Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vencer no Dragão

Leão Zargo, em 20.04.22

Sporting CP.jpg

Há jogos assim, como o de amanhã no Dragão, que serão verdadeiramente épicos se os jogadores leoninos os superarem com sucesso. Nos próximos anos será recordado como um enorme acontecimento e os nomes dos jogadores repetidos por todos os adeptos. Chegados a este ponto, não adianta dizer que se trata do Estádio mais difícil por inúmeras razões para o Sporting, mas é fundamental transformar a agressividade do ambiente num factor de motivação e de empolgamento. Por essa razão é essencial o foco, a concentração, no jogo, sem envolvimento em inúmeros factores exteriores provenientes, nomeadamente, do banco portista. Se não houver cabeça fria é quase certo que a derrota será inevitável.

Apesar de estar em vantagem na eliminatória, julgo que o Porto não se vai apresentar à defesa como o Benfica fez em Alvalade, e que procurará assumir alguma iniciativa do jogo. Conhecendo a dificuldade dos leões perante equipas muito defensivas, penso que isso é bom para o Sporting. Não sei se Rúben Amorim fará alterações significativas, é um jogo para arriscar com alguma segurança (se isto existe no futebol), mas o que mudar será para introduzir força, velocidade e criatividade à equipa, sabendo que o adversário vai procurar anular os passes em profundidade, fechar pelo meio e evitar cruzamentos perigosos para a grande área. Acontece que este é um jogo de tudo ou nada.

Creio que Rúben Amorim fará apenas alterações cirúrgicas. Na defesa, alinharão Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis, com Porro e Nuno Santos nas laterais. São os melhores, mas admito que Neto possa ser escolhido, indo Matheus Reis para o lugar de Nuno Santos. É um jogo para a mestria de Matheus Nunes e ao lado dele estará Palhinha ou Ugarte. Se entrarem os dois de início estaremos perante uma mudança significativa feita à custa de um dos avançados. Lá à frente é onde tenho maiores dúvidas. O habitual tridente PSP (ou com Slimani?) ou o “carrocel” de Edwards, Sarabia e Pote para dificultar as referências de marcação à defesa portista.

publicado às 11:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 20.04.2022 às 11:59

Vencer no Dragão não vai ser fácil, nunca foi ,pelos motivos conhecidos. Mas o Sporting tem equipa para eliminar o FCAntas, basta haver concentração e não dar abébias, como no jogo com o SLB/Tondela.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 15:07

RCL

Havendo confiança na capacidade de vencer o triunfo é possível. Esse é um factor muito importante, decisivo. Veremos.

SL
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 20.04.2022 às 14:03

Tenho esperança que o Sporting faça um jogo de raiva! A equipa estará de orgulho ferido desde domingo, mas isso pode redundar em desmoralização ou autossuperação.

Vamos ver.... eu otimista me confesso.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 15:09

Juskowiak

Tem razão. O jogo acaba por ser um teste à capacidade de superação da nossa equipa.
Sem imagem de perfil

De Luís Antunes a 20.04.2022 às 14:10

Eu gostava de ser óptimista como os dois comentários anteriores, mas não encontro motivos para tal. São muitos anos disto.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 15:10

Luís Antunes

São muitos anos de desilusões, é verdade, mas "este" Sporting permite sonhar!
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 20.04.2022 às 14:42

É "essencial o foco, a concentração no jogo, sem envolvimento de outros fatores exteriores, nomeadamente, vindo do banco portista" ... é mesmo isto, Amigo Leão Zargo.
"Se não houver cabeça fria é quase certo que haverá pesada derrota" ... o que mais temo!

Beijinhos
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 15:13

Luísa de Sousa

O foco no jogo será determinante. Não adiante focarem-se no Taremi, no Conceição, no árbitro ou qualquer outro interveniente. Isso vê-se no fim, analisa-se no fim, durante o jogo o que interessa são os 22 intervenientes, a bola e as duas balizas.

Beijinhos e um dia muito feliz.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 20.04.2022 às 17:12

Acredito que o Antas vai assumir uma estratégia de expetativa, não tão defensiva como a do benfica, mas sem grande pendor ofensivo, apostando no contra ataque.

Primeiro, porque o pode fazer (decorrente do resultado do jogo 1) e segundo, porque o resultado dessa estratégia de baixo risco foi positivo (para o benfica).

Que sejam tiradas lições do último jogo, pois precisamos que o jogadores do Sporting estejam confiantes e motivados para a vitória, que acredito seja totalmente possivel. Força leões.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 17:17

Paulo SCP

Provavelmente será essa a atitude do nosso adversário e o 2-1 permite-lhe isso mesmo. Para o Sporting será benéfico pela dificuldade que tem em defrontar blocos defensivos muito recuados. Num jogo de futebol muito pode acontecer, mesmo considerando a necessidade de vencer por dois golos de diferença.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 20.04.2022 às 19:08

É pensar que marcando dois golos tudo fica em aberto. Já o fizemos para o campeonato, e portanto será possível agora também! Jogar ao ataque assumindo o risco. Não alternativa, creio.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 19:24

Profeta

Sem dúvida que será possível, embora muito difícil. Mas, as grandes equipas mostram-se nos grandes momentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2022 às 21:01

Em princípio, a equipa não pode pensar assim.

Deve focar-se em fazer o seu jogo sem correr riscos desnecessários na procura do primeiro golo. Surgindo este, ir então atrás do segundo.

Os dois golos que o FC das Antas marcou em Alvalade não oferece garantias absolutas. O Sporting tem capacidade para fazer o mesmo no Dragão.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 21:41

Terá de ser assim sem correr riscos desnecessários, caro Rui, um futebol que vai à procura do golo mas com conta, peso e medida. Se fizermos o primeiro golo será possível o segundo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2022 às 21:54

Correcto caro Leão Zargo. Ir logo à procura dos dois golos será um erro.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 20.04.2022 às 21:52

De tudo o que muito bem disse, Leão Zargo, a única coisa que eu faria um reparo era na possibilidade de utilização de Pote de início, ou sequer, no jogo inteiro.
Ficaria extremamente agradecido a Amorim que me evitasse agravar a imensa azia que esse jogador actualmente me suscita.
Já nem refiro à azelhice constante mas a falta de empenho, o desplante e a sombranceria tem sido demasiado evidente. Alguém lhe terá feito muito mal no Sporting…!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2022 às 22:28

De onde vem esse veneno todo?

Apesar do mau momento que ele está a atravessar, acha mesmo que 14 golos e 9 assistências na época é "falta de empenho, o desplante e a sombranceria"?
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 20.04.2022 às 22:34

Faz-me lembrar as discussões que tenho há uns anos atrás por causa de Alan Ruiz.
Hoje em dia ninguém põe em causa as minhas razões mas na altura…
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2022 às 22:52

Não vejo o fundamento para comparação!

O Alan Ruiz foi o melhor marcador da Liga?
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 23:01

Pedro Santos

Na verdade, Pote não é o que refere no seu comentário. Muito longe disso.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 21.04.2022 às 09:37

Tudo bem! São opiniões…
Para mim, tem feito uma época aquém dos mínimos e isso tem tido um reflexo imenso na produção da equipa, uma vez que ele parece ter um lugar assegurado à frente de outros.
Não lhe reconheço esforço suficiente para se manter, pelo menos, no onze inicial.
E é notória é óbvia a opção constante de o tirar, não por empenho deixado em campo mas para se procurar uma solução que produza mais efeito.
A analogia a Alan Ruiz não tem nada a ver com aquilo que ambos atingiram no Sporting. Apenas e só o facto de sempre haver uma falange que não admite que se critique o jogador x ou y quando este revela pouca eficácia. Mas quase sempre o tempo me vem à dar razão…
Há uma coisa que é fundamental ter-se em conta num clube: os jogadores são funcionários e activos desse clube. E eles próprios muitas vezes, e sobretudo hoje em dia, comportam-se como tal e nada mais.
Ora a exigência que se faça sobre o seu desempenho em nada tem de repudiável, face àquilo que eles igualmente custam ao clube. No caso de Pote, este tornou-se um dos jogadores mais caros do plantel. Deveria ter sido ao contrário…
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 20.04.2022 às 22:38

Caro amigo Leão Zargo,
A atitude da equipa do Sporting para este jogo deve ser a que expressou na sua primeira frase:
"Há jogos assim, como o de amanhã no Dragão, que serão verdadeiramente épicos se os jogadores leoninos os superarem com sucesso.".
Com este pensamento os jogadores do Sporting libertar-se-ão de amarras psicológicas ou medos de insucesso. Pela relevante desvantagem com que entram em campo, os jogadores não tem de estar condicionados pela perda de algo mas antes estimulados pela possibilidade de conquistarem algo que ficará na memória de todos.

Já sabemos que a pressão vai ser muita. Posso confirmar que o ambiente na cidade é de extrema animosidade, até agressividade, contra a equipa do Sporting, em especial contra o presidente Varandas. Mas se o jogo não correr como esperado, os das Antas podem ser consumidos pelo seu próprio "fogo".
É o momento para a equipa do Sporting mostrar, a todos os que na última semana duvidaram e a criticaram, a sua qualidade e o porque de ainda ser a campeã nacional.

A vida é feita de coincidências e quem sabe se a curiosidade que o Rui Gomes publicou hoje no blogue sobre o Marco Silva, não foi uma lembrança em forma de premonição para o resultado de amanhã?
É que o treinador do Sporting Marco Silva, em 2014, eliminou o FC Antas, em pleno "covil do lobo", com uma vitória por 3-1!
Eu "compro" já este resultado!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 20.04.2022 às 23:00

Caro amigo Leão do Norte

Apesar de tudo o que se passa no futebol com corrupção ao nível de dirigentes, arbitragens, etc., a verdade é que um desporto e num campo são 11 contra 11 e os mais convictos e destemidos têm a possibilidade vencer. Faz parte da democraticidade do futebol enquanto desporto. Amanhã a esta hora saberemos se os nossos jogadores foram capazes de se superar e mostrar todo o seu valor.
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 20.04.2022 às 23:29

O matheus reis nao cumpre castigo?

O RA tem mostrado inteligencia e reagido nos momentos menos bons. Espero que prepare bem o jogo amanha e que consigamos ultrapassar este ultimo grande obstaculo para o Jamor...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2022 às 23:51

Caro AlexandreP,

Em resposta à sua pergunta, esta foi a informação que eu transcrevi sobre os castigos no respectivo post...

"Ainda dentro do enquadramento para apresentarem as respectivas defesas (as partes têm dois dias, após a notificação do castigo, para requerer a documentação e um total de cinco para o recurso), é impossível que cumpram suspensão antes deste prazo se esgotar - e desta terça-feira para quinta-feira restam 48 horas; a única hipótese de Matheus Reis e Tabata falharem a visita ao Dragão seria o Sporting comunicar que não irá apresentar recurso, cenário, até ver, completamente afastado".

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo