Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vencemos... mas com o eterno problema

Rui Gomes, em 25.01.15

 

scp-aac.jpg

 

O Sporting controlou perfeitamente o jogo do primeiro ao último minuto, sempre a pressionar mas, de igual modo, quase sempre a exibir a já conhecida dificuldade em penetrar uma equipa que joga de "autocarro estacionado".

 

No primeiro tempo, 22 ataques para o Sporting e apenas 5 para a Académica, no entanto, a única oportunidade flagrante para golo - desperdiçada escandalosamente por Montero, a cruzamento de Carrillo - surgiu aos 7 minutos. Os únicos outros lances dignos de registo foram duas jogadas de Adrien, uma na área e outra fora, em que o árbitro não esteve bem e, na segunda, até mostrou o cartão amarelo ao médio do Sporting, por protestos.

 

600.gif

  

A segunda parte começou com mais do mesmo, embora com o Sporting a conseguir mais alguma profundidade, mas também a não concretizar as oportunidades criadas. Aos 53', Adrien com um remate acrobático, ainda mandou o esférico à trave, aos 68' Cédric com um excelente remate que obrigou defesa apertada pelo guarda-redes dos "estudantes" e, finalmente, o golo da partida, aos 76', por João Mário, a aproveitar da melhor maneira a recarga do cabeceamento de Tanaka. Vários outros desperdícios, um por Nani aos 80', frente à baliza.

 

Marco Silva iniciou o jogo com o onze expectável, mas acho que tardou a mexer na equipa, apenas fazendo entrar Carlos Mané e Tanaka, aos 67', em substituição de Adrien Silva e André Carrillo. Miguel Lopes entrou aos 88', no lugar de Jefferson, imagino para estar apto a defrontar o V. Setúbal. na quarta-feira, para a Taça da Liga.

 

ngB84FD390-6C7C-468D-936C-0C0DEE8628F8.jpg

 

Boa decisão vinda do banco, indubitavelmente, para Nani e Jefferson apanharem o 5.º amarelo da Liga. Falharão o próximo jogo frente ao Arouca, mas ficam com o registo limpo para a fase muito complicada do campeonato, que segue, que inclui o eterno rival.

 

A defesa leonina esteve muito serena, especialmente os dois do eixo, com os laterais mais focados nas manobras ofensivas. Rui Patrício não foi chamado a efectuar uma única defesa digna do nome.

 

William Carvalho muito melhor, embora ainda com alguns passes extraviados. Fredy Montero inconsequente, perante este tipo de adversário a jogar com as linhas muito baixas. Não sei se Ryan Gauld estava no banco, mas gostava de o ter visto na segunda parte, em jogo destas características.

 

No final das contas, vale a vitória e os preciosos três pontos.

 

publicado às 18:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De MAOM a 25.01.2015 às 18:42

O Ryan Gauld não esteve no banco, possivelmente jogou hoje pela equipa b.

O Fredy teve um enorme falhanço na primeira parte mas temos que ver que o cabeceamento do Tanaka também não fica atrás, vale pela direção acertada e pelo consequente golo.

Continua a haver uma coisa que me deixa algo intrigado, porque é que estas equipas, academicas, aroucas, e afins vêm a nossa casa com "autocarros e aviões" e quando chegam á luz ou ao dragão abrem as pernas de tal forma que só falta dizer "venham"?? ...continuo sem entender isto!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 19:04

O Tanaka, pelo menos, obrigou o guarda-redes a defesa que precipitou a recarga de João Mário.

Sem imagem de perfil

De m1950 a 25.01.2015 às 19:08

O Gauld não esteve na equipa B.

Exato Montero falha o golo porque ali enquadrado com a baliza tem de cabecear com a testa e nunca de lado. Tanaka tinha de atirar para o relvado mas pronto , de qualquer forma o Tanaka mostra maior capacidade na finalização que Montero , falta notoriamente um avançado matador a esta equipa , vamos esperar para ver.

Meu caro Rui Gomes , não sei se vai considerar offtopic visto que não lançou noticia da equipa B que ganhou 5-3 em Alcochete , deixo-lhe a boa noticia que Rabia jogou na sua posição , número 6 , e fez uma exibição de luxo , e pareceu-me peixe na água.
É um ponto a observar , pois eu vi um grande jogador , imperial mesmo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 20:10

Meu caro, deve exercer mais paciência e abordar um tema de cada vez. Eu tenho um post preparado sobre o jogo da equipa B. Ñão se pode publicar todos ao mesmo tempo.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 25.01.2015 às 18:44

Foi um jogo onde com alguma ironia, nos estava a fazer mesmo falta o tal pinheiro do Paulo Sergio, mas felizmente se conseguiu contornar os 2 ou 3 autocarros que a Academica estacionou à frente da baliza

Há jogos assim, os nossos adversarios também têm vitorias destas e no fim acaba mesmo por valer pelos 3 pontos

William está ao nivel do ano passado e é uma enorme mais valia

Com maior ou menor dificuldade temos conseguido marcar sem o Slimani, mas espero que a Argelia perca para que já não demore muito a regressar



PS: Espero que o Mazzou hoje marque pelo menos um golinho para dedicar ao leitor M1950



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 19:11

"Há jogos assim", de facto, mas nós temos tido mais do que é recomendável, só que desta vez conseguimos evitar o empate.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 25.01.2015 às 19:02

Nota 1: Sarr , Rosell e Martins não deviam ter ido ao banco, por Rabia que esteve melhor que Sarr na TL , e Gauld que além de um excelente jogo que fez mostrando muita capacidade para abrir espaços e explorar entre linhas marcou 2 golos , não o levar ao banco é uma péssima gestão emocional. Num jogo destes não se entende como leva 2 médios defensivos a jogo , podia ter levado Mallmann que faz posição 6 também e com muita qualidade , fora que era um acrescento de qualidade e capacidade aos médios centros.

O Sporting se tivesse de optar por outras mudanças , arriscava-se até a perder qualidade no jogo.

O que faltou neste jogo foi mesmo desequilibrio pelo centro do terreno , a Académica após a entrada forte do SCP esteve sempre confortável no seu autocarro , nunca se desposicionando , perante a falta de verticalidade e imaginação dos médios centros e falta de mobilidade e ideias dos homens da frente. Ele viu um jogador que lhe podia dar isto na TL e tinha lá o Mané , e depois porque tirar Carrillo para por Mané , é até descrecer na qualidade da equipa , visto que Mané é jogador de corredor central.

É preciso desequilibrar o centro do terreno que é por aí começa a organização das equipas , o MS já empatou tantas vezes e não consegue entender isto , eu gostava que um Manuel Fernandes tivesse intervenção junto dele , não pode pensar que sabe tudo aos 37 anos.

O treinador da comunicação social foi mais uma vez incompetente , sim , porque alguém tem de explicar a boa imprensa deste treinador que é fora do normal em qualquer parte do mundo , que o coloca numa posição de incriticável.

Ultima nota: O Rio Ave de Jorge Mendes que parecia que iria receber 2 salários se fizesse a desfeita em Alvalade , vai na 2ª derrota consecutiva pós Alvalade , desta vez por 4-1 no terreno do Vitória de Setubal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 19:07

Está mais uma vez a mostrar as suas "cores", com tanta crítica a Marco Silva :)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.01.2015 às 19:38

m1950 ..
"""É preciso desequilibrar o centro do terreno que é por aí começa a organização das equipas """

Explique melhor, não o entendo.... Onde era esse meio, no jogo de hoje?? Na meia-lua??
No circulo central não era de certeza!!!!

P.S. Já lhe disse uma vez que admiro o seu sportinguismo mas, se você fosse treinador, eu seria o primeiro a criticar ......Parece-me que o m1950 tem idade para ser pai do M.Silva mas, não tenho a certeza que você saiba mais que ele, mesmo por o que parece, o m1950 foi jogador da bola..

Sem imagem de perfil

De m1950 a 25.01.2015 às 23:09

Meu caro Carlos N.T

De forma simplista.

Um autocarro , são 2 linhas de jogadores , se entrar um jogador ou se dali sairem passes perigosos entre essas 2 linhas , a defesa é automaticamente desequilibrada visto que teem de defender o centro do terreno , se não há jogo interior para perfurar autocarros , eles ficam confortáveis no jogo como aconteceu , principalmente quando a circulação de bola é lenta , e quando é assim se forem sólidos o jogo exterior não é suficiente para ganhar.

Já soube que Gauld teve uma fadiga muscular , mas ele tinha Mané , ou mesmo Nani para jogar no meio.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2015 às 12:13

O A.Silva e o J.Mário fazem isso constantemente e dependendo do jogo e como o jogo lê , M.Silva vai por vezes variando com Nani ou C.Mané .....
O "Autocarro" é para tapar o centro concentração de um maior numero possível de jogadores no centro, isto é, à frente da baliza. Num espaço reduzido de 25m x 25m aprox ., movendo esse quadrado à esq. ou direita ) e não apenas duas linhas de quatro!!! . Por isso todos(seja Barcelona ou Chelsea) tentam entrar pelas laterais...Isto já ouvia eu, quando era garotinho.....
Se me disser que os cruzamentos depois, sao mal executados.. Sim, sao !! Poucas vezes sao cruzamentos na diagonal, para trás...quase sempre, em diagonais para a frente ou perpendiculares à linnha de golo..

""principalmente quando a circulação de bola é lenta , e quando é assim se forem sólidos o jogo exterior não é suficiente(eu diria mais díficl, como ontem foi) para ganhar""........Aqui estamos 100% de acordo......
Por isso o Sporting tem que aprender a tirar partido das raras vezes que o adversário se atreve a atacar e fazer contra-ataques rápidos

Tudo isto é muito lindo mas, quem treinou alguma equipa(qualquer liga ou escalao étario) sabe como é difícil em pouco tempo, corrigir e melhorar todos os aspetos do jogo.
É, nao é !!!! Por isso, pedem todos .... tempo!!!

P.S. Eu entendo onde voce quer chegar... ao R.Guald, W.Mallmann... O famoso 10.
Hoje em dia o 10,aquele 10 de outrora, já nao tem cabimento no futebol de hoje
Além disso, eu sei, nós sabemos, todo o mundo sabe que o m1950, nao gosta nada mesmo do M.Silva....Ok, é aceitável .....É a sua maneira de ver !!!

Volto a fazer a pergunta que já lhe fiz noutra ocasiao..... Quem seria, ou quem é o seu treinador ideal... para o Sporting ???

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2015 às 12:27

..agregando um pormenor mais....As variações de flanco são também muito lentas.. Por vezes insistem demasiado no mesmo flanco quando esse mesmo flanco, já está superlotado de jogadores adversários.. Com essas variações a ser feitas mais rapidamente , então sim, acredito que se abrissem brechas no centro...
Parece-me que se usa uma palavrinha nova no dicionário futboles . ..Bascular, basculacoes !!
Atualmente , não só os métodos mudaram mas, também a gíria...e alguma faz-me rir. Contudo, é aceitável .... o mundo gira.. viva a evolução
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 25.01.2015 às 19:07

O rascord, que costuma estar bem informado, dá conta de Gauld estar lesionado.

Sobre o jogo, mais do mesmo quando jogamos em Alvalade. Sei que é uma análise redutora, mas é a realidade. Os assobios do costume para os jogadores do costume, aqueles que dizem - passa, passa - como, contra o Maribor, e esquecem-se que o jogador é o mesmo.

No jogo dos núcleos a um domingo às 16h00, 37.000 aprox, triste.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 19:09

Tenho andado preocupado com o Pedro Miguel. Não se sente fora do seu elemento, aqui, onde, por norma, não se "berra" ?
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 25.01.2015 às 19:24

Hehe, nada disso caro Rui. Tenho tido uns problemas com o pc, e tenho alguma dificuldade em abrir o Blog. Nada mais do que isso. Eu adapto-me bem aos vários ambientes. Não berro aqui, porque a estrutura do blog, o teor e forma dos textos e a própria forma de interação, não se identifica com essa forma de escrita :).

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2015 às 20:13

Pensei que tivesse ficado "danificado" com a Assembleia Geral. Não estive presente mas soube muito do que se passou. Até me sinto honrado com a referência ao Camarote Leonino.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 25.01.2015 às 19:16

So mais um aparte:

Merito de quem quiserem, temos à 18ª jornada, a melhor pontuação desde 2003/04, ou seja já melhor que no ano passado
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.01.2015 às 19:24

iorda9..... O m1950..... diz que isso é culpa do miúdo de 37 anos !!!
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 25.01.2015 às 19:39

Marco Silva é um bom treinador

Será por ventura cauteloso demais para um treinador de uma equipa como o Sporting, mas acho que tem aprendido com o tempo

Já agora para mim esta pontuação que só não parece melhor porque os lampiões têm sido levadissimos ao colo, tem 3 razões:


- O treinador que apesar do que disse consegue montar uma equipa com boa produção ofensiva e disfarçar as limitações defensivas

- A profundidade do nosso plantel que tem permitido uma rotação bastante eficaz

- Um jogador como Nani que tal como Jardel, Schmeichel vale no fim da epoca muitos pontos

Sem imagem de perfil

De J. a 25.01.2015 às 20:12

Estava a ver que iriamos perder pontos outra vez com a Académica....

Ás vezes acho que gostamos de complicar as coisas fáceis. Toques e mais toquezinhos, insistência em tabelas, passes de primeira, ás vezes até uma obsessão em fazer as coisas com notas artistica, antes de termos as coisas resolvidas.

Esta Nani depois daquela lesão não é o mesmo jogador que estava a ser no inicio da época. Nunca faz nada á primeira, insiste em contemporizar, e em fazer a jogada perfeita. Aquele golo que perdeu para fazer o 2-0 não se admite.
Montero, Carrillo, Mané estão também a entrar na mesma onda. É quase impossivel que façam um cruzamento, passe ou remate de primeira.
É sempre ali primeiro a simular, depois a chamar o adversário, tentar tirar-lo da frente, etc etc.
Pode parecer uma grande heresia que tou a dizer, mas ás vezes sinto mesmo que falta uma grande dose de pragmatismo e objectividade a esta equipa.


Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 25.01.2015 às 20:25

Continuamos na mesma. Incrível como se chuta tão pouco à baliza. Estou a falar de remates perigosos, claro. É sempre tudo muito difícil, seja com que equipa for, seja ela forte ou fraca.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.01.2015 às 20:42

Pedro....quase de acordo. Eis a diferença ; Tão mal !!!
Tanaka, William, J.Mário, Adrién Silva, Cédric, T.Figuieredo, P.Oliveira.. alguns deles foram autenticos chutos, tipo amadores da distrital
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 25.01.2015 às 21:23

Outra coisa é a velocidade a que jogamos. Estou a ver, por ex., o Valência- Sevilha. Comparar a velocidade a que se está a jogar, com o do jogo do Sporting-Academica é brincadeira. Daí apanharmos com frequência os tais "autocarros"das equipas mais fracas.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 25.01.2015 às 22:08

Totalmente de acordo. ....
Isso é um problema enraizado no futebol português . Técnica de remate, técnica de passe e assim também, a técnica de jogo aéreo, cabeça e saída dos guarda-redes.....
Mas isto, dava um "post" com 120 comentários. LOOLL !!!
Sem imagem de perfil

De José a 25.01.2015 às 21:21

Jogo dificil, mas os 3 pontos ja ca cantam! Vi um William que ha muito não aparecia por alvalade. Espero sinceramente que o central contratado seja bom, porque o Tobias não me convence, muito potencial sim senhor mas muito nervoso e com alguns erros num jogo em que quase não foi incomodado.. Gostava de o ver rodar uma época inteira num clube da primeira liga para ganhar tarimba e depois sim, voltar a casa para se impor

SL
Sem imagem de perfil

De joao cardoso a 25.01.2015 às 21:56

Uma coisa positiva disto tudo é que temos muitas alternativas a Marco Silva; há aqui malta que mete o mestre da táctica do seixal a um canto :-)
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 26.01.2015 às 00:13

vitória desinspirada... mas justa
tirando o autocarro da Académica e a falta de inspiração dos nossos jogadores que provocaram o coraçao das mais de 37 000 pessoas que estavam no estádio pouco mais a realçar deste fraco e ínsipido jogo da nossa equipa.
Pode ser uma jornada em pleno para o Sporting a ganhar pontos ao Guimarens, ao Braga , ao Porto e....veremos amanhã que passa.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo