Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Utopias

Naçao Valente, em 13.05.19

 

Utopia-Slider-1024x716.jpg

 

Bastou o Sporting empatar um jogo que naturamente devia ter ganho (é futebol, acontece com todas as equipas) para voltarem à luz do dia os brunistas (quase desaparecidos) e outros ressabiados com esta Direcção, para atacarem o treinador e os jogadores. Não vale a pena perder tempo com essa gente, que espera ansiosamente que haja maus resultados, para criarem intabilidade com a esperança que volte um passado de má memória.

 

Numa outra vertente, também a comunicação social, de uma forma geral, focou os seus títulos no falso facto de que o Sporting perdeu o segundo lutar. Não o perdeu porque só se perde o que se tem e o Sporting nunca o teve. Não o teve e vir a tê-lo a dois jogos do fim, com seis pontos de atraso, para um adversário que luta pelo título, nunca passou de uma utopia.

 

Utopia inventado pela imprensa local, aludindo que a estrutura do futebol leonino ainda acreditava. Não sei até que ponto isso é real, mas estou convencido que na estrutura existe gente com os pés bem assentes na terra. Vejamos... no mundo do jogo da bola redonda têm acontecido coisas que parecem deveras improváveis, mas que não passam de excepções, em cujo contexto existe alguma possibilidade.

 

Como se pode acreditar que o FC Porto fosse perder três pontos com o Nacional uma das piores equipas da Liga?... E se é verdade que podíamos ter esperança de ganhar no Dragão no jogo de tripla, o certo é que não dependíamos apenas de nós. E quem anda atento ao mundo do futebol, percebe que aquele empate com o Rio Ave, nos últimos cinco minutos, aconteceu porque o FC Porto foi para o balneário antes do apito final. Uma coisa dessas não voltaria a acontecer.

 

O segundo lugar estava perdido há muito tempo. E como não gosto de viver da construção de castelos no ar, conquistar o terceiro lugar depois das condições de partida, tem que ser valorizado. Conseguiu-se graças à vontade de um colectivo unido, com somente meia dúzia de jogadores de classe superior, e também com a quebra do nosso adversário directo pela conquista desse lugar.

 

Portanto toda essa conversa que perdemos o segundo lugar não passa de uma lenga lenga de jornais e comentadores, alguns adeptos por ingenuidade e outros por oportunismo.

 

O que devemos salientar é ter-se conseguido chegar ao terceiro lugar, quando havia quem não acreditasse, e até quem rezasse, para que não acontecesse. Deve-se muito ao trabalho de um colectivo, onde militam meia dúzia de futebolistas, se tanto, de classe superior, e em certa medida à quebra da equipa adversária que lutava pelo mesmo lugar. 

 

O que devemos elogiar é a conquista de um troféu e a possibilidade de conquistar outro, apesar da valia do adversário que ainda nada conquistou. Com confiança, concentração e humildade vamos lutar com total fervor até ao fim para vencer o que pode ser vencido. Realismo sim. Utopias não.

 

P.S.: Mais uma grande vitória europeia no hóquei em patins. Com profissionalismo e sem arrogância. Parabéns. É esse o caminho.

 

publicado às 14:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 13.05.2019 às 14:33

O segundo lugar nunca foi assunto só nas cabeças de quem percebe pouco ou nada de futebol ou só mais um tema para os joguinhos que certa comunicação social explora da forma que ja todos sabemos, sinónimo da crise de falta de criatividade com que vive faz já algum tempo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 14:56

Caro Júlio,

O segundo lugar foi assunto na imprensa, para vender, mas também criou essa ilusão na cabeça de alguns adeptos. Por outro lado, o assunto permitiu aos vencidos nas urnas e na destituição virem de novo à superfície respirar um pouco. Este Sporting não tem um mínimo de margem de erro.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.05.2019 às 15:52

O 2º lugar já o perdemos há muitos meses atrás.
O que me preocupa agora é a preparação do jogo da Taça e a próxima época.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 17:14

Temos que nos preocupar com o que está para vir e eu que tive alguma perplexidade em relação ao treinador estou mais tranquilo. Penso que irá preparar bem a final. Vamos ver é como será o plantel no próximo ano desportivo.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 13.05.2019 às 16:41

Duas perguntas sem qualquer segunda intenção de um adepto de outro clube:

1 - Até que ponto mais um ano de ausência da Champions é grave para o Sporting, sabendo-se dos valores que atualmente se recebem apenas por se conseguir a entrada? E se isso não vai ajudar a cavara cada vez mais o fosso entre o Sporting e os outros dois grandes do nosso futebol, que de uma maneira ou de outra, conseguem lá entrar e receber daí 50 ou 60 milhões de euros em prémios?

2 - É sustentável o investimento atual feito nas modalidades amadoras, que têm dado títulos nacionais e internacionais, sabendo-se que o retorno financeiro é curto e que provavelmente a despesa supera a receita?

Cumprimentos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 17:23

Obrigado pelas perguntas. Claro que a entrada na Champions é muito importante em termos de receitas. Acredito que esta Direcção irá criar as melhores condições possíveis para o conseguir. Mas não jogamos sozinhos e isso não está garantido. Se não formos temos de encontrar soluções alternativas.

A questão das modalidades é discutível, porque não dão retorno financeiro, mas dão prestígio. O Sporting sempre apostou no ecletismo e portanto considero que o investimento se deve manter sem pôr em causa a estabilidade.

Saudações desportivas
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 13.05.2019 às 19:47

Compreendo.
Mas este já é o segundo ano consecutivo sem ter acesso a essas verbas. E alternativas a essas receitas só mesmo com a venda de jogadores, o que pode tornar a equipa mais fraca...
Enquanto isso os outros dois vão arrecadando milhões e formando equipas cada vez mais fortes.
Sei que isto não é assim tão linear... Não é só o dinheiro que faz grandes equipas.
Esta época até me parece ter corrido melhor ao Sporting, do que aquilo que esperava. Depois do que aconteceu no Verão passado, o que se conseguiu fazer foi notável. Se vencerem a Taça de Portugal, então é algo que já entra no campo do fantástico.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.05.2019 às 21:35

Meu caro entendo essa sua preocupaçao com os verdadeiros sentimentos camuflados mas que para mim sâo sempre muito visiveis.

Que tao dramatico se pode tornar a ausencia da Champion quando quem la vai sucessivamente precisa afinal de favores grosseiros para validar lances escandalodos para atingir o simples objectivo do burgo portugues.

Se esse dinheiro extra ganho nessas assiduas idas á champeon nao fazem a diferença entao a questao é quem fica com o dinheiro.?
(Indiana Julio).
Sem imagem de perfil

De João Eduardo a 14.05.2019 às 15:56

O problema é que tem sido evidente que não há estabilidade financeira e não será nada fácil ao SCP aumentar significativamente a receita pelo que o outro caminho possível será sempre a redução da despesa.
Resta saber onde serão feitos os cortes.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 13.05.2019 às 17:17

Boa tarde,

A verdade é que esta semana tivemos duas"utopias" na CL .
E este post reflete bem o que é estar tantos anos sem ganhar temos alguma franja de adeptos que parece tudo impossível quando não está ali de mão beijada, se o SCP não perdeu o 2° perdeu a oportunidade de lutar por ele,
Isso é que fica , vir com fantasmas de anti FV são fait divers de circunstância.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 18:50

Pelisca,
Pelas razões que já referi não adianta lutar pelo que, nesta altura, já estava perdido. Veja os resultados e diga-me que oportunidade se perdeu. Sempre tive de lutar pelo que tenho, mas com realismo, por isso não pertenço à franja da "de mão beijada".

Não há aqui nenhuns fantasmas. Viaje pelas redes sociais, vá à página do Sporting no rescaldo do empate e confira. Os brunistas, desde há uns tempos eclipsados, estão lá e bem vivos. E quanto piores forem os resultados mais aparecerão. Vale o que vale, mas é uma realidade.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 13.05.2019 às 23:15

Boa noite,

Nação Valente depois do resultado do FCP é mais facil , o SCP jogou primeiro. Era difícil claro que sim , tinhamos 5% de chances? Talvez... mas a decisão ficava do outro lado.

Repare eu critiquei o resultado e especialmente o risto e não tem nada a ver com sentimento anti FV já defendi e critiquei este CD. E como eu há muitos sportinguistas que pensam o mesmo.
Agora cada critica é anti FV também não pode ser,
A ala BDC ainda ontem fez das suas ao assobiar FV , uma vergonha mesmo nas vitórias e o ex presidente foi ao face para se auto elogiar indiretamente. Outra vergonha.
Penso que BDC é como Trump quanto mais falamos estamos a preencher a agenda mediática destas personagens.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 23:33

Acha mesmo, Pelisca, que o Porto perdia com o Nacional? Ok. Não fui apoiante de Varandas e tenho-o criticado quando acho que merece, mas na minha opinião está a fazer um bom trabalho, globalmente. Não sou contra críticas, mas esses que aparecem apenas quando há um mau resultado gostam mais de BdC que do Sporting, e são casos de estudo. .
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 13.05.2019 às 17:28

Subscrevo-me na totalidade este post.
E independentemente de se ganhar ou não no Jamor, uma coisa é certa: estamos lá para discutir o troféu.
Para mim, toda a direção está de parabéns (apesar dos incompreensíveis assobios ontem no pavilhão num momento único da história do SCP), desde o departamento do futebol até ao do goalball.
Só espero que no próximo ano, possam manter o low profile e deixar os cães de fila destilar ódio. Já não leio jornais desportivos e eu próprio seleciono o que me interessa saber.
O Sporting precisa de paz e sossego e fazer o que tem de fazer dentro de campo: marcar mais golos do que o adversário. E a sorte faz parte do jogo, não há nenhuma baliza que não tenha postes.
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.05.2019 às 18:55

Pedro Santos,

Completamente de acordo. O Sporting precisa de sossego, mas há quem não desista de fazer alarido. Precisamos de competência e sorte como diz, traduzidas em bons resultados. Só assim se calam os ressabiados.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo