Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Varandas dobrou o Cabo das Tormentas

Rui Gomes, em 09.09.21

Screenshot (297).png

Há três anos por esta altura, o Sporting mobilizava-se para as eleições mais concorridas da sua história. Foi no dia 8 de Setembro de 2018, quatro meses após o ataque à Academia, quando mais de 22 mil sócios corresponderam à chamada para escolherem o sucessor de Bruno de Carvalho e da Comissão de Gestão.

Eleito pela maioria dos votos mas não dos sócios, Frederico Varandas nunca saboreou um verdadeiro 'estado de graça. Os problemas multiplicaram-se à medida que os meses iam passando e, não fossem as duas taças conquistadas em cima das feridas de Alcochete, a contestação potenciada pelo diferendo com as claques e pelos apoiantes de BdC poderia mesmo ter provocado nova crise directiva.

Com graves dificuldades financeiras, uma herança pesada em várias frentes e opções desportivas erradas, o segundo ano de Varandas ficou marcado pela saída prematura de Marcel Keizere pela venda falhada de Bruno Fernandes no Verão (seria consumada em Janeiro), factos que, aliados aos maus resultados da era Silas, colocavam a actual Direcção no fio da navalha em Março de 2020. E foi neste momento que o paradigma começou, verdadeiramente, a mudar.

Screenshot (296).png

Ponto de viragem

A aposta arriscada em Rúben Amorim, que implicou então um investimento superior a 10 milhões de euros, não deu resultado logo de início mas compensou totalmente na segunda época, com a histórica conquista do título nacional, 19 anos depois. O impacto da vitória na Liga, em conjunto com o grande trabalho desenvolvido na formação e nas modalidades, ajudaram Varandas a dobrar o Cano das Tormentas. E de tal maneira que, à entrada do final deste primeiro mandato, o presidente, de 41 anos, já prepara a recandidatura.

Se o próximo acto eleitoral vier a ser realizado dentro da janela prevista pelos Estatutos, o Sporting vai a votos entre 1 de Março a 30 de Abril 2022. A recandidatura de Frederico Varandas é praticamente certa.

Igual à soma dos dois rivais

Se as conquistas nas modalidades têm sido uma das bandeiras da Direcção de Varandas, os troféus no futebol assumiram um peso determinante no ressurgimento desportivo do Sporting nos últimos anos. Tanto assim que, neste momento do mandato do actual presidente, o Clube já soma tantos títulos (5) como FC Porto e Benfica juntos. Os leões ganharam a histórica Liga em 2020/21, juntaram-lhe a Supertaça a 31 de Julhoe antes já haviam arrecadado uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 10:22

Varandas dobrou o Cabo das Tormentas e levou-nos à Terra Prometida!
O título de Campeão Nacional.

Por mais que antipatias, ódios e fundamentalismos o colquem em questão é inegável o trajecto em ascenção desta equipa directiva e o seu elevado mérito nos resultados obtidos. E, objectivamente falando, o quadro apresentado sobre os títulos conquistados é disso ilucidativo, por mais que opiniões pessoais se tentem impor a esta realidade.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.09.2021 às 11:05

Coloco sempre muitas reticencias a já habitual frase da "Herança pesada", quando chegou ao clube desportivamente ainda tinha uma equipa competitiva, financeiramente tinha alguns constrangimentos de falta de liquidez algo que derivou mais do tumulto da saída de BdC (o adiar do EO) e da entrada da CG de SC.

O grande mérito desta direção chega com a contratação do RA (All IN), acompanhada de uma surpreendente(para mim) reorganização do clube no futebol de formação alicerçado não só nas ideias de RA mas presumo eu acima de tudo no trabalho do Tomás Morais.

Do ponto de vista financeiro o clube tem muito a melhorar, temos a porta a revelação do RC do exercício 20/21 que será um dos piores de sempre (muito por causa de 2 motivos, pandemia e falhanço europeu), os investimentos feitos na equipa em 20/21 apesar de altos foram acertados por isso nada a apontar nesse aspeto, sem investimento nunca teremos uma equipa competitiva e sem uma equipa competitiva falharemos sempre ao nível das receitas tanto na mobilização dos adeptos como dos sponsors e competições europeias.

Conto que em 21/22 com as receitas europeias o "desastre" financeiro de "20/21" será facilmente ultrapassado.

SL,
Sem imagem de perfil

De SP a 09.09.2021 às 11:06

o comentário é meu
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 14:41

SP,
Não deixa de ser optimista dizer que o Sporting tinha uma equipa desportivamente competitiva, tendo em conta as expectativas e o nível de exigência que um clube como o Sporting provoca.
Certamente tinha bons jogadores mas o contexto em que estavam inseridos, associado às perdas recentes, afectou negativamente a prestação individual de alguns, o que se refletiu na prestação colectiva e diminuiu consideravelmente a sua competitividade.
SL
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.09.2021 às 16:42

Tinha uma equipa competitiva, depois de o "outro" ter espantado 8 jogadores?

Não me diga, que a equipa com os 8 jogadores que tinham saído, formava antes um grupo galáctico...que não ganhou o campeonato!...
Sem imagem de perfil

De SP a 09.09.2021 às 18:53

Que eu saiba quando o FV entrou o BF, o Dost e o Battaglia estavam no SCP ... mas posso estar equivocado
Sem imagem de perfil

De SP a 09.09.2021 às 18:54

E como diz o imbecil do SC estávamos em 1º com o Quase a treinador.
Sem imagem de perfil

De João F. a 10.09.2021 às 09:54

É isso! Depois do ataque a Alcochete, bastaram " 3 andorinhas" para fazer a primavera"!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.09.2021 às 11:54

Pontos positivos:
- gestão desportiva: a aposta no Amorim foi a grande decisão do Varandas, foi mesmo a sua salvação, fica no entanto a duvida se sem o Amorim se vamos regressar à gestão Keizer/Silas e companhia..... ou se de facto existe uma gestão do Varandas.
- comunicação social: comparativamente com BdC, Varandas não cometeu o erro de enfrentar os poderes do futebol português na Comunicação Social, no fundo a tactica do Varandas é passar nos pingos da chuva, e isso trouxe vantagens porque deixámos de ser o centro das polémicas como éramos antigamente.

Pontos negativos:
- comunicação aos sócios: tem sido recorrente uma falta de ligação aos sócios do Sporting, em resumo hoje as informações sobre transferências deixaram de ser publicas, pouca gente tem acesso aos dados financeiros do clube, tendo chegado mesmo à rejeição do relatório e contas em AG. O ultimo facto demonstrativo foi no jogo de estreia estiveram em Alvalade 9 mil pessoas, isto é, nem sendo campeões conseguimos vender 17 mil bilhetes disponíveis?! algo vai muito mal na ligação aos sócios do Sporting.
Sem imagem de perfil

De SP a 09.09.2021 às 14:27

o problema das assistências é financeiro, o preço dos bilhetes é absurdo, basta pensar nos sócios que temos fora de Lisboa como é o meu caso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 14:47

Subscrevo essa consideração.
E para além da questão financeira há questões de acessibilidade aos bilhetes que não facilitam em nada os sócios fora de Lisboa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.09.2021 às 16:01

Dados oficiais da LIga...... acho que há crise e COVID em todo o lado.....

Vit. Guimarães - 29% ocupação;
Porto - 28% ocupação;
Benfica - 26% ocupação;
Maritimo - 25% ocupação;
Braga - 24% ocupação;
Gil Vicente - 24% ocupação;
Sporting - 22% ocupação;
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.09.2021 às 16:17

leão do norte,

Relembro que no jogo do Vizela, o Sporting disponibilizou bilhetes para sócio sem gamebox no dia do próprio jogo..... pergunto se isto é promover sportinguistas em Alvalade?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 16:24

Schmeichel,
O meu comentário foi precisamente a alertar para a necessidade de melhor promover a ida dos sportinguistas a Alvalade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.09.2021 às 18:57

Como já referi, compreendo que a vida custa a todos e que os meios ao alcance diferem.

Dito isto, no entanto, não vejo que a ida a Alvalade de sportinguistas, especialmente com a equipa que temos nesta altura, necessite de promoção.

O adepto quer ou não quer ir, pode ou não pode ir, vai ou não vai. Tão simples como isso.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 19:22

A utilização do termo promover não está relacionada com marketing, mas antes com facilitar. E não estou a falar de aspectos económicos.
Quando se está longe de Lisboa tem de existir uma programação atempada da ida, não é uma decisão que se tome no próprio dia. Convém facilitar a possibilidade de, atempadamente, ter certezas para essa programação.
Mas como estamos a começar o regresso aos estádios e não há fórmulas perfeitas, certamente que todos nos vamos ajustar e aumentar a adesão aos jogos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.09.2021 às 20:15

Sendo eu um adepto fora de Lisboa, muito fora mesmo, mas indo a Lisboa nos próximos tempos pretendo ter a questão do bilhete resolvida antes sequer de entrar no avião! É como o Rui diz depende da vontade, do valor, do receio que possa ainda haver em relação à pandemia.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.09.2021 às 20:16

O último comentário foi meu
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2021 às 20:40

"pretendo ter a questão do bilhete resolvida"
Fúlvio, esse é o ponto. Independentemente da vontade ou do valor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.09.2021 às 21:25

Um outro factor importante que deixei omisso: a pandemia. É certamente uma dúvida que não pactua bem com todos os adeptos, compreensivelmente.

E, sim, também compreendo que para quem está lone de Lisboa, é um percurso que necessita de ser bem programado.
Sem imagem de perfil

De Luís Barros a 09.09.2021 às 15:44

A crise financeira devido ao COVID também chegou aos sócios. Esperemos que se atinja o mínimo de normalidade para que voltem a haver gamebox. Já tenho saudades da minha cadeira 8.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.09.2021 às 18:58

É evidente que a crise afectou a todos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.09.2021 às 16:54

O que vos falta é a exposição da vida do Sporting na rua, para terem pretextos para dizer mal de tudo e de todos! É caso para perguntar, se também expõem as vossa vidas nas redes sociais. Quem quiser saber da vida do Clube, só tem que se apresentar nas AGs e fazer perguntas.

Deve ser uma grande chatice, sentirem-se limitados ao que dizem os cartilheiros e comentar, sabendo antecipadamente que o que eles vomitam, na maioria esmagadora dos casos é falso.

Como se vê, vocês têm o vicio das alcoviteirices na massa do sangue!...Mas acabou...E se não gostam comem menos, como diria o outro.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.09.2021 às 17:36

O João F é o maior cartilheiro que existe...... em cima gozas com o Sporting por não ter sido campeão, mas estavas vivo em 2016 ou o mundo para ti começa com o Varandas?! e como sportinguista gozas com a corrupção?

Sobre as AG's...... relatório e contas do clube rejeitado em AG.....
Sem imagem de perfil

De João F. a 09.09.2021 às 18:16

Eu gozo pelo Sporting não ter sido campeão?
Não tentes desviar o sentido do que escrevi! Já se sabe que és um viciado na manipulação dos que os outros dizem. Vê-se bem que a afirmação feita que o Sporting depois da ataque à Academia tinha uma equipa competitiva, bem ao encontro das tuas ideias, por isso foste tão rápido a confirmá-la.
Para ti e os teus comparsas, a direcção actual herdou uma situação desportiva e financeira muito boa e tentas tudo para que se esqueça que a SAD esteve em vias de entrar em falência a pedido de alguns dos seus credores, meia dúzia de meses depois da entrada desta direcção! Será preciso que escreva os seus nomes?

Que eu me recorde, o R&C que foi rejeitado foi a da SAD. E se foi rejeitado, impede que um sócio faça perguntas do que pretende saber?

Os teus argumentos e as tuas acusações são sempre um nojo! Continuo a perguntar a mim mesmo (se o fizesse a ti duvidaria da resposta) o que vens aqui fazer. Já se sabe há muito qual é a tua cartilha, que é totalmente oposta à minha, pois sempre denunciei os oportunistas que se infiltraram dentro do Sporting. As "tascas" e "cafés" da vida anterior ainda mexem e certamente que esperam por ti. Por lá ajudarias a consolar as "viúvas" do defunto, que ainda acreditam na sua ressurreição.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.09.2021 às 23:13

Sabe qual é o meu problema consigo Pedro (Schemeichel) é que você é um mentiroso compulsivo. Uma assembleia geral que ocorreu em setembro de 2020 em pleno pico da pandemia e que por isso fez com que muitos dos sócios mais velhos e com mais votos não comparecessem e que foi comparecida em massa pela corja brunista. O Pedro deve ser um excelente advogado porque é um especialista a descontextualizar as situações de forma a que se encaixem na narrativa que quer criar, deve funcionar muito bem em tribunal.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.09.2021 às 17:33

Amigo, não à aspectos negativos, agora somos campeões e gozam justamente de larga margem de crédito.
Somos só, o motivo de inveja dos rivais, fazer muito com muito menos, termos uma equipa composta por maioria de jogadores portugueses e muitos da formação. Formam hoje, um grupo muito difícil derrubar e devíamos estar todos orgulhosos e desfrutar do momento.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.09.2021 às 18:42

A exposição do Sr, Shmeichel hoje foi bastante justa e todos sabemos que o Sporting é constituído por familiares, já sou avô, o que mais gosto é de ir ver o Sporting com os meus netos e as coisas estão-se a tornar incomportaveis para quem tem que comprar 3 bilhetes. Não é razoável que apareça aqui alguém com atitudes ditatoriais que fazem em tudo lembrar o ex-presidente, que tristeza.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.09.2021 às 18:51

99% do que o Schmeichel diz aqui é precisamente assente nesse raciocínio/sentimento.

Salvo um muito ocasional momento de maior lucidez, não sabe estar de outra maneira,

Compreendo que a vida custa a todos, mas pasma que querem grandes equipas mas com bilhetes baratos.

De onde vem o dinheiro, especialmente nestes tempos de crise?

Em vez de críticas, deviam apresentar soluções!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.09.2021 às 19:53

Não é só questão dos preços.... estou a falar dos lugares cartão de adepto que é um falhanço rotundo.... a metodologia de venda é ridicula, sócios com 10 anos gamebox continuas só são muito poucos, portanto os critérios têm de mudar para facilitar o acesso.... provavelmente tem de haver mais ligação aos núcleos....
Eu acho que deveria ser alvo de análise a razão de não esgotarmos os poucos bilhetes disponíveis.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.09.2021 às 21:26

Esse cartão de adepto é uma questão lateral que de facto exige revista, mas, ao que consta, o governo disse que está para ficar.
Imagem de perfil

De Greenlight a 09.09.2021 às 22:50

Eu ainda não sou avô mas entendo bem o que é isso de comprar bilhetes, para mim e para os meus filhos. Com a dupla jornada, com o Fcp e o Ajax, foi uma boa estalada. Enfim, quem não tem dinheiro não tem vícios. Mas, para compensar, o Sporting ofereceu-me convites para ver o jogo com o Marítimo. A grande vantagem de ir ao estádio, é não ouvir os comentários idiotas e parciais na SportTv e o risco é o Sporting não vencer e nos voltarmos para casa com uma grande azia, mas espero que isso não aconteça.
Sem imagem de perfil

De RCL a 09.09.2021 às 21:49

O adepto quando quer ver o jogo faz todos os sacrifícios.
No final da década de 60, num jogo Sporting x Benfica, não consegui comprar bilhete. No dia do jogo comprei um bilhete de pião na "candonga". Quase que rebentei com o orçameto do mês, era estudante e não era de Lisboa. Ainda hoje relembro esse jogo com saudade, foi o melhor Sporting x Benfica da minha vida.
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo