Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vitória natural e indiscutível

Rui Gomes, em 14.12.15

 

imgS620I147491T20141212184214.png

 

Num dia de chuva ocasionalmente intensa, em Lisboa, o Sporting demonstrou a sua natural superioridade sobre o 14.º classificado Moreirense e assegurou a sua sétima vitória consecutiva no campeonato, permitindo-lhe preservar a liderança na tabela classificativa, mesmo tendo em conta que o jogo entre o Nacional e o FC Porto, na Madeira, não foi concluído devido a nevoeiro.

 

A pensar decerto no embate em Braga, na próxima quarta-feira, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Jesus levou a cabo seis alterações no onze inicial, em relação aos jogadores que alinharam diante o Besiktas na passada quinta-feira. Fora do lote de opções ficaram João Pereira, Paulo Oliveira, Jefferson, William Carvalho e Fredy Montero, substituídos por Ricardo Esgaio, Ewerton, Jonathan Silva, Aquilani, Gelson Martins e Gutiérrez.

 

QA7H3P1H.jpg

A equipa de Moreira de Cónegos não mostrou argumentos para contrariar a intensidade de jogo do Sporting, e o resultado é apenas a expectável consequência desta disposição. Dois jogadores, nomeadamente dois, mostram-se cada vez mais como a "chave" das operações da equipa leonina; Adrien Silva, a partir de uma posição um pouco mais recuada e Bryan Ruiz, que apesar de teoricamente jogar na ala, passou a maior parte do jogo em zonas interiores, factor crucial para o sucesso do Sporting, dado que ele é o mais criativo e eficaz «playmaker" da equipa.

 

O primeiro golo dos "leões" partiu da marcação de um  livre directo, com simulação de remate, e Bryan Ruiz encontrou Gelson Martins completamente desmarcado à entrada da área do Moreirense, que lhe permitiu penetrar e bater o guarda-redes com um remate muito bem colocado ao segundo poste. O segundo, parte de um lance de transição em que Adrien Silva penetra, e executa um passe com perfeição para Aquilani aumentar o marcador.

 

2FXV9GJQ.jpg

Ricardo Esgaio, Jonathan Silva e Aquilani não destoaram, minimamente; Gelson Martis a exibir-se ao nível que já lhe reconhecemos e até tomei nota de uma excelente jogada sua, aos 53', quando fez um "sprint" para vir atrás ajudar a defesa e anular um lance de algum perigo. Esperava-se mais inspiração por parte de Gutiérrez, depois do seu belo golo ao Besiktas, mas  viu-se mais do inconsequente mesmo que tem mostrado em muitos outros jogos.

 

Mais uma situação algo caricata pela marcação da grande penalidade, aos 57'. Slimani pediu autorização ao banco para a executar, mas Gutiérrez - novamente ele - agarrou na bola prontamente para executar o lance. Foi necessário Jorge Jesus exercer a sua autoridade veemente, para ser o avançado argelino a assumir a marcação. Felizmente, depois da defesa do guarda-redes, Slimani facturou na recarga. Não se compreende que estas coisas não sejam claramente definidas pré-jogo, ou serão, e há quem desobedeça.

 

Ainda surgiram algumas ínesperadas e desnecessárias complicações na derradeira fase do jogo, com falta de Naldo punida com grande penalidade, que levou ao golo do Moreirense e momentos mais tarde Rui Patrício foi chamado a fazer uma grande defesa para evitar o pior.

 

A equipa do Sporting em bom plano e temos agora a preparação para o difícil embate em Braga.

 

publicado às 04:38

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 13.12.2015 às 20:40

Agora é ganhar ao União da Madeira, e começar o ano da melhor forma, ao ganhar ao Porto em Alvalade, e embalarmos para o titulo. Eu acardito
Sem imagem de perfil

De PSousa a 13.12.2015 às 20:46

Nesta... estou contigo Profeta! É isso que eu também desejo!
Para além da Taça!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2015 às 23:48

É evidente que ainda é muito cedo para jogos decisivos, mas cada vez mais penso que o jogo do dia 2 com o FC Porto vaio ser crucial nas contas finais.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 13.12.2015 às 20:45

É que nem há discussão na justiça da vitória.
Falando individualmente, acho que vi um dos melhores jogos de Jonathan! Será que quer mostrar alguma coisa?
Naldo esteve mal no lance do Penalty e num lance junto à linha que deveria ter despachado a bola para as couves...
Esgaio em bom plano.
Adrien um senhor no meio campo em conjunto com Aquilani...
Gelson... o ratinho... bem a atacar e a defender...
Slimani... sempre lutador...
Bryan... por vezes "enrola" a bola no pé... mas 5 estrelas
Teo... dois ou três lances... mas deu muita luta e procurou zonas exteriores para dar largura ao jogo
Ewerton.. pouco a dizer... esteve bem
Rui Patricio... mas alguém duvida que temos o melhor GR Português????

7ª vitória seguida... vamos em frente...

Agora temos de ser ainda mais fortes na visita a Braga e vamos ver o que nos saí na UEFA... com a sorte que temos... levamos com o mais forte! Mas mesmo esse mais forte vai ter de lutar muito se nos quiser levar de vencido!

Viva o SPORTING!
Imagem de perfil

De Profeta a 13.12.2015 às 20:56

Se dúvidas houvessem, temos banco.
Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 13.12.2015 às 21:00

Ainda me deu um pouco de sono, mas foi uma vitoria natural e incontestavel

Também não gostei muito do que aconteceu no lance do penalty - se o marcador é Adrien - deverá ser ele a marcar e mais ninguem, se Teo ou Slimani quiserem marcar, que o peçam antecipadamente a JJ

Também se precisa de ter atenção ao posicionamento do outros jogadores quando o penalty é batido - ainda bem que não foi aquilani a fazer a recarga porque estava uns bons metros adiantado.

De resto, valeu a vitoria de forma descansada para nos apresentarmos no melhor possivel em Braga
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 13.12.2015 às 21:29

Individualmnente falando:

- Rui Patricio: world class
- Esgaio: melhor que J.Pereira a defender, pior a atacar
- Naldo: fez-se sentir a ausência de P.Oliveira
- Ewerton: o melhor central do SCP
- Jonathan: como tenho dito várias vezes, é melhor a defender que Jefferson, com confiança e ritmo de jogo ficará melhor que ele a atacar, mas ainda não é
- Adrien: se deixar os tiques de vedeta e deixar de perder a bola infantilmente, poderá ficar um jogador MUITO melhor, porque já é bom em vários aspetos do jogo
- Aquilani: melhor que no último jogo. Com ritmo poderá ser muito útil
- Gelson: puto reguila que por vezes ainda comete alguns erros, mas que leva a equipa para a frente
- Bryan Ruiz: faz lembrar Pedro Barbosa. É o melhor elogio que lhe posso fazer
- Teo: bons toques de bola com os companheiros. Quando deixar os tiques que aprendeu no outro continente poderá tornar-se útil à equipa
- Slimani: o mesmo de sempre. A estragar algumas jogadas da equipa com as suas más receções, mas sem nunca desistir dum lance. A simulação que fez foi escusada, pois tinha espaço para seguir com a bola. Tem que se deixar disso
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2015 às 23:45

Tens razão Mike, o amarelo foi bem mostrado a Slimani pela simulação. Alguém o devia alertar que aquela constante atitude sua (expressão facial) perante as decisões de arbitragem está cada vez mais a deixá-lo marcado. Quando assim é, vai desperdiçar o benefício da dúvida com alguns árbitros.
Sem imagem de perfil

De HY a 13.12.2015 às 21:38

Talvez tenha visto mal, Rui, mas a mim pareceu-me que o Teo foi o primeiro a chamar a atenção do Adrien para as instruções que chegavam do banco quanto ao marcador do penalti...?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2015 às 21:50

Quem imediatamente pegou na bola para marcar foi Gutiérrez.

Como explicar a reacção agressiva de Jorge Jesus.

Aconselho-o a rever lance HY .
Sem imagem de perfil

De Kutis a 14.12.2015 às 13:12

Va rever o jogo, meu caro Rui Gomes. O Adrien pegou na bola e foi o Teo o primeiro a ver o JJ a sinalizar para que fosse o Slimani a marcar, pois este voltou-se para o banco e pediu para que fosse ele a marcar.
Sem imagem de perfil

De Peyroteo a 13.12.2015 às 22:15

Eu estava no estádio e vi perfeitamente. Adrien pegou na bola, esteve com ela algum tempo, depois veio Teo, Adrien questionou o banco sobre o que se pasaava, pareceu não perceber e veio depois Slimani que também perguntou se seria ele. Com Adrien e Aquilani em campo, normalmente seria um deles a bater. Também não percebo porque há esta indefinição. Felizmente ninguém amuou nesse lance. Teo foi aliás o primeiro a abraçar Slimani depois do golo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2015 às 23:42

A indefinição é de facto incompreensível.
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 13.12.2015 às 22:39

Bom jogo, no geral, do Sporting.
O Teo hoje convenceu-me definitivamente - Não serve para o Sporting! Corre pouco e arrasta muito o jogo quando a bola lhe chega aos pés.
O lugar de segundo avançado tem que ser do Ruiz, ponto final.
O Gelson ainda não está pronto para ser titular a extremo esquerdo (hoje cometeu dois ou três erros que contra equipas mais fortes podiam ter dado em problemas), mas mostra cada vez uma maior maturidade.
Que falta faz Carrilho a esta equipa!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.12.2015 às 23:40

Também é essa a minha opinião, Carrillo na ala e Bryan Ruiz a chefiar a "orquestra" na zona intermediária nas costas de Slimani. Isto, no que diz respeito ao onze mais titular.

O Gelson se tiver cabeça vai ser um grande jogador, talento não lhe falta. Precisa de maturidade, uma melhor leitura de jogo e minimizar os dribles na ala muito em especial quando o lateral sobe no terreno. Também reparei nesses lances em que ele perdeu a bola.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 14.12.2015 às 11:22

Nesse aspecto, Matheus é um jogador muito mais maduro. Pensa melhor o jogo. Não é tão rápido, mas parece-me talhado para voos mais altos que o Gelson.
Sem imagem de perfil

De horta a 14.12.2015 às 15:45

Carrillo não faz falta nenhuma. Os resultados comprovam-no.

Basta ver quando é que a equipa ficou mais sólida: com o João Mário como falso ala (na posição onde jogaria Carrillo), funcionando como um 3º médio, equilibrando a equipa; bem como a melhoria de Ruiz no flanco oposto.
Sem imagem de perfil

De PedroMD a 14.12.2015 às 18:06

Não acho que seja sensato dizer que o Carrillo não faz falta. O Carrillo estava uns furos acima quer do Gelson quer do Matheus, sendo o nosso melhor extremo e aquele que melhor compreendia o que o treinador pretendia.
Na minha opinião, o João Mário ia sempre jogar naquele lado (só não o fez antes, porque era preciso tê-lo no meio enquanto o William não estivesse recuperado) e o Carrillo ia jogar na esquerda, libertando assim o Ruiz para a posição de segundo avançado.
O Sporting não melhorou com a saída do Carrillo, o Sporting tem melhorado desde o início da época.
Jogamos melhor agora do que no início da época, mas acho que com Carrillo jogaríamos ainda melhor.
Sem imagem de perfil

De MG a 14.12.2015 às 00:04

Subscrevo o que foi dito, fizemos um jogo competente e com alguns bons momentos de futebol. Nao me agrada a incerteza nos penalties, era escusado estarem os jogadores a agarrar a bola e prepararem-se para depois JJ andar ali aos berros a definir quem marca. Tem corrido bem, mas creio que pode gerar ansiedade nos jogadores no momento de marcar. Preferia que fosse uma decisao mais calma. De resto o coletivo esteve bem, gostei da equipa que JJ escolheu para iniciar a partida. E apesar de ter dado o beneficio da duvida, Teo tem falhado em cumprir o esperado. Espero que se va ao mercado para outro jogador na sua posicao, embora Ruiz seja uma opcao perfeitamente valida, faz-nos falta um matador.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 14.12.2015 às 17:12

Realmente a nossa superioridade foi total ,até à saída de Aquilani,mas penso que fomos essencialmente uma equipa objetiva:o Moreirense não nos criou qualquer problema e marcámos nas ocasiões flagrantes que tivemos.

A isto chamo solidez...mas faltou a nota artística ,uma circulação de bola mais consequente, a criação de mais ocasiões de golo...enfim ,fomos competentes.

A saída de Aquilani que JJ justificou indiretamente na CI como sendo devida a uma gestão física,devido às lesões que o têm afetado-o próprio não acha isso ,dada a forma como saiu-não foi feliz.Mas tinha tudo para ser.
Por qualquer razão JM e William não "agarraram" o jogo como seria de esperar.

Na fase final não controlámos o jogo e RP salvou-nos do pior.A última defesa é fantástica.Já vai lançado para o lado contrário e tem reflexos para esticar o braço e defender.

Individualmente Naldo tem dois erros individuais que quase "enterravam" a equipa.
No penalty ,desnecessário, e no lance em que perde a bola perto da lateral ,no meio-campo adversário-quando tinhas linhas de passe fáceis-e dá origem à jogada que culmina na grande defesa de RP.

William continua a não me parecer bem,no posicionamento, não tão participativo na construção...
Espero que em Braga vejamos o grande William...

De resto os suspeitos do costume:Adrien,Ruiz...

Gelson pareceu-me bem,fez um jogo de equipa,não foi tão determinante muitas vezes,mas os jogadores jogam poucos minutos com bola em cada jogo e nesse sentido Gelson trabalhou muito para a equipa...e marcou um excelente golo.

No geral passámos bem este período difícil.Para ser muito bem agora temos de ganhar ao Braga.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo