Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vamos ouvir quem sabe do que fala...

Rui Gomes, em 11.11.14

 

25562-jose_shobeir.jpg

 

Invariavelmente, a nossa palavra não tem grande "peso", por sermos vistos apenas como mero adeptos, mesmo quando contamos com largos anos de experiência a liderar equipas de futebol a níveis vários. Vamos, então, acreditar em quem é bem conhecido publicamente e é reconhecido por saber do que fala. Já tive ocasião de referir aqui no Camarote Leonino, que lidei com Manuel José diversas vezes ao longo dos anos. Sensações menos agradáveis, muito pela complexa personalidade do homem, mas nem por isso deixamos de o reconhecer como um dos melhores treinadores de futebol da sua geração, incomparavelmente superior ao actual seleccionador nacional, cargo que não desempenha apenas e tão só pela sua difícil maneira de ser e estar.

 

Manuel José é um profundo conhecedor do futebol português, em geral, e do Sporting, em particular, entre outros motivos, pelas suas passagens pelo Clube. Teve isto para dizer sobre a actual equipa:

 

«Com dez golos sofridos em igual número de jogos no campeonato, o Sporting apresenta um registo defensivo longe do esperado. E apenas em três jogos não sofreu golos. Os resultados explicam isto: muito dificilmente uma equipa que sofre tantos golos e em tantos jogos pode ser candidato ao título. E os golos têm acontecido sobretudo pelo centro da defesa. O Maurício, que na sua primeira época na Europa se apresentou muito forte na marcação e teve uma campanha quase sem mácula, tem estado desastroso; a saída do Rojo teve muito peso. O Sarr também tem tido uma série de problemas e agora surge o Paulo Oliveira, que tem parecido o mais estável, mas ainda é muito jovem.

 

Tem a ver com a falta de qualidade dos centrais. Dou o benefício da dúvida ao Paulo Oliveira, que, apesar da sua inexperiência, procura solidificar a sua posição - penso que vai dar um bom central. Mas os centrais têm tido uma influência decisiva no índice de golos sofridos, sem sombra de dúvidas. A começar pelo empate em cima da hora com o Maribor; o Sarr também fez um autogolo contra o FC Porto; a própria expulsão do Maurício em Gelsenkirchen, contra o Schalke, mostra essa intranquilidade. Mas o meio-campo também tem culpa: agora as equipas têm de defender em bloco e atacar em bloco.

 

Tem de haver uma consciencialização colectiva da equipa, que sabe que tem ali o seu calcanhar de Aquiles. Os problemas têm acontecido, em última instância, no centro da defesa, mas se houver um apoio efectivo dos médios, sobretudo, mas também, até, dos avançados, as probabilidades de sofrer golo descem consideravelmente. Todos têm de ajudar. Só assim os centrais não estarão tão expostos, vão serenar e fazer melhor o seu trabalho.»

 

Análise correcta e sensata de Manuel José que, ao fim e ao cabo, até não sublinha novidade alguma, para os mais conhecedores e atentos. Este estado das coisas com o eixo defensivo do Sporting é uma pura consequência das decisões tomadas no Verão pela SAD, sejam estas pelas mãos de Bruno de Carvalho, Augusto Inácio ou quem quer que seja. A necessidade que sempre foi óbvia, severamente agravada pelas saídas de Marcos Rojo e Eric Dier, não foi devidamente compensada, mesmo tendo em conta os condicionalismos financeiros.

 

Consta na comunicação social - com ou sem fundamento - que o Sporting procura um jogador para a posição "10" no mercado de Janeiro. A prioridade continua a ser um defesa central suficientemente experiente e com a capacidade para fazer a diferença, pelo menos ao nível do que esta defesa leonina necessita.

 

publicado às 15:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Sousa a 11.11.2014 às 15:24

Saudações Leoninas,
Efectivamente falta-nos um central de qualidade superior. Um André Cruz, um Marco Aurélio..... O Sporting deve ir ao mercado à procura desse central e "agarrá-lo" até ao fim da sua carreira. O Paulo é um excelente central, assim com alguns que deixámos "fugir" - Pedro Mendes, Tiago Ilori...etc.
Penso que devemos ir buscar um experiente e que o Paulo ou outro central deva estar ao lado para aprender.
O "nabo" SARR deveria ir para a B aprender... acho que temos melhor na academia e português!
Não compreendo a tentativa de ir comprar um "10" ... João Mário faz a função... o nosso mini messi... que anda pela B também poderá fazer... e já ouvir falar em outros potencias "10" na B... vamos aproveitar o que é nosso... vamos valorizar os nossos activos e deixar de ir às compras.... às cegas! Ou vem muita qualidade como em tempos veio (Di Francheschi, Schmeichel, César Prates, etc....) ou então que fiquem por lá!
Nota: Faltam alguns jogadores que não me recordo e espero que os nomes estejam bem escritos.
4everSCP
Pedro Sousa
Imagem de perfil

De sportingsempre a 11.11.2014 às 15:33

Não pondo em causa a competência do Manuel José, sempre grato pelos 7-1, e nem o comparando com o actual seleccionador que tem um curriculum incomparavelmente superior, continuo a pensar que o problema maior é a falta de equilíbrio defesa-ataque da equipa, muito causada pelos laterais e pelas características do William Carvalho e da restante equipa (baixinha e levezinha, tirando o Slimani).
Vejamos os últimos golos:
Paços - Erro no meio campo, Sarr entre dois fogos, corrida golo.
Shalke - Autogolo do Slimani. Erro do Cedric, Paulo Oliveira aos papeis, corrida golo.
V.Guimarães - Carrillo comido ao 2º poste, bola bombeada, golo (2 vezes)
Cedric desorientado, carga, penalti, golo
Maritimo - J. Silva comido, cabeceamento, golo
J. Silva comido, Mauricio aos papeis, corrida, golo

Uma coisa é olharmos para o Maurício, Sarr e Paulo Oliveira e acharmos que devíamos ter o Ricardo Carvalho, o Pepe e o John Terry .
Outra coisa é acharmos que todos os problemas se resolvem trocando de centrais e vamos passar a ter a melhor defesa da liga. Podem esperar sentados.


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.11.2014 às 15:51

Continua a bater na mesma tecla sem reconhecer o real problema !!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 11.11.2014 às 16:29

Na minha opinião, claramente falta um central a este plantel.

Um jogador do tipo Bruno Alves seria o indicado, bom de cabeça, experiente, e líder da defesa. O problema seria jogar no Sporting, porque de certeza que não iam permitir fazer as entradas que fazia no Porto... Falou-se também do Geromel, que creio andar pelo Grémio, também seria um jogador interessante!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.11.2014 às 17:04

Um central mais maturo e experiente para permitir o crescimento dos jovens e solidificar a defesa.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 11.11.2014 às 16:42

A falta de sorte é algo que sempre me habituei a ver no SCP. Não sei se é mesmo algo esotérico ou algo mais terreno - apito dourado. Mas também não justifica tudo. Durante muitos anos tivemos incompetentes à frente do destino do clube. Compraram mal, venderam pior e assim se chegou ao passivo consolidado total de 420milhões de euros.
O SCP não pode, não deve, entrar em loucuras. Se só tem 30milhões para gastar, só gasta 29. Tem de ser assim. E têm todos de se mentalizar que antes de ganhar um campeonato, tem de se formar uma equipa. E formar a equipa implica vender 1 ou dois dos melhores jogadores e trocar por 3 ou 4, por ano. Tem de ser.
A ser verdade que ofereceram 25milhões pelo WilliamC, foi um erro não o vender. O homem não rende o mesmo. Parece que se adaptou demasiado ao campeonato português e joga a passo. É um dos problemas do jogador português: manter o nível. Quando atingem um patamar de estrela deixam de se esforçar. É aquela terrível soberba. Para não falar dos interesses pessoais. Em guimarães, todos pensavam na champions, com o paços, muitos pensaram na selecção...

O Carrillo é a mesma coisa, nos jogos grandes brilha, nos outros desaparece. Muito melhor seria o Bruma, mas foi-se (e bem vendido), e dificilmente voltará.
O Mané está agora outra vez a ganhar o seu espaço e sinceramente acho que dos extremos é o que tem maior potencial, assim apostem nele regularmente ( não só às vezes).
É verdade que a defesa mete água, mas é no meio campo que se ganham os jogos. Sempre que jogámos com equipas guerreiras no meio campo perdemos. O william como mal se mexe não abre linhas de passe e não promove o carrossel, que desgasta os jogadores adversários e abre espaços.
A equipa tem de saber trocar a bola mas no meio campo, não é na defesa. Obrigar o adversário a constantes reposicionamentos, até que falha nas marcações. Mas só o Adrien e o JM não chega!
O problema de deixar o Adrien a médio defensivo é que ele sai muito da sua zona, ele "mexe-se" demais (tipo o Rinaudo), mas talvez não seja mau pensar-se em jogar com dois médios mais criativos. Quem não tem um 10, caça com dois "meios" 10.
Adrien, André Martins e João Mário. Se houver na B um melhor que o André Martins, também é de ponderar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.11.2014 às 17:02

Adianta bons pontos, mas apenas dois reparos: é evidente que o sistema defensivo de uma equipa - hoje mais do que nunca - não depende só dos defesas, no entanto, uma equipa tem de sentir confiança no seu quarteto de defesas. Duvido que exista essa confiança nesta equipa neste momento.

Segundo, Carlos Mané é sem duvida alguma um talento jovem muito promissor que anda à procura do seu espaço na equipa, especialmente depois de ficar fora das opções de Marco Silva durante alguns jogos. Mas é preciso ter em conta que não é um extremo natural e nunca o seu melhor surgirá a jogar nas alas. Ele produz mais e melhor a jogar pelo interior, mas isso vai depender muito da estrutura da equipa e da estratégia do treinador.
Imagem de perfil

De sportingsempre a 11.11.2014 às 17:12

Relativamente ao meio campo, o que tem faltado é alguma rotação, porque os 3 titulares não tem forma de aguentar 2 jogos intensos por semana, mais a selecção, e não conseguem por no jogo a intensidade necessária. Acresce que o William não teve pré-época em condições.
O Benfica e o Porto tem rodado bastante os jogadores na linha média, nós jogamos sempre com os mesmos.
Linha média alternativa: Rosell, Wallison, André Martins ou Gauld para 4-3-3
ou Rosell, Wallison, Montero ou Mané para 4-2-3-1
Não vejo que precisemos de um 10.
Gaste-se então o dinheiro no Ricardo Carvalho, pode ser até que o Mónaco o empreste como o Manchester fez ao Nani... (o Maurício português não, sff, já lá tivemos o irmão a arrastar-se na equipa B...)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 11.11.2014 às 19:19

Estou em total desacordo.......com todos :))))
O calcanhar de aquiles está no ataque.......
Comparem as ligas europeias mais fortes e digam-me entao onde está a diferenca!!
Golos marcados- Golos sofridos e média de golos por jornada
Claro que uma boa defesa é importante mas, se nao marcas golos, nao há defesa que te valha.!!!!!!!!!!!

Ao Sporting, se lhe tirarem o desastre de Guimarares(3) e do Schalke (4+2) está na média e isto, com os ditos azelhas, defesas sportinguistas.

Nao se pode só estar a espera que o Slimani ou Montero marquem.....o resto dos atacantes teem também de marcar golos mais assíduamente.....Assim é o futebol real..........Médios ofensivos e extremos tem por obrigacao marcar mais golos. Assim é em equipas de verdade..........
Exemplo: selecao portuguesa...ou marca o C.Ronaldo ou entao vemo-nos às aranhas......ou entao a dificuldade que as equipas portuguesas teem para marcar golos....necessitam 10 oportunidades para fazerem um golito

P J V E D Gm-Gs
1-Marseille 28 13 9 1 3 27- 12
2-Paris SG 27 13 7 6 0 25- 8
3-Lyon 26 13 13 8 2 3 27- 11
4-Bordeaux 24 13 7 3 3 20- 15

1-Chelsea 29 11 9 2 0 28- 11
2-Southampton 25 11 8 1 2 23- 5
3-Manchester City 21 11 6 3 2 22- 12
4-West Ham 18 11 5 3 3 19- 14

1-Bayern München 27 11 8 3 0 27- 3
2-VfL Wolfsburg 23 11 7 2 2 22- 9
3-Borussia M’gladbach 20 11 5 5 1 15- 6
4-Hannover 96 19 11 6 1 4 9- 11


1-Real Madrid 27 11 9 0 2 42- 11
2-Barcelona 25 11 8 1 2 25- 5
3-Valencia 24 11 7 3 1 23- 9
4-Atlético Madrid 23 11 7 2 2 20- 11


1 Benfica 25 10 8 1 1 23- 7
2 V. Guimarães 23 10 7 2 1 20- 8
3 FC Porto 22 10 6 4 0 19- 5
4 Belenenses 20 10 6 2 2 15- 11
5 SC Braga 18 10 5 3 2 15- 7
6 P. Ferreira 18 10 5 3 2 15- 10
7 Rio Ave 17 10 5 2 3 19- 10
8 Sporting 17 10 4 5 1 18- 10
9 Moreirense 13 10 3 4 3 7- 9

Em Portugal as defesas consistentes vao até ao nono lugar.... Nao me parece que alguma delas sobrevivesse noutro campeonato ... Ex:.... Estoril e Rio Ave na UEFA

Há uns dias atrás, o Rui Gomes escreveu isto :......Há anos que insisto que temos de jogar o suficiente para nos dar margem para os nossos próprios erros e os alheios.
Serve em todos e para todos os casos...............aqui reside o problema

Abrazzzo..

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 11.11.2014 às 19:22

Tive tanto trabalho a ordenar as classifiacoes e depois de postar saíu esta balburdia

Desculpem

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo