Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

image.jpg

 

Em consequência do desaire frente à Polónia no playoff de acesso ao Europeu 2020, é apenas justo questionar se os 23 jogadores seleccionados por Rui Jorge representam o melhor talento disponível nesta altura. Vejamos a convocatória:

 

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton FC) e Joel Pereira (Vitória FC)

 

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Fernando Fonseca (FC Porto), Ferro (SL Benfica), Ivanildo Fernandes (Moreirense FC), Jorge Fernandes (CD Tondela), Pedro Amaral (SL Benfica) e Yuri Ribeiro (SL Benfica)

 

Médios: André Horta (Los Angeles FC), Bruno Costa (FC Porto), Gedson Fernandes (SL Benfica), João Carvalho (Nottingham Forest FC), João Félix (SL Benfica), Pereira Lage (Clermont Foot), Pêpê (Vitória SC) e Stephen Eustáquio (GD Chaves)

 

Avançados: Diogo Gonçalves (Nottingham Forest FC), Diogo Jota (Wolverhampton Wanderers FC), Heriberto Tavares (Moreirense FC), Jota (SL Benfica) e Rafael Leão (Lille OSCM)

 

Em resumo, 6 jogadores do Benfica, 4 do FC Porto e depois um de cada de vários clubes Lusos e fora fronteiras.

 

Correndo o inevitável risco de ser acusado de não ser isento na análise, surpreende que da até recente melhor formação de Portugal e uma das melhores do Mundo - Sporting CP - nem um único jogador foi seleccionado. Aliás, para ser cem por cento correcto, Ivanildo Fernandes é do Sporting, embora esteja cedido ao Moreirense. Rafael Leão foi formado na Academia de Alcochete, mas agora joga na França. Creio que nenhum nome me passou despercebido.

 

E o que está em debate não é apenas o afastamento do Europeu, e por consequência, dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas também como se chegou a este desfecho.

 

A equipa fez o que em princípio seria o mais difícil: foi à Polónia vencer por 1-0. Depois, em casa, no embate decisivo, desperdiçou completamente essa vantagem e chegou ao intervalo a perder por 3-0. Na segunda parte dominou completamente em termos de posse de bola, mas não houve intensidade e eficácia suficiente no último terço do terreno para ir além de um golo.

 

Não sei bem se é um caso semelhante ao da Selecção A, com Fernando Santos, a jogar em casa, também diante da Polónia, fazer alinhar dois trincos: William Carvalho e Danilo, e ainda Raphael Guerreiro a extremo. Um criativo como Bruno Fernandes, nem sequer saiu do banco. O médio do Sporting não está a atravessar o seu melhor momento, é verdade, mas em termos de construção de jogo e capacidade de remate é dos melhores jogadores portugueses da actualidade.

 

Gosto muito do Rui Jorge, mas não me parece que esteve ao seu melhor desta vez.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:31

Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 21.11.18

 

img_818x455$2018_06_26_18_19_07_751734.jpg

 

"Acho uma piada enorme aos comentários das últimas semanas de certos comentadores neste blogue. Deixa-se sempre a teoria de que a detenção de Bruno de Carvalho foi para desviar atenções, que é vergonhosa a cobertura jornalística do caso, que tem de haver presunção de inocência, que só querem abafar outros casos, que a CM TV é o bicho papão e que está em conluio com o Benfica. 


Quando a mesma estação passou 24 horas por dia com o Benfica na boca por causa dos casos E-toupeira e dos emails já estavam a falar verdade, já eram todos culpados antes do julgamento e a comunicação social não pagou a nenhuma "testemunha"... 


Pelo menos tentem ser sérios e tenham alguma coerência.


O que toda a gente neste blogue parece querer esquecer é a que grupo económico pertence a CM TV, o CM, o Jornal de Notícias e o jornal O Jogo. Chama-se Gupo Cofina e é um dos accionistas da Futebol Clube do Porto, SAD.

 

Ainda há umas semanas tive de ser eu a pesquisar pelo Google por notícias sobre um elemento do TIC do Porto que andava a forçar uma pessoa com uma queixa contra o chefe de segurança do FCP a abandonar a queixa e que foi considerado culpado dessas práticas e suspenso. Acho curiosa a falta de cobertura a esse caso pela CS. Serei o único?...".

 

Leitor TIAGO SANTOS

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00

 

ops-sporting-2018-2021-open-graph-1200-1200.jpg

 

Um grupo de sócios do Sporting, entre os quais dois ex-presidentes, apelou esta terça-feira à subscrição do empréstimo obrigacionista de 30 milhões de euros (ME), que consideram vital para o cumprimento das obrigações leoninas.

 

Num manifesto, subscrito por mais de 20 sócios que se têm destacado na vida do clube, entre os quais José Roquette e Filipe Soares Franco, são apresentadas cinco razões para subscrever obrigações, disponíveis no mercado até quinta-feira.

 

O documento enfatiza a importância de o Sporting CP cumprir as suas obrigações (1), lembrando que esta operação servirá para fazer face ao reembolso de um empréstimo obrigacionista que venceu em Maio e cujo reembolso foi adiado para 26 de Novembro.

Os signatários, entre os quais também os ex-dirigentes Miguel Salema Garção, Ernesto Ferreira da Silva e Tomás Froes, destacam a taxa de juro de 5,25% (2) "claramente acima do prémio que o Sporting deveria pagar" e o facto de a equipa de futebol ocupar o segundo lugar na liga portuguesa e estar a um ponto da qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa, estando "no caminho certo para vencer" (5).

No manifesto é ainda referido o facto de o Sporting ter apresentado bons resultados no trimestre entre Julho e Setembro (3), e são antecipados bons resultados para o último trimestre do ano (4), devido ao acordo com Rui Patrício, e ao previsto com Gelson Martins.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:49

Tondela e Sporting

Rui Gomes, em 21.11.18

Os leitores que generosamente se interessam por esta coluna, perguntarão qual o racional deste, aparentemente, estranho título.
 
Explico.
 

20450744_u1Btt.png

O Tondela tornou público há dias, que vendeu a maioria do capital (80%) da sua SAD, a um grupo internacional, já proprietário do Granada e do Parma.

 
As razões são por de mais cristalinas: o Tondela não tem músculo financeiro para aguentar um projecto sustentável na primeira divisão e, assim sendo, vende as suas acções a quem, alegadamente, o tem.
 
Este é, pragmaticamente, o destino escrito de muitos clubes em Portugal; já aconteceu com o Famalicão, Belenenses e o Estoril, e, muitos outros, na minha opinião, se seguirão.
 
A alienação não é um caminho necessariamente mau, tem é de ser regulamentado.
 
Por duas razões: em primeiro lugar, porque o fenómeno desportivo, atrai capital ligado a actividades ilícitas, desde o branqueamento de capital ao match fixing, e faz-me impressão que, em Portugal, qualquer pessoa possa ser dona de uma SAD.
 
Em segundo lugar, porque já houve clubes que foram no canto da sereia e se entregaram a vendedores de ilusões, com desfechos catastróficos, como foram os casos do Olhanense, do Beira-Mar e do Atlético.
 
Defendo, por isso, que em sede de auto-regulação, se justifica haver uma verificação de idoneidade prévia, de qualquer entidade, que queira investir no futebol profissional.
 
O que tem isto a ver com o Sporting? Muito simples; os sócios do Sporting têm defendido e bem, que o Clube deve manter a maioria do capital da SAD.
 
Só que este legítimo desiderato, comporta uma obrigação: se se veda a outrem o apport de capital à SAD, terão de ser os seus accionistas e, em última análise, os sócios e adeptos do Sporting, quem tem de providenciar pela sua sustentabilidade financeira. Já disse e repito, acabaram os bancos, as entidades públicas e os salvadores da pátria.
 
Trocando por miúdos: o Sporting tem dois desafios financeiros pela frente, a subscrição do empréstimo obrigacionista e a recompra das VMOC; sem os resolver, entrará num ciclo de fragilidade, que pode culminar, com a maior das fragilidades, na perda da maioria da SAD. 
 
O sportinguismo de cada um de nós está à prova. A não ser que queiramos acabar como o Tondela, sem desprimor, claro está.
 
Carlos Barbosa da Cruz, jornal Record
 
*** O autor, devoto sportinguista, também participou na reunião realizada em Alvalade na segunda-feira, referenciada neste nosso post.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:48

Foto do dia

Rui Gomes, em 21.11.18

 

46482082_1650384615063409_3825820708223582208_n.jp

Equipa de "pool português" do Sporting

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:47

Sporting triunfa em Avanca

Rui Gomes, em 21.11.18

 

img_920x519$2018_11_20_22_57_29_1474642.jpg

 

O Sporting venceu esta terça-feira no reduto do Avanca por 30-24 no fecho da 11.ª jornada do Campeonato Nacional de andebol, assumindo assim a liderança em igualdade pontual (31 pontos) com o FC Porto e Benfica, aos quais já ganhou nas jornadas cinco e seis, respectivamente.

 

Fábio Chiuffa inaugurou o marcador para a equipa leonina, com a formação do concelho de Estarreja a conseguir manter a partida equilibrada até aos 10 minutos de jogo (6-6). Ao intervalo, a equipa de Hugo Canela vencia por 16-14.

 

Na segunda parte, o Sporting carregou, com a equipa orientada por Marco Sousa a não conseguir voltar a equilibrar o resultado. Ivan Nikcevic, com seis golos, Luís Frade, com cinco, e Fábio Chiuffa, com quatro, foram os melhores marcadores dos leões.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:46

 

img_757x498$2018_11_20_17_01_57_798896.jpg

 

Portugal não vai marcar presença no campeonato da Europa de sub-21 de 2019. Esta terça-feira, a Selecção Nacional perdeu inesperadamente por 3-1 na recepção à Polónia, desperdiçando a vantagem obtida no jogo da primeira mão do play-off (1-0), falhando o apuramento para a fase final da competição.

 

Em Chaves, a Polónia marcou três golos em 19 minutos e dificultou a tarefa portuguesa: Bielik inaugurou o marcador aos 5', Kownacki ampliou, aos 8', e Szymanski fez o 3-0 aos 24'.

 

A equipa das quinas só respondeu na segunda parte, por intermédio de Diogo Jota, aos 52'.

 

Com este resultado, a Selecção fica afastada da fase final da prova que vai decorrer em Itália e São Marino em Junho do próximo ano. Portugal participou nos dois últimos Europeus de sub-21 e até foi finalista em 2015. Não falhava a competição desde 2013.

 

Ao não conseguir o apuramento, a formação portuguesa abdica também da participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, uma vez que a qualificação para o mesmo está dependente da participação no Europeu de sub-21: apuram-se os quatro semifinalistas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:45

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 20.11.18

 

1391_article_1200x900.jpg

Um dos carros mais caros do Mundo

2018 Lamborghini Aventador SVJ - 600 mil dólares

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:00

Eles não esqueceram

Rui Gomes, em 20.11.18

 

img_920x519$2018_11_20_17_53_40_1474543.jpgimg_920x519$2018_11_20_17_47_34_1474539.jpg

 

Rui Patrício e William Carvalho não esqueceram o Sporting, participando no Empréstimo Obrigacionista. Ontem, Nani e Cédric Soares fizeram o mesmo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:36

A "indignação" da raposa matreira

Rui Gomes, em 20.11.18

 

raposa-velha.jpg

 

Não sem reconhecimento de humor negro, foi há dias que a "raposa" matreira que preside ao clube do Norte, manifestou a sua "indignação" pela maneira como o Sporting e o ex-presidente destituído têm sido tratados na praça pública.

 

Sem comentar directamente o processo judicial ligado ao ataque à Academia, Jorge Nuno Pinto da Costa, em entrevista ao Porto Canal, teve isto para dizer:

 

"Há independentes que na televisão só lhes falta ter uma toupeira na cabeça. Estou chocado e indignado com o que se tem dito nas televisões a respeito do Sporting e do seu ex-presidente, especialmente que o conteúdo seja determinado conforme os clubes.

 

No entantohá outros clubes que gastam fortunas em advogados, é porque precisam".

 

Além do mais, não resistiu a indirecta, como é seu hábito.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:27

Sabia que...

Rui Gomes, em 20.11.18

 

5801.jpg

 

No dia 20 de Novembro de 1963, o Sporting Clube de Portugal derrotou o Apoel Nicósia do Chipre por 2-0, confirmando a passagem aos quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças, depois da célebre goleada 16-1, na primeira mão.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:09

 

img_920x518$2018_11_19_14_50_31_1474086.jpg

 

Tito Arantes Fontes, actual presidente do Grupo Stromp, após reunião em Alvalade, esta segunda-feira, que contou com a participação de várias figuras sportinguistas, inclusive ex-dirigentes como José Roquette, Filipe Soares Franco, Paulo Abreu ou Miguel Ribeiro Teles - e Frederico Varandas. O novo empréstimo obrigacionista foi o tema principal sobre a mesa:

 

"A situação financeira do Sporting não está tão complicada como já esteve. O que temos é um novo empréstimo obrigacionista e temos de ressarcir o anterior. Esta não é uma situação de desespero, é uma situação normal. O que pretendemos é que este empréstimo seja um sucesso".

 

Entretanto, Francisco Salgado Zenha adiantou alguns esclarecimentos em entrevista à Sporting TV:
 

 

"Neste momento temos subscritos pouco mais de 11,5 milhões de euros, estamos a 3,5 milhões do valor mínimo para conseguirmos emitir. Houve um arranque muito lento, mas, desde sexta-feira para hoje, quase conseguimos duplicar o número de subscritores.
 
Para nós, o ideal seria mesmo os 30 milhões de euros. No entanto, temos de perceber as circunstâncias em que estamos e como herdámos o clube, não a nível financeiro, mas ao nível de publicidade negativa - tivemos os casos de Alcochete, 'cashball', o período da comissão de transição e a detenção de duas figuras do Sporting".
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:48

 

img_920x518$2018_11_19_23_14_30_1474244.jpg

 

Considerações de Andre Geraldes, esta segunda-feira, em entrevista à CM TV:

 

"O André Geraldes no Sporting tinha a responsabilidade de gerir o futebol profissional. O André Geraldes, à data dos factos, tinha o clube virado de pernas para o ar. O André, por esses dias, tinha o treinador despedido, jogadores a querer falar com a direcção, uma data de coisas em que estava metido, a fazer o papel da ONU.

 

Quem tinha responsabilidade da guerra civil? Não vou entrar por aí. O meu papel era pacificar o que era um momento menos bom que a equipa atravessava. Bruno de Carvalho foi meu presidente durante cinco anos. Se esperam que o achincalhe, não contem comigo. Penso pela minha cabeça.

 

Bruno de Carvalho a partir de janeiro, por motivos do foro pessoal, as coisas começaram a não sair-lhe tão bem. Ao nível da comunicação, não fez o melhor percurso. Pelo estilo de comunicação que tinha, concluiu-se que o clima não foi o melhor. Se tem a ver com o caso de Alcochete? Quero acreditar que nenhum presidente do Sporting, fosse quem fosse, pudesse ter pedido às pessoas para fazerem aquilo. Essa é uma zona em que estou já fora de pé, a acusação está em cima da mesa e não posso opinar. Cada pessoa tem a sua pasta dentro de um clube e SAD (...) Ninguém podia prevêr que aquilo fosse acontecer.

 

Se dei quaisquer instruções para se pagar a árbitros e jogadores? Claro que não, nas provas que vieram a público vê-se bem que não existem referências a mim, não apareço nessas alegadas escutas. É um processo que está em segredo de justiça. Passaram os 6 meses sem acusação e isso pode querer dizer alguma coisa.

 

Esse dinheiro está explicado em sede de investigação. Não era o meu gabinete; o meu era na Academia. Em Alvalade existia um gabinete que eu utilizava quando lá ia e onde estavam outras pessoas. Era dinheiro dos jogos de futebol. Para se ter 60 mil euros num cofre basta um jogo e meio. É dinheiro do Sporting, de bilhetes do Sporting e também de ingressos vendidos às claques. Não me vou alongar mais. Está em segredo de justiça. Não vou ferir a investigação do Ministério Público.

 

Estou de consciência tranquila. Quem trabalha comigo conhece-me e sabe o meu valor. Sem querer vangloriar-me, aguardo com serenidade o desenvolvimento da investigação. Há de ser feita justiça, leve o tempo que demorar. Investigação ainda está em curso. Se calhar vamos descobrir outra verdade no fim do processo. O quê? É algo que o Ministério Público terá de descobrir."

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:47

 

6vkSdg33SiR2qDQ28ID0tIw6vrPHTK92.jpeg

 

A equipa feminina de râguebi do Sporting conquistou a Taça de Portugal ao bater a equipa do Benfica por uns claros 31-0. Foi a terceira Taça de Portugal consecutiva para as leoas que também são as actuais detentoras do Campeonato Nacional e da Supertaça.

 

As bicampeãs de Portugal vão começar agora a preparação para a Taça Ibérica, prova que vai colocar frente a frente o Sporting e a equipa campeã de Espanha. O jogo está marcado para o próximo dia 16 de Dezembro e vai ter lugar no Estádio Universitário de Lisboa.

 

Parabéns leoas!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:46

Cartoon do dia

Rui Gomes, em 20.11.18

 

download.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 04:45

A 'final four' da Liga das Nações

Rui Gomes, em 20.11.18

 

NATIONS.jpg

 

A Holanda completou ontem a ‘final four’ da primeira edição da Liga das Nações, que Portugal organiza em 2019, ao empatar 2-2 na Alemanha, após estar a perder por 2-0, no fecho do Grupo 1 da Liga A.

 

O ‘onze’ de Ronald Koeman, que só precisava de um ponto, ganhou o agrupamento com os mesmos sete pontos da campeã mundial França - mas vantagem no confronto directo (1-2 fora e 2-0 em casa) - e dois da Alemanha, juntando-se a Portugal, Inglaterra e Suíça.

 

Em Gelsenkirchen, os germânicos chegaram a 2-0, com tentos de Timo Werner, aos nove minutos, e Leroy Sané, aos 19, mas, na parte final, os holandeses restabeleceram a igualdade, com golos de Quincy Promes, aos 85, e Virgil Van Dijk, aos 90+1.

 

A ‘final four’ realiza-se entre 05 e 09 de Junho de 2019, no Porto e Guimarães, sendo que Portugal disputará a sua meia-final no primeiro dia – a segunda será no seguinte -, frente a um adversário a determinar no sorteio de 03 de Dezembro, em Dublin.

 

A Holanda ganhou o Grupo 1, a Suíça o 2, Portugal o 3 e a Inglaterra o 4, com França, Bélgica, Itália e Espanha a serem segundas nos respectivos agrupamentos e a assegurarem a manutenção da Liga A da nova prova da UEFA.

 

Por seu lado, e ao serem terceiras nos seus grupos, Alemanha, Islândia, Polónia e Croácia descem à Liga B, sendo promovidas Ucrânia (primeira do Grupo 1 da Liga B), Bósnia-Herzegovina (3), Dinamarca (4) e Rússia ou Suécia (2).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:44

Gosta de carros ?

Rui Gomes, em 19.11.18

 

MERCEDESBENZTyp500KCabrioletC-W29--2672_1.jpg

Um dos carros mais caros do Mundo

1935 Mercedes-Benz 500 K Cabriolet A - Leilão 2013 - 2,750 milhões de dólares

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:30

Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 19.11.18

 

naom_5795ea9c1fe13.jpg

 

"Acho este Empréstimo Obrigacionista do Sporting Clube de Portugal, de igual risco às emissões do SLB, FCP e Mota-Engil. Subscrevi-as todas. Vou subscrever esta, por maioria de razão, pois sou Sportinguista e acho 5,25% um óptimo investimento. Mais do que em jogadores, dirigentes ou presidentes, eu acredito na Instituição Sporting Clube de Portugal! Comentando os comentários, apetece-me dizer " com amigos destes quem é que precisa de inimigos". Exceptuando o caro Rampante".

 

Leitor J. OLIVEIRA neste post de Rampante.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:18

Sapos do Ano

Rui Gomes, em 19.11.18

 

20741345_IT69p.png

 

O Camarote Leonino alcançou a fase final dos Sapos do Ano 2018. Trata-se de um concurso organizado por Magda L. Pais e David Marinho para o qual foram nomeados blogues que não usufruem de patrocínios nem estão ligados a plataformas ou empresas. O Camarote Leonino é um dos cinco blogues finalistas na categoria de Desporto.

 

No Camarote Leonino ficámos felizes e orgulhosos por participarmos desta maneira num evento independente que visa distinguir e valorizar a nossa blogosfera.

 

Encaramos este concurso com 'fair play' e congratulamos todos os que foram nomeados. Como disse um dia Fausto dos Santos, o 'Maravilha Negra'... “feio não é perder, feio é ter medo de perder”.

 

A votação nos finalistas nas diferentes categorias decorre até 15 de Dezembro e pode ser feita aqui. E viva os Sapos do Ano, pois claro!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:51

Tiago Fernandes assume os sub-23

Rui Gomes, em 19.11.18

 

tiago_fernandes_foto_dr2416afdf.jpg

 

Curiosamente, ainda não se vê confirmação oficial da Sporting SAD, mas o próprio Tiago Fernandes publicou esta mensagem, este domingo, na sua conta de Instagram:

 

"Amanhã começa mais uma etapa, vou ser treinador dos sub 23 do Sporting Clube de Portugal, a mesma determinação, vontade e ambição, darei tudo para elevar o nome deste grande Clube. Quero agradecer a todos os profissionais com quem trabalhei nos últimos cinco meses: direcção, staff médico, seguranças, secretários e técnicos de equipamentos. JOGADORES que orgulho em vocês 💪💪. Quanto aos adeptos?? Somos os melhores adeptos do mundo.. OBRIGADO DO CORAÇÃO 💚".

 

Inicialmente, admiti que Tiago Fernandes viesse a integrar a equipa técnica liderada por Marcel Kaizer. Após reflexão e, muito em especial, depois do jogo com o Chaves, acabei por reconhecer que não seria uma solução desejável, por diversos motivos.

 

Para evitar a sua saída do Sporting e pela não extistência de uma equipa B, a de sub-23 era a única alternativa possível. Por esclarecer fica o futuro de José Lima, que até tinha os jovens no bom caminho e a jogar a um nível muito competitivo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds