Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Mais uma vez o Sporting não deslumbrou, longe disso em facto, mas trabalhou muito para conseguir mais uma importante vitória neste seu surpreendente campeonato. A bem dizer, nunca teve controlo absoluto do jogo mas também não nunca o concedeu a um Vitória de Guimarães que apenas exerceu maior pressão ofensiva e criou oportunidades de algum perigo durante um breve período na segunda parte.
 
Os primeiros 45 minutos foram muito repartidos, com o Sporting a conseguir mais profundidade ofensiva através de Mané, Heldon e Capel, mas a executar cruzamentos de fraca qualidade e a falhar frequentemente no último passe, tendência aliás que manteve durante toda a partida. Leonardo Jardim mexeu na equipa ao intervalo, fazendo entrar Fredy Montero para o lugar de Heldon e aos 48' surgiu o remate do pé direito de Marcos Rojo que tabelou num defesa e traiu o guarda-redes do Vitória. Tinha o destino, e o árbitro auxiliar com deficiências oculares, que um bom golo de Montero aos 59', que daria termo ao seu longo jejum, acabaria por ser mal anulado por fora de jogo não existente. Já perdi conta dos golos que já foram mal ajuizados em detrimento do Sporting.
 
Penso que foi um jogo de esforço colectivo em que nenhum jogador se evidenciou muito mais do que qualquer outro. A defesa sem reparos negativos de grande relevância; um meio campo muito lutador com Carlos Mané mais uma vez a demonstrar os seus dotes criativos; Capel e Heldon a conseguirem a desejada profundidade nas alas mas depois a evidenciarem muito pouca eficácia nos cruzamentos; e um Slimani muito trabalhador e a cobrir muito terreno, mas com dificuldade em executar lances com os pés, porventura até desperdiçando pelo menos uma oportunidade flagrante para golo. Viu um cartão amarelo por simulação aos 5', na minha opinião bem mostrado, e arriscou o segundo aos 51 minutos, com o que pareceu ser outra simulação, mas que, felizmente, o árbitro entendeu não sancionar. Aquilo que mais me afrontou, como já referi, foram os fracos cruzamentos e a frequência de últimos passes faltosos.
 
Continuamos no bom caminho, se não para o título que já estará fora do alcance, mas em excelente posição para garantir o 2.º lugar e o acesso directo à fase de grupos da Champions. Segundo consta, estiveram presentes em Alvalade 35,674 espectadores.
 
Comentário à parte em relação aos nomes de sócios nas camisolas dos jogadores. É uma ideia, como tantas outras, que agradará a uns e não a outros. A parte que mais me surpreendeu é os Regulamentos da Liga o permitirem e quero crer que os dirigentes do Sporting averiguaram essa disposição antes de assumir o acto. É possível que já tenha ocorrido no passado, mas não tenho memória disso. 
  

publicado às 23:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.03.2014 às 00:04

No golo mal anulado, julgo que foi marcado offside a Jefferson (que ainda estava mais atrás) e não a Montero. Digo isto porque o árbitro mandou repetir o livre mais para a zona lateral, onde ele estava!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 00:15

De um forma ou outra erro grosseiro porque a posição do jogador não foi milimétrica.
Sem imagem de perfil

De M a 30.03.2014 às 00:23

Rui,

Em quase total concordância com o seu post, pretendo apenas dizer-lhe que os nomes dos jogadores nas camisolas não é uma norma regulamentar (e por isso é que há bastantes equipas que não os têm, essencialmente pelos custos extra de o fazer). Havendo nomes nas camisolas, cada um está à vontade para usar o que quiser (senão, Bebé ou Nani, por exemplo, não podiam ter essa alcunha na camisola).

Em termos de jogo, quando um árbitro marca falta ou assinala golo a alguém, o que aponta no livro é apenas o número do jogador e o minuto a que procedeu à sanção...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 00:30

Tenho pleno conhecimento do que indicou, mas supreendeu-me face à era moderna das transmissões televisivas. Garanto-lhe que não é permitido tanto na UEFA como na FIFA.
Sem imagem de perfil

De M a 30.03.2014 às 00:43

Em competições europeias, tem razão. Nas competições domésticas, não é bem assim. Em todo o caso, estou em crer que, à semelhança do que fez o Benfica com os 11 Eusébios, o Sporting terá pedido o parecer à Liga, que lhe terá sido favorável...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 00:47

Sim... também penso que não arriscariam sem consulta.

Desconheço a essência da iniciativa, mas fica a ideia que as camisolas serão entretanto oferecidas aos sócios cujos nomes apareceram nas camisolas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.03.2014 às 07:25

As camisolas foram oferecidas aos seus "donos":

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=707926239230932&set=a.577627672260790.1073741827.190668090956752&type=1&theater
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 11:16

Um deles é um amigo meu que decerto me vai contactar hoje para comunicar a ocorrência.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.03.2014 às 10:38

Comentando as exibições individuais:

Patricio - Espetador em todo o jogo. Limitou-se a recolher bolas.
Cedric - Deu bastante profundidade ao seu corredor, como é hábito. Uma ou outra falha de marcação, mas nada de especial.
Jefferson - Também deu bastante profundidade ao seu corredor, mas desta vez falhou quase todos os cruzamentos e alguns deles, fáceis.
Mauricio - Muita luta e entrega, mas está a cometer demasiadas faltas. Eric já merecia uma hipótese.
Rojo - Tal como no anterior, fez um jogo muito bom, sem cometer uma única falha. Se continuar a evoluir assim vou mudar a minha opinião sobre ele.

William - Perdeu algumas bolas que não costuma perder, mas tirando isso foi o William que já nos habituou.
Adrien - Uns furos abaixo do jogo anterior. Falhou bastantes passes o que prejudicou a equipa na transição ofensiva e criou alguns problemas aos companheiros pois "deu" a bola ao adversário por mais do que uma vez. Ele foi uma das razões pelas quais a equipa não foi mais perigosa no ataque e foi mais permeavel na defesa.
Mané - Bom jogo. Transportou a bola para a frente, ajudou a pressionar e criou perigo na zona 10. Tem futuro nesta posição.

Capel - Corre muito, ajuda a pressionar na defesa e pouco mais. Executou mal quase todos os cruzamentos e decidiu mal quase todos os lances. Exige-se mais a um jogador do SCP.
Heldon - Quase igual a Capel, mas tem mais técnica e decide um bocadinho menos mal (mas só um bocadinho).

Slimani - Muita luta, muita ajuda na pressão e bom no apoio frontal. Mas desta vez teve oportunidades para fechar o jogo e falhou-as.

Montero - Bom a distribuir jogo em organização ofensiva, mas falta-lhe confiança. Para a próxima época com férias e descanso como deve ser (não os teve esta época) poderá dar mais.
Carrillo - Bons desequilibrios e até boas recuperações de bola. Já disse e volto a dizer: é muito bom quando entra a substituir um colega.
André Martins - Ajudou a pressionar mas pouco mais.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 11:14

Boa análise Mike , concordo genericamente.

Do que menos gostei foi dos laterais e dos alas, muitos cruzamentos falhados. O Jefferson é frequentemente egoísta, pensa mais no remate do que em servir os avançados. Heldon continua a provar que jogar no Sporting é muito diferente do que jogar no Marítimo. Temos visto muito melhor de Capel.

Na função de 10, gostei mais de Mané no último jogo.

Não foi só Adrien , todos falharam muito no último passe. Nota muito negativa.

Slimani mais uma vez demonstrou que não é dotado no 4x3x3 . Bolas nos pés não é com ele. Mas deu muito trabalho aos defesas.

Montero anda sem confiança e, pior ainda, sem alegria, e quando assim é a vida para um avançado torna-se muito difícil.

PS Jardim fintou-nos, ao apresentar o mesmo onze do Funchal.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.03.2014 às 12:08

Fintou-nos e bem, mas acho que o 11 até resultou bem.
Quando falei nos passes falhados do Adrien não me referia aos "últimos passes" que tantos jogadores falharam. Eu estava mesmo a falar dos vários passes que o Adrien falhou no nosso meio-campo (nada habitual nele) e que provocaram situações de desequilibro contra nós. Ontem ele não esteve tão bem no capítulo defensivo, que é onde é mais forte.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 12:16

O Heldon continua a não convencer como reforço de nível. É possível que para o próximo ano se apresente de forma diferente e melhor.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.03.2014 às 12:18

O Heldon é mais um "Capel". Para mim ligeiramente melhor na ajuda defensiva e com um bocadinho mais de técnica individual, mas igualmente mau em termos de decisões coletivas. E para um clube como o SCP só há espaço para ter 1 jogador destes no 11 inicial e não 2.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 12:27

Tal como fez no Verão passado, a SAD vai fazer o possível para se livrar do salário de Capel. Só não sairá se não aparecerem ofertas minimamente agradáveis.

Com ou sem Capel, precisamos de extremos de melhor qualidade. O problema é obviamente o custo, salvo algum achado.
Sem imagem de perfil

De vero leo a 30.03.2014 às 15:19

1-Francisco: deu nas vistas por saída da baliza contra Cedric que ia cabecear a bola ... isto parece o Camp Reg ... Adorava ver disto nos nossos adversários ...
2-Tanto jogo desperdiçado em cruzamentos e livres ...
3-Maurício demasiado faltoso
4-William e Adrien muito abaixo do que são capazes
5-Extremos ineficazes e laterais pouco ajudaram as alas
6-Árbitro marcou 44 faltas!! Também esteve mal nos cartões e só esteve bem na tentativa de neutralizar o Montero que o sistema tem vindo a fazer de diversas formas
7-Somamos 3 pontos, gostei do mais importante.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 15:25

Não sei quantas dessa 44 faltas foram assinaldas contra o Sporting, mas foi óbvio que parte fulcral da estratégia do Vitória foi neutralizar o meio campo do Sporting por todos os meios possíveis.

E não podemos esquecer que William está novamente à beira de castigo pelo seu segundo ciclo de amarelos.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.03.2014 às 14:57

Prezado Amigo Rui Gomes

Não gostei ontem da nossa equipa., pois parecia que estavam a jogar sobre brasas.
O Guimarães foi uma equipa que deixou jogar , não tendo metido nenhum autocarro á frente da sua baliza. Na minha opinião foram agressivos em demasia, pois aquele ex. jogador nosso, cujo nome desconheço, tinha como missão recuar e não deixar jogar o Adrien , sendo talvez essa a razão da sua fraca exibição, pois tem feito uma época excepcional. A entrada do Adrien ao calcanhar de Aquiles desse jogador , tem a ver com essa perseguição, pois andaram sempre pegados. O apitador foi simpático, pois a expulsão seria inevitável, embora eu pense que seria primeiro o homem do Guimarâes , pois nem me recordo se levou algum amarelo.

Quanto ao golo anulado, ao Montero , está mais que provado, que é " probido " ele marcar golos, pois só contam os que foram de fora de jogo, que na cabeça dos vermelhos já vai em seis, embora não digam quais são.

A Nossa Senhora de Fátima, continua a proteger o clube da Capela da Luz. Desta vez o Braga tem apenas nove jogadores titulares que não podem jogar. O JJ não falou nesta benesse, mas afirmou que o Braga é a 4ª. melhor equipa de Portugal , pois antevê mais uma grande exibição da sua equipa. Quando tem de demonstrar isso contra uma equipa do seu nível, as exibições deixam muito a desejar.


Um abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 15:33

Caro Amigo,

O ex-jogador do Sporting que refere é o André Santos, cuja saóda sempre lamentei, pese não ser um craque.

O Slimani também se livrou do segundo amarelo, pelas duas simulações que executou. Está a aprender maus hábitos, ou então já os tinhan e só agora se evidenciam.

O William também está no segundo ciclo de amarelos e muito provavelmente ainda vai cumprir mais um jogo de castigo.

Adrien esteve de facto uns furos abaixo do seu normal que, penso eu, deve-se à carga de jogos, muito embora o SCP só jogue uma vez por semana. Dá para imginar o que vai ser para a próxima época com jogos da Champions a meio da semana.

Este Sporting não talento suficiente para fazer exibições deslumbrantes nem para se impor totalmente sobre adversários, mas tem feito o suficiente para merecer a posição em que se encontra.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.03.2014 às 18:35

Prezado Amigo Rui Gomes

O jogador não é o André Santos, mas sim um que é o melhor goleador da equipa e que fez a formação no SCP , tendo assinado este ano pelo Guimarães, pelo menos foi esta a informação que ouvi na TV. Andou pegado com o Adrien até ao citado lance, que sinceramente não esperava da parte dum jogador correcto .

Quanto ao Slimani não percebi porque caiu, o que aliás tenho visto centenas de vezes acontecer, quando ninguém lhes toca, pelo que penso tenha sido qualquer irregularidade do relvado, pois simular uma falta a meio do campo não tem lógica.
O guarda-redes do FCP caiu em Alvalade e teve uma lesão bastante grave, quando ninguém lhe tocou.

Sobre a próxima época, vou saborear esta, pois há muito que não tinha tantas alegrias e esperar que até ao fim ainda nos proporcionem outras festanças.

Um abraço Fernando Albuquerque

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 19:05

Caro Amigo,

Nesse caso está a falar do Marco Matias que foi formado no Sporting, tendo saído em 2010. É o melhor marcador do Vitória, salvo erro com 6 golos na Liga.

Penso que o Slimani simulou, mas nunca saberemos a verdade. O lance foi a meio campo mas ele quase se isolava.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 30.03.2014 às 17:31

Concordo com as a sua apreciação e a de alguns leitores.Também me pareceu que jogámos "sobre brasas" em muitos momentos do jogo-sobretudo na 2ª parte,entre o golo e a entrada de AM-daí talvez,de novo, a referência muito explicita de LJ ao facto de não sermos candidatos porque não preparámos uma estrutura para isso.Tirar alguma pressão.

Com Mané perdemos consistência defensiva,mas ganhamos mais soluções no ataque,embora neste jogo continuássemos a ter dificuldade em criar oportunidades de golo,essencialmente por má definição dos lances.Penso que esta situação deve-se à forma de jogar ser diferente com CM e não estarem ainda adquiridas rotinas que são diferentes das anteriores.Gosto mais deste 11 mas o Sporting é uma equipa menos organizada defensivamente e,por enquanto, ainda não compensa isso com um grande ganho ofensivo.

Isso também se reflete no rendimento de Adrien e William.Repare-se que WC só se começou a exibir ao seu nível após entrar AM.Será tudo uma questão de tempo mas já estamos na reta final.Mas LJ saberá administrar a situação.

Pormenores deliciosos de Mané não aproveitados por manifesta descoordenação com os colegas em ação ofensiva.O jogo de corredores foi sempre pouco eficaz, problema que já vem de antes.
Em resumo uma exibição quanto baste que chegou a ser má na 2ª parte,entre o golo e a entrada de AM.A partir daí controlámos o jogo.

Em relação a LJ parece-me de facto que BdC e e ele não concordam em relação ao mérito do SLB,mas não me parece grave e LJ procurou ser o mais diplomático possível.

Em relação ao ser candidato ou não LJ pediu ao jornalista para precisar a pergunta-se para esta época ou a próxima-e como a referência era à atual,fez aquela analogia com a F1 que até achei engraçada.

Em relação à próxima época ,se quisermos ser campeões então temos que aumentar o plantel em qualidade e quantidade.Como o presidente disse que não ia aumentar o orçamento,estou curioso para ver como será.
Aqui,sim,parece-me que se os objetivos não forem compatíveis com o "carro" haverá problemas com LJ.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 19:12

É a minha modesta opinião, porventura em linha com a sua, que este plantel não vai ser o suficiente para disputar as provas domésticas e a Champions , e isto é sem contar perder jogadores, a exemplo possível do William.

Piris não vai ficar porque o Sporting não pagará 3 milhões por ele. Welder nem vale a pena evocar. Verdadeiras incógnitas são Vítor e Magrão .

Neste momento, não faço ideia sobre quem da equipa B estará em condições de subir. Possivelmente Esgaio, João Mário, pelo menos.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 30.03.2014 às 19:32

Caro Rui Gomes, concordo consigo e penso que muitos sportinguistas também, Mas a opinião mis importante é a de LJ...e a dele foi clara,após o jogo:

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-sporting-vitoria-guimaraes-leonardo-jardim-formula-1/53375661e4b0f4fd6b886f68.html

De que destaco:

"...Uma coisa é lutar por ganhar todos os jogos, outra é dizer que o Sporting tenha construído um projecto para ser campeão.»

"Mas o que é isso de projecto? O técnico faz a comparação com outra modalidade: «Com certeza que o Sporting não preparou a estrutura. É como ir para uma prova de Fórmula 1 com um carro que não está adaptado. Só se os outros tiverem muitas avarias pelo caminho é que eu vou chegar na frente.»

A reposta que interessa está dada.

Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 30.03.2014 às 19:51

mis->mais e reposta->resposta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.03.2014 às 20:00

Neste contexto, tudo indica que está de facto dada. Por mero acaso, em um outro comentário num outro post, eu referi precisamente isto, por outras palavras, sobre o chamado "projecto".

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo