Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Reflexão do dia

Rui Gomes, em 24.01.20

Page48_Jorge_Silas.jpg

Não é nossa intenção promover a noção e, a verdade se diga, ainda nem sequer temos uma opinião firme sobre o futuro de Jorge Silas no Sporting.

Contudo, dito isto, parece-nos no mínimo lógico que a dúvida seja levantada,uma vez que já foi consumado o afastamento das Taças de Portugal e da Liga, o título é uma muito distante miragem e em termos de provas ainda por disputar, resta a Liga Europa.

Reconhecemos os condicionalismos que têm dificultado o trabalho do técnico, mas além da ausência de mais qualificado talento, há qualquer coisa com o futebol da equipa - e não nos referimos apenas a resultados - que não projecta um estado de agradabilidade.

publicado às 02:48

Mathieu suspenso por dois jogos

Rui Gomes, em 24.01.20

img_920x518$2020_01_23_17_03_30_1654049.jpg

Jeremy Mathieu foi suspenso por duas partidas na sequência da expulsão diante do SC Braga, anunciou o Conselho de Disciplina da FPF.

Segundo o comunicado desta quinta-feira, o defesa francês foi sancionado devido a uma agressão a Ricardo Esgaio, na sequência da entrada fora de tempo junto à linha lateral.

Para além de Mathieu, o Sporting viu ainda Yannick Bolasie e Eduardo serem suspensos, neste caso cada um com uma partida. O congolês é sancionado pela falta que motivou a sua expulsão, ao passo que o médio brasileiro tem uma partida de castigo em face do seu envolvimento na confusão da qual resultou o cartão vermelho a Mathieu.

De resto, deste encontro resultou ainda uma multa global de 5508 euros: 408€ pelo atraso no início do jogo e 5100€ pelo facto de nenhum elemento do Sporting ter comparecido na zona de entrevistas rápidas pós-jogo.

O Sporting já anunciou que vai recorrer do castigo aplicado a Mathieu e, em princípio, também do de Bolasie.

publicado às 02:47

Juvenis na Saudi Leaders Cup

Rui Gomes, em 24.01.20

81465092_3014588718592986_1503885702092292096_n.jp

A equipa de juvenis do Sporting continua imparável na Saudi Leaders Cup, que se joga por estes dias na Arábia Saudita. Esta quinta-feira, no terceiro, e último, encontro da fase de grupos, os leões venceram o FC Viitorul por 1-0 com golo de Diogo Cabral, aos 39 minutos.

Terceira vitória em três jogos, que confirmou a liderança do Sporting neste Grupo A, com cinco golos marcados e nenhum sofrido. 

Assim, os comandados de João Vargas vão defrontar o segundo classificado do Grupo B, o KRC Genk, nas meias-finais da prova, já nesta sexta-feira às 15h30 (hora de Portugal Continental).

publicado às 02:46

2020-01-23.png

O Rio Ave anunciou esta quinta-feira a contratação do avançado angolano Gelson Dala, que chega por empréstimo do Sporting. O clube de Vila do Conde recorreu às redes sociais para dar conta da contratação.

O jogador de 23 anos, que na primeira parte desta temporada esteve cedido pelos leões aos turcos do Antalyaspor, nos quais disputou apenas nove partidas e marcou um golo, está de regresso a Vila do Conde, onde permanecerá até ao final da temporada.

Nas duas épocas anteriores, Gelson Dala já havia integrado o plantel do Rio Ave, também por empréstimo do Sporting, tendo, nessas passagens, participado em 32 jogos e apontado oito golos.

publicado às 02:45

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 23.01.20

mercedes-benz_540k_special_roadster_6.jpg

Um dos carros mais caros do Mundo

1937 Mercedes-Benz 540 K Special Roadster - Leilão 2016 - 9,9 milhões de dólares

publicado às 22:30

A apresentação de Andraz Sporar

Rui Gomes, em 23.01.20

img_920x518$2020_01_23_16_47_09_1654034.jpg

A contratação de Andraz Sporar foi oficializada esta quinta-feira pelo Sporting através de comunicado enviado à CMVM.

O ponta de lança esloveno de 25 anos custou 6 milhões de euros e assinou contrato por cinco épocas, com clausúla de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

Este reforço do Sporting já foi aqui referenciado em vários posts.

Consideração do jogador:

"Estou muito contente por assinar contrato com o Sporting Clube de Portugal. Espero que juntos consigamos atingir grandes coisas".

publicado às 18:45

ng3349589.jpg

Em entrevista esta quinta-feira à Rádio Renascença, José Roquette, antigo presidente do Sporting, adiantou algumas considerações sobre a actualidade leonina, sugerindo, até, que que a venda da maioria do capital da SAD a um bom investidor será a melhor solução, numa altura em que o clube atravessa nova crise desportiva e financeira:

"Penso que seria uma boa solução mas vender a maioria do capital levanta questões que são transversais e que podem trazer alguma turbulência. Se realmente se pretende que o Sporting venha a ter uma perspectiva internacional e que, a esse nível, possa marcar o desporto de alguma forma, isso é praticamente inexorável. Somos um país pequeno e o nível de accionistas e de adeptos é aquele que já é bem conhecido. Portanto tem de se encontrar quem de fora queira investir neste sector, até porque é um sector que assegura investimentos com retorno.

O Sporting passou por um problema único na história das instituições desportivas do nosso país e isso não se resolve do dia para a noite. Ainda estamos a viver as sequelas do que aconteceu em Alcochete. Tenho que temperar a minha ambição de sportinguista relativamente àquilo que pode acontecer no decorrer desta época, visto que não se fazem milagres nestas circunstâncias. É preciso perceber que absorver o impacto daquilo que aconteceu em Alcochete vai demorar tempo. Contudo, estou confiante que o Sporting vai ultrapassar o que aconteceu há dois anos.

Não tenho opinião sobre o futuro de Jorge Silas. Em todo o caso, recorde-se, ninguém pode obrigar Silas a ficar no Sporting se ele não quiser.

Estou absolutamente de acordo com as recém-medidas tomadas pelo presidente quanto às claques. Não haja dúvidas de que o que é preciso é manter essa perspectiva saudável que foi aberta. No meu tempo como presidente do Sporting CP, tive problemas parecidos, mas tratei-os na altura como deviam ser tratados. Acima de tudo, estão o Sporting Clube de Portugal, o prestígio e a história do clube.

Toda a gente sabe que as tochas e vários outros artefactos agressivos vão nos paus das bandeiras, isso é do conhecimento comum. Agora, o que é preciso é começar a identificar as pessoas. Se for identificado uma segunda vez a fazer o mesmo, é proibido de entrar nos estádios. É isso que se faz lá fora e era o que devia acontecer em Portugal, mas, pelos vistos, o nosso governo não assume a parte que devia ter nesta questão."

publicado às 16:30

Jornal Sporting

Rui Gomes, em 23.01.20

1_47.jpg

publicado às 15:53

c7cdd355bcff61909e850c67a5536f37--portugal-soccer-

Sou sportinguista desde que me lembro e já lá vão 39 anos... apenas soube o que era ser campeão nacional duas vezes! Mas isso nunca me afectou, pois o Sporting sempre foi para mim uma maneira de ser, uma maneira de estar e uma maneira de gostar!

Não acho que valha tudo para ganhar e se há coisa que aprendi ao ser sportinguista foi a saber perder! E, na realidade, saber perder no desporto como em tudo um pouco na vida, é absolutamente fundamental! Custa-nos ver os outros ganharem? Claro que sim! Mas a que preço? Em que condições? Alguém nos pode acusar nos dois campeonatos que ganhámos na viragem do milénio de alguma coisa?! de esquemas?! de coações?! de estratagemas?! Não!! Somos o Sporting Clube de Portugal... ganhamos com esforço, devoção e glória! E não há maior vitória do que essa!

Hoje queremos mais do que nunca, resultados rápidos, ser campeões antecipados, ainda sem o campeonato ter acabado... invejamos o plantel dos adversários, criticamos o nosso plantel, criticamos os sportinguistas!! Acabo por sentir que há mais do que um Sporting!... Há "Brunistas", "Croquetes", "Varandistas", e "críticos de tudo", mas, e sportinguistas, há? Claro que sim... são todos estes e outros que não falei!!!

São todos aqueles que vibram, que sofrem sempre que o nobre símbolo de Alvalade joga! São todos aqueles que vibram com as vitórias e choram nas derrotas do Clube do leão! Nunca teremos a mesma opinião sobre políticas ou decisões, mas teremos sempre um amor comum: O Sporting Clube de Portugal!

Não acho que a solução passe por substituir direcções ou treinadores, como quem troca de camisa! Tudo na vida leva tempo! Se não ganhamos o tão desejado título nacional em 17 anos antes FV, porque razão em pouco mais de ano e meio se questiona tudo e todos?! FV errou? provavelmente! Tem direito ao erro? Com certeza que sim! Outros erraram antes dele...

Não sou "Varandista"! Sou um sportinguista, como tantos outros, que amam o clube e lhes custa ver um Sporting moribundo da sua essência! O Sporting não é só futebol! O Sporting são dezenas de modalidades, milhares de atletas, milhões de adeptos! Um só símbolo!

Viva o Sporting Clube de Portugal

Saudações Leoninas

Texto da autoria do leitor Hélder Reis

publicado às 06:33

20731099_ogu3D.jpeg

Zé Eduardo, notoriamente conhecido por Zé dos Tachos, antigo apoiante do ex-presidente destituído, aproveitou a derrota do Sporting em Braga para 'atiçar a fogueira' de oposição à Direcção do Clube, em entrevista à Rádio Renascença:

"As grandes divergências entre adeptos sportinguistas e Orgãos Sociais deixam um sinal de muita preocupação. Ou arrepiamos caminho e criamos condições para tornar o Clube minimamente competitivo tanto em Portugal como a nível internacional, ou então, na minha perspectiva, continuamos a derrapar e, aos poucos, sem sequer darmos por isso, o estádio vai-se esvaziando, a nossa juventude começa a olhar para outros emblemas de sucesso e o Clube vai definhando.

No actual cenário de uma Direcção que não quer sair, há um problema para resolver e tem de ser resolvido pelos sócios.

Não quero imaginar uma espiral negativa que me obrigue a questionar se é possível o Sporting descer de divisão esta época. O campeonato português não é muito forte e isso contraria essa possibilidade, mas quando se começa a derrapar, quando se começa a descer na classificação, um Clube com a dimensão do Sporting, que tem a pressão que tem, essa mesma pressão pode ser terrível. Quero deixar este alerta enquanto é tempo de arrepiar caminho."

O que dizer de gente useira e vezeira que não olham a meios para atingir fins e que se dizem sportinguistas, quando, na realidade, são tudo menos isso?

publicado às 06:32

pedro_marques-e1579620417180.jpeg

O Sporting terminou o empréstimo de Pedro Marques ao Dordrecht e cedeu o avançado, de 21 anos, ao Den Bosch, até ao final da época.

"O FC Den Bosch e o Sporting chegaram a acordo para a cedência temporária de Pedro Marques. O avançado é emprestado pelo clube português até ao final da época e junta-se à equipa hoje de manhã", refere a nota oficial do Den Bosch, no site do clube.

O FC Den Bosch também compete no segundo escalão holandês, embora represente uma subida para Pedro Marques, já que ocupa a 12.ª posição, ao passo que o Dordrecht é 20.º e último classificado.

82773558_3323288591074974_1030790119520468992_o.jp

Os seis golos em 21 jogos de Pedro Marques ajudaram-no a dar o salto, segundo disse o treinador do Den Bosch, Bert Ruijsch: "O Pedro demonstrou nestes últimos seis meses que pode ser importante a este nível. O seu faro pelo golo será uma mais valia para a nossa equipa."

Pedro Marques completou a formação no Sporting e, na temporada passada, alinhou pela equipa de sub-23, pela qual apontou sete golos. Prestações que lhe valeram a estreia na equipa principal: jogou 31 minutos frente ao Vorskla Poltava, na Liga Europa.

publicado às 06:30

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 22.01.20

download.jpg

Um dos carros mais caros do Mundo

1936 Duesenberg Model JN Tourster - Leilão 2020 - 1 milhão de dólares

publicado às 22:30

A divisão que se vive no Sporting

Rui Gomes, em 22.01.20

A capa do jornal A Bola de ontem, conseguiu para já, revelar de forma clara, se é que ainda era necessário para alguém, que a divisão que se vive no Sporting é muito maior que o reconhecimento de mérito à actual Direcção ou a falta dele.

Existe uma divisão, criada há muitos anos, que ganhou força e muita expressão na última gestão do antigo e destituído/expulso presidente.

O Sporting de hoje é uma perfeita analogia de uma qualquer cooperativa soviética. Cheia de Apparatchiks, que tentam defender a sua própria sobrevivência em detrimento de um valor maior que é o Sporting que sempre prometeram honrar e defender, tal e qual os comunistas da antiga URSS ao seu partido e ideologia.

E quando assim é, é muito natural que o reactor, neste caso de uma central nuclear que é a reputação e o futuro de um Clube que tem no futebol o seu maior activo e único meio de subsistência, não consiga sobreviver. E claro, a sua catástrofe será sempre por inabilidade e por clara prepotência. O ataque à Academia de Alcochete é o melhor exemplo que temos. Uma tragédia que demorará anos a sarar e a controlar.

wdia_grande (4).jpg

Toda a gente entende de futebol... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre círculo e esférico.

Toda a gente entende de finanças... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre investimento e retorno.

Toda a gente entende de comunicação... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre um verbo e uma metáfora.

Toda a gente entende de património... Mas nunca conseguiram entender a diferença entre um pilar e uma viga de sustentação.

É muito fácil criticar. É apenas a mais simples disciplina política. A critica, a oposição, é um exercício de habilidade, de populismo, de promessas descabidas, vendem-se sonhos e filhoses, mesmo sabendo, que não existe cereal, quanto mais farinha para a receita.

Fala-se muito em "união". Só se consegue unir toda esta 'entourage' de uma única forma: abrindo todas as portas, dando borlas, prometendo viagens, permitindo negócios, criando espaço mediático para tudo e para todos. A ideia que pertence ao povo o que o povo produzir.

Foi assim durante muitíssimos anos. Durante esses anos implorámos que se acabasse a tão duradoura "mama". Que a nossa produção tivesse uma gestão profissional. Enquadrada com os tempos actuais, no país que temos, nas parcas oportunidades que conseguimos num negócio cada vez mais sujo e menos competitivo na Europa.

Agora que a teta secou de uma vez por todas, onde não há mama que possa continuar a ser sugada, devorada, lambuçada, aparecem os que somente continuam a querer palco. Palco que, infelizmente, o nosso Sporting continua a permitir. Que tanto alimenta os jornais e programas de televisão. Pois esta gente, muita gente, não quer ser presidente, não quer assumir as responsabilidades, quer somente voltar à teta, a mamar para uso pessoal e negócios das suas empresas e de familiares e amigos.

Com esta Direcção, com outra, com Varandas ou com Ricciardi, com Benedito ou outros que se estejam a perfilar na sombra ou à mesa de um qualquer café nas Docas de Lisboa, o Sporting não terá futuro assim.

Se o povo leonino quer o Sporting Clube de Portugal de volta, assuma primeiro as suas reais responsabilidades quotidianas: ser sócio, pagar quotas, comprar Gamebox, comprar merchandising.

Este texto é somente um desabafo e uma opinião pessoal, não quero ter razões absolutas ou certezas inatacáveis, mas o problema do Sporting, pelo menos o maior problema, não está na Direcção, não está nas equipas técnicas, não está na estrutura. O problema do Sporting está na errada ideia de Clube que já fomos e que continuamos a acreditar ser.

Um grande abraço a todos... Em especial aos que, concordando ou discordando, estão lá sempre, faça chuva ou faça sol.

Texto da autoria de R.A.

Tags:

publicado às 04:04

A classe de Jérémy Mathieu

Rui Gomes, em 22.01.20

download (1).jpg

"O Mathieu foi ao nosso balneário, puxou pelo Ricardo Esgaio e pediu-lhe desculpa. Ver um jogador desta categoria fazer isto, realça a sua nobre qualidade e a grandeza do Clube dele".

Afirmação de Rúben Amorim na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.

publicado às 04:03

"É uma expulsão que, na minha opinião, não faz sentido: não podemos estar a ver as imagens frame a frame, temos de ver o lance no seu todo. O jogador escorrega, e quando escorrega vai à disputa da bola, ainda consegue cortar a bola e depois...

Quanto muito o amarelo, por imprudência, ainda admito, mas a expulsão não, porque o jogador vem de uma escorregadela e não percebo como é que o VAR não consegue ver uma escorregadela. Amarelo ainda admitia".

Jorge Silas, no final do jogo.

Nota: O árbitro Nuno Almeida inicialmente não viu causa para expulsão, mas mudou de opinião depois de ser alertado por Artur Soares Dias, o VAR neste jogo.

Beto Severo na zona mista do estádio Municipal de Braga:

"Apanhei um balneário destroçado e revoltado com o que aconteceu na segunda parte. É muito fácil neste momento expulsar um jogador do Sporting. Ambos escorregaram e por isso o choque é inevitável. É uma vergonha o VAR expulsar o Bolasie, mas como já disse, é cada vez mais fácil expulsar jogadores do Sporting".

publicado às 04:02

img_920x519$2020_01_22_00_45_36_1653385.jpg

A mão direita de Paulinho (SC Braga) nas costas de Mathieu com a bola já a caminho. Mathieu protestou, mas em vão. Talvez ajude a explicar a sua abordagem a Ricardo Esgaio um pouco mais tarde.

Onde estava Artur Soares Dias (VAR) neste lance, depois de se 'esgrimir' para expulsar Bolasie?

publicado às 04:01

Foto do dia

Rui Gomes, em 22.01.20

img_920x519$2020_01_21_23_27_58_1653323.jpg

Chegada de Andraz Sporar a Lisboa

publicado às 04:00

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 21.01.20

download.jpg

Um dos carros mais caros do Mundo

2018 Pagani Huayra Roadster - Leilão 2020 - 2,7 milhões de dólares

publicado às 23:30

À beira do abismo

Rui Gomes, em 21.01.20

NAC_CUL_web_32.jpgMetia dó ouvir os adeptos sportinguistas à saída do Estádio de Alvalade após o Sporting-Benfica de sexta-feira passada. A equipa sportinguista até tinha jogado bem, batera-se de igual para igual com o adversário, mas não tivera a chamada “sorte do jogo”.

Nos jogos entre grandes, a sorte do jogo acaba quase sempre por decidir a vitória: é o momento de inspiração de um jogador, uma bola que bate na trave e não entra, uma entrada infeliz de um defesa que provoca penálti, etc. E assim aconteceu mais uma vez: o Sporting atirou um potente remate ao poste, o Benfica contou com dois momentos de 'inspiração' de Rafa que fizeram o resultado.

Pois bem: os sportinguistas que saíam do estádio, em vez de valorizarem a exibição da sua equipa, em vez de elogiarem os seus jogadores que não se haviam mostrado inferiores aos do clube líder do campeonato, desmereciam a equipa, atacavam o presidente (o seu alvo favorito), alguns clamavam pelo regresso de Bruno de Carvalho. Como é possível desejar o regresso de um homem que prometeu muito mas acabou por deixar o clube em pantanas? Um homem que directa ou indirectamente esteve por detrás da invasão de Alcochete?

As cenas ocorridas dentro do estádio já prenunciavam o pior. No início da segunda parte, quando ficou mais perto das suas claques, a equipa leonina foi “apedrejada” com tochas durante cinco longos minutos, e nas bancadas viam-se focos de incêndio. É assim que os fanáticos sportinguistas apoiam os seus jogadores? Perante estas cenas, eles até foram uns heróis, impondo-se no segundo tempo ao adversário e fazendo um belo jogo. Deve ser muito difícil um profissional de futebol atuar num clube que tem adeptos destes.

1024.jpg

Esta gente já pôs o Sporting à beira do abismo. É muito difícil um clube sobreviver a uma guerra como esta, que está a esfacelar-lhe as entranhas. Aplaudo com as duas mãos a coragem de Frederico Varandas ao decidir enfrentar as claques. Mas pergunto: terá ele condições para as vencer? Não estará a fazer o papel de D. Quixote? É que, como a História mostra com frequência, não basta ter razão para ganhar batalhas. É preciso ter força. E de que lado estará a força neste momento: do lado do presidente ou do lado das claques?

O Sporting tem de fazer uma significativamente profunda reflexão interna. E das duas uma: ou Varandas mostra força para submeter os rebeldes e os reconciliar com o clube, ou tem de abrir o diálogo com eles e chegar a um acordo. E, se ele não o quiser fazer, terá de ser outro a fazê-lo. Assim é que não é vida. O Sporting já não está muito forte. Se parte dos adeptos ainda se divorciam do clube e fazem guerra à outra parte, daqui para a frente, o clube irá sempre a cair. Até chegar a um ponto de não retorno.

Texto da autoria do arquitecto, jornalista e escritor José António Saraiva

publicado às 15:00

mathieu7.jpg

O central francês Jérémy Mathieu considera que o Sporting não é o favorito hoje na meia-final da Taça da Liga de futebol, com o factor casa a ser mais favorável ao SC Braga:

“Creio que o Sporting de Braga é mais favorito do que nós, joga em casa, mas nós, como sempre, queremos ganhar e vamos tentar dar o máximo possível”.

Mathieu, de 36 anos, que chegou ao Sporting em 2017/18 e conquistou as duas últimas Taças da Liga, primeiro diante do Vitória de Setúbal e depois com o FC Porto, ambas nos penáltis, reconhece que não tem sido um ano fácil:

“Ganhámos a Taça em dois anos, e acabámos, nesta mesma fase da época, por ganhar, por termos mais confiança para o futuro. Tornou-nos mais fortes, vamos ver se acontece o mesmo este ano”.

Um momento, recorde-se, em que o Sporting já não está na Taça de Portugal e está a 19 pontos da liderança na I Liga.

Já Wilson Eduardo, jogador formado no Sporting CP que actua pela equipa minhota, tem, naturalmente, uma outra perspectiva:

"O ano passado tivemos a meia-final contra o mesmo adversário, acabámos por perder nos penáltis, esperemos que este ano, durante os 90 minutos, consigamos a vitória.

Soubemos o que é a vivência destes dias aqui na cidade, o que isto atrai, e agora este ano esperamos que - sendo a última - possamos erguer a Taça no sábado, dia 25”.

publicado às 13:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds