Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Varandas e o dedo na ferida

Rui Gomes, em 04.08.20

img_920x518$2020_05_06_20_33_55_1696111.jpg

(...) Sim, o ataque a Alcochete – e, mais do que isso, o conflito aberto entre o ex-presidente e os jogadores da equipa de futebol, que datava de muito antes da invasão – foi a primeira machadada a derrubar um plantel que tinha, há dois anos, uma qualidade bastante superior à actual. Mas tudo o que se fez a seguir não ajudou em nada.

Segundo os dados do portal Transfermarkt, o plantel do Sporting valia em 2017/18 259 milhões de euros. O de 2018/19 já valia apenas 211 milhões. O actual está cotado em 94 milhões. Mesmo descontando aqui a desvalorização provocada pela pandemia (que se acredita andará ligeiramente acima dos 10 por cento), é um trambolhão difícil de explicar com racionalidade.

A necessidade absoluta de vender e de reagir às rescisões que se seguiram a Alcochete funciona como atenuante, mas não explica tudo: para justificar esta descapitalização futebolística é preciso ir buscar decisões erradas, vendas feitas abaixo do preço de mercado, compras ou empréstimos concretizados acima desse barómetro, bem como as escolhas erráticas e nada firmes de treinador, que em nada terão ajudado a cozinhar o bolo geral.

Entendo que, para não armar os “inimigos”, Varandas não venha para os jornais dizer que (só para falar nesta época) foi um erro crasso ter vendido Bas Dost por sete milhões de euros sem assegurar um substituto, que a contratação de Rosier por cinco milhões é uma tragédia, que libertar Nani (que podia ser um polo aglutinador da juventude da qual ele quer fazer o futuro) foi uma asneira, que Gudelj terminou o empréstimo sem que tenha chegado ninguém de nível sequer próximo para o substituir, que três treinadores depois ainda não há uma ideia capaz de tornar Vietto (em quem o Sporting investiu 7,5 milhões do recebido por Gelson) útil ao conjunto ou que os empréstimos de Jesé (dois milhões de custo), Bolasie e Fernando foram uma catástrofe.

E por isto se explica quase tudo do que foi uma época a cujo epílogo o Sporting chegou com uma equipa de sub23, com alguns juniores em campo, naturalmente curtos para as exigências da alta competição e cuja necessidade de afirmação colectiva precoce poderá ser-lhes bastante prejudicial. Pelo menos sem serem enquadrados por um onze experiente e no qual abundem jogadores de qualidade.

Sim, é verdade que nos dois anos de Varandas e da comissão de gestão o Sporting gastou menos que nos últimos dois de Bruno de Carvalho: foram 60 milhões de euros (28 milhões em 2019/20 e 32 milhões em 2018/19), para comparar com os 81 milhões dos dois últimos anos da presidência anterior (47 milhões em 2017/18, mais 34 milhões em 2016/17). Além disso, facturou muito mais no mercado: 134 milhões recebidos em transferências nos dois últimos exercícios de Bruno de Carvalho (81 milhões em 2016/2017 e 53 em 2017/2018) a comparar com 182 milhões nos dois anos entre a comissão de gestão e a administração de Varandas (79 em 2018/2019 e 103 em 2019/2020).

Mais: ao contrário do que agora se pretende fazer crer, como é próprio de qualquer mito sebastiânico, o brunismo também trouxe flops (só nesse período de dois anos chegaram a Alvalade Alan Ruiz, Lukas Spalvis, Luc Castaignos, André, Douglas, Campbell, Markovic, Misic, Matheus Oliveira, Rúben Ribeiro…). A questão é que o momento difícil que o Sporting atravessa não se compadece com mais erros crassos e o próximo defeso será mais fundamental que qualquer dos anteriores. Para o encarar, Varandas terá de alargar muito os horizontes. E colocar o dedo na ferida como não fez na entrevista ao Record.

Excerto de um recém-artigo de António Tadeia

publicado às 14:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


68 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 14:34

Pronto, lá estão os comentadeiros a dizer mal... irra.... estes é que são os culpados, para não falar dos jornais! Cambada de malandros....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 14:57

Nos poucos comentários já à vista, verifica-se os comentadores. Está tudo dito!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 15:00

Caro Rui Gomes: a ironia nos textos existe e é usada de muitas formas...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 14:37

Comentário assertivo que põe o dedo na ferida…. estamos a assistir a uma perda de valor brutal do plantel do Sporting.

Quero só fazer dois reparos:
1- não percebo porque razão se compara apenas as 2 ultimas épocas do BdC com as 2 primeiras do Varandas….. se quiserem comparar utilizem ou a média dos 5 anos do mandato do BdC ou então utilizem as 2 primeiras épocas. BdC só investiu no plantel após ter as contas estabilizadas, é só ver o orçamento do plantel do Leonardo jardim de 25M€, que é 1/3 do desta época.

2- como se comprova nos valores das vendas….. a herança pesada no fundo foi ter sido deixado valor no plantel. O que será deixado pelo Varandas ao próximo presidente? Já sei que gostam de referir as 100 contratações de BdC….. o problema é que o BdC acertou algumas contratações que pagam todas essas 100 contratações, já o Varandas não acertou uma….. e já agora quem não concorda comigo, que me indique uma boa contratação do Varandas que trará lucro ao clube.
Sem imagem de perfil

De João a 04.08.2020 às 14:45

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Custo muito a alguns perceber algo tão evidente.
Cada dia que passa com estes “gestores” o Sporting definha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 15:03

Custa muito mais perceber/aceitar pseudo-sportinguistas como o João, se esse é de facto o seu nome.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 15:14

Quanto ao 1º ponto, as comparações têm de ser feitas em anos contínuos e não em anos soltos... porquê? porque no 1º ano de Varandas (ou outro qualquer) entra no "orçamento" os valores de salários (principal custo), e esses vêm de trás, não é algo que um Presidente (seja ele qual for) possa imediatamente "ajustar" à sua ideia... Por exemplo, se entrasse agora um Presidente novo no SCP, ele iria "beneficiar" no seu 1º ano de poder "gozar" um orçamento mais baixo, não por seu mérito, mas por causa das negociações das direcções anteriores.

Quanto ao 2º ponto, que valores de activos que o SCP produziu que tenham sido "deixados" por BdC?
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 04.08.2020 às 15:32

O que o schmeichel quer dizer é que se venderam bons jogadores a bons preços comprados na era BdC. E que na era Varandas ainda não há grande coisa. E não há de facto. Se bem que, acho que o Sporar, enquadrado numa equipa com a qualidade que por exemplo o plantel tinha há 3-4 anos possivelmente seria valorizado de 6M€ para 20M€ sem grande dificuldade.
O todo faz o individual. E quando o todo é fraco o valor individual tb. Rojo no ano que ficamos em sétimo nao valia nada, no ano seguinte ficamos em 2do e valia 25milhões..
Acuna já valeu 18M€ e agora vale 12M€.. 30% menos.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 15:54

"O que o schmeichel quer dizer é que se venderam bons jogadores a bons preços comprados na era BdC."

Eu percebi esta parte... gostava era de saber que jogadores eram esses
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:08

Fico a pensar que se espera resposta, será melhor estar bem sentado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 15:41

Caro Rampante,

Não percebi a sua ideia…. você quer comparar as duas épocas do Varandas apenas com as duas ultimas do BdC, porque razão?! é que se é assim, relembro que as duas ultimas épocas do Godinho Lopes deram 90M de prejuízo….. portanto, BdC recebeu um clube em muito pior estado do que o deixou ao Varandas. As comparações têm de ter algum sentido para se retirar alguma conclusão…. não posso comparar só o que me dá jeito.

Quanto ao ponto 2, é fácil….. temos de analisar lucro…. o Slimani deu um lucro perto de 30M, o BF perto de 40M, Piccini 5M de lucro, entre outros como Paulo Oliveira, Mauricio, Montero, Jonathan Silva, etc.
É este tipo de análises que eu gostaria de ler, isto é, saber dos 60M investidos pelo Varandas quanto é que vamos reaver?
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 16:09

Schmeichel,
a comparação não era em termos desportivos. Estávamos a falar de orçamentos.
O que disse é que eu não posso comparar o 1º ano de Varandas com o 1º de BdC, tal como não poderei comparar o 1º ano do próximo futuro Presidente com o 1º ano de Varandas ou de BdC.
Em termos de orçamentos, os 1ºs anos de um Presidente dependem SEMPRE dos contratos feitos nos anos anteriores...
Varandas mesmo que quisesse fazer uma equipa só com 25M€ como BdC fez no seu 1º ano, ERA IMPOSSÍVEL, pois só em vencimentos as obrigações que vinham de trás eram já muito superiores a esse montante.
Dai que eu diga que as comparações têm de ser feitas em acto continuo.
Quanto muito, acho sim que já se possa comparar um 2º ou 3º ano, pois ai sim, será reflexo do trabalho desenvolvido (ou não) por determinada Direcção.

Aliás, não é por acaso que nos clubes, nos governos, etc, as eleições surjam apenas com espaços temporais consideráveis (normalmente 4 anos), pois os primeiros anos estão sempre condicionados (para o bem e para o mal) pelo que foi feito anteriormente.
Dá para imaginar existir algum projecto se houvesse eleições todos os anos?

Quanto ao 2º ponto...
Slimani não conta para herança, pois foi vendido antes de BdC sair...
BF não foi "deixado" por BdC... relembro os mais distraídos que BF rescindiu com o SCP quando BdC era presidente e que esse mesmo presidente NÃO foi capaz de trazer o jogador de volta (pese embora as ameaças feitas, etc...)... o jogador foi sim contratado pela Comissão de Gestão, portanto pode-se dizer em rigor, que Varandas herdou da CG o BF e não de BdC... ou o Schmeichel acha mesmo que algum jogador iria voltar atrás na rescisão se BdC continuasse como Presidente??
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 17:31

Caro Rampante,

Tenho de lhe dizer que fiquei muito confuso com a sua resposta…. o Varandas não baixou os custos com pessoal... quanto mais atingir os 25M!!
Relembro que o custo do plantel herdado do Godinho Lopes era muito elevado, com jogadores como Capel, Bojinov, Pranjic, Boulharouz, etc.… a diferença é que o BdC mandou embora todos os que custavam muito, com excepção do Rui Patricio e Adrien Silva.
Se não há dinheiro, não há vícios….. Não é isso que o Sporting do Varandas fez! Aliás bateu recorde na contratação de um treinador.

Quanto ao 2º ponto, vejo-o outra vez muito baralhado….. Slimani foi vendido pelo BdC ao Leicester, e se o BF foi resgatado pelo Sousa Cintra não deixa de ser verdade que no caso do Rafael Leão teve de indemnizar o Sporting em 16M, quanto seria no caso do BF?!
A sua assunção final é demonstrativo da hipocrisia do que tem sido a gestão do Varandas…. p.ex para não dar mérito ao BdC na contratação do BF, cria-se uma lógica interessante, que é dizer que o mérito não é ir buscar o jogador ao Udinese, mas antes em reverter uma rescisão que era na sua base ilegal. Isto é, valoriza-se o ladrão e não o criador de valor.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 17:47

"Tenho de lhe dizer que fiquei muito confuso com a sua resposta…"
Não terá sido só com a minha Resposta... o caro demonstra viver num inteiro estado de confusão... pelo menos é o que demonstra nos seus comentários... este inclusive.

"Slimani foi vendido pelo BdC ao Leicester"
exacto... e o que é que isso tem a ver com a "herança" de Varandas??? Percebe como foi incoerente???

" no caso do Rafael Leão teve de indemnizar o Sporting em 16M"
teve??? quantos desses 16M é que o SCP já recebeu??? Ou quanto e quando prevê receber???

"...quanto seria no caso do BF"
provavelmente o mesmo que o SCP já recebeu do R. Leão... quer mesmo ir por ai???

"...para não dar mérito ao BdC na contratação do BF"
É neste ponto que o amigo se "esbardalha" todo... eu dou mérito a BdC por ter ido buscar BF, como dou mérito noutros jogadores e até em alguns treinadores... MAS tb lhe dou o "mérito" de os ter perdido, e SEMPRE em conflito directo para prejuízo do SCP.
E é isso que o caro não consegue ver... para o caro, o BdC teve mérito no que correu bem, mas no que correu mal, foi tudo uma cabala montada por meio mundo para o prejudicar...a ele o intocável... o que não erra... a cegueira tem destas coisas...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 18:17

Rampante,

O tribunal ilibou BdC do ataque de Alcochete..… o único caso decidido em TA deu razão ao Sporting contra o Rafael Leão…. e o Rampante diz que o herói é a pessoa que reverteu uma rescisão ilegal?!? daqui a pouco os restantes que ficaram no plantel, como Bas Dost e Mathieu são traidores do Sporting….. talvez seja essa a lógica.

Para terminar….. continuo a aguardar resposta à minha questão inicial….. "e já agora quem não concorda comigo, que me indique uma boa contratação do Varandas que trará lucro ao clube".
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 18:38

Rescisão ilegal? Em que se baseia o caro para tal conclusão tão definitiva?
O caro nem tem em consideração que o caso de RL e BF eram acções diferentes e que inclusivamente os argumentos e justificações utilizados por "ele" eram distintos dos demais.

Quanto aos jogadores que ficaram no SCP (incluindo BF) os mesmos só foram "traidores" para os seguidores do lunático... ou estou equivocado se disser que expressões como "rato fernandes", etc... provinham dessa gente???
Meu caro, revisionismos comigo não funcionam...


"continuo a aguardar resposta à minha questão inicial..."
Meu caro, responderei com gosto, quando o caro se dignar a responder a provavelmente dezenas de questões que já lhe lancei em vários comentários em inúmeros posts ao mostrar como o caro estava a mentir/deturpar nos seus argumentos...
Infelizmente o caro sempre que se vê confrontado com FACTOS, e questões directas FOGE...
O caro vai dando conversa enquanto consegue manter um discurso incoerente, enredado e de chavões, mas em confrontação com factos vale ZERO.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 21:04

Caro Rompante,

Quem está a fugir às questões é você... a minha posição sobre as rescisões é a mesma desde sempre, o Sporting foi vítima de um ataque externo logo não lhe pode ser acatadas responsabilidade pelo mesmo, assim sendo a base com que foi feita a famosa carta de rescisão do Rui Patrício parte de pressupostos falsos como o julgamento o demonstrou.

Acho estranho como sportinguistas possam querer continuar a prolongar o mito de que as rescisões foram legais.... primeiro isso seria um prejuizo para o Sporting e sendo nós sportinguistas deveriamos defender o bem do nosso clube... depois isso abriria um precedente para futuros esquemas, era só pagar a uns maluquinhos e qualquer jogador alegaria insegurança.
Não existe nenhum facto que suporte este processo de rescisões a não ser um ataque chantagista ao clube, foi triste ver tanta gente a aproveitar-se de um momento negro na história do Sporting.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 23:06

Vê como o caro vai emaranhando os argumentos por forma a que os mesmos forçosamente encaixem na sua narrativa.

O caro começa por falar no caso do R. Leão, depois consegue estabelecer uma ligação qualquer para dar certezas de que o desfecho do caso do B. Fernandes seria exactamente o mesmo e agora por fim, consegue ainda estabelecer como ponto de ligação a essa narrativa a carta de rescisão de R. Patricio...

O que o caro ao fim de 2 anos, ainda não percebeu (ou não quis perceber) é que nestes 3 caso que o caro identifica, as cartas de rescisão eram TODAS distintas... TODAS tinham argumentos e factos distintos...
O caro está tão formatado, que ficou agarrado à ideia que as cartas, motivos e factos eram iguais para todos os jogadores e como tal, o desfecho seria igual para todos... PURA ILUSÃO SUA!


Por fim, o caro diz que a sua posição é sempre a mesma... correcto... concordo... mas terá de ser honesto e dizer que neste caso a minha é igualmente a mesma desde o inicio... que o SCP com as rescisões sem negociações ganha ZERO.
E veja-se, até posso pegar no caso do R. Leão... Eu preferia que o SCP à data tivesse negociado o rapaz e o tivesse vendido por 10M€, do que ter na mão esta pseudo-condenação de 16,5M€... e sabe porquê? pk a probabilidade do SCP vir a receber alguma parte deste valor é muito diminuta (basta ver os casos passados que me farto de referir cá no blog).

E mais... o caro refere o caso do R. Leão como se estivesse fechado, mas nunca refere o recurso que o mesmo fez para anulação do acórdão... e se o caso lhe for favorável, volta tudo à estaca zero... POIS, mas estes FACTOS não cabem no seu argumento, não é???

Mas lá está... há quem se ache mais sportinguista que os outros e considere que o melhor para o SCP era ter ido em frente para tribunal com todas as rescisões contra esses "traidores"... o que nunca referem é que se assim fosse, hoje, passados mais de 2 anos, o SCP teria recebido ZERO... e as perspectivas de vir a receber alguma coisa no curto prazo seriam igualmente ZERO...
Estaria o SCP melhor assim?

Por fim:
Já lhe disse que o caro é cheio de certezas... pena errar tanto.
"Não existe nenhum facto que suporte este processo de rescisões..."
Já que falou no caso do R. Leão, não reparou o caro que o SCP foi condenado igualmente pelo TAD, por assedio moral ao jogador?
E veja bem que o SCP foi condenado num caso em que o jogador mal referiu o assedio moral na sua rescisão... agora imagine o TAD a analisar o caso do R. Patrício com todos os factos, provas e argumentos que ele anexou em relação à sua pessoa... consegue o caro garantir que o desfecho seria exactamente o mesmo?

Seja honesto pelo menos uma vez, durante a sua participação neste blog!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.08.2020 às 17:49

Não vê a sua caixa de correio???
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 04.08.2020 às 16:48

O leitor Schmeichel é como os predadores que só aparecem quando lhes cheira a sangue.
O leitor Schmeichel aqui está, nessa condição, a aproveitar um texto que dá uma no cravo, e outra na ferradura, para destilar o seu veneno, distorcendo as análises, como lhe convém.
Diz que Varandas herdou alguns activos deixados pela Direcção anterior e como sempre, deturpa. Slimani, por exemplo, ainda estava no plantel? Mas a Direcção anterior também herdou activos que vieram de quem a precedeu. João Mário, Adrien, William Carvalho, e se não me falha a memória, Rojo, entre outros. Mas isso claro que é omitido. Também não diz que a Direcção "maravilha" desbaratou um plantel valioso, com prejuízos difíceis de calcular. E não fosse a vontade de Bruno Fernandes em reverter a sua situação, teria sido muito pior.

Schmeichel diz que esta Direcção não terá, no fim do seu mandato, mais valias. Como sabe? Tem uma bola de cristal? Não. Deturpa. Neste momento existem no Sporting Jovens que mais que promessas são certezas, que darão boas receitas para o Sporting seja qual for o presidente. Vieram da formação dirá. Pois vieram, mas os "frutos" tem que se saber colhê-los.

Eu que sou antes de mais sportinguista, posso afirmar que não há Direcções perfeitas. Todas cometem erros. Todas são influenciadas pelas circunstâncias. Normal. O que não é normal é haver dois pesos e duas medidas: a Direcção anterior teve cinco anos de larga tolerância, mau grado todos os desvarios. Esta não teve um minuto. Esta forma dúplice de analisar a realidade é muito curiosa, e mostra a inconsistência do ser humano.


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 17:37

Nação Valente,

Ao contrário do que escreve, eu comento hoje porque o Rui Gomes mo permitiu….. nos outros dias simplesmente bloqueou-me.

Quanto ao resto não vale a pena rebater, estamos muito afastados sobre o que entendemos ser a realidade dos factos.

Comparar a pior equipa da História do Sporting que ficou em 7º lugar, com uma equipa que lutou pela Champions, que tinha a base da Selecção, que tinha um treinador que ganhava 6M/ano, e mesmo assim não conseguem reduzir custos e ter qualidade no plantel, acho que não preciso de dizer mais nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 17:46

Não é verdade. No último dia que apareceu aqui a propagar o usual veneno, fez vários comentários e eu só apaguei um último por ser extremo.

O Schmeichel do costume, dignidade e veracidade, características que lhe são completamente alheias.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2020 às 18:09

Rui Gomes,

Você já bloqueou vários dos meus comentários….. muitos se calhar com razão, mas muitas vezes senti-me ofendido aqui no Camarote, e portanto deixei de comentar como era habito.

Mas uma coisa tenho de dizer sobre a sua pessoa….. pelo menos não é hipócrita.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 18:21

É verdade e pode acreditar que lamento ser tão agressivo com o Schmeichel, mas a paciência e tolerância têm limites. Não sei dizer de outra maneira.
Imagem de perfil

De relva a 05.08.2020 às 00:33

Totalmente de acordo shmeichel
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.08.2020 às 00:53

Dois facciosos da mesma laia!!!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 04.08.2020 às 14:38

Concordo muito com este texto do Tadeia.
Mas eu ainda arrisco a dizer que o verdadeiro problema começou na última jornada do campeonato de 2015/2016 (o tal que devíamos ter ganho), onde JJ ameaçou BdC com a cena da renovação do contrato e BdC não teve arcaboiço para o meter no seu lugar.

A partir daí nunca mais o SCP se encontrou como equipa, tanto que a época seguinte (2016/2017) foi miserável. Aí o BdC perdeu completamente o balneário e JJ borrifou-se para o seu trabalho e tratou de gerir a sua própria imagem. Inabilidade total de BdC que depois tentou fazer o que os Ingleses apelidam de "overcompensate", tomando medidas e atitues demasiado extremas.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 15:17

"A partir daí nunca mais o SCP se encontrou como equipa, tanto que a época seguinte (2016/2017) foi miserável. Aí o BdC perdeu completamente o balneário e JJ borrifou-se para o seu trabalho e tratou de gerir a sua própria imagem. Inabilidade total de BdC que depois tentou fazer o que os Ingleses apelidam de "overcompensate", tomando medidas e atitues demasiado extremas."
Sem imagem de perfil

De MAV a 04.08.2020 às 14:39

Normalmente não estou de acordo com muito que o AT escreve mais este excerto tem aqui muita verdade para os apoiantes de FV e de BDC talvez assim se preceba que o prejuízo é sempre do clube e de quem sofre por ele sem intenções comerciais ou favorecimentos pessoais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 15:02

Há muitos mais apoiantes da presidência do Sporting do que especificamente Varandas. Já o mesmo não se pode dizer da falange que ainda apoia um lunático do passado.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 17:51

Exacto caro Rui... é isto que muitos não percebem...

Eu por exemplo considero-me em 1º lugar defensor do SCP, depois do cargo Presidente e só por fim do homem Frederico Varandas.

"queimado que está" o homem, continuarei a defender o cargo Presidente e o clube.

Se algum dia Varandas "queimar" o cargo de Presidente, como BdC fez, então só me restará defender o clube.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 04.08.2020 às 19:39

Rampante, de acordo.

Mas convenhamos que é difícil acreditar que iremos a algum lado com Varandas. A sua inabilidade e incompetência é tão, mas tão evidente que não sei se me gera vergonha própria ou vergonha alheia.

Claro que lhe desejo todo o sucesso como presidente do nosso SCP, outra coisa é acreditar que isso vai acontecer.
Imagem de perfil

De Rampante a 04.08.2020 às 23:16

Mas é exactamente isso Juskowiak... eu quero o sucesso do Presidente, pois isso será o melhor para o SCP... e quero esse sucesso mesmo não acreditando na competência de Varandas.

O que nos distingue é que eu (ou mesmo o Rui por exemplo), apesar de termos apoiado outro candidato, não aproveitamos o mau momento para massacrar o Presidente e por consequência o SCP.
Este é um momento crucial para a Direcção estar focada na preparação da nova época e não andar dispersa em intrigas e guerras internas...
Toda esta "novela" e contestação ajuda o SCP? Em quê?
Não percebo!

Não apoiei Varandas no passado enquanto candidato... não o apoiarei no futuro enquanto candidato... mas hoje apoio o Presidente do SCP, até que o mesmo se mostre indigno (indigno é diferente de incompetente) para estar naquele lugar.
Sem imagem de perfil

De António Sousa a 04.08.2020 às 14:43

Caro Rui Gomes,

Mais grave que isto tudo é sermos "brindados" por pérolas destas:

Ora atente no que diz o nosso CFO na recente entrevista ao record a propósito da actual situação do clube:

"– O principal efeito será nas receitas directas do "match day", ou seja, as receitas de bilhética e merchandising que, no nosso caso, representam mais de 50% da nossa facturação total"

E compare com os números de 2018/19, em que as receitas ordinárias ascenderam a 75.837M, dos quais 19.408M correspondem a bilhética e merchandising.

Alguém consegue explicar ao Sr. Zenha quanto são 50% de 75M?

Ou o homem não sabe fazer contas, ou é um mentiroso, ou o que eu acho mais grave e provável, ambas as duas.

Mas será que esta gente pensa que todos os sócios são acéfalos???

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 15:00

Não sei a totalidade do contexto e não vou aceitar a sua palavra crítica.

Teria de ser o próprio Zenha a explicar.

Mas porque razão andam sportinguistas com a lupa na mão a atacar tudo e todos, mesmo havendo causa para alguma crítica?

Eu acho triste e lamentável.
Sem imagem de perfil

De António Sousa a 04.08.2020 às 15:16

Mas qual totalidade do contexto? Qual lupa?
As palavras que transcrevi são dele e estão na entrevista que concedeu, não há nada para explicar.
Triste e lamentável é ter um elemento da direcção da SAD, ainda por cima com a responsabilidade das finanças, vir para os jornais dizer puras mentiras e não ser responsabilizado por isso, isso sim é triste e lamentável!
Mas é o Sporting que temos hoje em dia, a começar no presidente e a acabar neste triste estagiário Zenha, uma cambada de incompetentes e aldrabões.

Se o Sr. Rui Gomes não se importa com isso e assobia para o lado é um problema seu, eu importo-me e muito com o Sporting e a mim não me comem por lorpa.

SL

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 15:24

Estamos resignados , deixemo-los sairem com a dignidade possivel , ja nao falta muito para o final do seu mandato , a distancia que se cavou é tâo grande que as criticas ja nao vâo ter qualquer efeito , nao violaram os estatutos e fizeram acredito eu , o melhor que sabiam (nao sabiam), obviamente que é muito curto para a dimensâo do Sporting , nas proximas eleiçoes teremos que analisar melhor os candidatos . Até lá que tentem pelo menos minimizar os danos no plantel e se possivel recuperarem alguma da qualidade perdida.

O nosso grande dilema do universo sportinguista sao os fracos candidatos que têm aparecido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:15

Julius,

Quando uma questão é dirigida a outro leitor, neste caso a minha pessoa, permita que esse leitor responda antes do Julius contribuir com a sua opinião. Obrigado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 16:32

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:33

Obrigado.
Imagem de perfil

De Greenlight a 04.08.2020 às 17:18

“Estamos resignados”. É isso, claro que existe sempre alguma esperança. Eu acreditei, há dois anos atrás, que Varandas, percebia de futebol, como ele repetia à exaustão, diminuindo os outros candidatos, que segundo ele, pouco ou nada percebiam de futebol. E de facto, com excepção de João Benedito, os outros candidatos eram muito fracos. Passados dois anos e especialmente esta época futebolística, a tal que, como Varandas enfaticamente anunciou, foi atempadamente bem preparada, é preciso ser muito crente ( para ser simpático) para achar que Varandas é um entendido em futebol e fez um trabalho, sequer aceitável mas, como diria o outro, “tem pai que é cego”. O pior é que se se entender que Varandas não percebe nada de futebol, pouco ou nada sobra, pois ele não tem outras qualidades para ser Presidente de um clube como o Sporting, eu até diria, especialmente o Sporting. A começar pela sua incapacidade para comunicar ou mesmo falar, já colecciona tantas ou mais gafes do que o semi analfabeto da Luz. Enfim, é uma tristeza ter este Presidente. Varandas só consegue ter nota positiva se o compararmos com o Destituído e muito sinceramente, acho que não se deveria falar mais desse cavalheiro, faz parte do passado, felizmente.
Resumindo e voltando à Resignação, a contratação de Ruben Amorim, apesar de envolver um custo bastante elevado, nomeadamente para um clube que não consegue esconder a sua debilidade financeira, poderá ter sido a melhor decisão de Varandas no que respeita ao futebol e é aí que reside, hoje, a minha esperança para a próxima época.
Assim espero que Amorim tenha sucesso e que Varandas possa reclamar parte desse sucesso e daqui a dois anos logo veremos se haverá, ou não, melhores candidatos a Presidente do Sporting.
SL
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 18:39

Um presidente que ambicionamos para a liderança do nosso clube tem que saber ultrapassar e resolver os problemas financeiros e ao mesmo tempo manter a alma do clube que é o futebol com uma equipa minimamente competitiva para com os mais directos rivais , notem que escrevi minimamente .

Nao vejo tâo complicado gerir financeiramente um clube desta dimensao baixando drasticamente custos com um plantel de muito menor qualidade , tanto quando na sua compra com valores bastante mais reduzidos como depois nos seus mais baixos ordenados e aí reside o problema o risco de colocar o Sporting a competir muito abaixo dos rivais o que nenhum sportinguista gosta e quer.

E nesse capitulo tâo importante o Dr Varandas tem falhado em grande , num Sporting com a sua dimensâo , com o contrato que tem com as operadoras de TV e com outras receitas tem obrigaçao de dinamizar a sua area do futebol mantendo sempre uma equipa que mesmo sem estrelas seja composta por jogadores de qualidade acima da media. O desafio de um presidente do Sporting terá que ser sempre esse .

Se o Dr varandas tivesse dito ao principio que iria gerir o clube desta forma , que para reduzir custos teria que diminuir substancialmente a qualidade da equipa de futebol , que quase nao da para ganhar ao Braga , ninguem o teria elegido.

Por isso estamos de facto resignados e temos agora que aguentar e esperar , para nos sentirmos adeptos dignos do clube temos que os deixar terminar o seu mandato com dignidade e mais uma vez aprender com tudo isto.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 20:49

Mais um livro dispensável Julius!!!

Conversa de bradar aos céus. Pensa o caro que qualquer candidato à presidência do Sporting vai admitir antecipadamente que decisões difíceis terão de ser tomadas, especialmente no que refere ao futebol profissional?

Com todos os seus defeitos, e eu reconheço-os, este presidente falhou redondamente na época passada, mas em pouco mais de dis anos afastou o Clube da falência onde o lunático o deixou - com o apoio do Julius e outros ingénuos - e venceu uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Não é brilhante, mas é assim tão horrível?

Não admira que com a mentalidade de muitos sportinguistas nunca se consiga lá chegar!!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 22:02

No futebol? É horrivel é uma tristeza ver a nossa equipa longe de tudo .

Nao apoiei inicialmente G Lopes que igualmente deixou o clube á beira da falência , conhece alguns dos socios que o apoiaram? Pois eu apoiei após ser eleito, assim como a todos os presidentes vencedores das eleiçôes , o pior é o que vem a seguir.

Nós a maioria queremos é que o futebol marche minimamente e caro amigo isso de mentalidade sabe que nao é verdade , analise se o Benfica ou o Porto tivessem esta qualidade de equipa a ficar atrás do Braga e a trinta e tal pontos dos 2 outros rivais que pensa que mentalidade teriam os seus adeptos? Isso nao vai mudar nunca .A gestao do futebol tem e terá sempre uma dose percentual de risco e essa percentagem tem sempre que ser usada pelas gerencias do clube, faz parte.
Ou acredita que se as coisas continuarem na proxima época como têm estado ultimamente os adeptos vao continuar a ter a paciencia para ouvir as mesmas desculpas? Eu estou convicto que nâo .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 23:20

A conversa é sempre a mesma. Faz-me lembrar o que eu disse ao Sousa Cintra em 1993 referente ao que era necessário fazer, e ele também não deu ouvidos.

Disse "nós também sabemos isso"...

E até hoje nada foi feito e continuará a não ser feito, tal é a mentalidade perdedora sportinguista no fuebol.

Ficamos assim Julius, não vale a pena insistir mais na mesma coisa.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.08.2020 às 22:08

Venceu uma taça de Portugal e outra da Liga mas com que jogadores ? Com que equipa? Meu caro é disso que se trata é precisamente esse o problema, o que aconteceu depois dessas vitorias , consegue comparar com a equipa de hoje?

Quando o presidente começou a meter o dedo na equipa e a organizar a sua gestao no futebol e no plantel vemos o que tem acontecido. Esta equipa de hoje consegue ganhar o quê?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 20:51

Estes livros que alguns escrevem servem para muito pouco ou quase nada. Ninguém vai responder e muitos nem se dão ao trabalho de os ler.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 20:52

Esta observação é dirigida ao leitor Greenlight.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 15:46

Caro António Sousa,

Eu para lhe responder como compete, até possivelmente para lhe dar razão, teria de analisar o todo da situação. Não tenho disponibilidade para tal e muito menos pachorra.

Lido com muitas dezenas, até centenas de comentários diariamente e não dá para tudo.

Ficamos assim...
Sem imagem de perfil

De António Sousa a 04.08.2020 às 16:20

Caro Rui Gomes,
Percebo perfeitamente, acredito que não seja mesmo nada fácil gerir um blog com esta dimensão.
Apenas quis expor a minha indignação perante o sucedido aos demais Sportinguistas frequentadores do blog.
É que este Sr. já me tinha tirado do sério com aquela aberração patética de vir dizer que tinha enganado o Man. United a propósito da transferência do Bruno Fernandes, mas isso foi só mais uma patetice de um pateta.
Isto agora é vir mentir aos sócios e adeptos sobre a (importantíssima) área financeira do clube pela qual é o responsável, isto é muito mais grave.

Obrigado e continuem com o vosso bom trabalho em prol do nosso querido Sporting,

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:28

Para já, contas não são o meu forte, mas tento sempre dar o benefício da dúvida mesmo quando vejo algo que não faz muito sentido.

Acredito que o Zenha esteja a dar o seu melhor pelo Sporting e sob enorme pressão. Se esse melhor é suficiente ou não, é caso para ser decidido no final do mandato.

Fundamentalmente, apesar de não ter apoiado esta lista no acto eleitoral, respeito-os como homens e quero crer que tentam fazer o possível em circunstâncias muito difíceis. É possível que não tenham competência para tanto, mas também não vejo ninguém no horizonte que tenha, infelizmente.
Sem imagem de perfil

De GreenHill a 04.08.2020 às 15:41

Uma análise objectiva e factual. É para isto que nós críticos da actual direcção vimos alertando. Não é preciso o Tadeia vir dizer para a comunidade leonina tomar consciência. Acho que todos sabemos que isto não está a correr bem. E todos desesperamos por não estar a correr bem..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 15:49

Já há muitos anos que "não está a correr bem" e nos anteriores cinco anos correu ainda pior, mas não vi então uma postura tão crítica dos adeptos. Isto, porque o lunático sabia vender a banha da cobra e não faltaram compradores ingénuos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 16:04

Nos primeiros anos, talvez tenha razão, as vozes criticas eram poucas e mesmo elas silenciadas, mas nos últimos anos??
A contestação subiu e de que maneira de tom e deu no que deu.
E também é evidente que após 5 anos de BDC e tantas e tantas borradas os adeptos tenham perdido a paciência e tenham aumentado o seu grau de exigência com esta nova direcção. Ora com tantos erros cometidos pela direcção de FV, tanta falta de rumo o que seria de esperar? Que os adeptos fossem pacientes e se calassem? Claro que não! Isso não acontece no Sporting nem em nenhum clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:07

Quais últimos anos?... Foram cinco e meio na totalidade. Quanto muito no último ano se não até nos últimos meses. O resto do tempo foi dono absoluto do Clube com o apoio da maioria que agora é tão crítica.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 16:18

Desculpe, a critica começou a subir de tom quando os sportinguistas começaram a perceber que era all in e os resultados não apareciam, e isso n foi apenas nos últimos meses
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 16:31

Mas em qualquer momento bons resultados teriam alterado tudo, não obstante todo o miserável resto. Esta é a realidade do adepto, infelizmente, digo eu, até porque não é a minha.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 18:44

Precisamente meu cara porque o mundo do futebol e dos adeptos é mesmo assim, e não se esqueça que bons resultados frequentes são sinónimo de bom trabalho, quando se tem um projeto credível e consistente mais tarde ou mais cedo dará bons frutos, vamos com 2 anos desta direcção e até agora nem vislumbre de projecto, esta é que é a realidade, o resto é foguetório.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 21:04

Isso é pura fantasia!!!

Em Portugal temos clubes com anos e anos de BONS resultados à base da corrupção e afins.

Por vezes penso que alguns de vocês vivem num outro Mundo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 04.08.2020 às 23:19

é fantasia não é? é melhor fazer o trabalho em cima do joelho, os resultados estão à vista...
Não misture as coisas, os outros são os outros, o que disse toda a gente sabe mas temos é que olhar para o nosso clube e não para os outros
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 23:25

Vocês lá sabem... 18 anos depois continuam a saber tudo!

Passam a vida a falar em projectos... hoje em dia, no futebol, não há projectos. Há sim os que têm meios para montar equipas ganhadoras e os restantes que vão competindo para completar o quadro, sem hipótese alguma de lá chegar.

Tudo o resto é conversa barata!
Sem imagem de perfil

De João F. a 04.08.2020 às 19:06

O dedo no ar é para o comentário do Rui Gomes.
Sem imagem de perfil

De Jose Da silva a 04.08.2020 às 19:38

Und term cavani, outros nao cavam nada
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 21:05

Nem sequer cavam a corrupção!!!
Sem imagem de perfil

De Carlos Pinto a 04.08.2020 às 21:22

Analisar o valor do plantel por aí só não serve de métrica e é até bastante desonesto. É importante perceber que o campeonato da Europa fez disparar o valor de muitos atletas bem como as presenças europeias da equipa. De igual modo, jogadores como Bruno Fernandes entraram com um valor baixo mas viram a sua cotação disparar em flecha. O que se pode e deve analisar são as estratégias apresentadas pela direção, por ex. Em quanto tempo se pretende recuperar deste tombo e qual a estratégia seguida para o fazer. O Sporting necessita de um “down sizing” para voltar a ter margem de manobra e reconstruir as bases. Uma estratégia que desde o primeiro momento procure focar os adeptos no futuro, seja a 2-3 anos e que não vacile em função de resultados menos positivos no percurso. Jogadores teem de ter tempo para crescer e a tranquilidade para isso. Os adeptos exigem resultados enquanto as direções apontarem para o céu e prometerem lutar por títulos, algo que no contexto atual é altamente improvável e não devia ser propalado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2020 às 21:28

Sonhar não paga imposto, não é isso que é hábito dizer?

O que escreveu aqui é muito bonito, mas está muito enganado se pensa que os adeptos algum dia aceitarão a ideia.

Este comentário até parece um discurso de campanha eleitoral... derrotada à raiz, claro.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo