Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vem aí o último jogo

Rui Pedro Barreiro, em 23.07.20

O Sporting chega ao último jogo em terceiro lugar. Para não ficar com esse lugar tem de perder o jogo com o seu eterno rival de Lisboa e o SC Braga tem de ganhar o seu jogo com o FC Porto, qualquer resultado diferente desses garantirá o 3º lugar.

Ao contrário do que algumas "almas perdidas" querem fazer crer, nenhum Sportinguista fica satisfeito com o terceiro lugar. Ficar em segundo era muito melhor e ser campeão seria o desejável. Todavia, esta época foi uma má época, com demasiados problemas, com vários técnicos e com o nosso clube em quarto lugar, atrás do Braga, e com Famalicão, Rio Ave e Guimarães a "morderem os calcanhares", quando o campeonato foi interrompido.

download.jpg

A contratação de Rúben Amorim trouxe, neste regresso do futebol, a recuperação desse lugar e apenas uma derrota, no Dragão. No último jogo, com o Setúbal, não conseguimos ganhar, quando a vitória traria a garantia desse lugar, a liga europa sem pré-eliminatória e levar-nos-ia, aparentemente, ao clássico sem a grande pressão de ganhar. Como sabemos, um clássico é sempre um jogo de tripla e tudo pode acontecer.   

Mas voltemos ao último jogo... Foi um desafio de sentido único. Uma equipa a fazer tudo para conquistar um ponto, e outra a tentar, com pouca inspiração e sem o seu "abre-latas" dos últimos jogos, Jovane Cabral, ganhar o jogo. Confesso que gostei de Nuno Mendes e de Francisco Geraldes, este "patinho feio" fez tudo para mostrar que merece oportunidades.

O Setúbal saiu de Alvalade com um ponto, se isso garantir a sua manutenção, pode dizer-se que do mal o menos, tenho vários bons amigos em Setúbal e costumo ir ver os jogos dos sadinos sempre que posso.

Confesso, também, que gostaria que o Portimonense ficasse entre os grandes, mas não está fácil e adiar para esta última jornada tanta decisão, é inevitável que alguém vá ficar triste. Quanto ao meu Sporting, quero que encerre este campeonato com uma vitória e direi que espero para a próxima época uma equipa mais consistente, com pelo menos 10 jovens jogadores formados na sua Academia, tenho uma elevada expectativa na prestação de Daniel Bragança. Quando dizem que não é possível ser campeão com tantos jogadores da formação, olhem para o campeão português deste ano.

publicado às 03:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 23.07.2020 às 08:22

Da equipa titular do Porto só lá vejo o Sergio Oliveira da formação.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:39

Mas será ou não possível ter ao longo do campeonato 10 jogadores oriundos da nossa formação?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 14:50

E ter uma equipa altamente competitiva?... Muito improvável!!!

Por norma, espera-se 2/3 talentos da formação anualmente com a desejada evolução e maturidade para integrar a equipa principal, e mesmo esses devem ser integrados gradualmente.

Um dos problemas com a actual situação, é que os jovens não estão a ser integrados gradualmente e não há veteranos suficientes ao lado deles para lhes permitir aprender e evoluir.

O aproveitamento de talentos da formação é um processo extremamente complexo. Este processo poderá ser agora facilitado com a existência das equipas B e sub-23, mas mesmo assim exige muita atenção.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:57

Uma equipa altamente competitiva para atingir que objectivos? Essa deve ser a equação que deve ser ponderada, onde queremos chegar? O que podemos gastar para que o Clube continue a pertencer aos sócios e reduza o seu endividamento?SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 15:15

Os objectivos, à partida, para o Sporting, são sempre os mesmos: ser candidato a todos os títulos que disputa.

O plantel e eventuais circunstâncias poderão eventualmente não permitir a desejada concretização, mas não altera o objectivo fulcral à raiz.

Sei que este tipo de discurso é difícil de aceitar para alguns, mas a realidade nua e crua é que o Sporting carece de mentalidade competitiva e organizativa - no que ao futebol diz respeito - para chegar onde devia chegar anualmente.

Em 1993, quando me ofereci para liderar o componente técnico/administrativo do futebol do Sporting, tentei explicar isto ao então presidente Sousa Cintra. Foi tempo perdido... Respondeu-me que "eles" já sabiam o que eu estava a explicar e quando lhe perguntei o porquê da não implementação, uma vez que "já sabiam", fiquei sem resposta. Ainda hoje está por implementar e é esse o problema principal. Dinheiro e outros factores são questões colaterais.
Sem imagem de perfil

De RCL a 23.07.2020 às 09:39

Formação? Jogadores do FCP campeões:
Corona
Pepe
Marchesin
Alex Teles
Danilo
Sérgio Oliveira
Luiz Dias
Soares
Marega
Zé Luís
Otávio
Nakajima
Mbemba
Marcano
Manafá
Só Sérgio Oliveira é da formação; apareceram uns miúdos quando os jogos já estavam ganhos.
SL
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:42

Pois, apareceram de geração espontânea. Apareceram porque a equipa B continuou, tal como os sub-23. Continuo a considerar ser possível, em 30, haver um terço de jogadores formados que jogam no campeonato principal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 14:52

Não é minimamente realístico!... Desculpe-me caro Rui, mas isso é a paixão sportinguista a falar.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:58

Provavelmente nunca o conseguirei provar. Todavia, o Rui também não me conseguirá provar o contrário.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 15:06

Para já, não estou lá para provar seja o que for, mas andei muitos anos no futebol - e não como adepto na bancada - e sei o suficiente da matéria. Além do mais, basta ver o registo histórico da formação.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 21:04

Não duvido da sabedoria do Rui. Nos últimos anos o que temos ganho? Para mim é claro que se deve apostar na formação. Não dá títulos? E não apostar na formação, dá? Queremos ter um rumo ou não? É essencial chegar às Champions, comprar muito vem e vender excepcionalmente bem. SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2020 às 21:15

Não basta "apostar na formação", é preciso saber como apostar.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 22:02

Completamente de acordo, caro Rui Gomes
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.07.2020 às 22:24

É possivel com um numero significativo de jovens , o numero exacto nao existe sao tantas as condicionantes e as exigencias mas sempre de momento que esses jovens tenham ja o ADN de qualidade minima tecnico , mental e fisico .
Por serem da Acadamia nao sao selo de garantia de qualidade superior para jogar na primeira equipa , tem coisas no seu desenvolvimento que pode levar tempo a estarem aptos, uns mais lentos que outros .

Esta-se a querer empurrar ou se quiser a forçar a ver o que dá , quem está com eles todos os dias sabe perfeitamente o estado de cada um deles , no nosso caso actual nao me parece possivel que isso venha a acontecer , estes ultimos 2 jogos deu a ver que "falta-lhes....." a alguns dos nossos jovens e muito ainda ,mostraram pouco calo , pouca ratice e demasiada ingenuidade , apos o golo do Porto ficaram todos perdidos da mesma forma que perderam a noçao dos timings de jogo naquele assalto á defesa do Setubal , precisa-se urgentemente de jogadores tarimbados ao lado deles , dessa forma estabilizam o seu jogo , evoluem mais rapido por deixarem de sentir tanta pressâo e a equipa ganha com isso .
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.07.2020 às 09:56

O RPB está enganado os leitores acima já responderam a questão da formação. Em relação ao FCP
Eu sou daqueles que pensa que o Sporting com maioria da formação na 1 equipa NUNCA será campeão e nem vou estar aqui a fazer um livro a explicar o porquê mas os factos históricos o provam.
Só a parte financeira nunca o deixará repare mesmo que o Sporting tivesse uma série de jogadores de grande nível para o 11 titular nunca iria conseguir segurar os mesmos ou seja tinhamos de ser campeões logo no 1 ano parece utópico .. porque no ano a seguir eram vendidos aliás veja o exemplo do Ajax.
O Sporting tem de ter formação mais jogadores jovens de fora para gerar mais valias e um.grupo de jogadores na casa dos 30 para dar experiência ao grupo.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:46

Meus caros, não temos dinheiro para atacar o mercado, não temos dinheiro para segurar os jovens, então o que devemos fazer? Se repararmos nos orçamentos dos últimos 20 anos, quais as diferenças para quem foi campeão? O problema principal não está na diferença de orçamentos, certamente. Mas a minha opinião mantém-se, não temos alternativa: Contratar bem e pouco e usar os recursos internos, não há alternativa. Somos resistentes, pois nenhum dos outros aguentavam com tantos adeptos sem ganhar títulos.
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.07.2020 às 17:05

Devemos ser honestos intelectualmente neste momento só somos candidatos pelo passado. Só com algo extraordinário seremos campeões aliás o último título foi assim o joker teve um rosto Jardel.
Contratar bem é como ter que fazer golo para ganhar o jogo.
Neste momento sem a venda da maioria da Sad só vejo uma solução acabar em 3 lugar no próximo campeonato que dá
CL temos de chegar a fase de grupos posteriormente, e fazer o mais difícil uns oitavos de final para valorizar activos e receber dividendos.
Com isto 21/22 podia ser atacado de outra forma.

Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 21:08

MAV, fixar objectivos e escolher os melhores para o atingir. E falar a verdade aos sócios.
Sem imagem de perfil

De Perry a 23.07.2020 às 10:04

Há um momento que não foi aqui falado e importante o 25 de Abril, se ele se dá um ano mais tarde, João Rocha teria consolidado o seu plano completamente, quando fomos campeões em 73 /74, ele após essa conquista, deixou sair jogadores importantes, Alhinho e Diniz para o Porto, nos anos a seguir sai Damas que esteve quase no Porto, sai Yazalde, neste tudo bem, até porque fomos buscar um jovem que estava a despontar na CUF, Manuel Fernandes, que foi um dos esteios do clube e recebemos uma maquia importante. Para mim o mal maior do Sporting, foi aquela força que despontou a Norte e que veio a investir muito forte e ainda hoje investe, queremos o Marega, eles levam o Marega, queremos um jogador do Estoril, eles levam o jogador do Estoril, meo agora se repararem nas movimentações do mercado, apesar de se falar que o Benfica, quer do bom e do melhor, eles vão buscar jogadores do Famalicão, que é um mercado mais baixo, e vão - se reforçar com categoria, pois o clube minhoto tem ali fruta muito boa e vão dar luta ao Benfica. Que se fala para o Sporting? De jogadores que não vêm acrescentar mais valia ao clube, vão gastar dinheiro, pouco ou muito é ficam na prateleira. No final do mercado falamos melhor, mas por aquilo que este departamento de futebol faz, já vi tudo, pérfiro que comprem um ou dois jogadores que a portem algo à equipa e aproveitem a prata da casa. Temos um bom defesa central esquerdo na Turquia e um 6 que se pode fazer no Estoril.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.07.2020 às 10:35

O Famalicão tem lá um jogador bem interessante chamado Pedro Gonçalves. Muita técnica e visão de jogo.

O Marcus Edwards do Guimarães também seria um jogador bastante interessante.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 14:08

O problema desses é o problema de outros que temos no plantel, jogar no Famalicão e Guimarães não é o mesmo que jogar no Sporting.
Temos o caso do Eduardo que no Belenenses fazia bons jogos, e agora é alcunhado de flop, e como este muito outros que têm passado pelo clube.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.07.2020 às 14:46

Bento,

Se fossemos pensar assim nunca se contratava nenhum jogador em Portugal.
É preciso arriscar em jogadores que têm potencial para serem bons. Não me importo nada que se tenha arriscado a contratar o Eduardo pois era um jogador promissor. Desde que seja um risco de baixo valor.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:55

Julgo que em Portugal há muita matéria prima de qualidade. Basta olhar com atenção e encontram-se jogadores que estão adaptados ao futebol português e dão algumas garantias. O Scouting é essencial. Veja-se, por exemplo o caso do Guimarães, vendeu um defesa central por 18 milhões (Tapsoba) e o Sporting vendeu um internacional (Cédric) por 6 ou 7 milhões. O mesmo Guimarães comprou o Edwards por um milhão e vamos ver por quanto o vai vender. Mas se olharmos, para Braga, Rio Ave, Famalicão, Moreirense, vemos como conseguiram recrutar bem!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 23.07.2020 às 14:58

Acabei de ler que o FCP já fez abordagens ao Famalicão sobre o Pedro Gonçalves. Eles não dormem. Este já o perdemos, infelizmente.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 15:05

Pois não, infelizmente para nós. E parece que o CEO do Famalicão também vai para o Porto
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:49

Isso mesmo Perry. Comprar muito bem é essencial. Infelizmente, como vimos esta época, não há muita esperança nisso, mas vamos acreditar que aprenderam alguma coisa e a próxima época vai ser diferente. SL
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 13:18

"O Setúbal saiu de Alvalade com um ponto, se isso garantir a sua manutenção, pode dizer-se que do mal o menos, tenho vários bons amigos em Setúbal e costumo ir ver os jogos dos sadinos sempre que posso.

Confesso, também, que gostaria que o Portimonense ficasse entre os grandes"
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.07.2020 às 14:10

"O Setúbal saiu de Alvalade com um ponto, se isso garantir a sua manutenção, pode dizer-se que do mal o menos, tenho vários bons amigos em Setúbal e costumo ir ver os jogos dos sadinos sempre que posso.

Confesso, também, que gostaria que o Portimonense ficasse entre os grandes"

👍 Estamos de acordo
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 23.07.2020 às 14:50

Bento, não vai ser fácil que tal aconteça, mas vamos aguardar.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo