Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




mw-860.jpg

Após uma Assembleia Geral da SAD muito "quente", o Sporting comunicou à CMVM esta madrugada que todos os pontos em discussão na AG foram aprovados. No documento, publicado no site da entidade às 4h42, foi revelado que  o relatório e contas foi aprovado, a par da proposta de aplicação de resultados, cooptação de administrador ou da declaração sobre a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais.

Uma reunião que contou com a presença de várias figuras do universo leonino, a exemplo de João Benedito, ex-candidato à presidência, e ainda alguns PALHAÇOS de destaque como Bruno Mascarenhas e Carlos Vieira, notórios aliados do ex-presidente destituído e elementos de oposição ainda muito activos.

Curiosamente - por falta de melhores palavras - a reunião ainda ficou marcada por um accionista da SAD que apresentou um requerimento que pretendia forçar a destituição imediata de Varandas e dos restantes administradores.

O requerimento acabou por não ser sequer admitido à votação, tendo sido rejeitado pela mesa da AG. Bernardo Ayala, presidente da MAG, explicou aos acionistas que a lei, nomeadamente a que regula as sociedades cotadas, obriga a que os requerimentos, para serem aceites, tenham a suportá-los 2% dos votos, premissa que não foi reunida pelos subscritores do mesmo.

E é neste ponto, justamente, o de quem apresentou o requerimento, que reside um dado curioso. Ao que consta, o autor desta acção foi um tal Luís Pires, também conhecido por 'Kolmeia', o mesmo adepto que, no passado sábado, agrediu um sócio na Assembleia Geral do Clube.

img_920x518$2020_09_24_11_45_10_1758114.jpg

Um dos pontos que foi alvo de contestação - e que eu subscrevo - aliás, já era para ter publicado um post neste sentido, tem a ver com as designações dos vários campos do complexo de Alcochete.

Como foi anunciado no jornal do Clube na passada quinta-feira, além do estádio já ter o nome do 'senhor formação' Aurélio Pereira, os restantes campos "vão honrar sete figuras ímpares como Vítor Damas (campo n.º 2), Manuel Fernandes (campo n.º 3), Hilário da Conceição (campo n.º 4), Cinco Violinos (campo n.º 5), Luís Figo (campo n.º 6), Rui Jordão (campo n.º 7) e Paulo Futre (campo n.º 8)".

O epicentro da contestação recai sobre a escolha de Paulo Futre, um nome que é tudo menos consensual entre sportinguistas. Sendo facto que este jogador foi formado no Clube, não se pode ignorar o resto da sua história, mesmo reconhecendo que a sua saída para o FC Porto em 1984 ficou muito ligada a incompatibilidades com o então presidente João Rocha.

Na minha opinião, uma escolha muito infeliz pela administração da Sporting SAD.

Como ponto final, Varandas e a administração da SAD foram bastante criticados por algumas das contratações da época passada, justamente, diga-se, a exemplo do Rosier, só para nomear uma, mas não deixamos de reconhecer a ironia, hipocrisia até, ao verificar que se faz agora o que não se fez num passado recente, em que durante cerca de cinco anos várias dezenas de flops chegaram a Alvalade a troco de muitos milhões.

Tags:

publicado às 11:51

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


46 comentários

Sem imagem de perfil

De MAV a 30.09.2020 às 12:02

A escolha de Futre é realmente sem comentários... e até ponho em causa a de Figo... haveria outros nomes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 12:13

Apesar de alguns "quês e porquês", Luís Figo é perfeitamente aceitável, por várias razões.
Sem imagem de perfil

De MAV a 30.09.2020 às 13:07

Calculo as razões que têm em mente..
Mas eu nao consigo esquecer os 2 contratos enquanto júnior e mais tarde a não renovação de contrato patrocínio do sr Veiga com o Sporting a receber uma ninharia pela sua ida para Barcelona.
Além de alguns comportamentos ao longo dos anos.
Mas aceito que nem todos sejam da mesma opinião
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 14:52

Como já referi alguns "quês e porquês", foi um jogador formado no Sporting e eternamente associado ao Clube.

Andamos há anos a publicitar a sua Bola de Ouro e não devemos agora ignorar as suas origens.

O caso de Futre é muito diferente.
Sem imagem de perfil

De Joao Antunes a 30.09.2020 às 12:07

Figo teve 12 anos no clube, foi bola de ouro e apesar de tudo saiu do Sporting para o Barcelona, apesar de dever ter rendido muito mais ao clube. Mas já nessa altura a incompetência reinava na presidência do Sporting...
Quanto ao Futre é sem palavras!!!
Sem imagem de perfil

De LG a 30.09.2020 às 12:52

Aprovação de todos os pontos garantida á partida, considerando que o Sporting clube tem 2/3 da SAD.

Destaque o "chumbo" da Holdimo ao ponto 5 (politica de remunerações), pese embora a própria renúncia da administração a aumentos face aos valores de 18/19. Tem sido tradição a Holdimo votar contra.

Quanto ao requerimento de destituição, não foi mais do que um ato político, considerando que seria chumbado em caso de admissão. Mas deviam ter feito o trabalho de casa para não ter chumbado, corretamente, por razões formais.

O "caso" Futre é um Fait-divers, próprio de quem não tem memória: para além das "condições psicológicas" que João Rocha não proporcionava, podiam ter-se lembrado do episódio de 93 quando Futre rejeitou o Sporting e a RTP deu ao Benfica 600 mil contos .

E finalmente a assunção total do embuste do protocolo Wang, só demoraram dois anos a admiti-lo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 14:54

Wang foi um dos casos que Varandas admitiu na AG ter errado, mas por erro que tivesse sido há vários muitos piores na história recente do Clube que não mereceram tanta atenção.
Sem imagem de perfil

De LG a 30.09.2020 às 15:03

Wang não foi erro, foi embuste.

Os Wolves só davam 16 milhões pelo Patrício e então tiveram a ideia de inventar este "protocolo" para poderem dizer que fizerem o negócio por 18. Isto tem nome, e é feio
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 15:10

Vindo de si é um elogio!
Sem imagem de perfil

De João Gil a 30.09.2020 às 13:24

Os hooligans das claques são os que estão por todos os meios a tentar manter o Sporting sequestrado. Ontem, saíram derrotados na AG da SAD. Na do clube conseguiram chumbar R&C e Orçamento. Depois há os que se deixam oportunisticamente conduzir pelos hooligans para voltarem a tomar o poder deixando o odioso da acção concreta aos arruaceiros que se mantêm bem activos no seio do Sporting. Se há coisa que o presidente Frederico Varandas fez bem foi iniciar o processo de banimento da “escumalha” do Sporting. Dificílimo manter esta luta, mas imprescindível para a saúde do clube e a boa convivência entre adeptos. Os hooligans não são adeptos do Sporting. São hooligans e têm de ser tratados no âmbito da lei e das autoridades policiais e de segurança do estado de direito democrático.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 14:57

Tem razão quanto aos hooligans, mas devemos reconhecer que não são só ele a precipitar este clima de hostilizações no Clube. Dois que referi no post, Bruno Mascarenhas e Carlos Vieira, a exemplo, embora por muitos meios, mas no mesmo sentido.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 30.09.2020 às 15:37

É verdade. Percebo que a direção destituída ou alguns dos seus membros tenham a ambição de regressar ao poder dentro do Sporting. Afinal de contas, foram destituídos. Alguns desses dizem as maiores barbaridades e não têm credibilidade nenhuma. Outros, nem tanto assim. Não são todos iguais nem estão todos no mesmo barco a obedecer às mesmas vozes. Os Brunos dirigentes , ex dirigentes e candidatos a dirigentes não parecem ser de fiar, de todo. No Sporting os Brunos que jogam futebol, como Bruno Tabata, Bruno Paz, Bruno Fernandes, têm coisas muito mais interessantes a oferecer ao clube. Prefiro mil vezes ouvi-los falar a eles.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 15:50

Sim, também eu:)
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.09.2020 às 16:02

Futre foi apanhado numa curta entrevista da Benfica TV junto ao estadio da Luz a declarar-se benfiquista , nunca saberemos se foi expontâneo pela ocasiâo mas ele deveria clarificar.
Futre tem uma ligaçào muito estreita com o presidente do Benfica e com alguns negocios desse clube, uma ligaçâo de todo muito estranha e percebe-se o seu incomodo perante varios assuntos do Benfica que lhe pedem para comentar quando nos programas desportivos da CMTV.
É uma figura muito estranha , foi um excelente jogador sem duvida mas como comentador é do pior que há , muito fraquinho, nem consegue dizer duas frases seguidas com sentido.
Como figura da historia do passado do Sporting simplesmente é quase inexistente e muito duvidosa e sem nexo para qualquer futuro que tenha a haver com o clube, uma figura que se situa sempre no nim nao interessa para nada.
Ganhou a imortalidade no museu do Porto numa pequena estatua com a camisola do Porto e agora tambem num dos campos da Academia com o seu nome o que só entendo pela projeçao internacional que teve .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 16:20

Sou amigo de quem o acompanhou durante alguns anos, nomeadamente enquanto no Atlético de Madrid e sei de algumas histórias do passado.

Soberbo jogador, como sabemos, mas como homem deixa muito a desejar.

Agora aparenta ser mais idependente, mas enquanto jogador era governado/manipulado pelo pai e pelo irmão.

Não imagino o que passou pela mente da SAD em escolher o seu nome para um dos campos.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.09.2020 às 23:05

De todas as formas é um valor que deixou marca internacional muito forte , nao fosse Maradona e ganharia uma bola de ouro , aceito que fique para que se recordem sempre que foi formado na melhor academia do Mundo, é mais um producto de uma marca mundial de muita qualidade que se tem mantido ano após ano,o que levou outros a investir na mesma ideia mas que ainda estâo longe de se igualar ao numero de grandes talentos mundiais que o Sporting já formou.
Vâo ter que investir ainda mais para poderem la chegar.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 30.09.2020 às 16:46

Se os destinos e a governação de uma SAD e de um clube desta dimensão estão pendentes do nome que se dá a um campo de treinos, e que isso cria polémica tal que é razão para pedir a demissão de uma administração, sinceramente é entrar por uma paranóia radícula, onde faits divers insignificantes são levados ao extremo sem qualquer razão que os substancialize.

Mas pensando bem, por começar a ser habitual este tipo de polémicas, começo a achar que isto também faz parte do ADN do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 17:13

Hoje em dia e já há algum tempo, não é preciso muito para certos "artistas" surgirem na praça a contestar. Alguns deles a alimentar ambições de voltar ao poleiro, como são os casos de Carlos Vieira e Bruno Mascarenhas, só para nomear dois.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.09.2020 às 17:08

Rui Gomes

FUTRE-----Conforme as conveniências diz-se adepto do SCP, do SLB e do FCP. É amigo dos três presidentes , pois deve ter interesses nessas amizades mas raramente fala no Dr. Varandas. O facto de ter jogado nos três citados clubes , não é por isso que é menos adepto do SCP, mas nunca o vi assumir tal preferência. O Fernando Mendes teve o mesmo trajecto e assume que é adepto do SCP. Acho mal atribuir o nome dele a um campo da Academia, pois sendo formado no SCP deveria ter maior gratidão e respeito e com tantos conhecimentos que diz ter, nunca tive conhecimento de qualquer ajuda desportiva , que tenha feito ao SCP.

FIGO---Foi um enorme jogador, mas sempre com o pensamento fora do SCP.
Tem mantido o contacto (pouco) com o clube que o formou,mas sempre que as pessoas o convidam para qualquer cargo está sempre ocupado com os seus negócios. Atendendo a que tem a sua foto no estádio e na academia, e que em Portugal só jogou no SCP, julgo que essa ideia de o homenagear não me choca muito ao contrário do jogador atrás referido. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 17:14

Confesso que no lugar dele e atendendo às suas circunstâncias de vida, também não aceitaria um cargo no Sporting. Para quê?...
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 30.09.2020 às 18:48

O Figo já mais que uma vez que assumiu ponderar candidatar-se à presidência do Sporting.

É um nome que me desagrada para qualquer efeito. Excelente jogador, mas tal como Futre deixa muito a desejar como homem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 19:56

Na realidade, não há o mínimo de comparação entre os dois, apesar de Figo ter tido algumas atitudes criticáveis.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 17:15

O Futre tem muita língua e sabe vender-se para a TV. Nada mais...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.09.2020 às 17:26

Em relação ao Futre abstenho-me de comentar.

Esta "personagem" está associada à minha primeira grande desilusão com um jogador do Sporting. Era eu uma criança a começar a conhecer os craques do Sporting e um jovem endiabrado com projecção a ser uma estrela era o inevitável foco de atenção.
Quando esse "ídolo" foge do clube a desilusão é total, sendo interpretada como a maior das traições possíveis. A fúria foi tal que lembro-me de estar a fazer uma coleção de cromos e rasgar o dele em mil bocados.

Como eu, provavelmente, também outros adeptos terão esta memória traumática deste jogador.
Seguiu o caminho que na altura achou, ou acharam por ele, ser o melhor, no entanto não considero que possa ser honrado pelo Sporting em algo que seja.

Por este caminho ainda acabamos a homenagear um tal de "sabrosa" e o maçã podre!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 17:51

Ele agiu como agiu, mas para ser justo muito por culpa da arrogância do João Rocha que o viu como simples mercadoria para ele manobrar como e quando entendesse. O resultado está à vista.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.09.2020 às 19:08

Rui,
Com o tempo fui conhecendo as condicionantes e envolvências de tal decisão, nomeadamente um suposto empréstimo à Académica e a guerra com o Porto.
Mas há atitudes e memorias que marcam o adepto. E esta marcou-me particularmente.

Em relação ao resultado ele ainda hoje está à vista. Não só no trajeto desportivo do Sporting desde então, mas essencialmente no do Porto. Apesar de já ter uma equipa forte naquela altura, o Futre fez a diferença naquela equipa e não só do ponto de vista desportivo. Do ponto de vista financeiro deu uma força enorme ao Porto. A sua venda ao Atlético de Madrid fez-se por um valor exorbitante para a altura.

Talvez este seja um exemplo paradigmático do Sporting nos últimos 30 anos. Decisões estratégicas erradas, com repercussão no clube por vários anos e quase sempre a beneficiar os adversários.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 20:01

Temos dado muitos tiros dos pés.

Nos dias em que eu passava mais tempo em Alvalade, eu recorria a um termo próprio para descrever muito do que via e ouvia: "O Sporting é vítima da cultura do senhor doutor".

Isto, pela negativa, e nada a ver com médicos, ou neste caso com Varandas.

O termo tem muito que se lhe diga, mas, fundamentalmente, refere a caprichos, vaidades, egos, incompetência e, em geral, complexo de superioridade.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.09.2020 às 20:18

O que nos inebria e tolda a capacidade de estarmos alerta, de sermos competitivos e de "lutar" pelos nossos objetivos e que inevitavelmente se vai transmitir à equipa.
Recentemente numa entrevista o Jaime Pacheco disse textualmente o que mais o incomodou no Sporting:

"Não tinham aquele sentido profissional a que estava habituado no Porto. Sei que se calhar não é por aí, mas se calhar até é. Eles se ganhassem ficavam contentes, se perdessem não ficavam tristes. Tanto cantavam na hora de ir para o jogo como cantavam depois de perder. Isso fazia-me confusão.".

Quando li isto fiquei perplexo e incomodado. Mas lá está, quando se tem a mania do complexo de superioridade e da vaidade tendemos a desvalorizar o insucesso, pois é uma afronta admiti-lo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 20:40

Mas isso tem a ver com o dirigismo e não é de agora, mas sim de há muito.

Não acredito que seja essa a atitude dos jogadores, mas que há e sempre houve homens que nunca deviam assumir o cargo do dirigentes é uma grande verdade.

Já relatei esta história várias vezes e já hesito em a repetir. Quando em 1993 me disponibilizei pela primeira e única vez para assumir o cargo de director técnico da equipa, numa das reuniões que tive com Sousa Cintra para o efeito, expliquei-lhe um determinado número de coisas que eram necessárias para um futebol ganhador com regularidade. Ele respondeu-me nestas exactas palavras: "Nós também sabemos isso", que me levou a perguntar: "Se sabem, porque não implementam?"... Ainda hoje estou à espera de resposta.

Acabei por reconhecer que ele compreendeu pouco ou mesmo nada de tudo aquilo que eu lhe transmiti. E assim andamos décadas mais tarde...

O bom dirigente evolui com o passar dos anos e das experiências, mas, na essência, já nasce com um determinado dote natural. De certo modo, como um grande atleta.
Sem imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.09.2020 às 21:53

Sendo assim, esse comportamento explica muita coisa.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.09.2020 às 23:18

Ai meu caro nada havia a fazer , ganhava 200 contos no Sporting , ofereceram-lhe 400 , pediu mais 50 ao Sporting , e com 250 ficaria mesmo sabendo que o queriam emprestar a Academica, o Joao Rocha arrogante nao quis dar , sinceramente eu faria o mesmo.
Depois foi a correr dá-los as Litos e um carro de grande cilindrada para que este tambem nao batesse com a porta .
É a maior magoa que tenho do Joao Rocha , nunca lhe perdoei , porque estava na cara que esse miudo estava na iminência de explodir e que explodiu logo na epoca seguinte no Porto.
Futre marcou uma epoca de titulos para o Porto , nunca compreendi como se cometem este tipo de erros no Sporting o miudo quando entrava nas 2ªa partes ja partia tudo e queriam emprestá-lo á Academica? Creio que era o Venglos o treinador , inacreditável tanta incompetência.
Sem imagem de perfil

De João F. a 30.09.2020 às 17:29

Não era de esperar coisa diferente, daquela que aconteceu na AG da SAD. As claques têm feito o trabalho sujo no exterior e outros, nos quais se incluem os Mascarenhas e Vieiras cúmplices da desastrada gestão do destítuido, que se comportaram sempre muito agarradinhos à mama, ao ponto de ter sido necessário chamar a policia para que abandonassem Alvalade, se terem sempre apresentado por todo o lado sem vergonha, a criticar a gestão actual, como se tivessem a cara lavada!
Não têm faltado provas que nos indicam, que os capangas ao serviço dos Riccis & Cª. estão prontos a tudo para regressarem ao tacho, para mais uma vez comerem "à grande e à francesa".

Os ditos notáveis não aceitaram e nunca aceitarão que um ex-funcionário do Clube se tenha candidatado à presidência e para cúmulo tenha sido eleito, tendo com essa atitude renegado a sua condição de menino sossegado do brunismo, roubando-lhes dessa forma a possibilidade de controlarem o Sporting de forma definitiva, depois da aposta falhada que fizeram no "testa de ferro" brunalgas. O vexame que essa gente viveu foi ENORME!

Desde a tentativa para que o empréstimo obrigacionista não se realizasse (e até falhasse), passando pelas pressões exercidas para que as entidades bancárias lhe cortassem o crédito, (os da Luz conseguiram-no) chegando ao ponto de exercer pressões para que os credores apertassem "os calos" à direcção, tudo valeu.Digo isto, porque nunca se viu durante as direcções anteriores com problemas financeiros idênticos, credores da SAD a pedirem para que fosse declarada a sua insolvência.

A candidatura do Varandas e depois a sua eleição, foi para essa gente pedante e arrogante, um crime de lesa majestade.Por isso mesmo, não será de estranhar que tenha andado a ser "queimado" pelas labaredas do inferno da gentalha brunista, tacticamente unida aos ditos notáveis, para ver se consegue readquirir as mordomias e todas as vantagens perdidas.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 30.09.2020 às 23:30

Meu caro, João F.,
Precisamente tudo o que acaba por expor, com clarividência e precisão.
Quanto aos dois mencionados ex-dirigentes, que têm-me desiludido profundamente, mais em concreto aquele que, foi o anterior responsável pela área financeira, pessoa por quem ainda lhe concedera (no início) algum benefício da dúvida.
Lastimável e triste sua postura e declarações de insensatez, memória selectiva, eticamente reprováveis e imprecisas, e pior ainda, pela inoportunidade e de exposição ao ridículo.
Sendo reconhecidamente pessoa inteligente e até provavelmente capaz, a grande maioria dos sócios
(onde me incluo) lamentam profundamente que não consiga ver, medir e interpretar, que tal, apenas o desacredita como pessoa equilibrada, com bom senso, capaz da assunção de auto crítica e sentido de responsabilidade.
Sentimentos recalcados de vingança, putativo revanchismo e tentativas soezes e/ou injustificadas de enxovalhado a outros, não só lhe ficam muitíssimo mal, como são demonstrativas de formação deficitária e de minudência nos traços do próprio carácter.
Porque em bom rigor, são contra os sócios que maioritariamente votaram pela destituição (e eu, na altura "ainda "cegiinho" e benevolente, fui contra a mesma) e, sendo estes (os sócios) a Razão, a Alma e o Amor do clube, logo e concomitante, acabam por ser contra o Sporting CP e os seus superiores interesses.
Por último e quanto a Futre, também alinho com aqueles que defendem existir outros nomes a equacionar e considerar, porque sendo de facto um "produto" da Formação, causou-me enorme desgosto e desilusão quando se incompatibilizou e saiu para um concorrente directo (talvez até com alguma razão e fundamento).
Todavia, teve uma soberana oportunidade de se redimir junto da massa associativa, quando do regresso ao País, e aí, mostrou desrespeito, faltou à palavra dada, despeitou quem acreditou nele e defraudou as expectativas dos Sportinguistas.
Aqui, neste caso último, apenas em causa o apreço e avaliação, do caracter e da personalidade, uma vez que já tinha adquirido o prestígio, os títulos e independência economica.
Deu o dito por não dito, pelo que se encontra em eterna dívida moral, para com a instituição Sporting e de gratidão pata com um Grande Homem - o Sr. Formação e catedrático do futebol, o nosso "Dr." Aurélio Pereira.
Para bom entendedor...
SL








Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2020 às 01:47

Mais uma vez lhe peço para ter cuidado com estes enormes espaços em branco. Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Titto a 30.09.2020 às 18:31

De facto, há quem tenha saudades de ser chamado de burro em AG, das malcriadices do Dolbeth (acho que é este o seu nome) na SCP tv, de comissões de inquéritos a sócios, dos disparates do noddy da comunicação... etc, etc, etc... tudo sempre numa constante berraria descontrolada. Das carradas e carradas de jogadores contratados, sabe-se lá de que origens e com que fundos... de investimentos avultados nas equipas de pavilhão suportados em eventuais futuras receitas resultantes de eventuais aumentos de sócios. Só disparates

O que mais espécie me faz quando esbarro (porque é a única forma de os ler) na letra dos adeptos do insano é estes não perceberem que quem efectivamente os defraudou foi o seu próprio deus. Um caso de estudo.

Sem imagem de perfil

De João F. a 30.09.2020 às 19:09

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2020 às 19:54

Infelizmente, a sua lógica não se enquadra na mente de pelintras e oportunistas.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo