Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vingadores e vingados

Rui Gomes, em 10.02.20

Não obstante a má época desportiva do Sporting CP, continuo a achar que movimentos de destituição são um grande disparate, até pela banalização que começa a tomar conta deste (irresponsável) mecanismo.

21363942_wdw5M.jpeg

O Sporting CP transformou-se num Clube de vingados e vingadores e, numa espiral tão vertiginosa quanto esta em andamento, ninguém tem razão, ninguém merece respeito — e o Clube é que paga. Para acabar a espiral é preciso mudar os Estatutos, porque considerando o passado, relativamente recente, NINGUÉM sobrevive a este catastrófico rodízio.

O actual presidente já começou a explicar, aqui no Record, as razões por que esteve mais susceptível ao erro e, considerando a herança, é preciso um pouco mais de tempo para se inverter o rumo. Não é uma questão de mera desculpabilização; é uma questão de realismo e também de se perceber bem que só se deve mudar de presidente em pleno mandato por questões substantivas.

Não há nenhum clube no mundo que tenha passado o que o Sporting já passou e não há nenhum clube que mude de presidente como quem muda de camisa. Há uma frase da primeira parte da entrevista concedida ao Record que deveria fazer muita gente reflectir: "Não permito negócios debaixo da mesa. Nunca se vão entregar envelopes com notas nos escritórios do Sporting ou ver transferências investigadas na PJ".

O Sporting tem muitos assuntos sérios para resolver, mas o futebol tem um maior: não se deixar tomar pelos salteadores. Os pilares do negócio também precisam de ser refundados — e, para o efeito, é imprescindível estarem todos de plena consciência de que é preciso eliminar alguns vícios…

Texto da autoria de Rui Santos, em Record.

publicado às 04:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.02.2020 às 09:08

Não concordo em alterar os estatutos.
Se pagam pela AG têm direito a fazê-la. Cabe aos sócios cumprir o seu dever e ir lá votar em número massivo contra eles. É assim que funciona um estado democrático.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 11:58

O Mike já disse isso várias vezes e eu discordo veemente.

Não se deve convocar uma AG, especialmente uma com o fim de destituir os Órgãos Sociais, só porque sim, ou como diz o Mike, porque pagam. Cem por cento errado.

Há princípios importantes que não podem ser ignorados. Tem de haver justa causa para o efeito, caso contrário, desde que haja alguém que "paga", até podemos ter AGs todos os meses.

Mas muito além disso, adorava saber quem comanda estes rapazolas. Não acredito de modo algum que o todo deste movimento seja exclusivamente deles.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.02.2020 às 13:26

O Rui tem noçao do estado de sitio que esta actualmente o Sporting? Obviamente que tem que se enfrentar os problemas e nao fugir deles que dessa forma criam ainda mais divisoes.
A bola de neve esta cada vez maior e tem que ser enfrentada.
Ja nao é um.pequenino grupo como querem fazer crer.
Existe mais gente aparte os imbecis das claques que estao descontentes.
Tiramos todos o chapeu ao presidente de enfrentar esse dificil cavalo de batalha mas os problemas de longe se resumem as acoes desses imbecis ,tem.nais que isso.

A que fazer-se essa assembleia e dar-se a resposta que os socios quiserem dar.
Nao vamos cair nos mesmos erros do.passado.
Quem nao deve nao teme.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 13:39

Sim é verdade, há mais pessoas descontentes, nomeadamente aqueles com agenda e ainda os brunistas como o Julius.

Abrindo este precendente, sempre que uma época desportiva correr mal vamos para uma AG destitutiva.

Grande Sporting?!?
Sem imagem de perfil

De João F a 10.02.2020 às 13:57

Sim, são muitos! Foram precisos 3 meses para arranjarem uma lista válida de 385 sócios, que no conjunto representam cerca de 1.400 votos!

Há cada...há cada um!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.02.2020 às 14:07

IJ,
O Sporting tem Estatutos, não é um clube sem lei. Os Estatutos definem como e quando se devem marcar assembleias gerais. Não está escrito em nenhum artigo que pode ser por causa de resultados desportivos. Quem apoia uma AG nestas circunstâncias está do lado do bota-abaixismo e da destruição do Sporting. Pode estar, mas que o assuma sem subterfúgios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 14:27

Caro Nação Valente,

Não diria "muitos", mas há uns quantos que preferem fazer "barulho" sem se assumirem, com receio de ficarem mal na fotografia. Temos alguns desses a comentar aqui no blogue.

Fundamentalmente, estamos perante uns quantos que simplesmente não simpatizam com Varandas, outros que querem mudar com a esperança que por esse meio o futebol do Sporting mude também, para melhor, claro, e depois temos os 'antis", brunistas ou não, com agendas que nada têm a ver com os superiores interesses do Sporting, aliás, para estes, isto até não é uma consideração.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 10.02.2020 às 17:01

Identifico-me claramente com o grupo que vêm numa mudança a esperança de uma equipa melhor ..mas ate preferiria esperar pela estrageia desta Direçao para a proxima epoca.
Se dobramos o cabo das tormentas deduzo que ja existirá uma vontade e condiçoes baseada na experiencia de erros passados de se organizar um plantel mais condizente com a grandeza dp Sporting para se atacar as competiçoes de forma mais competente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 21:19

O que o Julius deduz é inteiramente inconsequente. Ninguém defende a futilidade da actual época, especialmente eu que nem sequer apoiei este elenco no acto eleitoral, mas se vamos mudar de direcções como quem muda de sapatos, o Sporting irá de mal para ainda pior.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.02.2020 às 13:33

A justa causa é decidida pelos sócios e não pela MAG. A MAG é o orgão que faz ouvir os sócios e deve ser independente do CD.

Em relação a haver AGs todos os meses também me passou isso pela cabeça. Mas basta alterar os estatutos a indicar que o mesmo ponto não pode ser deliberado de novo sem ter passado pelo menos 1 ano. Assim, se quiserem que paguem AGs todos os anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 13:42

E se surgir uma questão de força superior durante esse período de um ano???

"A justa causa é decidida pelos sócios"... assente em que critérios?... Há conceitos legais que os sócios estão capacitados para deliberar ou vamos recorrer apenas a linchamento da rua?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 10.02.2020 às 13:59

Se calhar não me expliquei bem. Só se pode convocar AG de destituição num período de ano a ano. Se houver outro ponto, pode-se convocar AG. Agora, o mesmo ponto é que só pode ser deliberado de ano a ano. E o ponto aqui é a destituiçao.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 14:14

Vai tudo parar ao mesmo.

Se a MAG não pode determinar se há indícios suficientes de justa causa para a convocar uma AG, qualquer um por qualquer motivo pode-o fazer.

E as considerações sobre o impacte na gestão, imagem e até credibilidade do Clube que um qualquer movimento destes provoca?

Pode acontecer que no momento hajam negociações com a banca, parceiros, e até, mediante o timing, como aliás ocorreu agora, com o mercado de transferências.

Mas tudo isso que se lixe, o importante é dar voz a 3/4 rapazolas que actuam ao comando de alguém não identificado a fim de tentar destituir um corpo directivo do Clube legitimamente eleito e ainda com mandato para mais de 2 anos.
Sem imagem de perfil

De Jose Coelho a 10.02.2020 às 12:48

Acho que é falta de cultura democrática, se houve eleições e um presidente foi eleito, ele deve cumprir o seu mandato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 14:30

Quem agora age a favor da destituição dos actuais Órgãos Sociais não está minimamente preocupado com os deveres de um estado democrático, apenas com a liberdade que este oferece.
Sem imagem de perfil

De Jose Coelho a 10.02.2020 às 14:34

As pessoas gostam muito dos direitos e pouco dos deveres
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.02.2020 às 13:01

Primeiro acho que uma AG destituiva agora, seria sem dúvida "chumbada" pelos sócios.

No entanto deixar para a MAG decidir se há ou não justa causa também não me parece justo porque muitas vezes essa razão pode ser subjectivas.

O que tem de ser mudado é sem dúvida o número de sócios/votos necessários para a realização - tem de ser muito mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 13:06

Por outras palavras, uma vez que demonstrar justa causa é irrelevante, o convocar de uma AG destitutiva fica sempre à apetência de qualquer um em qualquer altura.

Muito bem...???
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.02.2020 às 14:00

C.D.
Muito bem. São os sócios que decidem se existe justa causa? Baseados em quê? Com que critérios? Que sócios? O Sporting é um clube sem leis? Voltamos ao tempo em que o poder estava na rua ou na ponta da espada. Haja decência.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.02.2020 às 15:17

Admito que seja um tema complicado mas não podemos opinar apenas baseado no que queremos que aconteça agora.

Todas as possíveis justas causas podem ser analisadas de mais que uma forma - até mesmo o não cumprir os estatutos pode ser passivel de várias interpretações - pode ser uma violação leve ou grave - quem vai decidir ? A MAG ?

Outro exemplo em princípio concordamos que só os resultados desportivos não chegam como justa causa, mas isso também vale se descermos de divisão ?

Imaginem que Marta Soares tivesse estado sempre alinhado com BC, nunca teria havido AG ?

Havendo uma notória vontade dos sócios, na minha opinião, deve-se convocar sempre.

É a minha opinião e nada tem a ver com decência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 15:28

"Descer de divisão"...???

Enfim, todos os argumentos servem, mas entretanto quem é prejudicado é o Sporting.

Há alguém de bom senso que acredita que os 3/4 rapazolas deste pseudo-movimento estão minimamente empenhados em defender os interesses do Sporting?

O que está em curso é sob o mandato obscuro de alguém, até porque de onde virão as dezenas de milhares de euros necessários para realizar uma AG?

Os rapazolas vão pagar do seu próprio bolso?... É mais fácil o sol começar a nascer no Poente!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.02.2020 às 16:13

Não faço a minima ideia quem está por detrás deste pedido (fala.se num nome, mas pode não ser verdade), nem sequer sei o nome dos rapazolas como chama - mas nada disso deve ser razão para se concordar ou não com a realização da AG.

As regras devem ser iguais para todos - independentemente da idade, status social, ou de pensarem ou não como nós.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 16:49

O que está aqui em questão é a intenção, primeiro, boa fé ou não, e depois justa causa.

Não há justa causa alguma. Resultados desportivos não podem de modo algum serem considerados como tal.

Quem está a patrocinar esta onda de contestação é factor importante. Veremos...

Mas é óbvio que no epicentro de tudo está o aproveitamento pela má época.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.02.2020 às 17:04

O que diz até faz sentido para mim e concordo, mas objectivamente isso são razões para votar contra a destituição.

Para se a realização da AG, só se tem de cumprir os estatutos e estes nada referem acerca de boa fé, ou de quem paga a quantia pedida.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 17:14

A boa fé é uma questão implícita e para isso existe a Mesa da AG. Ou será que a razão de ser deste Órgão é apenas de orientar as reuniões, sem autoridade alguma?
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 10.02.2020 às 13:54

A frustação e o desânimo não nos deve toldar o raciocínio.
Uma AG de destituição é a bomba atómica dos estatutos, assim como é a dissolução do parlamento por parte do Presidente da República. Detoná-la só porque sim não me parece sensato. O CD do clube foi eleito ainda não fez 2 anos, tem estado a arrumar a casa, tem estado a lutar contra poderes instituídos que são cancros do futebol português (claques, marginais, arruaceiros, etc. que não respeitam nada nem ninguém...), não tem tido felicidade nos momentos capitais dos jogos (ainda ontem comentei ao meu lado: golo do portimonense, a bola bate no poste e entra; jogo contra o benfica, no mesmo poste, a bola bate e vai para fora...), fez uma gestão péssima da época desportiva e também da comunicação para os adeptos...
Acredito que ninguém que goste verdadeiramente do clube queira perpetuar o estado de guerra civil que se vive. Neste momento, há adeptos que não aceitam o presidente democraticamente eleito. Estão no seu direito? Estão, mas dentro das regras civilizadas de não prejudicar o clube (os cânticos contra ele, os petardos, os fogos, etc...) não atingem somente o presidente, mas atingem todos os sócios que pagam quotas para o clube andar a pagar multas.
Dilema terrível: sendo sócios, com quotas pagas, podem entrar no estádio e perturbar tudo e todos? Será que o regulamento disciplinar não prevê situações compagináveis com estes actos e seja motivo de sanção disciplinar?
Confesso que tudo isto é uma fantochada provocada por bandos marginais que dizem gostar do clube mas que afinal não passam de um grupo que se acham acima da lei e ordem.
SL
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 10.02.2020 às 15:23

Sobre a sua comparação com o parlamento, são coisas diferentes, (curiosamente a única vez que aconteceu também foi com um presidente do Sporting) porque uma é uma decisão final e definitiva e outra é o deixar que os sócios se manifestem.

Como já disse acho que se deve alterar os pressupostos para a realização de uma AG destituiva mas o poder também não pode estar 100% concentrado no PMAG.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 15:29

No epicentro deste movimento há personagens ainda por identificar, acredito veemente.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 10.02.2020 às 16:13

É claro para mim e para a maioria das pessoas, incluindo Rui Santos, que não há qualquer razão para haver uma AG de destituição. O que alguns, que perderam benesses e até modo de vida e viúvas e órfãos que aspiram ao regresso utópico do seu guru, e putativos candidatos ao poleiro, querem é atingir os seus objectivos, o Sporting é secundário.
É também por isso que o Sporting não é campeão há tantos anos. Alguns vão lutar até lá terem o seu presidente, custe o que custar, e outros que a teta volte.
Eu não tenho amor a presidentes, nunca vivi à conta do Sporting, pelo contrário, pago há muitos anos (com muito gosto) para ser sportinguista. O meu amor é ao Sporting Clube de Portugal, não contem comigo para criar ruído e desestabilização.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 16:52

O que se verifica nesta onda de contestação é tudo menos intenção de defender os interesses superiores do Sporting. Varandas ou não Varanda, é isso, mais do que qualquer outra coisa, que me repugna.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 10.02.2020 às 16:23

É ridículo querer destituir o Varandas antes do tempo porque houve erros anedóticos de gestão da época futebolística. Ele foi eleito, tem um mandato definido e está a cumpri-lo por direito. No fim fazem-se as análises e age-se em consequência. A minha opinião pouco interessa, mas já agora deixo-a aqui: o melhor de Varandas é, claramente, a oposição aos arruaceiros; o pior é o futebol. Dá a sensação de que ninguém naquela direcção sabe o que faz quando se trata de planear uma época futebolística, pô-la em marcha e conduzi-la de forma sustentada até ao fim. A falta de dinheiro justifica algumas coisas, mas não tudo. Há exemplos a mais de incompetência, atestada por nomes a mais: Palhinha, Daniel Bragança, Gelson Dala, Domingos Duarte, Ilori, Bolasie, Jesé, Fernando, Raphinha, Dost, Rosier, Pedro Mendes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 16:45

Todos esses jogadores no mesmo "saco"?

Acho alguma piada à onda de referência a Gelson Dala. Nem num clube turco mediano conseguiu singrar, mas é solução para os males ofensivos do Sporting.

Outro caso é o João Palhinha. Para já, muitos esquecem que ele perdeu praticamente uma época enquanto na formação, por lesão. Depois, em 2017/18, esteve integrado no plantel principal, participou em 8 jogos oficiais e pouco ou nada provou. Estará agora mais evoluído e daqui a uns meses veremos se conseque integrar a equipa. Havendo erro, terá sido o empréstimo ao SC Braga por duas épocas, quando devia ter sido apenas uma.

O Daniel Bragança precisava de ir para onde é possível jogar com regularidade. Assim foi e veremos então se está apto para o Sporting na próxima época.

E seria possível dizer mais... mas ficamos por aqui.
Sem imagem de perfil

De João F a 10.02.2020 às 17:03

E até esta hora no meio de todos os comentários, ainda não vi os brunistas habituais a condenar as agressões físicas vergonhosas feitas a 2 dirigentes do Sporting, mais a uma menina de 16 anos! Desmintam-me se estou enganado, mas quem cala consente!

Depois, também se pode imaginar, que tenha sido uma decepção para essa gente o facto de o Sporting ter ganho e o que teria sido dito aqui, se a equipa tivesse perdido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 21:23

Eles não têm a coragem de o admitir publicamente, mas muitos deles até apreciam estes acontecimentos. Na ideia deles, reforça a missão da seita!
Sem imagem de perfil

De joão Correia a 10.02.2020 às 18:51

Sabe-se a algum tempo que por detrás de toda esta turbulência, existem elementos com ligações ao destituído. Não é a primeira vez que a comunicação social fala no assunto. Vai ser engraçado quando os nomes forem divulgados. Consta que as autoridades já estão em campo há bastante tempo. Em Portugal incitamento à desordem é crime. SL.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 21:27

Faço um esforço para não o excluir deste espaço. Por isso, dou-me a trabalho de transcrever os seus comentários com a sua identificação como compete.

Confesso, no entanto, que não compreendo o seu problema. Qual é o sacrifício em recorrer ao simples processo de identificação, como todos os outros leitores fazem?
Sem imagem de perfil

De RCL a 10.02.2020 às 22:09

Dizem algures que o motivo da Assembleia estará relacionado com o cão do Varandas que terá sido maltratado. Algo em que não acredito.
Mesmo que os resultados da equipa de futebol pudesse ser invocados pelos estatutos, não há razão plausível. A equipa esta em 3º lugar na Liga e nos 16 avos da Liga Europa, não sendo brilhante, houve épocas muito piores, houve , houve....
Enquanto não se criar uma estrutura sólida, vamos continuar a dizer :pró ano é que é. E sabendo que tanto o Benfica, como o FCP, estão muito acima, só um esforço hercúleo de todos poderá fazer o Sporting de novo campeão.
Com os tais "grupos organizados" é que não vamos lá.
SL



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 10.02.2020 às 22:23

Essa do cão é tão original como o chapéu no emoji:)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 10.02.2020 às 22:46

RCL,
Então o pedido de AG deve ser para demitir o cão e a sua incompetência, por não se saber defender.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 11.02.2020 às 10:34

É verdade, o próprio Silas falou nisso, quando chegou estava em nono a (7 pontos do primeiro) e agora está em 3º (a 19 pontos do primeiro e a 15 do 2º). Tem sido uma boa recuperação.....
E iremos mais longe, porque também segundo Silas estamos de olhos postos no 2º e no 1º lugar da Liga...

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo