Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Francisco Stromp

Leão Zargo, em 01.07.25

stromp.jpg

Para todos nós, sportinguistas, o dia 1 de Julho de 1906 constitui uma data memorável, da criação formal do nosso Clube. É uma data de festa e de comemoração. Mas, é também um dia de nostalgia e de memória, pois em 1 de Julho de 1930 morreu Francisco Stromp, o sócio perpétuo nº 3 do Sporting, que está sepultado no cemitério do Lumiar.

O Sporting era a sua grande e única paixão, foi o atleta exemplar, o capitão e o treinador sempre disponível e o dirigente atento e conhecedor. O elevado conceito em que tinha as virtudes do desporto e o respeito pela ética desportiva, faziam dele o amigo e cavalheiro sem limites, mesmo com os seus adversários das pugnas desportivas. Sempre atento às dificuldades financeiras dos seus companheiros de equipa, era frequente ajudá-los. Foi o que se passou com a viúva e os filhos do malogrado Amadeu Cruz, guarda-redes leonino.

Frequentador do Café Martinho, no Largo do Camões, Francisco Stromp aparecia por lá ao fim da tarde. Ali convivia com escritores e políticos, como D. João da Câmara, Fialho de Almeida, Machado dos Santos e Brito Camacho, entre outros. Numa mesa do fundo, transformada em secretaria do Sporting, despachava o expediente do Clube. Dele, diziam os amigos: “No Chico, nem namoros, nem política - a sua amante é o Sporting!”

(Fonte António Simões, Desporto com Política, ed. INCM, Lisboa, 2011)

publicado às 14:30

Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

29 de Junho de 2025

Leão Zargo, em 28.06.25

SCP AG.jpg

Em 29 de Junho vai realizar-se uma Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal no Edifício Multidesportivo (piso 3) do Estádio José Alvalade, com a seguinte Ordem de Trabalhos:  

Ponto Um - Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, para o exercício económico de 1 de Julho de 2025 a 30 de Junho de 2026, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Ponto Dois - Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2024. 

Os documentos respeitantes aos dois pontos estão disponíveis para consulta no Centro de Atendimento, localizado na Loja Verde do Estádio José Alvalade. 

- Abertura de portas: 12h30  

- Início da Assembleia Geral: 
- 13h00 caso se reúna o quórum necessário (1.ª Chamada) 
- 13h30 independentemente do n.º de sócios presentes (2.ª Chamada) 
- Abertura das Urnas de Voto: 13h30 
- Encerramento das filas para votação: 18h30  

Podem aceder à Assembleia todos os Sócios que, no gozo dos seus direitos, tenham a quota de Maio de 2025 regularizada. A quota poderá ser regularizada no dia da Assembleia, no Centro de Atendimento na Loja Verde do Estádio José Alvalade. 

publicado às 15:05

Parabéns, Hilário!

Leão Zargo, em 19.06.25

Hilário mural.jpg

Hilário da Conceição é a maior lenda viva do futebol sportinguista. A 3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa com destino a Alvalade, e não precisou de muito tempo para ganhar um lugar na equipa principal como defesa esquerdo, fazendo uso de todos os seus atributos naturais, que depois de refinados o tornaram num dos melhores do mundo na sua posição. A sua agressividade, carácter e entrega ao jogo eram tais que, apesar de não utilizar o pé esquerdo, era praticamente inultrapassável. No Mundial de 1966, onde actuou em todos os jogos, foi considerado o melhor defesa esquerdo da competição.

Representou o Sporting durante quinze temporadas, disputando mais de seiscentos jogos de leão ao peito e conquistou três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e a Taça das Taças de 1963-64. Por ter fracturado a tíbia num jogo contra o Vitoria de Setúbal não esteve presente na final da Taça das Taças. Da cama do hospital mandou um telegrama aos seus companheiros: "Lutem até ao fim, tenho-os no coração." Lutaram, ganharam e mal chegaram ao aeroporto de Lisboa, correram para a sua casa para partilharem com ele a Taça, que também tinha ajudado a conquistar.

Hilário festeja hoje, 19 de Junho, o seu 86º aniversário. O Camarote Leonino deseja-lhe as maiores felicidades.

Na fotografia, o mural existente no hall do Estádio de Alvalade com Hilário devidamente eternizado.

publicado às 14:30

Daniel Bragança e Nuno Santos

Leão Zargo, em 04.06.25

Daniel Bragança SCP.jpg

Daniel Bragança e Nuno Santos sabem por dolorosa experiência que a vida é uma força que não se dobra e que encontra o seu propósito na própria luta. Ninguém é um super-homem pelas suas vitórias, mas essencialmente porque se recusa a desistir, pela resiliência com que se levanta depois de cada queda como se tivesse de batalhar contra o mundo para provar tudo outra vez... e depois ainda outra vez.

Nuno Santos Sporting.jpg

A vida não é apenas para os jogadores que conseguem evitar as graves lesões que deixam marcas no corpo e na alma. A vida é para todos aqueles que amam o que fazem e que, por isso, sacodem as adversidades para longe. Voltaremos a vê-los em campo, cortantes como uma navalha, inspiradores como o nascer do sol.

publicado às 14:30

Rafael Nel

Leão Zargo, em 13.05.25

Rafael Nel estreia europeia.jpg

A vitória do Sporting B sobre a AD Fafe por 1-2 no encontro da 13ª jornada - e penúltima - da fase de apuramento de campeão da Liga 3 permite que a equipa leonina dependa de si para a subida à Liga 2. O triunfo foi alcançado na fase final do jogo, com golos de Rafael Nel aos 82 e 90+11 minutos que revelaram a argúcia, velocidade e técnica próprias de um goleador. O seu segundo golo, com um magnífico chapéu ao guarda-redes depois de uma cavalgada de mais de 60 metros, merece ser visto e revisto.

O avançado fez parte da formação como defesa-central, jogou no Benfica e no Belenenses antes de vir para o Sporting em 2020 para os sub-16. A capacidade goleadora e o espírito combativo que o caracterizam levaram a que Rúben Amorim o convocasse em 2023 para a pré-época e foi utilizado em dois jogos de preparação, frente ao Torreense e Union St. Gilloise, a quem marcou um golo. Estreou-se na equipa principal, num jogo oficial, em Fevereiro de 2024, com o Young Boys para a Europa League. Nessa época, na equipa B, conseguiu 8 golos em 27 jogos. Na que está a decorrer marcou 6 golos em 15 jogos.

A polivalência é outro atributo de Rafael Nel que chamou a atenção de Rúben Amorim. Chegou a Alcochete como um extremo veloz, goleador, com grande capacidade técnica, mas nos últimos anos ganhou rotinas como um avançado de referência, muito oportuno, e com bom jogo aéreo e sentido de baliza. Os dois golos à AD Fafe mostraram isso mesmo. Também é capaz de jogar na posição de médio ofensivo.

Com 20 anos de idade, Rafael Nel tem contrato com o Sporting até 2029 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Na fotografia, Rafael Nel no jogo com o Young Boys para a Liga Europa.

publicado às 14:30

Encontro com a História!

Leão Zargo, em 10.05.25

22758936_SU51H.jpeg

Há jogos assim, como o de hoje na Luz, que será verdadeiramente épico se os jogadores leoninos o superarem com sucesso. Nos próximos anos será recordado como um enorme acontecimento e os nomes dos jogadores repetidos por todos os adeptos. Chegados a este ponto, não adianta lamentar pontos perdidos ingloriamente ou dizer que se trata de um Estádio difícil, mas é fundamental transformar a agressividade do ambiente num factor de motivação e de empolgamento. Por essa razão é essencial o foco, a concentração no jogo, sem envolvimento nos inúmeros factores exteriores. 

Se não houver cabeça fria é quase certo que não haverá sucesso. Creio que Rui Borges não fará alterações, neste momento sabe-se qual é o melhor onze. Na baliza estará Rui Silva e na defesa alinharão Quaresma, Diomande e Inácio, com Catamo e Araújo nas laterais. São os melhores, mas admito que Fresneda ou Matheus possam ser escolhidos para dar maior segurança. É um desafio para a clarividência do capitão Hjulmand e a mestria de Debast. Lá à frente também não tenho grandes dúvidas: Trincão, Gyökeres e Pote. No decurso do jogo ver-se-á da necessidade de maior velocidade, criatividade ou estabilidade. Uma coisa é certa, trata-se de um dérbi de (quase) tudo ou nada.

publicado às 14:30

José Carlos, o quarto-defesa

Leão Zargo, em 27.04.25

22755016_1OyOd.jpeg

Nos anos 50 o futebol inventou uma nova posição, a de quarto-defesa, cuja função seria apurada na década seguinte. As tácticas evoluíam a puxar as equipas para trás e, se com o WM apareceu o defesa-central, surgiu depois uma espécie de trinco numa altura de transição das então tradicionais linhas de três defesas para os quartetos defensivos que se seguiram. Tinha de ser um jogador clarividente, decidido, muito forte na antecipação, pois competia-lhe marcar o maior craque criativo da equipa adversária.

No Sporting, José Carlos foi o jogador que desempenhou com maior qualidade e eficácia o lugar, tendo ficado para a história os faiscantes duelos que travava com Eusébio. Capitão de equipa depois de Fernando Mendes se ter retirado, fez famosa dupla com Alexandre Baptista no Clube e nalguns jogos também na Selecção. Actuou de leão ao peito durante doze temporadas, entre 1962 e 1974, nas quais foi três vezes Campeão Nacional, ganhou quatro Taças de Portugal e a Taça das Taças de 1964. Representou a Selecção Nacional em 36 jogos. Em 1970 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Profissional.

Na fotografia, José Carlos, capitão de equipa do Sporting na época de 1967-68.

publicado às 14:30

O 25 de Abril na final no Jamor (1974)

Leão Zargo, em 25.04.25

SCP SLB TP 1973-74.jpg

O 25 de Abril de 1974 foi comemorado efusivamente na final da Taça de Portugal em 9 de Junho de 1974. Aconteceu num Sporting - Benfica disputado num ambiente de invulgar sentimento político. Festejou-se a Revolução dos Cravos nas bancadas e no relvado do Jamor e comemorou-se o futebol em liberdade e em democracia. Os jogadores e a equipa de arbitragem entraram em campo lado a lado num ambiente de festa e helicópteros sobrevoaram o Estádio e lançaram cravos vermelhos sobre a multidão.

O general António Spínola, presidente da República, chegou à tribuna do Estádio ao som de “Grândola Vila Morena”. Em determinado momento, o primeiro-ministro Adelino da Palma Carlos anunciou nos altifalantes que os presidentes do Sporting e do Benfica, João Rocha e Borges Coutinho, tinham reatado as relações institucionais entre os dois clubes interrompidas desde 1961 por causa da contratação de Eusébio ao Sporting de Lourenço Marques.

Os leões venceram uma final disputadíssima, verdadeiramente épica, sendo necessário um prolongamento para se encontrar o vencedor. O relvado foi invadido por espectadores cada vez que se marcava um golo e quando o jogo terminou, o que exigiu da equipa de arbitragem, para além do rigoroso conhecimento das regras do futebol, o uso de grande ponderação e de autoridade para que tudo decorresse nas melhores condições.

No final da partida, com milhares de pessoas na pista de atletismo e no relvado, todos confraternizaram com todos, no meio de inesquecível euforia e confusão. Por essa razão, apenas o capitão leonino Vítor Damas subiu à tribuna de honra para receber o troféu entregue pelo presidente da República.

Ficha de jogo

Final da Taça de Portugal 1973-74

Sporting 2 - Benfica 1 (após prolongamento)

Estádio Nacional, 9 de Junho de 1974

Árbitro: César Correia (Algarve)

Sporting: Vítor Damas, Alhinho, Manaca, Bastos, Nélson, Wagner (Dani Silva), Baltasar, Dé, Paulo Rocha (Chico Faria), Marinho e Dinis

Treinador: Osvaldo Silva

Marcadores: Chico Faria (89m) e Marinho (107m)

Benfica: Bento, Artur Correia, Barros, Rui Rodrigues (Adolfo), Humberto Coelho, Toni (Eusébio), Vítor Martins, Jordão, Nené, Vítor Baptista e Simões

Treinadores: Jimmy Hagan e Fernando Cabrita

Marcador: Nené (32m)

publicado às 16:00

A “oficina” de Alcochete

Leão Zargo, em 15.04.25

22751680_NM6cz.jpeg

O futebol é um desporto colectivo. O futebol é atacar com bola e defender sem bola. Sendo um jogo simples, é difícil jogá-lo de maneira simples, como escreveu Johan Cruyff. Que o diga a equipa B do Sporting que disputa a 3ª Liga. Já desesperou, mas agora sonha com a promoção à 2ª Liga. Faltam cinco jogos, cinco finais. O sonho não é a realidade, mas pode contribuir para que ela se concretize se tiver jogadores com talento, com muito talento. O talento pode servir de capa” a um futebolista? Pode. É que quem tem “capa”, sempre escapa.

Na fotografia, os leões B festejam o golo de Manuel Mendonça ao Atlético, que abriu o marcador. Foi na 9º jornada, domingo. Na molhada está Mauro Couto que nos instantes finais fez o 2-1 e garantiu uma vitória importante que segurou o 2º lugar na classificação, que permite a subida directa. Dois golos de se lhe tirar o chapéu. Os dois atletas leoninos há muito que espreitam a equipa principal. Um é médio ofensivo, o outro é extremo, e ambos têm muito talento. Já se sabe, quem tem “capa”

publicado às 14:30

Patrícia Silva

Leão Zargo, em 24.03.25

22744983_lk8Ln.jpeg

Patrícia Silva conquistou no domingo a medalha de bronze na prova de 800 metros nos Mundiais de pista coberta de Nanjing. Uma conquista inesperada para alguns, mas muita merecida, que coroou uma corrida tacticamente perfeita. Assim, a atleta do Sporting dá continuidade a sportinguistas ilustres que se destacaram no atletismo: é neta de Carlos Cabral, campeão europeu de corta-mato e 7 vezes campeão nacional em provas de pista, e filha de Susana Cabral, campeã nacional nos 1500 e nos 3000m em pista coberta, e de Rui Silva, um dos mais medalhados atletas leoninos que foi distinguido 10 vezes com o Prémio Stromp. Susana Cabral é a treinadora. 

Patrícia Silva chegou ao pódio ao superar a polaca Anna Wielgosz, quinta, e a suíça Audrey Werro, quarta, na recta da meta. “Pensei: consigo correr tanto como elas, por isso, a certo ponto, elas vão começar a cair ou eu vou começar a crescer, e vou chegar ao pé delas”, referiu a atleta. Corre-lhe nas veias o sangue do Leão!

publicado às 14:30

O versátil Debast

Leão Zargo, em 08.03.25

Debast SCP.jpg

Zeno Debast tem apenas 21 anos e foi contratado como defesa central no Verão passado. Era titularíssimo no Anderlecht e é internacional A pela Bélgica. Perante as circunstâncias no meio campo leonino, Rui Borges colocou-o a jogar na linha média. «Adorei o jogo dele, está adaptado e encheu o campo», resumiu o treinador no final do jogo com o Estoril. Não foi para ser simpático, é verdade, à maneira dele, jogando de "pantufas", encheu o campo e esteve presente em alguns dos momentos decisivos do jogo.

Como médio defensivo, Debast não é um trinco posicional, marca com uma disciplina táctica que procura minimizar a ausência de rotinas, farta-se de recuperar bolas, distribui jogo com critério, raramente falha um passe, pressiona, aparece na proximidade da grande área adversária, assiste, e até marca daqueles golos de levantar o estádio. Parece que não levanta ondas, fala quanto baste, possui talento e postura, por vezes não percebemos, mas joga com paixão. Ponham os olhos nele.

Tags:

publicado às 14:30

O meio campo leonino frente ao AVS SAD

Leão Zargo, em 21.02.25

Rui Borges tem uma forte dor de cabeça para a partida na Vila das Aves. Verificando-se a indisponibilidade de João Simões por lesão, para constituir a dupla do meio campo, provavelmente terá de recorrer a Zeno Debast, que na verdade é defesa central, e a um de três jovens da Academia que espreitam por um lugar na equipa principal: Alexandre Brito, Henrique Arreiol ou Manuel Mendonça. 

22735236_V6z7H.jpeg

Alexandre Brito é médio defensivo, 19 anos.  Em 2024-25 esteve em 11 jogos da equipa B, com 2 golos, e participou em 3 jogos da Premier League International Cup, com 2 golos. Estreou-se na equipa principal no encontro com o Arouca. Campeão nacional de sub-17 e 4 internacionalizações. É um médio defensivo polivalente, pode jogar também a médio centro ou a defesa central. "Gosto de jogar mais no equilíbrio, como um seis, tenho agressividade e assertividade dentro de campo, e gosto de distribuir jogo", afirmou na altura em que assinou contrato profissional pelo Sporting em 2021. Apresentou-se com muito acerto em Dortmund.

22735237_qzjZZ.jpeg

Henrique Arreiol é médio defensivo, com 19 anos. Em 2024-25 esteve em 18 jogos da equipa B e 5 jogos pelos sub 19. Participou em 5 jogos da UEFA Youth League. Estreou-se pela equipa principal a 22 de Novembro de 2024 na partida com o Amarante. Campeão nacional de sub-17 e com 6 internacionalizações. É um médio defensivo com um perfil físico diferenciado, frequentemente comparado com João Palhinha. "Sou um médio com qualidade de passe, bom executante de bolas paradas, tendo como principal foco jogar para o coletivo", afirmou quando assinou contrato profissional pelo Sporting em 2021.

22735238_4cdgz.jpeg

Manuel Mendonça é médio centro, 19 anos. Em 2024-25 esteve em 22 jogos da equipa B, com 4 golos e 3 assistências, e 6 jogos pelos sub 19, com 4 golos e 3 assistências. Participou em 6 jogos da UEFA Youth League, com 2 golos e 3 assistências, e em 2 jogos da Premier League International Cup, com 1 assistência. Estreou-se na ficha de jogo da equipa principal no encontro com o Arouca. Campeão nacional de sub-17. Capitão de equipa, é um dos jogadores da Academia com maior destaque. Tem 31 internacionalizações. "Sou um médio que gosta de ter bola e bom no passe e no remate", afirmou quando assinou contrato profissional pelo Sporting em 2021.

publicado às 14:30

Vamos a jogo com os que temos

Leão Zargo, em 05.02.25

SCP 2024-25.webp

Fechou o (enganador) mercado de inverno e são conhecidos os resultados. O Sporting contratou Rui Silva e Biel, mas perdeu apenas Marcus Edwards. Nos nossos rivais, há quem tenha contratado jogadores mais para o imediato, como também há quem tenha prescindido de jogadores fundamentais. No que nos diz respeito, parece-me que se podia ter ido mais longe, mas o mais importante é não ter saído ninguém. Admito que se recusou a estratégia de contratar quem não fizesse de facto a diferença. Para isso, é melhor continuar com os que temos, recuperar os lesionados, com a convicção de que com este plantel é possível a renovação do título de campeão nacional.

Em determinado momento do mês de Janeiro, Rui Borges recusou o propósito de se contratar por contratar. Até porque se sabe que bons jogadores não estão disponíveis, e muito menos são comprados em saldo. Reafirmou que acredita muito na qualidade e na capacidade dos seus jogadores e, pragmaticamente, concluiu que é pago para “arranjar soluções”, não para “se lamentar”. Com um discurso positivo, simples e sem rodeios, considera que os jogadores têm de estar cientes de que há muito trabalho pela frente, qualidade todos têm, não são campeões nacionais por acaso. Agressividade, intensidade e competitividade, eis a máxima já inscrita no balneário.

publicado às 12:30

Sporting 4 Farense 1 1975.76.jpg

Manuel Fernandes foi contratado no Verão de 1975 para substituir Hector Yazalde e logo na primeira época marcou trinta e dois golos.  É o segundo goleador de leão ao peito (260), apenas Fernando Peyroteo marcou mais do que ele, para além de ser o jogador com mais jogos na 1ª divisão portuguesa (486).

A fotografia refere-se a um Sporting CP 4 - SC Farense 1 disputado em 3 de Abril de 1976. No coração da grande área "algarvia", o avançado leonino tinha acabado de executar o remate para um dos dois golos que marcou nesse jogo.  O seu futebol feito de versatilidade, técnica, intuição e oportunismo está bem expresso neste lance. Cardoso, Sério, Arsénio, João Almeida e Benje já nada podem fazer e Laranjeira e Matos, mais distantes, observam a jogada.

Ficha de jogo:

Campeonato Nacional da 1ª Divisão (26ª jornada)

Sporting CP 4 - SC Farense 1

Estádio José Alvalade, 3 de Abril de 1976

Árbitro - Mário Luís (Santarém)

Sporting CP - Matos, Fernando Tomé (Vítor Gomes, 45’), José Mendes, Laranjeira, Da Costa, Baltasar, Fraguito, Nelson Fernandes, Marinho, Manuel Fernandes e Chico Faria (Libânio, 83’)

Treinador - Juca

SC Farense - Benje, Sério, Raul Caneira, Cardoso (Arsénio, 59’), João Almeida, António Almeida, Manuel José, Sobral, Jacques, Manuel Fernandes e Mirobaldo (Carlos Pereira, 75’)

Treinador - Manuel Oliveira

Golos - Chico Faria (7’), Jacques (43’), Manuel Fernandes (46’ e 76’) e Libânio (87’)

publicado às 14:30

Amanhã em Vila do Conde

Leão Zargo, em 17.01.25

22725077_8Gk3F.jpeg

Amanhã temos o jogo mais difícil da época. É sempre o mesmo ciclo. O mais difícil e o mais importante da época. É sempre assim, o jogo seguinte. O Sporting CP continua a ser o principal candidato a ganhar a Liga. Está em primeiro lugar, nada mudou em termos de objectivos. Sabemos que metade da equipa está lesionada ou joga presa por arames, mas o objectivo é a vitória para continuarmos na liderança. É esta a vida de uma equipa que veste de leão ao peito.

Segui com atenção a antevisão do jogo feita por Rui Borges. Aberto e frontal até onde lhe foi permitido ir. Gyökeres e Morita vão “estar em dúvida até à hora do jogo”, Eduardo Quaresma “está fora do jogo”, Daniel Bragança “pode ir a jogo”, Marcus Edwards está fora por “opção técnica” e conta com Rui Silva como “com qualquer outro guarda-redes”.

Perante a insistência dos jornalistas sobre questões particulares, Rui Borges sublinhou o essencial: “Eu estou focado [no jogo] com o Rio Ave. Um jogo difícil, contra uma equipa que não perde em casa há 20 jogos, muito competitiva. O meu trabalho é tentar perceber o que o Rio Ave pode nos apresentar e passar essa informação aos meus jogadores.” 

É isso mesmo, o jogo de amanhã em Vila do Conde é o mais difícil da época.

publicado às 16:00

Rui Borges em Mirandela

Leão Zargo, em 13.01.25

22724000_NOgzq.jpeg

Rui Borges tinha dito que ia visitar a família na folga, em Mirandela, sendo que o treinador dos leões aproveitou também para assistir ao jogo da equipa local com o FC Vinhais, que terminou com a vitória dos mirandelenses, por 1-0. O SC Mirandela fez uma publicação nas redes sociais, dando conta da sua presença na bancada, ao lado de Carlos Correia, presidente do clube onde o actual treinador sportinguista jogou durante quinze épocas e iniciou a carreira como técnico.

Neste tempo em que tantos esquecem a sua terra e a sua gente, foi bonito ver que Rui Borges recorda-se bem de onde veio, onde começou e cresceu, fazendo questão de marcar presença. Aliás, sempre que lhe é oportuno desloca-se à sua terra natal. Fica-lhe bem esse sentimento de guardar a memória da vida percorrida. Merecem consideração os que não renegam as suas origens e continuam a praticar a humildade, que anda tanto arredada de muitos de nós.

publicado às 15:30

O futuro é agora

Leão Zargo, em 16.12.24

22715871_Br0lJ.jpeg

Nós, os adeptos, ora ajudamos, ora complicamos. Há uma lógica poderosa no mundo do futebol: por causa dele as nossas faculdades críticas ficam diminuídas, quando a nossa equipa vence parace que está tudo bem, quando perde cai o Carmo e a Trindade. É o poder do envolvimento emocional que determina isso mesmo. No entanto, observando o que se passa no Sporting sabemos que não está tudo bem, muito longe disso. Mas, também não está tudo mal.

O Sporting venceu o jogo frente ao Boavista, e com isso João Pereira talvez tenha ganho tempo. Dentro de poucas semanas veremos se foi tempo perdido de forma inglória. Como escreveu o Julius Coelho, “a linha que separa o céu do inferno nesta equipa é de facto muito fina”. O responsável disso, em primeiro lugar, só pode ser o treinador. Não tenho dúvidas. Como a generalidade dos sportinguistas, não estou satisfeito com o trabalho da equipa técnica e questiono se alguma vez terá capacidade para orientar o actual plantel leonino.

Aqui no Camarote Leonino, num interessantíssimo diálogo com o Leão do Norte, Nação Valente considerou que um problema complexo não se resolve com soluções simples. Tem razão, a solução simples é o despedimento do treinador, exigência de tantos (a maioria?) adeptos. A Direcção dispõe de todos os dados. Conhece o desempenho de João Pereira, a condição física dos jogadores, o ambiente no balneário, os treinadores disponíveis, entre outros factores determinantes. Se correr mal, o presidente Frederico Varandas será a cara do fracasso, e isso ficará na memória de todos os sportinguistas.

publicado às 14:30

E agora, Sporting?

Leão Zargo, em 07.12.24

João Pereira treinador.jpg

O presidente Frederico Varandas está confrontado com a situação mais complexa do seu mandato. Rúben Amorim teve sucesso graças ao seu talento, mas também em virtude das condições que lhe foram proporcionadas. Ninguém se esquece do que era o Sporting antes dele e como conseguiu transformar o Clube. Mas, Amorim quebrou um compromisso e com ele também saíram processos de liderança, organização, planeamento e comunicação, para além de uma equipa técnica inteira.

Nós não conhecemos a realidade no interior do plantel, como é que de um ponto de vista pessoal, desportivo e emocional, os jogadores viveram a saída do seu líder. Todos eles são profissionais, mas sabe-se que estes acontecimentos são complicados e que podem alterar o foco e o compromisso individual e colectivo. Agora, sem conhecermos o que se passa lá “dentro”, sabemos de ciência certa que a saída teve um efeito demolidor na equipa. No fim de contas, podíamos ter previsto isso, Amorim era mais do que um treinador, foi o criador da estrutura, e a sua substituição nunca se faria por uma simples troca por troca.

Ao contrário de alguns sportinguistas, não coloco a principal responsabilidade do que se passa nos jogadores. Se os adeptos sofrem profundamente com as derrotas, os jogadores são prejudicados (e muito) na sua imagem e carreira profissional. Eles querem vencer, se não conseguem é porque lhes faltou engenho para isso, e não vontade. Em primeiro lugar, a responsabilidade tem de estar em quem dirige o Clube, pois deve prevenir as situações futuras, a seguir no técnico e só depois é que responsabilizo os jogadores. Neste momento, no Sporting, coloco a questão nestes termos.

Apesar de não ter gostado do jogo realizado em Moreira de Cónegos, e de determinados erros individuais inconcebíveis, considero que a equipa melhorou significativamente em relação à partida com o Santa Clara. O Sporting perdeu apenas por culpa sua, é um facto, mas também porque lhe faltou a “sorte do jogo”. Pelas próprias circunstâncias temporais, penso que João Pereira ainda tem espaço para dirigir a equipa com o Brugge e o Boavista, tomando-se depois uma decisão de acordo com a avaliação que se fizer. A contratar um novo treinador terá de ser alguém com um estatuto que mobilize os jogadores para as provas que estão em disputa e nas quais o Sporting está na luta pela vitória. A era Amorim terminou, mas a época não está perdida.

publicado às 14:30

João Pereira e o curso de treinador

Leão Zargo, em 15.11.24

João Pereira treinador.jpg

João Pereira não está habilitado a ser o treinador principal na I Liga na época 2024-25. Terminou o curso de nível III, aguarda o certificado, no entanto, ainda lhe falta a última graduação, o UEFA Pro, que lhe permitirá orientar as equipas de I Liga. Alegando isso, a Associação de Treinadores vai apresentar uma participação contra o Sporting e o novo técnico por este não ter o devido curso. O regimento da I Liga estabelece que cada clube deve inscrever, pelo menos, um treinador principal que seja portador do UEFA Pro (nível IV) e um treinador adjunto com o UEFA A (nível III).

Enquanto João Pereira não receber o certificado UEFA Pro, Tiago Teixeira, detentor do quarto nível, aparecerá nas fichas de jogo como o treinador principal, tal como aconteceu na fase inicial de Ruben Amorim no Sporting. Nessa altura, Emanuel Ferro era o treinador principal, mesmo não o sendo, e aparecia nas conferências de imprensa. João Pereira não poderá dar instruções aos seus jogadores durante os jogos, sob pena de existirem infrações disciplinares.

O curso UEFA Pro tem a duração de 376 horas. Existem critérios de selecção que podem favorecer alguns candidatos, por exemplo o facto de já trabalhar num clube da 1ª divisão. Depois de estar inscrito, João Pereira poderá exercer na plenitude as suas funções de treinador do Sporting. No futebol português, é consensual que as normas da Federação Portuguesa de Futebol em vigor não correspondem às necessidades dos candidatos, o que implica prejuízo para eles e para os clubes. Chega a demorar oito anos o tempo necessário para alguém cumprir os cursos previstos, desde o primeiro ao quarto nível.

publicado às 14:30

Nuno Santos.jpg

Uma equipa de futebol é feita de um conjunto de talentos e de personalidades que se completam na sua infinita diversidade. É mais do que a soma das partes, é uma orquestra em que cada violino, flauta, bombo, trompete, com os restantes instrumentos, tocam todos em harmonia. Cada jogador "toca" um instrumento específico. O Nuno Santos simboliza muito do que o Sporting de Rúben Amorim tem de melhor. Nunca dar nada por perdido, sempre com paixão, irreverência e talento.

No final do jogo com o Sturm Graz, Nuno Santos falou com a frontalidade do costume: "Titular eu quero ser sempre. Estou a chegar aos 200 jogos no Sporting e mais de metade fui titular. Sou um jogador ambicioso, quero jogar sempre e já passei por muito na vida. Ganhámos 2-0 num campo difícil e já estamos a pensar em sábado."

O mister Rúben Amorim já estabeleceu o plano, o Nuno Santos vai seguir em frente, fazer a recuperação, o que tiver de ser, que ele e a equipa estarão à espera, até porque precisam muito dele. E nós, adeptos, agora que nos habituámos ao Nuno, no campo ou no banco, ficamos também à espera dele, alguém já passou por muito na vida, e a quem só faltam 4 jogos para chegar aos 200 de leão ao peito.

publicado às 15:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds