Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A vida dos clubes portugueses nas competições portuguesas fica agora mais complicada, por consequência do novo modelo da UEFA.
O segundo classificado da I Liga portuguesa só chegará à fase de grupos da edição de 2018/19 da Champions, se for um dos dois vencedores do play-off final no "caminho das ligas".
Para a próxima época, a UEFA só atribui duas vagas na fase de grupos aos clubes de federações classificadas entre o sétimo e o 15.º lugar do ranking, o que é o caso de Portugal, que terminou a última época na sétima posição.
Com o campeão a ter entrada directa, o segundo classificado disputa a terceira pré-eliminatória e, caso siga em frente, enfrenta o play-off, que apura somente duas equipas. Em caso de eliminação, numa ou noutra fase, o vice-campeão luso é remetido para a fase de grupos da Liga Europa.
A UEFA atribui mais quatro vagas nos grupos da Champions provenientes do play-off, mas naquilo que designa de "caminho dos campeões", clubes vencedores de campeonatos de federações abaixo do 11º lugar no ranking do organismo do futebol europeu.
Na época actual, Portugal, quinto classificado no ranking - entretanto ultrapassado por Rússia e França - colocou duas equipas (Benfica e FC Porto) directamente na fase de grupos e uma (Sporting) superou o play-off.
O cenário muda substancialmente para as equipas lusas no novo modelo competitivo da UEFA, não só face à queda no ranking - com a perda de pontos nos resultados das equipas -, mas com a divisão dos caminhos de apuramento.
Apurados directamente para a fase de grupos estarão os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa, os quatro primeiros dos campeonatos de Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália, os dois primeiros de França e Rússia, os campeões de Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, e os quatro clubes provenientes dos play-offs, dois do caminho das Ligas e quatro do caminho dos campeões.
Se o campeão europeu tiver garantido a qualificação para a fase de grupos através do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo campeão da federação classificada no 11º lugar (actualmente a República Checa), que, caso contrário, teria de competir no "caminho dos campeões".
No caso do vencedor da Liga Europa, se o detentor do troféu ficar num dos lugares de acesso do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo terceiro classificado do país quinto classificado (França), que, caso contrário, teria de competir no "caminho das ligas".
Na Liga Europa, Portugal colocará o vencedor da Taça de Portugal na fase de grupos, enquanto o terceiro classificado da I Liga entra na terceira pré-eliminatória e o quarto na segunda.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.