De JCR a 12.05.2021 às 12:49
1ª PARTE:
Do artigo que o sportinguista Daniel Oliveira escreveu e bem, não há muito a dizer, dado estar de acordo e ter sido 1 prazer ler o mesmo.
Mas dali, tirei a simples frase, "O clubismo é irracional". E é à conta disto, que faço a ligação com o que se passou nos festejos, e cujo o mote de críticas está agora mais do que nunca presente, passadas 5/6 horas após o término dos mesmos, principalmente, em todas as TVs.
O conhecido jornalista Rui Santos, esta madrugada, quando a emissão da SIC Notícias acabou a transmissão em directo, por volta das 4:30, disse que "suspeito que os festejos sejam mote de crítica por parte dos clubes adversários e por parte dos opositores políticos", e ele, infelizmente, acertou!
E basta ver o que foi dito nos 2 programas matinais de Opinião Pública, para se ver que está instalado o "Carmo e a Trindade", após o que ontem se viu, parecendo até que, se fosse o FCP e o SLB a serem campeões, e felizmente, isso não aconteceu, as pessoas iam todas com asas de anjinho festejar!
Não estou com isto a defender o ministro responsável pelas polícias, mas também não estou a apontar as falhas que existiram no planeamento, mas isto foi o que foi, devido a 1 só motivo: vivemos em tempos de pandemia, porque se tal não se passasse, não iríamos ver as pessoas agrupadas em pouco espaço, dado o curto trajecto que a equipa percorreu, devia ser maior, como aconteceu há 19 anos, mas a culpa principal, está numa só coisa: o irracionalismo do clubismo, o mau comportamento humano perante as vitórias ou derrotas.
A mole humana que ontem se viu, era impossível de ser controlada, e muito provavelmente, se não houvesse pandemia, haveria muito mais pessoas nas ruas, aliás, o trânsito nem sequer se mexia, mas não é agora o momento para se estudar o comportamento humano existente nestes casos, é tentar aprender o que se possa e delinear novas formas de festejo num futuro próximo, mas em marés humanas, devido a príncípios 1 pouco irracionais, a disciplina é improvável ser aplicada, e parte de cada 1 de nós comportarmos da melhor forma possível, para em conjunto, se for possível, não transformar 1 festa em desacatos.
Mas a minha crítica prende-se com o uso que se está a dar dos festejos, por parte da comunicação social, tendo já se dito que, provavelmente, os números da COVID-19 vão aumentar, chegando ao ponto do PR também vir dizer algo, como se fossem adivinhos do futuro, pena é não saberem os números do Euromilhões, dado serem grandes conhecedores do que vai acontecer nos próximos dias.
Mas as minhas maiores críticas é ter visto, na sua maior parte, adeptos dos rivais, a comentarem a vergonha que foram os festejos, mas dando ao mesmo tempo os parabéns pela conquista do campeonato por parte do Sporting...de HIPÓCRITAS, está o mundo já muito farto, eu então mais, e eu dou o meu exemplo, não vejo nenhuns festejos quando os rivais ganham o campeonato, ZERO, mudo logo de canal, e se todos fizessem como eu, não havia tanta HIPOCRISIA, parecendo até que as críticas são a forma que eles têm em ultrapassarem a frustração por não terem sido campeões, desapareçam, que era o melhor que faziam!
De JCR a 12.05.2021 às 12:49
2ª PARTE:
Até detectei 1 comentador, que disse o mesmo na TVI24 e na SIC Notícias, e se isto não é ter segundas intenções, então não sei o que seja!
Termino só dizendo que eu também não gostei de ver alguns dos festejos que ontem existiram, tendo havido alguns excessos nítidos...mas não venho aqui fazer críticas, porque sei que as massas humanas, são difíceis de serem controladas, e também não venho aqui pôr em cheque o poder político, não gosto do ministro, mas como não tenho aspirações a nenhum cargo, não preciso de fazer isso, e não servindo de desculpa, mas 19 anos de seca, levou depois ao que esta madrugada se passou, mas todo o criticismo que está agora criado, por questões políticas ou hipócritas, há muto que já devia ser banido, mas tal não se está a passar, e dou os parabéns ao jornalista Rui Santos, por ter tocado esta madrugada na ferida, tendo acertado em 100% em tudo o que apontou!
Só gostava de ver quem está agora a criticar, no lugar de quem planeou as coisas...ou, melhor ainda, cá estaremos para ver, caso o SLB ganhe a Taça de Portugal, se os seus adeptos vão festejar afastados 2 metros entre si, indo eles todos usar asas de anjinhos, dado parecerem que são todos uns santinhos, os sportinguistas é que são uns diabos...coerência é há muito necessária e precisa neste país, e isso vê-se em todos os momentos que não existe!
O CAMPEÃO VOLTOU, O CAMPEÃO VOLTOU, O CAMPEÃO VOLTOU...e isso, está a incomodar muita gentalha, e ainda bem!
De De Vigia a 12.05.2021 às 13:00
JCR, concordo consigo!
Contudo, apesar de tudo e contra todos estes anos de angustia valeu mesmo a pena todo este sofrimento.
A felicidade jorra mesmo em todos os cantos do mundo!!!
De JCR a 12.05.2021 às 13:21
De Vigia,
Mas eu não critiquei em nada o sofrimento que tivemos, e é claro que vale sempre a pena, termos a recompensa, após o que passámos, e estamos agora todos felizes, por 1 coisa que não deixa de ser 1 pouco irracional, sermos adepto de 1 clube que ganhou o título nacional, mas isso, dado não ter conhecimentos, deixo a quem sabe do porquê de termos estes sentimentos.
A crítica que fiz é contra as críticas, essas sim, para mim, racionais, acerca do que se passou, como se eles pudessem fazer algo contra, eu festejei em casa, mas não tenho nada contra as pessoas terem-no feito na rua, mas parem é de criticar por tudo e por nada, tendo chegado a ouvir que as ruas de Lisboa, devido aos 19 anos de jejum, estavam cheias de bafio, e repetindo o que escrevi, de HIPÓCRITAS, estou eu e o mundo cheiíssimos!
De António Vieira a 12.05.2021 às 18:51
De Fúlvio Amaral a 12.05.2021 às 21:17
É isso JCR grande comentário, cambada de hipocritas! Ainda hoje ouvi comentários sobre a festa de ontem cá em Ponta Delgada como é que é possível aí o covid-19, estas pessoas que irresponsáveis, quando a mesma no fim de semana anterior furou o recolher obrigatório às 15:00 para ir jantar a casa de amigos, grande moral!
De JCR a 12.05.2021 às 23:30
Caro Fúlvio Amaral, eu não queria aqui meter o assunto COVID-19 ao barulho, mas não sendo daqueles negacionistas, tenho todo o respeito e precauções, mas está mais do que visto que andam há bastante tempo a usar a maldita da pandemia, como bode de expiatório, e hoje, se não houvesse isto, iriam criticar por outra coisa, porque, como disseram já aqui, os outros estão ressabiados, e contra isso, Rennie no estômago!
Mas a minha crítica é estarem a adivinhar que o nº de contágios vai aumentar em Lisboa, devido à festa, usando hipóteses antes de a realidade acontecer, mas como não foram campeões, tocam em assuntos em que não sabem, nem muito menos têm conhecimentos, mas queria-os ver a controlar 50, 100 mil pessoas, em modo de pandemia, e tendo estado bastante tempo confinadas, e depois provavelmente, escondiam-se das críticas num buraco, que era de onde eles nunca deviam sair!
E convém relembrar que, na sua maioria, quem esteve nos festejos foram jovens, que ainda não tinham visto o Sporting a ser campeão, muitos nem tinham ainda nascido, pelo que se pode perceber 1 pouco o seu entusiasmo, e mesmo sem desfile da equipa no autocarro, seria difícil controlar este aspecto, dado que e ainda bem, não temos atrás de nós 1 polícia!
Eu não gostei do que vi esta madrugada, acho que ninguém gostou, mas se passasse o mesmo com o FCP ou o SLB, eu não iria criticar, dado nem sequer ver as festas dos outros, só a do nosso clube é que interessa, e por isso é que eu acho que há nessas críticas bastante hipocrisia, não é mais nada, e Rui Santos adivinhou, no parlamento hoje falou-se da situação, não tendo eles a sinceridade de dizerem que o fazem, porque são de outro clube/partido político, usando depois o bode expiatório da moda, a pandemia!
Como já disse, não gosto do ministro, nem estou a defender este governo, as investigações devem ser feitas ao que correu mal, mas existe 1 doença pior em Portugal do que a COVID-19, e chama-se maledicência, dado gostar-se de criticar tudo e mais alguma coisa, está-lhes no ADN, sendo isso a forma de ultrapassarem as suas frustrações, mas têm todo o direito a fazerem críticas, desde que sejam com sentido e construtivas, não vivemos em nenhuma ditadura, embora queiram implementá-la novamente!
O rídiculo já vai ao ponto de ter há pouco ouvido dizer que, no ponto de vista de saúde pública, devia o Braga ganhar a Taça de Portugal, porque tem menos adeptos do que o Benfica...querem ver que, doravante, ainda iremos ver jogos resolvidos pelos árbitros, por questões sanitárias? Tenham dó, já basta a pouca vergonha que os árbitros têm feito, não juntem mais 1 opção, que só iria trazer mais mentira desportiva...
Termino com a pergunta que ouvi muitas vezes, feitas às pessoas de todos os clubes, inclusive o nosso, e que me deixa furioso, "o campeonato que o Sporting ganhou foi justo"?! Epá, devem andar a comer muito queijo, dado não se lembrarem de como é que os outros 2 clubes conquistaram os seus campeonatos, o que só mostra o modo de sabotagem contra o Sporting, em que a comunicação social está já há algum tempo e vai continuar agora mais, mas como aqui foi dito, ganhámos contra tudo e contra todos, e iremos continuar a fazer assim, porque somos da raça que nunca se vergará!
Agora o que eu só quero, é ganhar os 2 últimos jogos que faltam, para acabar esta época em beleza sem derrotas, o resto interessa-me ZERO!
De J.Oliveira a 12.05.2021 às 21:44
Lampiões e andrades estão ressabiados, e estejam onde estiverem Na CS, no parlamento, etc. criticam o povo sportinguista por ter saído à rua, sabendo eles que se o seu clube estivesse 19 anos sem ganhar o campeonato (nós sabemos que ganhamos em, em 2005, 2006, e 2015, mas não valeu, até golos com a mão valeram para nos tirar campeonatos...) e tendo mais ou menos a nossa massa adepta (o Benfica mais, o Porto menos) sairiam à rua como nós saímos. Mas nós saímos sem dezenas de feridos por guerra de garrafas, como já aconteceu com outros clubes, adeptos contra adeptos em plenos festejos. Chama-se a isto HIPOCRISIA!
SL
De Governo Verde a 13.05.2021 às 10:21
Já viu bem a falta de criatividade,li algures que tiveram 19 anos para treinar, e mesmo assim , por falta de criatividade e por excesso de cefaleia só se recordam do pó e do Bafio.
Pois entreguemo-lhes esse título, podem ficar com o pó.
Hoje, ficaram com a certeza de quem somos...somos gigantes e nisto sempre fomos campeões.
De António Vieira a 12.05.2021 às 18:52
De Paulo Salcedas a 12.05.2021 às 20:18
Depois de já passada a euforia da vitória, e o nervosismo do (longo) dia de ontem, cabe-me também fazer algumas considerações sobre esta (brilhante) conquista do nosso clube:
1 - Caro Varandas: permita-me que o felicite, demonstrou trabalho e competência, os sportinguistas só podem estar agradecidos. Eu faço mea culpa. É certo que fui uma das vozes aqui no Camarote Leonino que mais criticou a sua gestão, principalmente do futebol profissional mas esta época tive clara perceção (desde o início) que o trabalho desenvolvido iria dar frutos, assim aconteceu para grande felicidade minha e de todos os sportinguistas, espero que o seu mandato seja pleno de realizações para o Sporting e obviamente para todos nós. Demonstrou acerto e aprendeu com os erros do passado (quem não erra? todos erramos....), soube reunir as condições ideais para o sucesso e esse mérito é inteiramente seu.
2 - Caro Ruben Amorim: fui também daqueles adeptos/treinadores de bancada, muito cético em relação à sua contratação e especialmente pelos valores envolvidos e falta de experiência, pior fiquei (eu e muitos sportinguistas) com a ponta final da época passada, se dúvidas existiam elas aumentaram.... Mas esta época as coisas mudaram, o Ruben soube construir uma verdadeira equipa, sem vedetas, (embora tenha muitos jogadores com imenso talento e qualidade) sem casos, com um balneário blindado e à prova de intrigas e isso sentiu-se desde o princípio, a união e espírito de grupo daqueles rapazes é uma coisa extraordinária, a força mental que exibiram durante a época não é para todos, foi ela que muitas vezes permitiu vencer quando parecia impossível.. Todo este cenário favorável o Ruben Amorim soube construir, com humildade, com os pés bem assentes na terra e o trabalho feito é só para os predestinados e tenho a certeza que o Ruben é um deles. O meu eterno obrigado por tudo o que nos deu esta época e confio que consigo o futuro vai ser grande! Devo também saudar a restante equipa técnica, sem o vosso trabalho (muitas vezes invisível aos olhos dos adeptos) nada disto seria possível.
3 - Pra vós jogadores que semana após semana nos fizeram sonhar, que jogo após jogo demonstraram que são uma verdadeira equipa, com uma garra inigualável, que souberam enfrentar ventos e marés com uma força e um crer extraordinários, tiro o meu chapéu! Sei como custou dentro de campo sentir na pele o juízo de apitadores manhosos, com critérios desiguais, coadjuvados por "VAR´S distraídos"... Sei mas a melhor resposta souberam sempre vocês dar, a resposta da grande força de um coletivo "antes quebrar que torcer" e só assim levaram a bom porto o anseio da Nação Sportinguista! Foram humildes, abnegados, verdadeiros leões que souberam deixar a pele em campo e comer a relva quando foi preciso. Mas também souberam dar um toque artístico e muito pessoal ao vosso jogo! O vosso talento e atitude são a nossa alegria! OBRIGADO!
4 - CA e Conselho de Disciplina - Apesar da alegria imensa que sinto, não me esqueço de vós, dedico-vos também esta vitória do Sporting Campeão e creio que também muito do mérito vos pertence. Interrogam-se porquê? Estarei a ser irónico? Não!
O que não nos mata, torna-nos mais forte e a vossa (in)justiça, forte connosco, fraca com quem manda nisto tudo (nos corredores podres do futebol português), foi bem evidente durante toda a época, as arbitragens manhosas, os castigos em alturas fulcrais, os processos e a ameaça constante e velada... tudo serviu para deitar abaixo uma equipa de jovens que só queria ganhar dentro do campo. A vossa perseguição, mais fortaleceu a equipa, os jogadores sentiram na pele todas as injustiças, não só com eles mas também com quem os comandava e isso foi um tónico poderoso, muitas vezes, para triunfar é na injustiça que vamos buscar forças e não tenho dúvida nenhuma que esta época assim foi, portanto o meu muito obrigado, sei que este momento deve ser especialmente penoso para vós mas é a vida, comprem Rennie, sempre alivia a azia....
Já vai longo o comentário, uma palavra muito especial para todos os que acreditaram!
O SPORTING É CAMPEÃO!
De Carlos Marques a 12.05.2021 às 20:23
Há meses atrás: 2 casos isolados noticiados de trabalhador multado por comer sandes dentro do carro ao sair do trabalho.
Velhinha multada por beber o café na rua em frente à pastelaria (com certeza por não ter equilíbrio para levar o café para casa).
Festas de casamento e baptizado com até 50 familiares interrompidas e gente dispersada.
Pessoas num café num bairro social tratadas à bastonada pela PSP.
Semanas, para não dizer meses, de debate levado a cabo por fascistas e ant-comunistas primários, gente que nunca fez as pazes com o 25-Abril, e comunicação social que se deixa mercadejar pelo mais podre dos interesses, a comentar e criticar e tentar matar as celebrações: 25-Abril no Parlamento com 1 terço dos deputados, 1º-Maio na Alameda com CGTP a marcar lugares espaçados 2 metros ao ar livre, festa do Avante! com todas as regras e mais algumas com casos claros de exagero da DGS mas sempre tudo cumprido pela organização, comícios partidários dos partidos de Esquerda.
Ontem, em plena pandemia, depois de se saber as consequências da mera abertura no Natal em que familiares viajaram para visitar as famílias, uma multidão de bêbados e arruaceiros, ao monte, sem máscaras, em confrontos com a polícia e destruição de propriedade pública.
E onde estavam os tais críticos: uns calados, outros a fazer parte dos festejos.
Isto não é um caso de o futebol ser um Estado dentro do Estado. Isto é um caso de república das bananas, de ausência de Estado perante os fortes, e excesso quer de Estado quer do poder da comunicação social "independente" perante os menos fortes ou minoritários. Isto é fascismo escondido com o rabo de fora. Estou a exagerar? Digam isso aos ESCRAVOS de Odemira retirados de suas barracas às 4 da manhã, para protecção os "portugueses de bem", e para irem ser cuspidos e insultados num empreendimento ilegal com ligações ao BES, chamado Zmar, e cuja grande visibilidade em torno caso se deu por parte de um bastonário dos advogados e da associação de proprietários por causa dos "direitos humanos" dos tais ocupantes, esses sim ilegais, do empreendimento ilegal.
Isto parecem ser muitos assuntos, mas não é. Isto é o país que temos, devido ao povinho que por cá anda... que só é livre (mas já nem democracia soberana nem futuro económico tem graças à aberração €) devido a meia dúzia de capitães que se revoltaram em 1974. Se não fosse isso, ainda hoje andávamos a falar baixinho, enquanto uns eram torturados em Caxias e outros roubavam à grande ora no poder ora na "oposição" da Ala Liberal. É isso mesmo que somos. Um povo de m*rda. O futebol, ou melhor, o que rodeia o futebol, só mostra de forma mais óbvia essa realidade.
Parabéns ao Sporting? Ontem à hora do almoço ainda merecia. Hoje já não merece. Só dou parabéns a quem tem vergonha na cara e não coloca a vida dos outros em risco. Só tenho pena que a polícia não se tenha lembrado de os deixar entrar todos no estábul... no Estádio, e depois trancar as portas durante 15 dias de quarentena. É assim que se faz com os animais...
De Paulo Salcedas a 12.05.2021 às 20:40
Caro Carlos Marques: tirar mérito a uma equipa que foi melhor que os outros só porque meia dúzia de indivíduos, se calhar já com bastante álcool ingerido provocaram desacatos com as autoridades? Que justiça é a sua? Quem é o senhor para fazer juízos de valor a quem nada teve a ver com esses tristes acontecimentos???? Julgar a floresta pela árvore??
Acha que se fosse outro clube a festejar as coisas eram diferentes?? Ou esquece-se dos festejos do Porto o ano passado em plena pandemia??
Povo de m*rda fale por si, se o incomoda tanto vá comentar para outro lado, ou mande uma carta ao ministro a reclamar.
Passe bem.
De Jorge a 13.05.2021 às 11:03
Tá aziado e tenta disfarçar a azia com moralismos da treta.
O ano passado o Porto tb festejou e não se viu este tipo de reações.
Hipocrisia é o que não falta por aí.