Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Dias-Ferreira (1).jpg

 

Elsa Judas, presidente da recém-fantasiada comissão transitória da Mesa da Assembleia-Geral, avançou uns quantos disparares na Sporting TV, este domingo, que nem sequer merecem transcrição neste espaço. Contudo, não deixaram de provocar algumas reacções no universo leonino, entre estas, uma muito inesperada de Dias Ferreira.

 

O antigo dirigente do Sporting CP tem sido visto como um acérrimo apoiante do rastejante lunático Bruno de Carvalho desde o primeiro dia. Que ele tenha reagido a Elsa Judas, é, no mínimo, uma enorme surpresa.

 

Eis a interessante carta que Dias Ferreira dirigiu à líder da pseudo-comissão recentemente inventada pelo ainda presidente do Conselho Directivo e os seus sete "anões":

 

"Exma. Senhora 
Drª Elsa Tiago Judas

 

Datadas de 31 de Maio de 2018, recebi duas convocatórias para duas assembleias gerais: uma para uma "assembleia geral comum ordinária" a realizar em 17 de Junho de 2018, pelas 14 horas, no Pavilhão João Rocha; outra para uma "assembleia geral eleitoral extraordinária" a realizar no dia 21 de Julho de 2018, também no Pavilhão João Rocha.!

Ambas as convocatórias estão subscritas por V.Exa, que se intitula "Presidente da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral". Alarmado com a minha ignorância ou esquecimento no que respeita aos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, por poder significar que, sem me aperceber ou dar a perceber, teria sido acometido por alguma doença do foro mental, procurei capítulo por capítulo, secção por secção, artigo por artigo, a previsão da " comissão transitória da mesa da assembleia geral". Não satisfeito, e receando que o meu problema fosse de outro foro que não o mental, perguntei a outras pessoas se sabiam o que era essa comissão transitória. Ninguém me soube explicar o que é, pelo que concluo que foi V. Exa, de acordo com o seu elevado saber jurídico, quem criou a referida comissão, e, por iniciativa sua ou a mando de alguém, assumiu a sua presidência.

Em todo o caso, e para evitar cometer alguma injustiça com a pessoa de V.Exa, que, neste momento, pretende exercer as funções de Presidente da Mesa da Assembleia Geral que, como sabe, nos termos do artigo 54º dos Estatutos, é a entidade mais representativa do clube, quero respeitosa e humildemente, colocar-lhes algumas questões, que espero me responda, não obstante a sua situação transitória, me lembrar D.Luisa de Gusmão - a quem peço desculpa pela comparação - quando disse "mais vale ser rainha uma hora do que duquesa toda a vida"!

Desde já cabe perguntar ao abrigo de que artigo dos estatutos em vigor foi constituída a comissão a que V.Exa diz presidir? Não estando prevista nas competências da Assembleia Geral, do Conselho Directivo, nem do Conselho Fiscal, nem do Conselho Leonino, tenho que concluir que V.Exa, em cumplicidade com o Conselho Directivo, alterou os estatutos, criando um órgão à medida das suas legitimas ambições, mas de forma ilegítima. Isto, porque não cometo a indelicadeza de pensar que V.Exa e quem a apoia em tal desígnio, acha que a referida "comissão transitória" tem por base o número cinco do artigo quarenta e três dos estatutos: "a assembleia geral pode criar comissões para o estudo de qualquer assuntos relevantes para as actividades do clube, constituídas por sócios com capacidade eleitoral activa". Seria ridículo que este fosse o fundamento, mas ainda assim, teria de ser a assembleia geral a criar a comissão. Trata-se de comissões para o estudo de quaisquer assuntos relevantes para o clube, como seria o caso, neste momento, de uma comissão de médicos especialistas para analisar a situação do clube!…

Com que direito se arroga V.Exa a destituir ou substituir Jaime Marta Soares na Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal? Ao abrigo de quê V.Exa se permite convocar assembleias ordinárias e extraordinárias, comuns ou eleitorais? Com que direito V.Exa transforma a Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, instituição de utilidade pública, numa mesa duma tasca onde se joga a sueca ou a "bisca lambida"?

Está V.Exa consciente de que nas funções que tomou de assalto deve, apesar desse assalto, ser o primeiro garante do cumprimento dos estatutos? Não sei quantos anos de associada tem V.Exa, mas devia saber desde o primeiro dia, que são deveres de qualquer associado honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio e V.Exa não o está a fazer; cumprir pontualmente as disposições dos estatutos e regulamentos do Clube e V.Exa está a colaborar activamente na sua violação; zelar pela coesão interna do clube e V.Exa divide o clube e desrespeita da forma mais grosseira a imposição estatutária de manter impecável comportamento moral e disciplinar de forma a não prejudicar os legítimos interesses do Sporting Clube de Portugal. Ainda que a "transição" fosse de apenas um minuto, jamais se pode admitir que este clube tenha à frente da assembleia geral quem não tem o mínimo de respeito pela vontade dos sócios.

V.Exa é licenciada em direito e advogada. Não pode pois ignorar o que está a fazer. O Sporting Clube de Portugal tem Presidente da Assembleia Geral e Mesa no exercício de funções, como está o Conselho Directivo e uma Comissão de Fiscalização em vez do Conselho Fiscal. V.Exa é uma intrusa na Mesa da Assembleia Geral, num total desrespeito pelos sócios. Reflicta naquilo que está a fazer, e saia com dignidade das funções que está a usurpar. Enquanto é tempo. Não deixarei de a responsabilizar disciplinar e judicialmente pelo seu comportamento.

Não lhe apresento saudações leoninas, porque as mesmas se encontram suspensas.

Dias Ferreira
Sócio nº 2 229"

 

publicado às 04:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Verde Protector a 04.06.2018 às 05:16

Realço que o Dias Ferreira já tinha retirado o apoio a BdC, pedindo que este se demitisse.
Dias Ferreira tem um enorme amor pelo Sporting, é incapaz de prejudicar de forma consciente o Sporting.
Poderia ter dado um bom presidente em 2011 quando se candidatou. Nem remunerado seria. Há outros que por serem remunerados não largarm o emprego.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.06.2018 às 07:03

Tive ocasião de privar com ele, não é pessoa que me impressiona.

Não duvido, no entanto, da sua devoção ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Maria Belen a 04.06.2018 às 15:14

Já a Sua Alteza Real Dona Luísa de Gusmão faz um mau serviço tirando-lhe 23 horas de "serviço"... à Causa ou ao que seja Em vez de ""mais vale ser rainha uma hora do que duquesa toda a vida"!" a SAR é atribuída a frase "antes rainha por um dia que duquesa a vida toda", quando na realidade teria dito: “Mais acertado de morrer reinando do que acabar servindo.”

E olhem que assenta como "uma luva" no presente estado de sítio e coisas.

Também não é Santo de minha devoção - Dias Ferreira, entenda-se - mesmo porque só chegámos onde estamos graças também a ele, defendendo o indefensável entre outras miopias emocionais ao longo destes anos. Mas prestando atenção à frase que usou pergunto-me se ele já sabe que morreu o projecto e ideal que parecia defender "à morte"?!?!?! hummmmmmm
Sem imagem de perfil

De José Vieira a 04.06.2018 às 08:51

A virulência de Dias Ferreira é fácil de perceber. Uma coisa é a selvajaria habitual de Bruno de Carvalho. Um pouco abaixo do que Dias Ferreira pratica, mas não o suficiente para o impressionar.

Outra coisa completamente diferente para qualquer jurista com dois dedos de testa é esta usurpação de poderes levada a cabo pelo ainda presidente. Esta acção não viola apenas qualquer regra do decoro ou civismo (o que já era habitual em BdC) mas é absolutamente ilegal. Ver uma suposta advogada a alinhar nesta "brincadeira" (como dizia João Taborda da Gama, isto parece os casos práticos irrealistas típicos dos exames de Direito) não pode deixar de provocar asco a qualquer pessoa que tenha estuda Direito.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 04.06.2018 às 09:15

– Elsa Tiago Judas, Sócia nº 29.109-0. Advogada, Professora Universitária e Doutoranda em Direito.
Acho que todas estas "legalidades" são feitas partindo do pressuposto que Marta Soares se demitiu. Mas há algum documento que o comprove ?
Perfil Facebook

De Mike Portugal a 04.06.2018 às 09:37

Mesmo que JMS se tivesse demitido, os estatutos do SCP dizem que tem que ficar em funções até ser substituído em eleições para a MAG.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 04.06.2018 às 09:50

Quando é que os Sportinguistas, independentemente de sabermos que temos o clube fracionado, se sentam á mesa e conversam? independentemente da Direção cair, ou ir outra, se não dermos esse paço o clube vai ficar sempre nisto. Nos outros clubes pode existir tudo, mas realmente não os vejo desta forma.
Sem imagem de perfil

De copFrancisco Esquina a 04.06.2018 às 10:01

É! BdC gosta mesmo de “conversar” com quem tem opiniões divergentes, os sportingados. Ele já nem fala com os membros eleitos de alguns corpos sociais. Criou uns só para si!

Isso é que é ter fé.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 04.06.2018 às 10:03

Eu cá não sou polícia (“cop”Francisco Esquina). Apenas um desentendimento com o teclado, nada de mais
Sem imagem de perfil

De Carlos a 04.06.2018 às 10:17

Mas é nesse seguimento a que eu me refiro. Não existe dialogo, não estou a dizer que é de A ou B, neste momento não falamos uns com os outros. Temos que ceder, todos. Irrita ver gente de outros clubes a vociferar na televisão sobre o Sporting, com lágrimas de crocodilo. Temos que parar com esta Guerra, não estou aqui a dizer que a culpa é deste ou daquele.
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 04.06.2018 às 12:30

É exatamente esse o problema: achar que alguém não tem culpa, que é apenas fruto do acaso, má sorte, má imprensa, maus comentadores, maus sportinguistas,..

É que HÁ MESMO um culpado que, neste momento, detém o poder e tudo está a fazer para o prolongar à revelia das mais elementares regras democráticas. NÃO há diálogo possível, o BdC já deixou isso bem claro. Para ele, tudo está bem no melhor dos mundos, está tudo “normal”, business as usual, e siga para bingo! Atropela tudo e todos os que se lhe opõem, não abrindo portas a qualquer diálogo.

Isto só lá vai com processo judicial (seja ele na área empresarial ou criminal). E isto é grave e triste. Até na “coragem” (outros chamarão fraqueza e traição) de algum membro do CD já duvido.

Por mais que grite aos sete ventos, isto não vai lá com paninhos quentes, para mal do SCP.
Sem imagem de perfil

De João a 04.06.2018 às 10:03

Independentemente da opinião que tenho sobre Dias Ferreira, pessoalmente acho que não tem o que é necessário para ser presidente do Sporting, fico contente por ver esta resposta, não só porque acredito na sua competência como advogado mas também porque nesta fase o que é necessário é desmascarar e evidenciar, sempre que possível, este "golpe de estado" (será que são necessárias aspas?!) que está em curso no Sporting.
Esta senhora é uma fotocopia barata do seu chefe, atacou tudo e todos e esta manhã fez um post no seu facebook fazendo-se de vitima....o normal portanto.
De qualquer forma, acho que esta situação só se vai resolver de 1 de duas formas, intervenção dos tribunais ou conseguindo dar a volta a alguns dos pigmeus que ainda apoiam BdC. Esta ultima opção parece-me a mais viável até. entretanto, vamos assistir a uma continua desvalorização do nosso património...e é isto!! Triste, muito triste!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 04.06.2018 às 11:21

Nem pense que se demitem. Basta ver o ar de gozo que demonstram sempre que o bruno responde, como só ele consegue, aos sócios que o criticam nas supostas sessões de esclarecimento. Aquilo é tudo lixo do mesmo aterro.
Sem imagem de perfil

De João a 04.06.2018 às 11:31

Infelizmente é provável que tenha razão pelo que só nos resta a hipotese tribunais e isso vai ser "divertido". A cada dia que passa tudo parece piorar
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 04.06.2018 às 10:19

Resumindo...uma ilegal que anda a cometer ilegalidades diz que quem está legal é ilegal e quer cometer uma ilegalidade.

Uma coisa é certa...esta ilegal nunca irá surgir no "Leoas são elas".

Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 04.06.2018 às 11:22

Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 04.06.2018 às 10:41

Se há coisa que o Dias Ferreira tem feito ao longo dos anos e dos vários presidentes.. é que está SEMPRE próximo do poder. SEMPRE. E quando o poder está na iminência de mudar de pessoa, também ele muda o seu apoio.


Outra coisa, alguém aqui já tinha visto este 'anuncio' sobre a Dr. Elsa ?

https://pbs.twimg.com/media/DezFmxKWkAIhy48.jpg
Sem imagem de perfil

De Anibal Pinto a 04.06.2018 às 11:14

Deve ser por incompetência profissional.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.06.2018 às 11:30

Meu caro Lusitanista,

Apesar da sua boa intenção, agradeço que não deixe links constantemente como referência.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 04.06.2018 às 11:35

Evito sempre deixar links de outros espaços, mas isso é um link direto de uma foto. Eu acho que não dá para colocar diretamente as fotos nos posts, por isso deixei o link direto da foto.

Podia ter escrito o texto que acompanha a foto, mas penso que neste tipo casos uma foto vale mais do que mil palavras e evita os posts dos apóstolos a dizer que é mentira.

Abraço.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.06.2018 às 11:03

José Dias Ferreira tem um percurso polémico e sinuoso no Sporting. Pessoalmente não gosto do jeito nem do feitio. Mas, neste caso é em absoluto assertivo e sibilino em relação a uma tal Elsa Judas aparecida por artes milagrosas com uma conversa verborreia tonta e que começou logo a falar do Benfica a propósito de Rui Patrício. Quando o que nos interessa é o Sporting, realmente o Sporting.
Dias Ferreira esteve muito bem.
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 04.06.2018 às 11:36

Caro Leão Zargo,

A estratégia do Bruno Miguel passa sempre por apelar ao ódio contra todos aqueles que não estão do lado dele. Começou pelo anti-benfiquismo primário, e posteriormente extendeu esses ódios a ex-Presidentes do Sporting, sócios, atletas e simpatizantes. Neste momento temos um clube muito dividido, e está em causa a sua sobrevivência. É um Sporting moribundo, muito longe do seu ADN original. Os outros pouco ou nada importam neste momento. Contudo, a estratégia do Bruno continua a ser baseada no ódio a terceiros. É isso que continua a alimentar os seus súbitos.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 04.06.2018 às 11:26

Desta vez esteve muito bem!!!
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 04.06.2018 às 11:42

Também um "revelador" do que é essa "Dr." Elsa, no facebook pessoal tem lá como grupos que segue o "Mister do Café", a "Tasca do Cherva", o "Somos Porto", o "Super Portistas", etc.....

Que..... 'personagem'.....

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo