Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

30250119304_ce4f0251b9_k.jpg

 

Nota: Este post é da autoria do City Lion e não de Rui Gomes.  

       

O Rui Gomes que me desculpe mas prometi a um amigo meu escrever este post (que ele generosamente me ajudou a escrever), que está relacionado com o último post publicado pelo Rui.

 

Como não pude estar na Web Summit, pedi a este meu amigo que fosse assistir à conferência / entrevista com o Bruno Carvalho de ontem à tarde. Ele não liga nada a futebol, mal sabe quem é o Carvalho e é daqueles empreendedores / start-ups meio "geeks", mas até por isso fiquei curioso em relação à opinião dele sobre o personagem. Até lhe pedi para tirar umas notas para falarmos à noite.

 

Não fiquei nada surpreendido com o que ele me disse. Depois de quase me insultar por tê-lo feito perder tanto tempo, quando havia tantas conferências bem interessantes a ocorrer em simultâneo, lá me contou o que achou. 

 

Descreveu-me o Bruno Carvalho como um "pedante", que se auto-valoriza mostrando conhecimentos ou qualidades superiores aos que realmente dispõe. Tirou-lhe logo "a pinta", ele que está habituado a recrutar gente de alto nível. Evasivo nas respostas, monocórdico, com ar de frete, pouco empático, com um inglês razoável, mas com algumas "caneladas" básicas, deixou-se facilmente cair em contradições, acrescentou quase nada em termos de conhecimento da realidade do futebol e parecia estar apenas em campanha eleitoral.

 

Primeiro, e como o Rui disse no seu post, parece que o Bruno Carvalho tem como objectivo num eventual segundo mandato (o eventual são palavras minhas porque nem lhe deve passar pela cabeça não ser reeleito) ganhar um título europeu. Este meu amigo perguntou-me se o Sporting já tinha sido campeão com este Presidente porque ele tinha ideia que tinha sido sempre o Benfica desde que ele lá chegou e, depois de eu confirmar, ele só se ria do outro lado da linha com tamanha bazófia e falta de noção. Parece que no 2º mandato virá apenas a Liga Europa (o que aliás esteve bem perto de acontecer até com Godinho Lopes) e que só nos seguintes virá a tão desejada Champions.

 

Depois a conversa passou pelo Jorge Mendes e o Carvalho, até ai na conversa muito crítico de fundos e de empresários, "meteu a viola no saco" e até tratou de o elogiar. Este meu amigo disse-me que o Carvalho tentou ainda passar a ideia de haver alguma cumplicidade / relação entre ele e o Ronaldo, coisa que muitos sabemos não corresponde à verdade.

 

Outro tema abordado foi o da sustentabilidade do negócio do futebol e ai o Bruno Carvalho falou da importância do futebol passar bons valores e exemplos. Com graça este meu amigo concluiu que afinal ele não se irá recandidatar, porque mesmo conhecendo-o pouco, quase só conhece as histórias pouco edificantes nomeadamente uma que se terá passado há pouco tempo (estaria a referir-se ao jogo com o Arouca) e porque percebeu que no palco (tirando o entrevistador) havia uma grande falta de nível / classe.

 

Depois o grande exemplo de gestão dado pelo Carvalho foi ter ido buscar o Jesus ao Benfica. Sabendo que o Benfica não quis renovar com Jesus e que até o tentou "impingir" a outros clubes não se percebe o enorme mérito. Confirmei ainda que houve um generoso aumento no ordenado e agora ainda mais depois de uma ano sem títulos e aí o meu amigo percebeu que se tratou apenas de mais um exemplo de bazófia de quem diz ter a "Champions de gestão". Quanto à história dos 2 dias que o Benfica teve para pensar dá-me ideia que isto só vai ajudar o Benfica no processo que tem contra Jesus.

 

Finalmente ele esteve mesmo quase a querer ir-se embora quando ouviu o Carvalho dizer que trabalhava 24 horas por dia e que era tudo por paixão ao clube. Este meu amigo, que percebeu logo que o Carvalho não deveria ter "onde cair morto" quando chegou ao Sporting (e é verdade), teve logo a certeza que ele estaria hoje a ganhar um ordenado acima do que ele alguma vez tenha ganho na vida (o que confirmei / fora o que não se sabe) e sentiu-se insultado pela conversa do muito trabalho, que é o que ele experimenta na pele com negócios de grande velocidade que exigem algumas directas, mas nunca na vida iria dizer que trabalha 24 horas por dia, até porque seria mentira (coisa que percebeu ser natural no Carvalho) e até uma estupidez, porque a vida não pode ser só trabalho.

 

Enfim, teve pena de mim por termos este personagem à frente de um clube que ele sabe que eu amo e que me deve fazer confusão ver lá uma pessoa que é em tudo o oposto do que eu acredito e admiro. Incentivou-me ainda a ajudar a arranjar uma alternativa para as tais eleições (que percebeu ser a grande obsessão do Carvalho) mas não deixou de antever que ele irá fazer tudo por tudo para se "agarrar ao lugar" até porque cá fora ninguém o contrataria a começar pelo meu amigo. Com a "lata" que o Carvalho demonstrou nesta entrevista este meu amigo reconhece que ele conseguirá arrastar muitos mais ingénuos / irracionais e que era preciso alguém que o desmascare (coisa que temos feito há muito tempo aqui no Camarote Leonino). 

 

Já me ia esquecendo não faltaram umas indirectas de mau gosto relacionadas com o Benfica a propósito de nada e zero ideias sobre inovação que era o que a maioria dos participantes esperava ouvir.

 

Curiosas ainda foram as reacções gerais de outros participantes com quem este meu amigo falou no fim (para me ajudar neste post) e vários referiram ter sido a pior conferência da Web Summit, alguns inclusivamente a comparar com outras que tinham lá visto sobre o futebol nomeadamente de jogadores de futebol (Figo e Ronaldinho) e pessoas ligadas ao Benfica (julgo que Domingos Soares Oliveira, Nuno Gomes e Rui Costa) que mostraram um nível, conhecimento e qualidade muito maior. O que não me admira porque se tratam de pessoas criadas no futebol ou gestores com provas dadas fora do desporto. É esta a mistura que queremos na equipa que espero possa enfrentar Bruno Carvalho nas próximas eleições (agora sou eu que estou a ficar obcecado com as mesmas!)

 

P.S.: Infelizmente não vou poder responder a eventuais comentários.

 

publicado às 11:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


2 comentários

Sem imagem de perfil

De AdF a 10.11.2016 às 15:58

Decidi ouvir a intervenção de Bruno de Carvalho para poder comentar este post. Fazendo primeiro uma análise técnica, estando Bruno de Carvalho rodeado de tantos profissionais de comunicação, poderia praticar algumas técnicas elementares de comunicação, como a colocação da voz, tonalidade, utilização de pausas, etc. Foi doloroso ouvir durante 40 minutos o discurso do presidente do Sporting.

Olhando agora para a entrevista em si, várias referências ao eu "Quando eu entrei, eu disse, eu sei o que quero para o Sporting" e mais algumas frases do género. Não creio que se possa retirar muita informação útil da entrevista, mas reconheço que o próprio entrevistador não terá ajudado perante algumas das questões que colocou, em particular a questão sobre "roubar" Jorge Jesus ao Benfica. Para dar alguns exemplos dos restantes assuntos abordados, Bruno de Carvalho foi desafiado a comentar a perda de clientes da televisão paga. Depois de dar várias voltas ao tema, referiu que um modelo do género Netflix poderia funcionar, mas sem precisar como. Mostra preocupação sobre vários clubes a morrer pois estão sem dinheiro, mas mais uma vez não explica o que poderia ser feito para alterar essa tendência. Falou sobre os famosos fundos, referindo que a solução serão outros modelos de financiamento, nomeadamente outros parceiros financeiros que querem vir para o futebol, mas sem especificar quais. Sem sabermos quais, não conseguiremos saber se são ou não melhores que os fundos. Sugere ao de leve que quer ter acesso ao dinheiro, mas não quer que as entidades que investem tenham poder de decisão sobre o clube. Questionado sobre Jorge Mendes, referiu que é muito bom no que faz e tem muitos contactos. No entanto refere igualmente que neste Verão Bruno de Carvalho fez muitos bons negócios sem precisar de recorrer a Jorge Mendes.
Terminou a sua intervenção a falar da arbitragem nas competições europeias. Referiu que as equipas portuguesas estão mais sujeitas a erros de arbitragem em prejuizo próprio quando jogam com equipas de certos países. O entrevistador perguntou quais países, mas Bruno de Carvalho fugiu à questão e deixou-a por responder.

Não poderia deixar de referir algumas frases que são imagem de marca de Bruno de Carvalho: "deixe-me primeiro dizer-lhe que é importante que entendamos os mercados", "as pessoas precisam de perceber", "É muito importante e preciso de dizer isto".

Na minha opinião, e tendo esta intervenção acontecido no Web Summit que é um enorme evento tecnológico na Europa, esta foi uma intervenção muito pobre, e tanto haveria aqui para abordar em questões tecnológicas (o video-árbitro já desapareceu do discurso do presidente do Sporting?).

Saudações desportistas,
AdF.
Sem imagem de perfil

De joao pereira a 10.11.2016 às 17:21

Boas tardes,

O problema desta intervenção ( e das próximas intervenções de BdC) do presidente é que ele não consegue separar a Campanha Eleitoral de qualquer intervenção ou comunicado.
Perdeu aqui uma boa hipótese de mostrar um lado mais empreendedor, activo e capaz na melhoria do negócio do futebol.


Poderia ter explorado alguns aspectos do negócio televisivo a nivel dos Clubes, não só em Portugal como noutros Clubes Europeus.

Financiamento dos Clubes, Fundos, dizer algo como isto
"Sugere ao de leve que quer ter acesso ao dinheiro, mas não quer que as entidades que investem tenham poder de decisão sobre o clube."

Para ter acesso ao dinheiro, seja por aumento de capital da SAD, empréstimo Obrigacionista, alienação de ações, acesso a fundos, empresas de capital de risco,etc.. vai sempre implicar ou um determinado tipo de controlo, pagamento de juros.. mas enfim, é o mestre da Gestão...


"Terminou a sua intervenção a falar da arbitragem nas competições europeias. Referiu que as equipas portuguesas estão mais sujeitas a erros de arbitragem em prejuizo próprio quando jogam com equipas de certos países. O entrevistador perguntou quais países, mas Bruno de Carvalho fugiu à questão e deixou-a por responder."

Num evento destes falar de arbitragens é completamente errado e ainda por cima não responde à questão... claro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds