguntou quais países, mas Bruno de Carvalho fugiu à questão e deixou-a por responder."

Num evento destes falar de arbitragens é completamente errado e ainda por cima não responde à questão... claro.

Sem imagem de perfil

De smoker a 10.11.2016 às 18:10

Boa tarde

Vocês são luminosamente espantosos, analiticos (Fazendo primeiro uma análise técnica,), zandinguistas (O problema desta intervenção ( e das próximas intervenções de BdC)).

Vou imediatamente informar o o Paddy Cosgrave, que em conferências é pobrezito e não percebe nada, que é mau convidar o Presidente do SCP, mas é será bonissimo se convidar os excelsus AdF, o joão pereira e já agora o leão de coimbra. Com este trio é que seria....!!


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.11.2016 às 19:08

Não concorda com outras opiniões, muito bem, está no seu pleno direito. Como também eu estou no meu em editar os seus comentários se insistir em personalizar questões e desvalorizar pessoas apenas por não concordar com elas.

Em suma, tente ser construtivo, se é que tem essa capacidade. Não vou debater este assunto !!!
Sem imagem de perfil

De smoker a 10.11.2016 às 21:07

É claro que não espero debate. Mas acho engraçado que o Rui, naturalmente do alto do seu pedestal me possa qualificar, não me conhecendo, de "soldadinho de falange". Ora nada do que escrevi foi ofensivo. O que pretendi, é certo que com alguma ironia, foi chamar a atenção para aquilo que neste blog verdadeiramente me chateia: conjecturas especulativas, as pessoas falam do que não sabem, do que imaginam saber, do que gostariam que acontecesse. Veja-se o que foi dito sobre o caso com o Pinho do Arouca. Ninguem que aqui escreveu, viu fosse o que fosse. Veja-se ai da o que está a ser dito sobre a intervenção na Wb Summit. Ninguém que aqui escreveu esteve presente no evento. É isto que me chateia (para além da cada vez mais numerosa hospedagem de rivais, alguns verdadeiramente rascas).
Um abç
Sem imagem de perfil

De AdF a 11.11.2016 às 09:45

Smoker, o seu comentário é no mínimo irónico: "Veja-se ai da o que está a ser dito sobre a intervenção na Wb Summit. Ninguém que aqui escreveu esteve presente no evento." Ora, eu comecei o meu comentário dizendo precisamente que passei 40 minutos a ouvir a intervenção do presidente do Sporting. Certamente o Smoker tem conhecimento das novas tecnologias, e como tal pode ver a intervenção completa no Youtube. Hoje em dia não precisamos de estar fisicamente num local para conseguirmos ver o que lá se passa/passou.

O que me espanta é a facilidade com que atacou os comentadores, não tendo o caro Smoker contribuido de todo para a discussão. Considero que neste caso escolheu mal o comentário para generalizar outras hipotéticas contribuições que tenham sido dadas neste blog. Convido-o, no entanto, a rebater os pontos que elenquei. A minha análise foi simples, tentei primeiro apresentar alguns dos pontos que me saltaram à atenção e que foram proferidos pelo presidente do Sporting (objectivo) e para cada um deles emiti uma opinão (subjetivo).
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 11.11.2016 às 15:30

Smoker,

sim, não estive lá no WebSummit, estava a trabalhar.
não estava a contar lá ir ouvir o BdC.

Comentei apenas o que achei relevante no post do CityLion, não especulei nada, comentei.
Não sei se o que menciona de "hospedagem de rivais, alguns verdadeiramente rascas" se aplica à minha pessoa ou aos meus comentários.

Se não está de acordo com a minha opinião está no seu pleno direito, esteja à vontade para comentar e debater, mas faça o num debate construtivo e concreto.
Podemos não estar nos locais e conseguir comentar e argumentar...
Posso comentar e debater as eleições norte-americanas, a pesca no lago Vitória, a guerra na Siria ou a actuação da Margot Robbie no Top Gear... não estive em nenhum e tenho uma opinião construtiva e consigo debater com outras pessoas de outros Clubes.

Cumprimentos,
Sem imagem de perfil

De Leao de Coimbra a 10.11.2016 às 17:36

Continuo sem entender, sendo a WebSummit para empreendedores de sucesso, porquê convidar um gestor perito em falências?
Sem imagem de perfil

De M. Costa a 10.11.2016 às 18:28

A 1ª coisa que se ensina nos cursos de inspectores de finanças é como fugir ao Fisco.
Sendo assim, o BdC é a pessoa indicada para mostrar o que um Presidente e Gestor não deve ser.
Sem imagem de perfil

De J Alves a 10.11.2016 às 18:48

Mas qual convidar qual carapuça. Estes convites custam o dinheiro da cara. Paga SCP!!!
Sem imagem de perfil

De Maria a 10.11.2016 às 17:59

Análise bem feita e escrita e num tom que não seria o do sujeito se calha a apanhar a pessoa que o teceu.

O meu amigo que me contou exactamente a mesma coisa mas começou com - que para mim se tornou fatídico - "O Teu Presidente" e a partir daí foi isso mas em tons bem menos delicados e simpáticos.

Ele disse que BdC foi inchando inchando e depois já não media nem o que dizia nem as graçolas que fazia achando que estava em casa dele e que todos eram amigos de infância. Não estavam e não eram.

Disse que era buçal e mesmo na buçalidade não conseguiu concretizar um único pensamento que começara - como na ocasião em que falou sobre as filhas e o estado do futebol - mas depois não deu em nada e nem conseguiu seguir uma linha de raciocínio.

Mas pronto lá teve o homenzinho mais tempo de antena - apesar de que só prestou atenção quem tinha a vontade mórbida de o ver afundar na sua própria soberba e boçalidade - e durante 3 dias não houve asneiradas, ordinarices e patetices públicas.

O meu amigo sabendo que não gosto do filme diz que a BdC lhe fez lembrar a cena da Bridget Jones em que ela vai a uma festa vestida de coelhinha da Playboy
Sem imagem de perfil

De sloct a 10.11.2016 às 19:14

Buçal é o arreio do cavalo, do pescoço à crista. É composto pela cabeçada, pelo fiador e pela focinheira.

A palavra buçalidade pura e simplesmente não existe.

As palavras pretendidas são boçal e boçalidade...
Sem imagem de perfil

De carlos a 10.11.2016 às 18:28

No fundo, bdc foi igual a si mesmo.

Pelo menos é coerente uma vez que insiste em demonstrar o permanente vazio de ideias que se passa naquela cabeça.

O grave é constatar que, depois de 4 anos de mandato ainda há quem acredite nesta personagem anedótica. Mais grave ainda é quando realizamos que, quem ainda não percebeu, nunca perceberá.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 10.11.2016 às 21:19

"Mais grave ainda é quando realizamos que, quem ainda não percebeu, nunca perceberá."

Claro. Estão com medo que regressem os "barões" e demais elites!...

O Azevedo com estas conversas de xaxa tem conseguido o que quer.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.11.2016 às 20:06

Tenho um amigo que foi à WEB SUMMIT e que me disse que a percepção dele sobre a entrevista de BdC não foi esta que se descreve. Assim cada um fica com a sua!
Ah! E este amigo não é do Sporting Clube de Portugal!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.11.2016 às 20:09

Porque é que não estou surpreendido ?
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.11.2016 às 20:18

Porque já é uma pessoa "sabia" e que sabe bem que isto é o diz que disse!
Mas eu também já não fico surpreendido com os "imensos" POST's dedicados ao homem. Só fico um pouco triste de debatê-lo em vez de outras coisas!
Olhe gosto mesmo do CARTOON!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.11.2016 às 21:04

Meu caro,

O que é que sugere, quando ele é a figura central à procura de protagonismo e mediatismo sete dias por semana.

Decerto que se ele fosse um homem mais discreto e sensato - ou seja, falar menos e fazer mais - não lhe seria prestada tanta atenção. Mas... atenção é o que ele mais procura.

Pensa que o convidaram para participar num colóquio deste género pelos seus conhecimentos sobre futebol ?... Claro que não ! Sabem que ele é polémico, procura protagonismo e tudo isso serve para "vender" a ocasião.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 10.11.2016 às 21:26

Tem razão Rui, ele procura-a e nós ainda lhe damos mais "tempo de antena".
Eu até evito comentar mas quis "brincar" um pouco!
Sem imagem de perfil

De Implacável a 10.11.2016 às 20:48

Bem, o seu colega não é um empreendedor, é um vidente! Só pelo "cheiro" tirou-lhe a pinta. Fiquei impressionado...

E é quando leio.
"...Ele não liga nada a futebol, mal sabe quem é o Carvalho..."

mas depois vem:
"...acrescentou quase nada em termos de conhecimento da realidade do futebol..."

Boa!
Por um acaso, o City Lion estará a gozar com os leitores do blogue?!
É que não somos todos assim tão burros. O Caro decida-se!
Então o seu amigo, pelo que se subentende, percebe ZERO de futebol mas sabe o suficiente para avalizar os conhecimentos de BdC e concluir que estava em campanha eleitoral?!

Caro City, não sei se se apercebeu que a melhor campanha que BdC poderia ter é levada a cabo por pessoas como o Caro.
Eu próprio que o quero ver de lá para fora me sinto constrangido com considerações desta natureza e me vejo na obrigação de intervir.

PS - espero que o City Lion, mas , sobretudo, o Rui Gomes, não me levem a mal mas parei de ler o texto no ponto que acima refiro.
Já será tempo de gravarem umas músicas novas na cassete...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.11.2016 às 20:59

Não levamos a mal, mas pelo menos a nossa "música" não oscila mediante o vento.
Sem imagem de perfil

De Implacável a 10.11.2016 às 21:29

Caro Rui
"...Eu próprio que o quero ver de lá para fora me sinto constrangido com considerações desta natureza e me vejo na obrigação de intervir..."

A minha opinião não oscila!
Simplesmente, o que me motiva a querer ver o BdC fora do SCP é a (falta de) competência e não a cor da gravata. E, depois, como dizem na minha terra, "o que é de mais cheira mal"...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo