Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pagamentos a bruxos ?

Rui Gomes, em 23.09.18

 

download.jpg

 

O Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar uma alegada existência de um "saco azul" na SAD do Braga, que terá sido denunciada num documento onde surgem indicados cerca de 2,5 milhões de euros em facturas falsas e pagamentos sem factura.

 

A notícia é avançada este domingo pelo Jornal de Notícias, que informa ainda que no documento constam 19 itens, com seis rubricas: facturas de "serviços nunca prestados", movimentos de comissões, pagamento para compensar silêncio do guarda-redes Cássio, "falsificação de documentos para eleições" e viagens e outras formas de compensação a pessoas externas ao clube, inseridos na designação "políticos e outros".

 

O documento conterá também um item de serviços pagos a "Bruxo", no valor de 200 mil euros, sendo que o JN avança que a SAD do Braga recorreria a um casal de bruxos para acompanhar a equipa. As facturas, essas, seriam emitidas como serviço de massagens em nome de uma empresa do casal.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:34

Reflexão do dia

Rui Gomes, em 23.09.18

 

img_757x498$2018_09_22_00_49_22_781422.jpg

 

A Polícia Judiciária terá vigiado vários encontros entre os funcionários judiciais e Paulo Gonçalves, todos acusados de mais de 70 crimes cada um no caso E-toupeira. Uma das ditas diligências ocorreu no dia 20 de Janeiro, na 20ª jornada da época passada e está documentada em imagens. Imagens essas que  o 'Correio da Manhã' revelou este sábado.
 

O Benfica anunciou no dia 17 no site oficial a saída de Paulo Gonçalves. No comunicado, as águias explicaram que a iniciativa de sair partiu do próprio assessor jurídico e que na base da decisão "estão razões de natureza pessoal, em especial a necessidade de se dedicar à sua defesa num processo judicial, em nada relacionado com o exercício de funções que lhe estavam confiadas na SAD."

 

***Algumas das fotos mostram o então director jurídico ir ao seu automóvel para entregar camisolas aos coarguidos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:33

Promiscuidade ao mais alto nível

Rui Gomes, em 23.09.18

 

img_240x200$2015_10_26_19_11_45_1006496_im_6358148

Quem segue as minhas intervenções públicas sabe que, em relação ao 'Benfica de Vieira', sempre apresentei as minhas teses em dois planos:


1. A vincada evolução que o clube conheceu, do ponto de vista da ultra modernização das infra-estruturas, com óbvia repercussão na qualidade do projecto desportivo;


2. A obsessão em querer ver tudo controlado, fora das quatro linhas, como espécie de 'lei' conferida pela sua dimensão, sendo esta sobretudo nacional - número de adeptos, maior atractividade comercial, etc., etc.


Com Vieira, tem havido '2 Benficas': um pujante e progressivo, e profissional, no que diz respeito à sua 'roupagem' de grande clube; um outro capaz de promover mecanismos e dinâmicas de sedução pouco recomendáveis - e o eufemismo nem sequer pretende mitigar a acusação do Ministério Público em relação ao 'e-toupeira', segundo a qual a SAD está acusada de 1 crime de corrupção activa, 1 crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e 28 crimes de falsidade informática.

 

Nesta óbvia obsessão de ver tudo controlado (Arbitragem, Disciplina, Justiça, Parlamento, Comunicação Social, etc.), os responsáveis do Benfica têm sido de uma arrogância que lhes pode ser fatal. Acharam que nada os podia atingir, protegidos pela força da 'marca Benfica', e a revelação dos emails, depois de ter aberto a 'caça ao hacker', mostra acima de tudo - e o que de resto as investigações determinarem - uma grande promiscuidade. Promiscuidade ao mais alto nível.

 

Esta clara ideia de promiscuidade à solta, sob a convicção de que a Justiça não pune os poderosos, representa um olhar redutor de um país periférico, sem lei, sem autoridade, sem dignidade. Um olhar próprio de quem vê, através de um umbigo espelhado, uma República das Bananas.

O acesso ilegítimo é punido por lei. Mas, como tenho sempre dito, o acesso ilegítimo não pode ser apenas censurado quando nos sentimos invadidos na nossa privacidade; também tem de ser (auto) reprovado quando se acede, ilegitimamente, aos processos que deveriam estar em recato na máquina do aparelho judicial e judiciário.

O Benfica perde qualquer tipo de razão ao criticar a devassa do seu sistema informático e não o consegue fazer quando devassa o sistema informático da Justiça. Ambas as situações são graves e punidas por lei.

Há um denominador comum em todos os processos a envolver o Benfica: tentar 'prender o rabo' a várias figuras ligadas, directa e/ou indirectamente, ao futebol. Foi assim com os vouchers, foi assim com a criação das toupeiras, foi assim com o processo de rangelização do 'aparelho judicial'. A ideia é a mesma: que nenhum 'árbitro' tenha condições ou a ousadia de tomar decisões contra os alegados interesses do Benfica. Uma espécie de (boa) polícia de usos e costumes, à prova de qualquer iniciativa policial.

Quando um clube de futebol ousa criar uma espécie de 'ultra-polícia', para tentar estar um passo à frente das investigações, algo está profundamente errado no cérebro de algumas pessoas. A ideia é demasiado ousada e arriscada para ser patrocinada ou em negação ou em doses contraditórias de decisões que nunca são assumidas em pleno, como no caso vertente de Paulo Gonçalves.

 

As ligações do Benfica com Paulo Gonçalves são tão fortes que, mesmo na hora de prescindir dos seus serviços, foram necessários (em comunicado) mais do que mínimos salamaleques. O reconhecimento da lealdade (de Paulo Gonçalves) legitima a leitura de que ele estava alinhado com uma estratégia e com o projecto em todas as suas vertentes. A não assumpção, por parte da Benfica SAD, da responsabilidade de prescindir dos serviços do seu ex-assessor jurídico já significa muito. A proposta foi de Paulo Gonçalves; não foi do Benfica. Quer dizer: ambos podem ter concertado posições, no sentido de, no limite, se protegerem um ao outro, numa manobra de contorcionismo desconfortável e impossível, mas a imagem que fica é muito redutora para o Benfica: não foi capaz de tomar uma posição clara, e a recente imagem de Paulo Gonçalves na tribuna de honra [vide foto deste texto] adensa essa ideia de que o Benfica se deixou aprisionar.

Esta ideia de um Benfica aprisionado (e verdadeiramente em apertos) é perturbante e penaliza muito a imagem de Luís Filipe Vieira.

 

Rui Santos, jornal Record

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:32

 

hoquei_sub_15_scp_x_parede_3.jpg

 

Durante toda a tarde de sábado, o Pavilhão João Rocha abriu portas para o primeiro de dois dias dedicados a amantes de hóquei em patins: três escalões de formação, três jogos e três vitórias (leia-se 'goleadas'). 

 

Habituados a ver a equipa sénior da modalidade, campeã nacional, a brilhar neste rinque dos sonhos, hoje foi dia de todos eles terem a sua primeira experiência e, verdade seja dita, não desiludiram, presenteando os famílias e Sportinguistas com três goleadas para a segunda jornada do campeonato regional de cada escalão.

 

Os sub-13 abriram a pista, pelo início da tarde, com uma vitória frente ao A. Stuart HCM, por 8-3. De seguida, e com as redes da baliza ainda bem quentes, foi a vez dos sub-15 tomarem o gosto ao stick, vencendo a formação do Parede FC (6-1). Para terminar em beleza, os sub-17 verdes e brancos conseguiram o expressivo resultado de 13-0, batendo o HC Lourinhã. 

 

Importante realçar que, este domingo, pelas 12 horas, a equipa de sub-20 do Sporting também irá fazer a sua estreia na casa das modalidades, frente ao ACR Santa Cita, a contar para a primeira jornada do campeonato regional. Mas claro, o fim-de-semana sobre rodas não poderia terminar sem o regresso dos campeões nacionais, para o Troféu Stromp, pelas 16h15.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:31

 

fifa-world-rank-world-ranking-2018.jpg

 

A Selecção Nacional manteve-se no sétimo lugar no ranking da FIFA, que foi esta quinta-feira divulgado e tem pela primeira vez uma liderança partilhada, entre a campeã mundial França e a Bélgica.


Os belgas, terceiros classificados no Mundial 2018, recuperaram três pontos em atraso relativamente aos franceses, passando ambos a comandar a classificação com um total de 1729 pontos, o que nunca tinha acontecido em 25 anos de história do ranking da FIFA.

 

O Brasil permaneceu no 3.º lugar, numa tabela sem qualquer entrada nos 10 primeiros colocados (apesar da aproximação da Alemanha, que subiu três posições, para 12.ª), e na qual a única 'mexida' passou pela ligeira queda da Dinamarca para o 10.º posto, deixando a Espanha isolada no nono.

 

A Croácia, vice-campeã do mundo, que empatou 1-1 com Portugal em jogo particular realizado em 6 de Setembro, continuou a ocupar a 4.ª posição, seguida do Uruguai, responsável pela eliminação da equipa lusa nos oitavos de final do Mundial 2018, ao impor-se por 2-1.

 

A Inglaterra continua no sexto lugar, imediatamente à frente da selecção portuguesa, que aumentou de dois para oito pontos a vantagem sobre a Suíça, oitava posicionada, à frente da Espanha e da Dinamarca, que fecham o top dez.

 

1. (2) Bélgica, 1.729.

1. (1) França, 1.729.

3. (3) Brasil, 1.663.

4. (4) Croácia, 1.634.

5. (5) Uruguai, 1.632.

6. (6) Inglaterra, 1.612.

7. (7) Portugal, 1.606.

8. (8) Suíça, 1.598.

9. (9) Espanha, 1.597.

10. (9) Dinamarca, 1.581.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:30

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 22.09.18

 

jag.jpg

 Um dos carros mais caros do Mundo

1953 Jaguar XK120 SE Roadster - Leilão 2018 - 340 mil dólares

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:30

 

 

O espanhol Carlos Ruesga marcou hoje o golo decisivo que deu ao Sporting a segunda vitória (22-23) na Liga dos Campeões de andebol, diante do Chekhovskiye Medvedi, na Rússia, num encontro em que esteve sempre em desvantagem.

 

Depois do triunfo (34-26) no pavilhão João Rocha, em Lisboa, frente aos macedónios do HC Metalurg, os ‘leões’, orientados por Hugo Canela, voltaram a somar dois pontos no Grupo C da competição, que têm ainda os turcos do Besiktas, os dinamarqueses do Bjerringbro/Silkeborg e os eslovacos do Presov.

 

No último lance do jogo o central espanhol ‘leonino’ desempatou a partida, ao marcar um livre de nove metros em zona frontal à baliza, fazendo a bola passar ao lado da barreira russa para bater o guardião adversário.

 

ResourceImage.jpg

 

Durante os 60 minutos, o Sporting sentiu dificuldades para se impor e nunca conseguiu passar para a frente do marcador, chegando ao intervalo a perder por 14-10.

 

Na segunda parte, os russos conseguiram manter as distâncias e gerir a vantagem, até que nos instantes finais o Sporting recuperou e alcançou a vitória quando perdia por quatro golos de desvantagem (22-18).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:11

 

LigaRevelacaoSub23-RGB-WEB e REDES SOCIAIS-02.jpg

 

A visita ao terreno do Cova da Piedade, à passagem pela sexta jornada da Liga Revelação, terminou com um empate a zero, muito por culpa de... Joyce Anacoura. O guarda-redes italiano de 24 anos rubricou uma exibição categórica frente ao Sporting, impedindo o golo leonino por diversas vezes. 

 

 

Liga Revelação – 6.ª jornada – 22.09.2018


Estádio: Estádio Municipal José Martins Vieira. 
Árbitro: Ricardo Baixinho
Árbitros Assistentes: Filipe Marques e Vitor Marques

 

COVA DA PIEDADE: Joyce Anacoura, Yuan Yelong, Deng Liu, Pedro Henrique - Cap., Mamadu Só, Agostinho Cá (Aires Sousa, 45´), Fábio Novo (Denilson Soares, 63´), Sérgio Silva, Gonçalo Maria, Yi Chen (Afonso Alcario, 63´) e Ronaldo Tavares (João Gil, 85´).

 
Suplentes: Francisco Pardana, Diogo Gonçalves, David Prata, André Pimenta, Ivo Amorim, Pedro Paz e Jinhui Liang.


Treinador: António Aparício


Disciplina: Cartão amarelo para Joyce Anacoura (66´) , Mamadu Só (80´) e Gonçalo Maria, (90+7). 
 

SPORTING: Vladimir Stojkovic, Abdu Conté -Cap., Kiki Kouyate, João Queirós,Tomás Silva, Paulinho, João Oliveira, Bruno Paz (Daniel Bragança, 59´), Nuno Moreira (Dimitar Mitrovski, 59´), Elves Baldê e Pedro Marques (Marco Túlio, 74´). 

 

Suplentes: Diogo Sousa,Pedro Mendes, Diogo Brás, Thierry Correia e Tiago Djaló.


Treinador: José Lima


Disciplina: Cartão amarelo para Dimitar Mitrovski (77´) e Paulinho (90+2´). Cartão vermelho para Elves Baldé (90+3´). 

 

Esta terça-feira, a Liga Revelação regressa ao Estádio Aurélio Pereira, com um embate entre Sporting e Portimonense, agendado para as 16h. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:00

Tiago Santos é Campeão do Mundo

Rui Gomes, em 22.09.18

 

DnsZdzmXsAAXvSZ.jpg

 

Tiago Santos, jovem atleta de 18 anos do Sporting, sagrou-se esta manhã Campeão do Mundo de juniores de kickboxing ao destronar o russo Nikita Gribincha - ex-detentor do título do escalão - subindo ao lugar mais alto do pódio em Veneza, Itália.

 

Tiago Santos venceu o adversário aos pontos (3-0), concluindo da melhor maneira uma competição em que nunca conheceu o sabor da derrota. 

 

Tiago Santos venceu o adversário aos pontos (3-0), concluindo da melhor maneira uma competição em que nunca conheceu o sabor da derrota. 

 

Parabéns Tiago !

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:30

Leoas são elas

Rui Gomes, em 22.09.18

 

17499813_1592791930748848_204670462_o.jpg

Lea Vicente

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:54

Reflexão do dia

Rui Gomes, em 22.09.18

 

img_920x519$2018_09_21_22_27_55_1451034.jpg

 

"Porque nos habituamos a uma vida que não é a nossa quando podemos escrever a nossa própria história e emprestar-lhe vários capítulos?

Talvez os filhos nos acrescentem medo ao futuro. Mas é preciso ultrapassar esse medo.

Há uma certeza, vou.

 

Estou certo de que não me perdoaria. 


Pior do que ir e ter que voltar, é não ir e nunca saber onde se podia chegar.

Obrigado a todos por todos estes anos, não consigo enumerar cada nome ou cada pessoa que me marcou porque, de facto, tive "gente" ao longo deste percurso aos quais estarei eternamente grato.


Mencionar nomes seria injusto para todos os que mostraram apoio ao longo de todo o caminho. E esses sabem de quem falo, cada um deles.

Como Profissional, seguirei o meu caminho... preparar-nos para o futuro também é isto e espero que compreendam.

 

Talvez esse futuro nos volte a pôr no mesmo "trilho" mas com uma certeza, em outro capítulo da minha/nossa ambição do que é o melhor para esta grande instituição.

O resto? esteve, está e estará obviamente à vista de todos e a justiça fará o resto.

"Muitos cuidam da reputação, mas não da consciência"... Padre António Vieira

Obrigado e 
"Até já"
 
 
Nota: Mensagem de despedida de André Geraldes, via Facebook, pela entrega da rescisão unilateral do vínculo laboral que o ligava ao Sporting.
 
ADENDA: Era minha intenção escrever esta observação quando publiquei o post esta madrugada, mas acabei por não o fazer. É deveras intrigante o timing deste artigo nas páginas noticiosas, nomeadamente no Record, dado que o mensagem original de André Geraldes foi publicada no Facebook no dia 6 de Agosto, ou seja, há cerca de 45 dias.
 
Um cínico diria que o intuito único é de desviar atenções dos inúmeros artigos sobre as desventuras do clube da Luz, emails e afins. Um cínico, claro...
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:53

O medo de não parecer corajoso

Rui Gomes, em 22.09.18

 

É verdade que o Bayern está ainda mais rico e mais forte, mas o futebol português precisa de ficar mais burro?

 

19668301_GZJst.jpg

É mais compreensível que o Qarabag, dos confins do Azerbaijão, oponha resistência ao Sporting, em Alvalade, ou que o Benfica não oponha resistência ao Bayern no Estádio da Luz? A confiar no grosso da opinião publicada sobre o segundo destes jogos, perder com o campeão alemão era uma fatalidade que se adivinhou logo nos primeiros instantes. Aliás, não foi o Benfica que perdeu, foi o "futebol português" por atacado, ainda que, abusivamente, só Rui Vitória tivesse voto na matéria quanto às decisões tácticas.

 

Toda a gente chegou à conclusão de que as diferenças são demasiado grandes, que se há de fazer? Primeiro: não entrar em negação e conversa fiada só porque se é comentador e benfiquista. Isso nem o Benfica ajuda. As diferenças são grandes, sem dúvida, mas não são maiores do que as existentes entre o Chaves e o FC Porto. O que separa o Chaves deste Benfica - ou, noutros tempos, do FC Porto e do Sporting - é o ego que substituiu a inteligência colectiva do país futebolístico e proíbe algo tão simples como jogar à defesa. Nenhum treinador dos três grandes quer ser apanhado a perder, jogando à defesa ou sequer usando alguma ratice que possa ser confundida com isso.

 

Uma boa parte dos treinadores portugueses sofre do paradoxo mais palerma do planeta: o medo de não parecer corajoso. Portanto, se o mundo do futebol mudou (e mudou), se os Bayerns estão cada vez mais ricos (e estão) e se os portugueses estão cada vez mais longe deles, talvez a mentalidade precise de se ajustar ao novo contexto. Antes de ser bonito ou feio, destemido ou medroso, o futebol precisa de ser um bocadinho inteligente.

 

José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:52

Pouco muda no ranking da UEFA

Rui Gomes, em 22.09.18

 

ranking-uefa-club.jpg

 

O Sporting somou dois pontos para o ranking da UEFA, mas tal não foi suficiente para Portugal terminar esta semana europeia mais próximo da Rússia. Os russos, que ocupam o sexto lugar no ranking, contam ainda com cinco equipas nas duas provas da UEFA, equipas essas que somaram quatro pontos, fruto de uma vitória e dois empates. Já Portugal somou apenas três, graças ao empate de FC Porto, na Alemanha, e à vitória do Sporting frente ao Qarabag.

 

Assim, Portugal continua no sétimo lugar, com 40.432 pontos, a 5.450 pontos da Rússia, 100 pontos mais distante do que quando começou a ronda de provas europeias.

 

No acumulado da época as equipas portuguesas, porém, estão a portar-se melhor que as russas, tendo já somado 3.100 pontos, enquanto a Rússia acumula 2.916. Portugal tem FC Porto, Benfica e Sporting em competição na UEFA, enquanto a Rússia conta com Krasnodar, Zenit, CSKA Moskovo, Lokomotiv e Spartak Moscovo.

 

Quanto aos restantes lugares, Espanha continua a liderar, destacada, com 88.569 pontos, seguido de Inglaterra (66.748) e Itália (66.297). Alemanha surge em quarto lugar (61.070) e França em quinto lugar (51.498).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:51

Vale a pena rever

Rui Gomes, em 22.09.18

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:50

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 21.09.18

 

a1.jpg

 Um dos carros mais caros do Mundo

1995 Porsche 993 GT2 - Leilão 2018 - 616 mil dólares

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:00

Foto do dia

Rui Gomes, em 21.09.18

 

image.jpg

 

Ainda antes da bola rolar, o Sporting sabia que boa parte das hipóteses de agarrar um dos dois lugares que qualificam para a fase a eliminar da Liga Europa dependiam dos resultados frente ao Qarabag, equipa azeri que na última temporada surpreendeu (duas vezes) o At. Madrid na Champions. E levou a informação a sério: com uma exibição paciente e quase sempre no controlo, os leões venceram por 2-0 e deram um importante passo para arrancar a competição.

 

Lídia Paralta GomesTribuna Expresso

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:49

 

2572834_MEDIUMSQUARE.jpg

 

O extremo do Sporting CP integra a lista do 'onze' ideal da Liga Europa na 1.ª jornada da competição.

 

O golo que abriu o marcador no jogo desta quinta-feira frente ao Qarabag, aliado à boa exibição, levaram a ser eleito para esta lista de destaque.

 

Parabéns Raphinha !

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:42

38.º Prémios Rugidos de Leão

Rui Gomes, em 21.09.18

 

leao-rugindo_7688-483.jpg

 

Bruno Fernandes será um dos galardoados na 38ª edição dos Prémios Rugidos de Leão. O evento terá lugar no dia 16 de Novembro, na Quinta do Paúl, em Ortigosa, Leiria, e contará com a presença, já confirmada, do recém-eleito presidente Frederico Varandas.

 

Bruno Fernandes foi escolhido na sequência da sua primeira época no Sporting. Depois do ataque à Academia, a 15 de Maio, o médio leonino rescindiu contrato mas regressaria ao Clube, resgatado por Sousa Cintra. Actualmente, Bruno Fernandes é já um dos capitães de equipa.

 

Ana Borges (futebol feminino), Hugo Canela (andebol), Ângelo Girão (hóquei em patins), André Sousa (futsal), Miguel Maia (voleibol), Carlos Silva (atletismo), Diogo Carvalho (ténis de mesa), Diogo Ganchinho (ginástica), Maria Siderot (judo), André Campos (triatlo) e Márcia Ferreira (gabinete paralímpico) também vão ser premiados.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:35

Visitar uma página do passado

Rui Gomes, em 21.09.18

 

img_920x518$2018_09_21_00_57_08_1450605.jpg

 

Stan Valckx, antigo jogador do Sporting entre 1992 e 1994, esteve em Alvalade e assistiu ao encontro entre a sua antiga equipa e o Qarabag. Ao intervalo, o holandês, hoje com 54 anos, desceu mesmo ao relvado para falar aos adeptos, revelando, num português bem percetível, a sua alegria por estar em Lisboa. O antigo internacional, que fez carreira no PSV e no VVV-Venlo, recordou os dérbis com o Benfica.

 

Valckx foi ainda agraciado com uma camisola do Sporting, entregue por Paulinho, que não conteve a emoção após um sentido abraço ao holandês. O público presente em Alvalade não ficou indiferente ao momento e aplaudiu efusivamente o regresso do ex-jogador.

 

Muito agradável, rever o nosso "velho" amigo Stan, com quem tive o prazer de privar em tempos de outrora.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds